Marco Cipriano

  • 130CV
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Removoção de Catalizador
28 de Fevereiro, 2003, 09:04:21
Novamente em busca da otimização do desempenho do veículo, colocamos à prova mais um ítem que as lojas e "especialistas" recomendam para melhorar a performance do veículo: A retirada do catalisador de poluentes.

O catalisador de poluentes acelera diversas reações químicas entre substâncias que são produto da combustão do combústivel no motor. A sua eficiência na redução do índice de poluentes do veículo é altíssima e actualmente todos os veículos automotores são fabricados com esta peça. Salientamos aqui em Portugal que é ILEGAL a remoção do catalisador.

Testes:

Com catalisador Com abafador JK
Retomada 20-60 Km/h (2a ) 4,59s 4,66s
Retomada 40-70 Km/h (2a ) 3,65s 3,62s
0-100 km/h 10,46s 9,96s


 Com Filtro de ar Sem Filtro de ar
0-100 km/h 10,28s 10,34s


Na minha opinião não compensa muito retirar o catalisador  :)

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CarpoPT

  • 150CV
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Removoção de Catalizador
08 de Março, 2003, 22:13:42
Oix Malta!

sim realmente se é so isso axo q n é por ai q se vai la.. para alem de n ser mto bom pa saude dos nossos fiestas..

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G_Buster

  • 115CV
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Removoção de Catalizador
09 de Março, 2003, 12:01:59
Boas,

A remoção do catalizador (ou qq alteração que leve à diminuição da backpressure) num carro normalmente aspirado só trará vantagens em duas situações: um carro antigo em que o sistema de escape está naturalmente mal dimensionado face às necessidades do motor (em carros actuais esta situação já não se verifica) ou em motores já bastante "mexidos" e com necessidades diferentes a nível de respiração. Não existe uma "regra" que defina a partir de q situação é q o escape começa a ser restritivo (até pq varia de carro para carro) mas normalmente considera-se que só a partir da altura em q se mexe nas cames ou se trabalha a cabeça é que começa a compensar verdadeiramente mexer na linha de escape.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.