*

Vereda

  • 45cv
  • 5
Fiesta IV - Ralenti Instável
04 de Junho, 2019, 23:29:40
Tenho um Fiesta 1.25i de 1997 e o ralenti costuma baixar das 1000 rpm, como se lhe faltasse o ar na câmara de explosão.

Inicialmente, pensei que era alguma vela danificada e substituí todos as Motorcraft [com cerca de 60.000 km, mas com pouco desgaste] por umas Bosch novas. Só que ficou tudo na mesma.

Será algum problema no sensor da massa-de-ar? Em caso afirmativo, existe alguma forma de corrigi-lo ou implica uma substituição completa da 'garganta' de plástico [e respectivo sensor]?

A massa-de-ar instalada já não é a de origem, mas a de um Ford Escort 1.4. Há cerca de 10 anos, o carro "asfixiava" quando passava das 4.000 rpm. Como eu tinha o carro parado, só passados alguns anos se descobriu finalmente que o o problema era a massa-de-ar. Por pouco, não caía na teia de mecânicos desonestos, o que me levaria a gastar balúrdios até resolver o problema. Felizmente, o mecânico que me montou um catalizador usado [mas inteiro, porque o meu tinha o alvéolos cerâmicos partidos] teve a ousadia de querer descobrir a verdadeira causa do "entupimento" e nem me levou nada pela troca da massa-de-ar. Sorte a minha que ele tinha um Escort "depositado" no quintal... e a massa-de-ar era compatível, em termos de dimensão e encaixe. Com isso, o meu Fiesta passou a respirar bem melhor. E arrisco-me a dizer que ganhou, pelo menos, 10 cv extra, pois atingia sem esforço os 180 km/h.

Comprei um filtro-de-gasolina para lhe montar, o que pode ajudar, mas não me parece que seja a raíz do problema.

Necessito da vossa ajuda.
Última modificação: 04 de Junho, 2019, 23:30:15 por Vereda

skycrypt

  • 50CV
  • *
  • 136
Re: Fiesta IV - Ralenti Instável
28 de Julho, 2019, 09:22:45
Tenho um Fiesta 1.25i de 1997 e o ralenti costuma baixar das 1000 rpm, como se lhe faltasse o ar na câmara de explosão.

Inicialmente, pensei que era alguma vela danificada e substituí todos as Motorcraft [com cerca de 60.000 km, mas com pouco desgaste] por umas Bosch novas. Só que ficou tudo na mesma.

Será algum problema no sensor da massa-de-ar? Em caso afirmativo, existe alguma forma de corrigi-lo ou implica uma substituição completa da 'garganta' de plástico [e respectivo sensor]?

A massa-de-ar instalada já não é a de origem, mas a de um Ford Escort 1.4. Há cerca de 10 anos, o carro "asfixiava" quando passava das 4.000 rpm. Como eu tinha o carro parado, só passados alguns anos se descobriu finalmente que o o problema era a massa-de-ar. Por pouco, não caía na teia de mecânicos desonestos, o que me levaria a gastar balúrdios até resolver o problema. Felizmente, o mecânico que me montou um catalizador usado [mas inteiro, porque o meu tinha o alvéolos cerâmicos partidos] teve a ousadia de querer descobrir a verdadeira causa do "entupimento" e nem me levou nada pela troca da massa-de-ar. Sorte a minha que ele tinha um Escort "depositado" no quintal... e a massa-de-ar era compatível, em termos de dimensão e encaixe. Com isso, o meu Fiesta passou a respirar bem melhor. E arrisco-me a dizer que ganhou, pelo menos, 10 cv extra, pois atingia sem esforço os 180 km/h.

Comprei um filtro-de-gasolina para lhe montar, o que pode ajudar, mas não me parece que seja a raíz do problema.

Necessito da vossa ajuda.

Modulo de arranque a frio...

*

Vereda

  • 45cv
  • 5
Re: Fiesta IV - Ralenti Instável
22 de Agosto, 2019, 02:54:59
Podia ser mais específico e ajudar-me a resolver o problema?