André Alves

• 45cv
  • 3
Problemas Fiesta MK8 2019
22 de Novembro, 2019, 11:37:59
Boas

Adquiri no início do mês passado um Fiesta MK8 ST-Line 1.0 100cv e estou contente com o carro, o motor serve para aquilo que preciso e mesmo fazendo trajeto diário com algum pára arranca o CB marca 6,2L/100km.
Todavia há algumas situações que me deixam mais descontente e quase arrependido com a escolha.
A semana passada apareceu no CB a mensagem "Assistente de arranque em subida não disponível" e recebi uma notificação no FordPass a dizer que tinha sido detetada uma avaria e a sugerir que me dirigisse a um concessionário autorizado. O erro andou ali 2 dias e depois desapareceu.
Contactei a Expofor, stand onde adquiri a viatura, e questionei se, por alguma razão, o carro desativava esse auxiliar à condução em determinada situação. Responderam-me "ah isso é uma coisa que muita gente se queixa" e eu perguntei "em carros novos?" e do outro lado disseram-me "sim". Sugeriram-me que fosse lá com o carro e marquei um diagnóstico mas a burocracia é tal para ir com o carro à marca que só o posso deixar lá na próxima quarta-feira.
Entretanto o erro já desapareceu por uns dias, voltou a aparecer, o sistema deixou de funcionar, voltou a funcionar e basicamente é como lhe apetece.

Suspeito que seja um problema eletrónico porque reparei ontem também em mais uma situação. Tenho as luzes do interior do habitáculo na posição "meio", o que significa que elas acendem quando abro a porta e apagam depois de as fechar ou quando começo a andar. Acontece que só apaga uma das luzes, a do lado direito mantém-se ligada sem nunca desligar, mesmo durante a marcha e tenho de a desligar manualmente sempre que pego no carro. Mesmo se o botão estiver na posição de luzes sempre desligadas, aquela luz liga-se!!!
Uma vez também, em plena condução, todo o sistema multimédia reiniciou, como se tivesse acabado de ligar o carro.

O carro está na garantia e a marca só tem de assumir o que quer que não esteja em conformidade...o carro é novo, a matrícula é do mês passado e já tenho de o ir pôr à oficina? Estou é mesmo a ver que com o azar que tenho me vão dizer que o carro não tem problema nenhum porque o erro só aparece às vezes.

Acho o carro 5 estrelas, a condução é espetacular, o carro é leve, o motor é ótimo para as minhas necessidades, as linhas do design não vale a pena falar e é um carro para estimar e durar uns belos anitos. Contudo, estas situações deixam-me um pouco arrependido da escolha...não é suposto um carro novo apresentar estes problemas e não foi para isto que o comprei.

Gostaria de saber se alguém tem conhecimento destes problemas ou algo semelhante nestes modelos...e o vosso feedback quanto à postura que devo tomar com a marca

P.S.: uma boa que me fizeram na Expofor: uns dias depois de levantar o carro senti que este tinha pouca aderência, fui verificar a pressão dos pneus, 3.0 bar em cada, quando a pressão recomendada é 2.3 à frente e 1.8 atrás! Questionei a oficina da Expofor disseram-me "isso é porque o carro foi com a pressão de parque, provavelmente esqueceram-se de corrigir antes de entregar o carro". Ou seja, andava com pressão a mais porque os senhores mecânicos se esqueceram...

skycrypt

• 50CV
  • *
  • 138
Re: Problemas Fiesta MK8 2019
23 de Novembro, 2019, 01:26:33
Boas amigo..o meu fiesta de 2007 a gasolina..1.25 75cv.. teve algo semelhante ao teu..re-iniciar o computador de board....apaga-se e volta a ligar-se...e tudo deveu-se ao facto de ter tido problemas de ligação de massa do carro..

msousa06

• 45cv
  • 5
23 de Novembro, 2019, 21:44:51
Estive quase para comprar um Fiesta na Expofor, mas pelo que leio aqui ainda bem que não comprei.

prfigueiredo

• 45cv
  • 18
27 de Novembro, 2019, 23:06:35
Boas André.
Eu tenho um ST (200cv), também comprei na Expofor. Deles só me queixo/suspeito de me terem entregue o carro com 25km no CB. De resto, sempre foram impecáveis.
Sobre o carro em si, infelizmente vais encontrar vários problemas:
Neste momento tenho o carro na oficina da Expofor, a levar uma nova coluna de direção. Com pouco mais de 8.000 kms e 5 meses, a direção "estala" a toda a hora. É um problema bastante comum neste modelo, mas segundo a oficina, é dos primeiros a ser intervencionado neste problema. Ou a oficina está a mentir ou os proprietários não querem resolver os problemas do carro e andam pelos foruns só a dizer que este modelo é espetacular. Eu prefiro ser realista, falar dos problemas do carro e resolvê-los, enquanto a paciência permitir.
Barulhos parasitas no interior são tantos que já nem ligo, nem peço para verem para não andarem a brincar com o carro.
No caso concreto do ST, os primeiros motores tiveram fugas de óleo, algumas delas graves. No meu já encontrei uma pequena fuligem suspeita, mas disseram-me que era "sujidade" (de óleo??)...
Já fiquei sem infotainment e com a câmara traseira permanentemente ligada, mas um reset e um update ao Sync, aparentemente resolveu a situação.
Quando tranco o carro, 50% das vezes o Sync não se desliga. Tenho de voltar a abrir e trancar o carro.
A câmara frontal também lhe dá para falhar uma ou outra vez.
Sobre o sistema de arranque em subida, também já tive problemas. Não a situação que descreveste, mas o meu já se ativou pelo menos 2 vezes quando não devia. Não sei se foi algum bug no sistema ou se foi mesmo da humidade nos travões, mas na rampa da garagem (a descer!) o sistema ativa-se no sentido da marcha, ou seja, com a 1ª engatada. Fiquei parado no meio da descida, tento acelerar e o carro prende, não sai do sítio. Faço pequenos toques no travão, nada acontece. Tive de largar completamente o travão e esperar que o sistema desative, correndo o risco de ganhar bastante velocidade na descida e... bater.
Quanto à luz, é porque tens uma delas ligada manualmente. Carrega mesmo nela 1 vez para ficar sincronizada com o interruptor.

Cabe a ti decidir se tudo o que dizes que o carro tem de bom, se compensa ou não. No meu caso compensa porque é um ST e é uma máquina fantástica. Se fosse um ST-Line, vendia-o, sou sincero. Já depois de ter comprado o meu ST, tinha um familiar quase a comprar um ST-Line e afastei-o disso.
O meu, se em 5 meses tem todos estes problemas, mesmo adorando o carro... não descarto vendê-lo.

Cumprimentos,
Pedro

André Alves

• 45cv
  • 3
04 de Dezembro, 2019, 21:46:05
Boas André.
Eu tenho um ST (200cv), também comprei na Expofor. Deles só me queixo/suspeito de me terem entregue o carro com 25km no CB. De resto, sempre foram impecáveis.
Sobre o carro em si, infelizmente vais encontrar vários problemas:
Neste momento tenho o carro na oficina da Expofor, a levar uma nova coluna de direção. Com pouco mais de 8.000 kms e 5 meses, a direção "estala" a toda a hora. É um problema bastante comum neste modelo, mas segundo a oficina, é dos primeiros a ser intervencionado neste problema. Ou a oficina está a mentir ou os proprietários não querem resolver os problemas do carro e andam pelos foruns só a dizer que este modelo é espetacular. Eu prefiro ser realista, falar dos problemas do carro e resolvê-los, enquanto a paciência permitir.
Barulhos parasitas no interior são tantos que já nem ligo, nem peço para verem para não andarem a brincar com o carro.
No caso concreto do ST, os primeiros motores tiveram fugas de óleo, algumas delas graves. No meu já encontrei uma pequena fuligem suspeita, mas disseram-me que era "sujidade" (de óleo??)...
Já fiquei sem infotainment e com a câmara traseira permanentemente ligada, mas um reset e um update ao Sync, aparentemente resolveu a situação.
Quando tranco o carro, 50% das vezes o Sync não se desliga. Tenho de voltar a abrir e trancar o carro.
A câmara frontal também lhe dá para falhar uma ou outra vez.
Sobre o sistema de arranque em subida, também já tive problemas. Não a situação que descreveste, mas o meu já se ativou pelo menos 2 vezes quando não devia. Não sei se foi algum bug no sistema ou se foi mesmo da humidade nos travões, mas na rampa da garagem (a descer!) o sistema ativa-se no sentido da marcha, ou seja, com a 1ª engatada. Fiquei parado no meio da descida, tento acelerar e o carro prende, não sai do sítio. Faço pequenos toques no travão, nada acontece. Tive de largar completamente o travão e esperar que o sistema desative, correndo o risco de ganhar bastante velocidade na descida e... bater.
Quanto à luz, é porque tens uma delas ligada manualmente. Carrega mesmo nela 1 vez para ficar sincronizada com o interruptor.

Cabe a ti decidir se tudo o que dizes que o carro tem de bom, se compensa ou não. No meu caso compensa porque é um ST e é uma máquina fantástica. Se fosse um ST-Line, vendia-o, sou sincero. Já depois de ter comprado o meu ST, tinha um familiar quase a comprar um ST-Line e afastei-o disso.
O meu, se em 5 meses tem todos estes problemas, mesmo adorando o carro... não descarto vendê-lo.

Cumprimentos,
Pedro

Efetivamente o problema das luzes no interior do habitáculo era de um interruptor...ainda bem que percebi a tempo antes de me queixar disso à Ford, senão ia passar por maluco.

Barulhos parasitas também já tenho reparado em alguns mas já nem me manifesto porque a Ford diz que sempre que está tudo bem. Só eu é que oiço sempre os problemas.
Já me desloquei uma vez à oficina porque ouvia um "toc-toc" excessivo na traseira do lado direito em piso irregular, e o lado esquerdo do carro não faz o barulho. Só me sabem dizer que está tudo bem, que o carro está bom e a suspensão não tem qualquer problema. Até pode não ser da suspensão, mas que alguma coisa que não é normal está ali está.
Ainda tenho mais de 95 mil km de garantia, eles que se amanhem se existir lá alguma coisa e só a identificarem mais tarde. Eu queixei-me relativamente cedo da situação.
Mas também lá está, é o meu primeiro carro comprado novo, qualquer coisa que eu oiça de anormal já desconfio de tudo...