E pensas entregar o actual como retoma? Têm aparecido umas campanhas em que se consegue comprar um carro novo a um preço mais em conta.
Eu tinha um Fiesta 1.4 TDCI, também troquei um injector com problemas de curto-circuito e no outro dia ia Lisboa->Algarve e começou a fazer uns soluços, parei na bomba, esperei uns minutos e segui viagem e nunca mais falhou, mas fiquei na duvida se seria por gasóleo ter algum tempo no deposito devido á pandemia andei pouco, ou se seria a sonda lambda ou outro injector. (Não chegou a dar erro).
Entretanto reparei que tinha um braço de suspenção com a borracha já arrebentada, ou seja, tinha que trocar braços de suspensão, batentes, amortecedores porque estava quase a fazer 11 anos e ainda eram de origem, também tinha as 4 jantes empenadas (mesmo sem subir passeios).
A Ford tinha uma campanha em vigor e optei por trocar por um Fiesta ST Line novo a gasolina, ficou-me por 13.400€, mas ainda conseguia mais barato, escolhendo outro sem alarme, sem 7 anos de garantia e acho que era o aleiron desportivo. Ficava por 12.500€ ou algo de género.
Ainda não sei se fiz a melhor opção, porque costumo fazer cerca de 20-22 mil KMs por ano, mas andei a fazer umas contas e o que gasto mais em combustível, poupo noutro lado, tipo pago menos 50€ de IUC, as revisões são aos 30mil ou 2 em 2 anos, e "supostamente" não terás tantos problemas futuros a nível de EGR, filtros de partículas, injectores e afins, se bem que o 1.5TDCI da Ford acho que está bem melhor que o antigo 1.4 TDCI da PSA.
Com a condução certa e em condições favoráveis até consegues bons consumos com o 1.0 Ecoboost, no outro dia enchi o deposito em Lisboa, fui até ao Algarve por AE a 120-130km/h metade do percurso e outra metade por nacional a 100-110km/h.
Ainda andei lá quase mais 100Kms mais os 300Kms, fui abastecer e levou 17.85L e paguei 24,71 na Galp, gastei o mesmo que gastava no meu 1.4 TDCI.
Claro que em condições menos favoráveis como vento contra ou muito trânsito o consumo sobe bem mais que num a diesel. Mas para já estou bastante satisfeito.