Garagem do Clube

Autor Tópico: Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci  (Lida 17727 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Paulo Gordinho
  • Visitante
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« em: 25 de Junho, 2003, 12:08:07 »
Caros amigos.

Estou interessado em comprar um filtro K&N pra o meu Fiesta Mk6 1.4 TDCI mas como o modelo do carro e novo, e ainda não existe nada da K&N para por no lugar do filtro de origem (dentro da caixa de retenção de partículas).
     Pergunto se é boa solução colocar um Filtro K&N cónico, no inicio da tubagem de ar (junto a grelha frontal), mantendo assim toda a tubagem de origem, retirando apenas o filtro de origem da caixa de retenção de partículas, ficando a mesma vazia.

Um muito obrigado pela vossa atenção.

Paulo Gordinho
gordinho@netcabo.pt

Offline ZetecS
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1763
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #1 em: 25 de Junho, 2003, 12:42:30 »
Se eu tivesse um Fiesta Tdci, só lhe fazia 4 coisas. Suspensão kony sport, discos perfurados/ranhurados, pastilhas EBC e chip de potência.

Paulo Gordinho
  • Visitante
Filtro
« Responder #2 em: 25 de Junho, 2003, 14:10:18 »
Sem duvida que são quatro boas modificações, mas ele vem muito bem servido, de suspensão dianteira, sendo 40% mais resistente, a suspensão traseira conta com a mola separada do amortecedor e uma estrutura com secção em "U" (semi-independente), sendo espectacular em traçados sinuosos, O sistema de travagem e muito bom pois e constituído de duplo circuito em diagonal com discos ventilados 258mm x 22mm à frente e tambores atrás, (que se justifica tendo em conta que estamos a falar de um 1.4cc) sendo Servo-assistida com distribuição electrónica da força de travagem e sistema de travagem anti-bloqueio ABS de quatro canais. O que realmente me interessava neste momento era um pouco mais de força em baixa rotação (já tive um filtro JR no anterior Fiesta 1.2cc que me dava essa “pica”) será que tem o mesmo efeito no motor a disel?

Paulo Gordinho

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #3 em: 26 de Junho, 2003, 00:44:02 »
Boas,

A adopção de um filtro cónico no caso do TDCi só será ligeiramente benéfico a nível de performance (desde que montado numa zona em q o fluxo de ar fresco seja abundante) no leque de rotação em q o turbo aínda não está bem "cheio". A partir do momento em q o turbo começar a fazer pressão "mais a sério", o filtro só irá alterar a sonoridade.  

A solução q eu proporia para o teu caso passa pela alteração da gestão... existem várias soluções de implementação simples e, sobretudo, q podem ser removidas sem deixar "rasto" em caso de necessidade de apelo à garantia.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Maeglin
  • Visitante
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #4 em: 01 de Julho, 2003, 15:37:19 »
Citação de: "G_Buster"
Boas,



A solução q eu proporia para o teu caso passa pela alteração da gestão... existem várias soluções de implementação simples e, sobretudo, q podem ser removidas sem deixar "rasto" em caso de necessidade de apelo à garantia.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.


Boas , tambem tenho um TDCI 1.4 e gostava de saber onde posso fazer essas alterações , e quanto custam (mais ou menos).
Ja agora , alguem já as fez num TDCI 1.4 ?

Maeglin
  • Visitante
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #5 em: 02 de Julho, 2003, 10:37:47 »
Citação de: ""
Maeglin, vê o tópico: http://www.fiestaclubportugal.org/forum/viewtopic.php?t=336


Tnx... :D

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #6 em: 02 de Julho, 2003, 11:20:54 »
IUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPPIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Já não sou o único aki com fiesta TDCI hehehe
Então que acham da mákina? Um pouco lenta não é? Eu vendo box´s da FGAMOTORSPORT dá mais 15cv e 30Nm por 620€ fica o carro totalmente diferente.
Qt aos filtros a K&N tem um especifico eu mandei um e-mail para eles e a resposta foi a seguinte:
Dear Paulo Silva,
 
33-2840 is the replacement air filter element for the Ford Fiesta 1.4 TDCI 68 BHP 4-2002 and on.

Contudo um colega meu pos num 1.4HDi um BMC e é o que eu tb vou pôr, é mais barato e vai dar ao mesmo, arranjo o filtro por 9cts e o kit de limpeza por 2cts.

p.s.- não tenho a box no meu carro porque não tenho €€€ mas já andei num que tinha (vendi uma para o concessionário onde comprei o carro ( para carro de serviço/demonstração) e as diferenças são mt notórias, o carro fica a responder mais cedo e com mais vivacidade, passado uns tempos fui lá perguntar sobre os consumos, disseram-me que os consumos baixaram +/- 0,5ltr em condução normal, a puxar subiram +/-0.3!!!.

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #7 em: 02 de Julho, 2003, 11:51:39 »
Citação de: "G_Buster"
Boas,

A adopção de um filtro cónico no caso do TDCi só será ligeiramente benéfico a nível de performance (desde que montado numa zona em q o fluxo de ar fresco seja abundante)

Isso é verdade mas NUNCA como o Paulo Gordinho o disse, colocar na grelha frontal!!!, eu tb tinha essa ideia e na ford os mecânicos disseram-me para não fazer isso porque iria apanhar com as poeiras e o lençol de àgua dos outros carros, em que o filtro iria sugar a àqua e poeiras não sendo nada bom para o filtro/motor.

Citação de: "G_Buster"
A solução q eu proporia para o teu caso passa pela alteração da gestão... existem várias soluções de implementação simples e, sobretudo, q podem ser removidas sem deixar "rasto" em caso de necessidade de apelo à garantia.

Gonçalo D.

Boas, em relação à alteração da gestão sem deixar rasto ainda não é possivel, as empresas ainda não conseguem reprogramar os fiestas TDCI que têm centralina SIEMENS já me informei disso.
Neste motor só é possível (para já ou não!!!) chipar ou colocar uma box que na altura das revisões pode ser retirada visto que são só 3 cabos para colocar ou tirar.

P.s.- já agora que marca são as vossas centralinas? A olhar de frente para o carro por trás da óptica direita está uma especie de radiador (ao lado da bateria) se espreitarem a parte de baixo da centralina tem um auto-colante branco com umas letras e na minha diz SIEMENS e na vossa?

http://paulos.no.sapo.pt/motor2.jpg

Maeglin
  • Visitante
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #8 em: 02 de Julho, 2003, 17:10:53 »
Citação de: "Paulos"
IUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPPIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
Já não sou o único aki com fiesta TDCI hehehe
Então que acham da mákina? Um pouco lenta não é?

A FORD está para lançar o de 90CV (mais caro , claro)... Eu gostava de saber o que terá sido alterado. Ja ouvi varias versões e todas elas passaram por modificações substanciais...
Será que o motor "esticado" aguenta-se bem ?

Maeglin
  • Visitante
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #9 em: 02 de Julho, 2003, 23:00:43 »
Citação de: "Paulos"
Boas,



P.s.- já agora que marca são as vossas centralinas? A olhar de frente para o carro por trás da óptica direita está uma especie de radiador (ao lado da bateria) se espreitarem a parte de baixo da centralina tem um auto-colante branco com umas letras e na minha diz SIEMENS e na vossa?

http://paulos.no.sapo.pt/motor2.jpg


A minha é siemens tambem...

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #10 em: 03 de Julho, 2003, 12:11:00 »
Boas se levarem o vosso Tdci ao banco acho que vão ter uma alegre surpresa, ;) se olharem para as especificações em relação as rotações atingidas na altura do binario maximo vão ver que existem diferenças.
O motor PSA/Ford não é igual em todos os carros, o Fiesta usa turbo Garret e o motor HDi não, os injectores são diferentes nos dois modelos e a centralina tb, para não falar de relações de caixa e outras coisas. Isto acho que já foi dito aqui no forum num outro topico, por um membro do porto se não estou em erro.

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #11 em: 03 de Julho, 2003, 13:02:37 »
Mais um c mk6 tdci sportvan, aleluia :D Ja ha filtros de caixa especificos para o mk6 tdci de outras marcas que não KN, não axo de todo aconcelhavel a colocação de uma admissao directa visto que o filtro fica atras do motor e leva com todo o ar quente. Quanto a potencia real é de cerca de 74cv sendo o binario superior em 10nm aos hdi do 206, igual ao do 307. As dif para o motor de 92cv do c3 têm que ver com intercooler e cabeça 16v. É bastante facil reprogramar o carro e atingir uma cavalagem na ordem dos 95cv, mas tal como se disse...reprogramar so é possivel atraves do soft da marca. Para atingir valores mais altos sera preciso retirar o chip e reprograma-lo (da valores de potencia mt superiores a uma box que funciona de modo a iludir o sistema e em paralelo com a centralina). Um Abraço :)

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #12 em: 04 de Julho, 2003, 08:48:57 »
Citação de: "ILL3GAL"
da valores de potencia mt superiores a uma box que funciona de modo a iludir o sistema e em paralelo com a centralina. Um Abraço :)


Sim tens razão mas repara por exemplo na box da FGA, dá mais 15cv e 30Nm, claro que se não kiseres esta potência eles podem reprogramar a box para uma, vamos chamar stage2 que te deve aumentar mais 10cv, ora 15+10=25cv achas que com o chip ou repro vais pôr mais cv?!!! só se for para o motor durar 20.000km!!! E claro tens um investimento seguro que podes pôr a box e tirar ou vender quando quizeres, com a repro ou chip não podes fazer nada disso :cry:
Abraço

Paulo Gordinho
  • Visitante
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #13 em: 05 de Julho, 2003, 22:28:26 »
Paulos!
Que tubo é aquele comprido que tens na entrada de ar junto a grelha?

Paulo Gordinho
  • Visitante
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #14 em: 05 de Julho, 2003, 22:48:41 »
Paulos

Quanto a referencia do filtro da K&N que referes "33-2840", estive a ver no site da K&N e esse filtro esta designado para o  206 HDI, pergunto se a as dimensões do filtro serão as mesmas do Fiesta TDCI?

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #15 em: 07 de Julho, 2003, 08:41:20 »
Citação de: "Paulo Gordinho"
Paulos

Quanto a referencia do filtro da K&N que referes "33-2840", estive a ver no site da K&N e esse filtro esta designado para o  206 HDI, pergunto se a as dimensões do filtro serão as mesmas do Fiesta TDCI?

Boas, sim Paulo o filtro é exactamente o mesmo eu já vi uma foto do 206 HDI (1.4) e é =.

Qt à foto aquele tubo é o tubo da admissão de ar, que qd comprei o carro faltava-lhe uma peça em plástico, só tinha o tubo como está na foto mas a apontar para baixo, depois de ter visto um 1.25i com um plástico todo bonitinho fiz barulho na ford e eles puseram-mo, agora está direito :wink:
Abraço

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #16 em: 07 de Julho, 2003, 18:37:49 »
O filtro ja se encontra disponível em diversas marcas, específico para fiesta. Quanto a potencia, o motor 1.6 tdci que vai sair tem por base o bloco 1.4, logo, com a colocação do intercooler do c3 92cv e um chip, não é de todo dificil chegar a potencias na ordem dos 100cv. Quanto ao nível de fiabilidade, apenas com chip é possível obter essa cavalagem devido ao turbo garret que o carro tem e que é diferente do kkk do hdi. Não é de todo aconcelhavel andar sempre a "derreter" a maquina muito embora possa provocar alguns embaraços a outros carros mais potentes...sempre que desejado ;) Com a reprogramação stage1 que tenho ja estou bastante mais satisfeito, so estou a espera de ter mais kilometros pra chipar para 95cv (tenho 88cv). Quanto ao filtro, estou a espera de receber um BMC específico. Na ford desmentem a informação da motorização 1.4 c 92cv para o fiesta dizendo que so saem novidades a quando do lançamento do motor 1.6 (focus c max e focus MK2).

Paulo Gordinho
  • Visitante
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #17 em: 07 de Julho, 2003, 22:17:27 »
Olá ILL3GAL !
Explica-me em que consiste e onde é possível fazer essa “reprogramação stage1” , e quanto a esse filtro específico BMC em que difere do K&N?

Obrigado.

Paulo Gordinho
  • Visitante
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #18 em: 07 de Julho, 2003, 22:35:43 »
Olá Paulos!

Agora compreendo, pois ao desmontar essa peça de plástico na tentativa de sondar se era possível adaptar um filtro de admissão directa, (coisa que não vou fazer graças a explicação que tive neste fórum : ) ) deparei que o parafuso que a prende a peça de plástico ao chassi estava solto e que esse mesmo parafuso tem uma chapinha muito fraca a servir de porca de aperto, por pouco não a perdi, visto que a mesma estava partida.

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #19 em: 08 de Julho, 2003, 18:06:13 »
A reprogramação so pode ser feita na marca...o software da marca permite reprogramar a "gosto". Eu chamei-lhe "stage1" porque foi uma reprogramação que me deu poucos cavalos (88cv actuais), foi mais para tirar o lag que existe até as 2000mil rpm e dar um binario extra (200nm). Para breve vou chipar, ficando com uma cavalagem entre os 95 e os 100cv..."stage3". Vou procurar um intercooler de c3 92cv nas sucatas o que axo que vai ser pouco provavel encontrar :( Abraços

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #20 em: 08 de Julho, 2003, 18:10:09 »
Ja agora...axo que o filtro da KN para o 206hdi é mesmo igual ao do fiesta tdci...embora ainda n tenha visto com os proprios olhos. O filtro da BMC cm da KN sao semelhantes...ja vi o KN a venda por 14cts e o BMC por 10cts...axo que me fico pelo BMC :P

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #21 em: 09 de Julho, 2003, 08:52:17 »
Sim tens razão o filtro do 206 é igual ao nosso :P .
Quando fizer a revisão agora aos 20.000 (tenho 14.000km) vou comprar o bmc por 9cts :wink:
 
88cv :!:  :!:  :!:  :!:  :!:  só?!!! qd acabar de pagar o carro vou chipa-lo ou reprograma-lo (pode ser que na altura já consigam reprogramar :?) por 450€ com testes de potência antes e depois e com a reprogramação ao meu gosto, prometeram-me mais 25cv e 45nm, na vilauto em vila real.

Paulo Gordinho
  • Visitante
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #22 em: 11 de Julho, 2003, 20:02:30 »
Caros amigos : )

Aqui em Portimão não consigo arranjar filtros BMC.
gostaria de saber onde posso comprar o filtro BMC Code: 309/20 pró Fiestinha.

Sei que alguns de vos já o tem visto a venda : )  
Obrigado!

Offline Paulos
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 662
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #23 em: 14 de Julho, 2003, 09:22:34 »
Citação de: "Paulo Gordinho"
Caros amigos : )

Aqui em Portimão não consigo arranjar filtros BMC.
gostaria de saber onde posso comprar o filtro BMC Code: 309/20 pró Fiestinha.

Sei que alguns de vos já o tem visto a venda : )  
Obrigado!


Boas, encomenda por este site que eles enviam à cobrança e não está mt caro: www.maxiparts.com
Se por acaso encomendares diz-me alguma coisa ok?
Abraço

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Filtro K&N pra Mk6 1.4 tdci
« Responder #24 em: 14 de Julho, 2003, 14:28:05 »
88cv so? LOL...de borla e com as diferenças que notas é mesmo muito bom! de 160nm de binario para 200...acredita que notas mm. Quantos as powerboxs...até agora dos carros que sei que foram a banco de potencia...o máximo que se conseguiu ficou abaixo dos 90cv...Reprogramar não vai dar tão cedo...chipar da-te uma potencia na ordem dos 95/100cv mas com perda de fiabilidade...como é logico (não estás a ver fazerem-me isso na marca sem perda de garantia!) Abraços