Garagem do Clube

Autor Tópico: Banco de ensaios  (Lida 11060 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricardo69

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 108
  • Feedback: +0/-0
Banco de ensaios
« em: 09 de Agosto, 2003, 16:17:39 »
Tenho uma dúvida. Onde é k posso testar o meu motor para verificar kuantos cavalos tem e etc.? E custa mto dinheiro?? É k gostava de fazer dois testes: antes de colocar um filtro de ar desportivo e depois, para verificar as diferenças.

Obrigado.

Ktrovao
  • Visitante
Banco de ensaios
« Responder #1 em: 18 de Agosto, 2003, 16:17:44 »
Se fores da zona de almada eu posso-te dizer uns sitios...
é só combinarmos isso

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Banco de ensaios
« Responder #2 em: 19 de Agosto, 2003, 11:57:58 »
Boas,

Na minha humilde opinião, recorrer a bancos de potência qd estamos a falar de alterações dessa natureza é pura perda de dinheiro. Vais pagar tanto plo teste de potência como pagas plo filtro e os "ganhos teóricos" proporcionados pla admissão são tão diminutos q provavelmente nem chegam pra saír das margens de incerteza do banco. Como é lógico todo e qq aparelho de medida tem uma "dose" de erro associada, q nos bancos mais recentes se pode situar nos 2 a 3% em torno do valor da potência lida, portanto... além disso, desde q vi uma carrinha Impreza a saír dum afamado "preparador" nacional com mais 50 cv (medidos no banco) do q qd lá entrou e a andar quase exactamente o mesmo q antes... tenho mto pouca confiança em kem faz os testes.

Chamem-me antiquado, mas continuo a achar q o cronómetro é como o algodão: não engana. Uma boa recta desimpedida, um "procedimento experimental" bem definido e um relógio de pulso com cronómetro já dão pra tirar mtas conclusões (fiáveis) relativamente à validade das alterações.

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

pedro cunha
  • Visitante
Banco de ensaios
« Responder #3 em: 19 de Agosto, 2003, 16:48:43 »
Em certa parte Concordo Com o Buster mas......
Cronometrares um determinado percurso percorrido pelo carro ficas a saber o tempo e não a potência.....

Dois carros saidinhos da fabrica e exactamente iguais não tem a mesma potência. O banco de ensaio deveria ser utilizado em todos os testes de qualidade inerentes a um carro que saia para venda, mas claro isso implicaria um elevado custo para as marcas. Por exemplo uma linha de montagem produz em media alguns 80 carros por dia... seria um grande custo.

No proximo mês vou por o meu XR2i a Ford para afinar o motor e levar ao banco de ensaio... sempre fico a ter uma ideia da cavalagem que tem. Pelas minhas contas tem a volta de 140 ou 145 cavalos mas não tenho prova nenhuma de que realmente tenha e fazendo este teste tenho uma ideia mais concreta.....  :wink:

Pode ser um pouco dispendioso mas fica-se a saber se o motor esta saudavel o se tem algum problema de ajustes e afinações.....

Delculpem o testamento....

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Banco de ensaios
« Responder #4 em: 19 de Agosto, 2003, 17:25:51 »
Espero que tenhas sorte, pois conheço ppl que saiu do banco, mto chateado, pois gastaram uma pipa de massa a preparar o carro e pagaram o banco e dps, nickles batatoides, sairam de lá com a potencia de origem +/-, é como o G diz bancos de ensaio sao poucos os de confiança e mesmo assim, nem esses são de fiar.
Mas para ficar mais barato o ppl tem é de se organizar e ir um grupo jeitoso para sair mais barato.

Ktrovao
  • Visitante
Banco de ensaios
« Responder #5 em: 19 de Agosto, 2003, 17:28:05 »
Alguem me sabe dizer quanto levam na Ford para afinar o motor reprogramar a centralina(acho que se chama assim).?

pedro cunha
  • Visitante
Banco de ensaios
« Responder #6 em: 20 de Agosto, 2003, 08:22:06 »
Como conheço um gajo que trabalha na Ford em Santarém com afinação de motor (Afinação da pressão de gasolina, afinação de CO, leitura e correcção de erros da centralina, reprogramação da centralina ensaio no banco de ensaios, etc.) fica-me em 20 cts. No final o carro é testado pelo mecânico e por mim...

Não é caro tendo em conta ás afinações que vai levar...  8)

Garanto que o banco de ensaio destes meninos é muito bom. Muitos dos Fords que andam em competiçoes nacionais vão lá para afinações e ensaios e além do mais o banco é novinho!!! :roll:

pedro cunha
  • Visitante
Banco de ensaios
« Responder #7 em: 20 de Agosto, 2003, 10:15:43 »
O nome dele não sei...  :?
Mas sei que tem 3 fiestas, 1 fiesta mk3 comercial, 1 fiesta RST e o mitico fiesta 1.8 16V ( de colecção ). O pai dele faz colecção de ford's, tem um mustang eleanor, é verdade...  :shock:  entre outros.
A primeira vez que fui lá para comprar uma junta para o carter fomos dar uma voltinha no meu e o gajo gostou bastante. Desde então vou lá varias vezes comprar diverso material para o meu bolide.
Da ultima vez falamos em afinar o meu carro e foi quando ele me falou do banco de ensaio novo e dos carros de competição que custumam lá ir...
É mesmo na Nivelford...  :wink:

pedro cunha
  • Visitante
Banco de ensaios
« Responder #8 em: 20 de Agosto, 2003, 10:31:25 »
É um gajo alto e magro...

O fiesta comercial que leva para o trabalho é vermelho...
Mais dados pessoais não sei....  :?

pedro cunha
  • Visitante
Banco de ensaios
« Responder #9 em: 20 de Agosto, 2003, 11:09:15 »
Isso já não tenho a certeza......

Ktrovao
  • Visitante
Banco de ensaios
« Responder #10 em: 20 de Agosto, 2003, 13:19:47 »
A mim não me interessa esses testes todos, bastava-me a reprogramação da centralina... sabes em quanto isso fica?

pedro cunha
  • Visitante
Banco de ensaios
« Responder #11 em: 22 de Agosto, 2003, 08:34:51 »
Já não!!!!????  :shock:

Tenho que falar com ele...... é pena já não estar lá. De qualquer das maneiras tenciono pôr lá o carro para afinar.

Obrigado Just.....  :wink:

pedro cunha
  • Visitante
Banco de ensaios
« Responder #12 em: 24 de Agosto, 2003, 18:05:38 »
Foi mais ou menos nessa altura que fui lá pela ultima vez!

Mas á pouco tempo encontrei-o no centro de Santarém, cruzamo-nos de carro, não pude falar com ele.
Tenho o num de tel dele, tenho que procurar onde deixei isso...
Quando me deu o numero era para combinar-mos uma almoçarada só que o tempo passa e todos nós temos uma vida acelerada e já se sabe, nunca mais se marcou nada...

Offline Filth

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1033
  • Feedback: +0/-0
Banco de ensaios
« Responder #13 em: 27 de Agosto, 2003, 13:31:21 »
E é nos bancos de ensaio que se vê se os ponteiros das rotações/velocidade, etc, batem certo? Com a realidade?
E se os cilindros funcionam bem, etc, essas coisas...