Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões  (Lida 5861 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Eunuco

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 74
  • Feedback: +0/-0
  • Boas! Gonçalo, MK7,5 1.0 (80 PS)
Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« em: 17 de Abril, 2020, 23:25:30 »
Boas a todos.

É normal sentir alguma vibração no pedal quando travo? Levei o carro ao stand onde o comprei há uns tempos atrás. Ele diz que tem a ver com o ABS e que isso é normal. No entanto, já conduzi outros carros com ABS e em nenhum deles o pedal vibra... acho que isso tem algo a ver com os calços ou com a rotora, mas eu não sou perito nenhum.

O que acham desta situação?

Cumprimentos,

Eunuco

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #1 em: 17 de Abril, 2020, 23:36:58 »
Isso mais me parece teres os discos empenados.

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk


Offline skycrypt
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 166
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #2 em: 18 de Abril, 2020, 01:07:37 »
Boas a todos.

É normal sentir alguma vibração no pedal quando travo? Levei o carro ao stand onde o comprei há uns tempos atrás. Ele diz que tem a ver com o ABS e que isso é normal. No entanto, já conduzi outros carros com ABS e em nenhum deles o pedal vibra... acho que isso tem algo a ver com os calços ou com a rotora, mas eu não sou perito nenhum.

O que acham desta situação?

Cumprimentos,

Eunuco

Discos empenados.. experimenta carregar ao de leve no pedal e segurar o volante tambem ao de leve... vais sentir logo a vibraçao..ah e tambem a baixa velocidade ok..

Offline Eunuco

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 74
  • Feedback: +0/-0
  • Boas! Gonçalo, MK7,5 1.0 (80 PS)
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #3 em: 18 de Abril, 2020, 02:09:14 »
Isso mais me parece teres os discos empenados.

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
Discos empenados.. experimenta carregar ao de leve no pedal e segurar o volante tambem ao de leve... vais sentir logo a vibraçao..ah e tambem a baixa velocidade ok..

Também é suposto sentir vibração no volante? Se sim, esse não é o caso. Apenas sinto vibração no pedal dos travões.
Se fosse esse o caso, teria que substituir ambos os discos?
Obrigado pelo feedback.

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #4 em: 18 de Abril, 2020, 02:11:55 »
Por norma também vibraria o volante, dependendo do grau de empeno

O abs em funcionamento, é mais um pulsar que vibrar. Pois é possível controlar o carro.
Ele faz algum barulho característico?

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk


Offline Eunuco

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 74
  • Feedback: +0/-0
  • Boas! Gonçalo, MK7,5 1.0 (80 PS)
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #5 em: 18 de Abril, 2020, 02:42:12 »
Por norma também vibraria o volante, dependendo do grau de empeno

O abs em funcionamento, é mais um pulsar que vibrar. Pois é possível controlar o carro.
Ele faz algum barulho característico?

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
Então talvez esteja com sorte e não seja isso. No entanto, vou estar atento a vibração no volante na Segunda-Feira (ou antes, se precisar de conduzir) e digo-vos algo.
Parece-me que faz aquele som quando os calços estão gastas, mas isso pode ser paranóia minha.

Offline Eunuco

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 74
  • Feedback: +0/-0
  • Boas! Gonçalo, MK7,5 1.0 (80 PS)
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #6 em: 19 de Abril, 2020, 13:11:43 »
Não sei se estas fotos serão úteis para diagnosticar o problema ou não, mas tirei-as quando meti os pneus da frente atrás, e vice-versa. O carro já tinha esse problema nessa altura.




Offline Eunuco

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 74
  • Feedback: +0/-0
  • Boas! Gonçalo, MK7,5 1.0 (80 PS)
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #7 em: 20 de Abril, 2020, 22:21:16 »
Por norma também vibraria o volante, dependendo do grau de empeno(...)
Update: Não notei qualquer vibração no volante quando travava.

Offline skycrypt
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 166
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #8 em: 21 de Abril, 2020, 02:44:45 »
Por norma também vibraria o volante, dependendo do grau de empeno(...)
Update: Não notei qualquer vibração no volante quando travava.

Tambem pode ser o modulo  do ABS que esteja marado.. mas quando esta marado acende luz no painel... tem mesmo de ser alguem batido para apanhar esse erro.. ah e as pastilhas estao ok?.. só uma coisa.. se sente apenas um pulsar no pedal pode tambem ser Polias ovalizadas.. ou seja os tambores das rodas de trás amigo.. ovalizados.... a soluçao é levar ao torno para retirar a ovalizaçao.. tive esse problema num fiesta 1.1 45cv classic de 1996.. o gajo ao travar nao vibrava o volante mas dava um pulsar no pedal.. levantar o carro .. destravar o carro no travao de mão.. girar a polia-tambor á mão e verificar se ele ao rodar prende ... se tem alguma posiçao em que prende.. fazer isso nas duas rodas... ás vezes prende pouco.. mas quando prende demais esta ovalizadas logo dá impulsos nos bombitos e fazem-se sentir no pedal... abraço amigo

Offline Eunuco

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 74
  • Feedback: +0/-0
  • Boas! Gonçalo, MK7,5 1.0 (80 PS)
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #9 em: 21 de Abril, 2020, 09:48:40 »
Tambem pode ser o modulo  do ABS que esteja marado.. mas quando esta marado acende luz no painel... tem mesmo de ser alguem batido para apanhar esse erro.. ah e as pastilhas estao ok?.. só uma coisa.. se sente apenas um pulsar no pedal pode tambem ser Polias ovalizadas.. ou seja os tambores das rodas de trás amigo.. ovalizados.... a soluçao é levar ao torno para retirar a ovalizaçao.. tive esse problema num fiesta 1.1 45cv classic de 1996.. o gajo ao travar nao vibrava o volante mas dava um pulsar no pedal.. levantar o carro .. destravar o carro no travao de mão.. girar a polia-tambor á mão e verificar se ele ao rodar prende ... se tem alguma posiçao em que prende.. fazer isso nas duas rodas... ás vezes prende pouco.. mas quando prende demais esta ovalizadas logo dá impulsos nos bombitos e fazem-se sentir no pedal... abraço amigo
Não tenho nenhuma luz do ABS no painel, portanto acho pouco provável que seja isso. O carro não apresentou códigos de erro há uns tempos atrás. Usei o método de ligar a ignição e manter premido a tecla do computador de bordo, não com FORScan.
Não verifiquei as pastilhas desde que comprei o carro, sendo sincero. Há algum método fácil de as inspeccionar retirando os pneus, ou seria melhor levá-lo a uma oficina para ter a certeza?
Relativamente aos discos... não tinha pensado nisso! Irei ter que ver isso, mas acho que só o vou poder fazer no fim-de-semana. Acho que a superfície ao pé de minha casa não seguraria bem o macaco (não é asfaltada).
Obrigado pelo feedback. :)

Offline Eunuco

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 74
  • Feedback: +0/-0
  • Boas! Gonçalo, MK7,5 1.0 (80 PS)
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #10 em: 25 de Abril, 2020, 13:07:21 »
levantar o carro .. destravar o carro no travao de mão.. girar a polia-tambor á mão e verificar se ele ao rodar prende ... se tem alguma posiçao em que prende.. fazer isso nas duas rodas... ás vezes prende pouco.. mas quando prende demais esta ovalizadas logo dá impulsos nos bombitos e fazem-se sentir no pedal... abraço amigo

Boas. Fiz o que me disseste, mas com a pressa toda não girei a polia-tambor devagar. Por estranho que pareça, o problema parece ter desaparecido depois de ter feito isto e montado tudo de novo. No entanto, pode ter sido apenas um placebo e o problema ainda existir. Vou confirmar se o pedal não vibra ao longo da semana.

Fiz uns vídeos que possam ser úteis para diagnosticar se algum dos tambores está ovalizado ou não.
https://youtu.be/x9AJZN3JksA - Lado Esquerdo
https://youtu.be/yqfHpyvFYAM - Lado Direito

Offline Eunuco

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 74
  • Feedback: +0/-0
  • Boas! Gonçalo, MK7,5 1.0 (80 PS)
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #11 em: 30 de Abril, 2020, 17:32:18 »
Boas a todos.

Finalmente decidi levar o carro a um profissional para ver se havia um problema ou não. Felizmente, não havia problema nenhum. A vibração ligeira é normal e tem a ver com o ABS, tal como o stand me tinha dito. Eu diria que o assunto está resolvido. Muito obrigado a todos pela ajuda! Podem fechar este tópico.

Eunuco

Offline skycrypt
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 166
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #12 em: 02 de Maio, 2020, 00:07:33 »
Boas a todos.

É normal sentir alguma vibração no pedal quando travo? Levei o carro ao stand onde o comprei há uns tempos atrás. Ele diz que tem a ver com o ABS e que isso é normal. No entanto, já conduzi outros carros com ABS e em nenhum deles o pedal vibra... acho que isso tem algo a ver com os calços ou com a rotora, mas eu não sou perito nenhum.

O que acham desta situação?

Cumprimentos,

Eunuco

Boas amigo tudo bem?.. então que estas a achar do carro? isso quer é dar umas esticadas de vez enquando.. por o gajo a 150 á hora.. mas com segurança claro.. abraço

Offline Eunuco

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 74
  • Feedback: +0/-0
  • Boas! Gonçalo, MK7,5 1.0 (80 PS)
Re: Fiesta Mk7,5 - Vibração no pedal dos travões
« Responder #13 em: 02 de Maio, 2020, 08:26:13 »
Boas amigo tudo bem?.. então que estas a achar do carro? isso quer é dar umas esticadas de vez enquando.. por o gajo a 150 á hora.. mas com segurança claro.. abraço
Boas! Tudo bem, felizmente. E contigo? :)
O carro está óptimo. Recentemente, fez um passeio até S. Maria da Feira sem problemas. Se quiseres ler um bocado sobre como tem andado, podes dar uma olhadela à Garagem do Clube. :)
Tenho que ver se o ponho a 120. Se disser mais do que isso no velocímetro, é óbvio que ele não está a funcionar bem. ;)
Está tudo bem com o teu?
Abraço!