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MarCelo Mota

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Problemas de Motor
29 de Setembro, 2020, 22:13:05
Boa Noite. Venho aqui tentar encontrar uma ajuda num problema que já à muito me atormenta.
Tenho um MK7 de 2009 que desde a conpra em 2015 me anda a chatear a cabeça, e a carteira 😉
É uma van 1.4 diesel e de tempos a tempos o problema surge. Ora passo a explicar.
O carro quando vou a acelarar nota-se um soluço, como se perdesse a potência e voltasse.
Depois a cada passo, começa a trabalhar de forma estranha, estilo 3 cilindros, liga a luz de Motor e diz "Motor em mau funcionamento procure assistência", meti à máquina de diagnóstico a primeira vez e dizia Ejector nr3 avariado, coloquei ejector novo mas os problemas mantiveram-se, mais tarde passou-se o mesmo com o ejector 4 e com um novo tudo na mesma. Já meti 4 velas novas e o problema persiste.
Noto as rotações bastante baixas, na casa das 650/700 e ao relanti noto uma ligeira oscilação nas mesma com tendência a, de vez enquanto, querer morrer.
Sinceramente já não sei que achar. Continuo a meter ejectores, velas e mais isto é mais aquilo e nada soluciona o problema.
Alguém já teve algo parecido?
Obrigado e continuação de bom dia.
Marcelo Mota

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Re: Problemas de Motor
04 de Outubro, 2020, 19:32:35
E meteram um injector novo ou recondicionado? Existiram uma série de injectores Siemens VDO que sairam com defeito na parte eléctrica, fazem um curto-circuito que com o tempo começa a ser mais frequente até ficar a trabalhar a 3 cilindros. Quando metem um recondicionado existe 90% de chances de ser um com o mesmo problema porque os que andam ai, foram trocados pelo mesmo problema, excepto os que vieram de sucatas.

E o mais grave disto é que a representante da Siemens VDO em Portugal dá uma resposta destas:

Citar
Boa tarde,
Na reparação oficial dos injectores diesel da marca VDO a substituição do solenóide nos mesmos não é permitida, por questões ambientais e emissões poluentes.
Toda as oficinas que trocam o solenóide nos injectores indicados estão a efectuar uma reparação não permitida oficialmente.

Ao que eu respondi:
Citar
Bom dia.
Sendo assim um injector Siemens VDO com a solenóide avariada será para jogar para o lixo, esquecendo a parte do ambiente, porque se for recondicionado irá dar problemas novamente.

Houve um lote de injectors que foram montados nos carros entre 2009/2010 que vieram com defeito na resistência da solenoide, fazendo com que esta faça pequenos curtos de circuito de forma intermitente,
porque desde que comprei o carro que tive estas pequena falhas de forma intermitente, só que como não chegava a dar erro, não era detectado nos aparelhos de diagnóstico e a garantia não fazia nada.
Com o passar dos anos a falha começa a ser mais frequente até o carro ficar a trabalhar a 3 cilindros e entra em safe mode e aí sim já aparece o erro no sistema de injector numero 3.
Descobri que não era caso único ao pesquisar na internet.
Estes injectores com esta falha são "recondicionados" com a mesma solenóide voltam á circulação e quando a resistência começa a levar com carga eléctrica começam a dar problemas como aconteceu comigo.
A oficina trocou duas vezes o meu injector por recondicionados e os dois tinham o mesmo problema que o meu.

No banco de ensaio a avaria passa despercebida e pelo que vi só alguns aparelhos como o "BOSH METER" detectam a falha intermitente.
Como se pode ver neste vídeo em que a avaria é detectada e trocam a solenóide ficando o problema resolvido.

 https://www.youtube.com/watch?v=buOWue-rcWQ

Percebo as questões ambientais, mas recondicionar um injector mantendo a solenóide com a resistência a fazer curto-circuito também acho que não é o melhor procedimento.

Obrigado e bom fim de semana.
Cumprimentos.

Entretanto já troquei de carro, mas sei que ás vezes os soluços também podem estar relacionados com o filtro de combustível ou a sonda lambda, quando é o injector nota-se mesmo um corte tipo de 1 segundo.

Se quiseres dar uma olhada no meu tópico consegues ver o meu "filme":
https://www.fiestaclubportugal.pt/forum/index.php/topic,31702.0.html

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MarCelo Mota

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Re: Problemas de Motor
07 de Outubro, 2020, 12:32:54
Boa tarde, antes de mais agradeço a sua resposta.
Os 2 injectores novos que coloquei são mesmo novos, na altura perguntaram me se queria mandar rectificar ou colocar novo, mas ainda bem que mandei colocar novo.
Quanto ao resto não tenho certeza.  Ainda neste fim de semana fui a Viseu e fiz uma viagem de 180km e a meio da viagem lá vieram as falhas de microsegundos e pouco depois safe mode, luz de motor ligada e o carro a trabalhar a 3 cilindros. Desliguei o carro no meio da autoestrada e passado uns minutos ignição outra vez e tudo tinha voltado ao normal.

Obrigado

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Re: Problemas de Motor
07 de Outubro, 2020, 15:33:45
Pois, isso aconteceu comigo, só que com o tempo a resisteçia do injector com problemas á medida que vai levando com mais carga eléctrica vai ficando pior e chega a um ponto que mesmo desligando e esperando uns minutos já não vai resolver.

Mas se ele já deu erro, acho que seria boa ideia ires onde montaste os dois injectores e eles ligarem à máquina e verem qual seria o injector que está a dar erro de "short-circuit". Se for um dos que montaste tem garantia, se for outro, tens que o trocar :(

Eu troquei no meu carro, não é muito difícil, levei uma manhã, mas montei tudo certinho, chave de torque nos parafusos todos, perno novo como é recomendado pela marca, etc.
Mas para quem não tem muito conhecimento é melhor levar a uma oficina de confiança.
Eu entretanto descobri uma loja que vende só as solonoides novas, mas o injector tem que ser calibrado, apanhei uma promoção na AutoDoc e acabei por meter um novo ao fim de me terem metido dois recondicionados avariados.