Garagem do Clube

Autor Tópico: custa a pegar  (Lida 33335 vezes)

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snooker
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« em: 15 de Março, 2006, 15:45:17 »
boas ppl

sou novo no club e keria saber s m podiam ajudar!

tenho um fiesta mk3 1.8d e kd caiem uma dakelas geadas de manha custa a pegar.
a maioria das vezes tem de ser de enporrao.

agradecia k m ajudacem.

cumps

Offline H_VioLa

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« Responder #1 em: 15 de Março, 2006, 17:45:06 »
Boas,

assim de repente, a possibilidade + provável é teres as velas de incandescencia no crl****... :roll:  :wink:

Abrs

buzzlightear
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« Responder #2 em: 15 de Março, 2006, 18:12:08 »
snooker ajuda-nos a conheçer-te e sff apresenta-te na seccção de Apresentações :)

cumps a tds

JP
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Boas
« Responder #3 em: 15 de Março, 2006, 18:23:45 »
Voto nas velas incandescentes  :idea:  se não fizer efeito meteres velas novas... e não tiveres algum problema electrico q evite q tenhas corrente suficiente nas velas...tens falta de compressão no motor  :shock: mas se não notas falta de força no carro...posso afirmar quase de certeza q são as velas incandescentes :!:

snooker
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« Responder #4 em: 15 de Março, 2006, 21:10:08 »
pois mas eu ja modei velas ja fui com ele a varias oficinam e todos me dizem ke o mal dos fiestas.

mas como eu n m kero desfazer dele tou disposto a faser tudo para o arranjar.
nem k a solucao seja meter outro motor.

Offline bug

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« Responder #5 em: 15 de Março, 2006, 22:53:51 »
O meu pega bem.

Se não for das velas podes ter falta de corrente nelas. :wink:

Offline H_VioLa

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« Responder #6 em: 16 de Março, 2006, 18:26:13 »
mal dos FIESTAS... :oops: kem te disse isso deve ser algum "anti-Fiestas", essa tá boa....

snooker
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« Responder #7 em: 16 de Março, 2006, 22:10:01 »
Citação de: "HVIOLA"
mal dos FIESTAS... :oops: kem te disse isso deve ser algum "anti-Fiestas", essa tá boa....


tou de acordo ctg. mas e a pura verdade. fui o k m disseram 2 mec.

ja agora alguem m sabe diser como posso faser para aumentar a pressao do gasoleo??

para experimentar.

de resto ja testei tudo o k m disseram e continua igual!!


cumps a todos e obrigado pelas informaçoes!!

Offline fiesta_94

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« Responder #8 em: 16 de Março, 2006, 23:04:45 »
epa, vai ate ao "motores a diesel" e ta la um post c "mais debito na bomba" ou qq coisa assim... ve la k ate tens fotos e td...

Offline Psk_666
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« Responder #9 em: 17 de Março, 2006, 01:29:06 »
em relacao ao "problema das velas de incandescencia", nao estejas preocupado, pk segundo o q se tem visto por aki no forum isso é feitio do fiesta... em vez de rodares a chave, esperares e dps dares ignicao, repetes a operacao de rodar a chave pra aquecer as velas umas 2 ou 3 vezes e dps à 4 vez já dás ignicao e pega logo ;) pelo menos uns quantos users descreveram essa como a resolucao... até há aí um user que fez uma engenhoca qq pra prolongar o tempo q se dá corrente as velas para aquecerem mais ;)

abraços

Offline Qui©o
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« Responder #10 em: 17 de Março, 2006, 14:34:38 »
Citação de: "HVIOLA"
mal dos FIESTAS... :oops: kem te disse isso deve ser algum "anti-Fiestas", essa tá boa....


Infelizmente é verdade.
Não é que tenha problemas, mas eu tb não moro na guarda (por ex).
Não é normal que tenha de ser posto a trabalhar de empurrão, mas a verdade é que os fiestas só pegam "à 2º ou 3ª volta do motor". (os mais antigos, motores endura, penso eu de que... :roll: )
Eu utilizo um truque que não tem nada que saber, se reparares, depois da luz da resistência apagar, vais ver que ouves um pequeno estalido e as outras luzes ficam mais fortes, foi aí que o relé parou de enviar corrente para as velas, então ai é que dás à chave e não logo a seguir ao apagar da luz.
Se aqueceres 2 vezes, e utilizares este pequeno truque tem de resultar, caso contrario há problema :!:
Outro conselho é carregares na embraiagem mas não no acelerador.  :wink:

Offline H_VioLa

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« Responder #11 em: 17 de Março, 2006, 17:10:00 »
epá, se isso é assim, ter de rodar x vezes a ignição e ele pega bem, pode n ser defeito mas sim feitio... :P mas se é só a frio, é pk tem a ver kom o pré-akecimento do gasóleo, senão faria sempre...mesmo a quente, não :roll:  :? isso é ke é estranho....

Offline bug

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« Responder #12 em: 17 de Março, 2006, 21:24:03 »
O meu pega sempre à primeira. :)

E tenho por hábito deixar apagar a luz e passados poucos segundos dou ao arranke. :wink:

Offline Qui©o
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« Responder #13 em: 18 de Março, 2006, 11:02:16 »
Citação de: "HVIOLA"
epá, se isso é assim, ter de rodar x vezes a ignição e ele pega bem, pode n ser defeito mas sim feitio... :P mas se é só a frio, é pk tem a ver kom o pré-akecimento do gasóleo, senão faria sempre...mesmo a quente, não :roll:  :? isso é ke é estranho....


Se calhar é apenas diferença na qualidade das velas?!
Com certeza que deve haver mais que uma marca... É trocar por uma marca melhor.
Segundo sei a VW utiliza umas velas de incandescência de uma marca mto boa e CARA. Talvez por isso aqueçam tão rápido... sei lá.
Avaria não é. "é feitio" :roll:

snooker
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« Responder #14 em: 19 de Março, 2006, 22:45:33 »
Citação de: "Qui©o"
Citação de: "HVIOLA"
mal dos FIESTAS... :oops: kem te disse isso deve ser algum "anti-Fiestas", essa tá boa....


Eu utilizo um truque que não tem nada que saber, se reparares, depois da luz da resistência apagar, vais ver que ouves um pequeno estalido e as outras luzes ficam mais fortes, foi aí que o relé parou de enviar corrente para as velas, então ai é que dás à chave e não logo a seguir ao apagar da luz.
Se aqueceres 2 vezes, e utilizares este pequeno truque tem de resultar, caso contrario há problema :!:
Outro conselho é carregares na embraiagem mas não no acelerador.  :wink:


eu tbm fasso isso e o carro so pega(quando pega) la para a 3ou 4 vez.mas sao mais as vezes k so pega de enporrao do k as vezes k pega de igniçao.isto no inverno.pk no verao pega a primeira.

abraços a todos

snooker
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« Responder #15 em: 19 de Março, 2006, 23:03:19 »
Citação de: "Qui©o"
Citação de: "HVIOLA"
mal dos FIESTAS... :oops: kem te disse isso deve ser algum "anti-Fiestas", essa tá boa....


Eu utilizo um truque que não tem nada que saber, se reparares, depois da luz da resistência apagar, vais ver que ouves um pequeno estalido e as outras luzes ficam mais fortes, foi aí que o relé parou de enviar corrente para as velas, então ai é que dás à chave e não logo a seguir ao apagar da luz.
Se aqueceres 2 vezes, e utilizares este pequeno truque tem de resultar, caso contrario há problema :!:
Outro conselho é carregares na embraiagem mas não no acelerador.  :wink:


eu tbm fasso isso e o carro so pega(quando pega) la para a 3ou 4 vez.mas sao mais as vezes k so pega de enporrao do k as vezes k pega de igniçao.isto no inverno.pk no verao pega a primeira.

abraços a todos

Offline eletricpenguin

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« Responder #16 em: 27 de Março, 2006, 23:57:17 »
Pois é, passei aqui por este tópico visto o meu pai me ter pedido para fazer umas pesquisas... é que ele comprou uma carrinha Ford Escort TD  (parece que fez um bom negócio, pois é de 2000 e só tem 100000kms.), que anda mto bem e não tem sintomas nem nada (portanto concluo que o motor não deve ter problemas), mas pega um pouco mal (a frio), tal como vocês tavam praqui a falar. Não que custasse mto a por o motor a trabalhar (geralmente pega após dois ou três segundos de tentar), mas sim ele começa muito irregular e parece que faz tremer o carro todo (e tb é mto mais barulhento do que quando quente) durante pelo menos uns 20 segundos, para depois rapidamente melhorar até ficar completamente estável e com um som perfeitamente normal. Além disso, ela deita uma nuvem de fumo bastante grande quando pega. Fomos a um mecânico nosso conhecido (de confiança) e ele pensou (lógicamente) que podia ser uma das velas de incandescência. Mas testou-as (aplicando um truque de ligação do fio á bateria para ver se faziam faísca), e disse q tavam boas. E tb disse que era normal os Fords pegarem um pouco mal a frio (sobretudo no caso dos motores de data de concepção mais antigos (como é o caso deste Endura-DE), mas cá para mim não me parece normal a dificuldade que o carro tem a pegar. (acho que o mecânico tb iria dizer isso se tivesse hipotese de ver isso, mas como obviamente o motor tá smp mais ou menos aquecido quando nos lá chegamos á oficina e assim pega bem... e como não podemos deixar o carro lá um dia parado ou algo assim só para efeitos de teste (pois os meus pais precisam dele), não dá para lhe mostrar...).

Agora, depois daquilo que li e ouvi, e depois de fazer umas medições, tirei umas conclusões:

1. As velas não podem estar estragadas (para além do q disse o mecânico, confirmei tb ao medir a resistência das mesmas, e era smp igual e perto de 0.2 ohms.)

2. Elas recebem corrente, mas não sei se será o suficiente?? É que fui medir e deu só 10V ???! Não era suposto ser 12? Ainda medi a bateria, pensando q talvez tivesse fraca, mas não, tava a dar 11.5 V mesmo durante o aquecimento...

3. Sendo assim, que é que acham? Será problema eléctrico (algum relé? ou algo assim a não fornecer o suficiente de corrente ás velas? Ou então a desligá-las antes de tempo) ?
Será que poderiam ser velas de pouca qualidade (talvez o dono anterior tenha tido que mandar trocar as velas por elas se terem estragado e meteram umas No-Name ?  ou chinesas? :D lol)?
Ou será que é feitio do carro? :?
Vou de qq maneira experimentar os truques por aqui falados (só fazer pegar o motor já um par de segundos depois da luz das velas se apagar, embora essa não me pareça mto lógica, pois aí as velas já deixaram de receber corrente, e como tal não irão outra vez arrefecer?? Ou então (e essa parece bem mais lógica) dar a volta á chave três vezes (para aquecerem mais) e só depois fazer pegar o motor). Depois vou relatar os resultados aqui.

Fico por aqui por agora, e a aguardar o vosso feedback, entretanto vou pesquisando mais e experimentando.

Abraços,
Elias.

Offline eletricpenguin

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« Responder #17 em: 13 de Abril, 2006, 00:07:42 »
Ora bem, até agora ainda não houve aqui comentários nenhuns, mas n faz mal ;) , vou então acrescentar aquilo q entretanto fiquei a saber, e esperar que é desta que alguém tenha alguma ideia ou sugestão:

Fiz as tais experiências com os truques para dar maior aquecimento: rodar a chave duas ou três vezes, e esperar mais aquele segundozito após a luz se apagar, etc. Resultado: ajuda bastante. O motor pega bem melhor e é logo. Continua a deitar aquele nuvem de fumo (um pouco menos talvez), e continua instável nos primeiro 20 segundos, mas pelo que me disseram, isso nos motores ENDURA-DE da Ford não é defeito é feitio lol
Isso do segundo de espera após desligar a luz, tb tem lógica, pois realmente a corrente só é cortada aí, mas o perigo é de se esperar tempo a mais sem querer e assim já perder um pouco de aquecimento. Seja como for, concluo que deve haver algo de mal no sistem de pré-aquecimento da nossa carrinha. Agora a parte difícil será saber o que é... Pois acontece que, para além daquilo q já disse antes (de as velas terem a resistencia certa e passarem no teste), cheguei a verificar vários outros aspectos:

o tempo de pré-aquecimento é correcto, coincide com aquilo q diz no haynes: com o motor totalmente frio (ou seja de manhã) as velas são alimentadas durante uns 5 segundos, depois é que é cortada a corrente, a não ser que se faça pegar o motor, nesse caso continuam a ser alimentadas durante 40 segundos, e só aí são desligadas. Verifiquei tb o relé que alimenta as velas, ele funciona correctamente. Os cabos que vão até ás velas tb estão bons. Só restam então três possibilidades:

--- as velas podem ser de um tipo errado ou de uma marca no-name (e portante não causar o aquecimento suficiente), pois é possível q o anterior dono as tenha mandado trocar, e já há mto q não foi á ford...

--- pode ser algum problema no circuito: as velas podem estar a receber corrente e/ou voltagem a menos... isso da voltagem parece-me que pode ser uma aposta: como já disse acima, eu medi e elas só recebem 10 V!
Mas isso tb pode ser perfeitamente normal, não sei... faltam me comparações...

:arrow: alguém que me queira fazer o favor de medir com um voltimetro a voltagem que alimenta as velas no carrinho dele? Seria óptimo para saber mais 8). Tem é de ter um motor Endura 1.8 (portanto não é os da nova geração) e não pode obviamente ter problemas de pré-aquecimento semelhantes aos aqui descritos lolol

P.S. e depois há mais uma cena mas q não tem mto a ver com pré-aquecimento, a não ser o facto de ser mto mais evidente quanto mais frio o motor pegar (sorry o testamento, mas é dificil de evitar lol):

sempre que por algum motivo o motor estiver irregular (que normalmente apenas acontece quando pegar a frio) ou em rotações demasiado baixas (portanto mudança errada ;)), há um ruido metálico, uma especie de "tack tacktack tatatack tack tatacktack etc" em paralelo ao ruido normal de funcionamento (caracteristico dos diesel, o "tickticktickticktick etc..." lol :D).
Isso não parece normal (pelo menos não me lembro de ter ouvido algum diesel a fazer isso até agora) e tb não parece ser do motor propriamente... aquilo desaparece quando o motor tiver em condições normais de funcionamento, ou seja, p.ex. após uns 20 segundos depois de ter pegado a frio. Penso que tenha a ver com o "movimento" do bloco do motor, ou seja, se treme mto (e faz isso logicamente quando tá frio), e isso levou-me a pensar que poderia ser talvez algum dos apoios do motor em mau estado, que me dizem? ou alguém tem ideias melhores? claro q assim sem tar a ouvir é dificil de dizer, mas até pode ser q alguem já tenha ouvido isso...

Offline Qui©o
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« Responder #18 em: 17 de Abril, 2006, 15:33:44 »
eu n disse que o truque dava resultado!?  :P
em relação à voltagem, eu até gostaria de te ajudar mas n tenho voltímetro.  :(
qto ao barulho.... estamos mal pq pelos teus tick tick tack tack n percebi nada. LOL acho que só lá vais se vires outro carro igual.

Offline ERST
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« Responder #19 em: 11 de Maio, 2006, 02:59:15 »
No meu escort TD ( tem velas novas) tb uso o truque de rodar a chave 3 vezes. Nunca me debrucei sobre o assunto, mas presumo que o problema esteja no rele das velas de incandescencia!

Offline eletricpenguin

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« Responder #20 em: 11 de Maio, 2006, 21:47:52 »
Então é assim: o carro teve ontem na oficina, e eles meteram 4 velas novas, originais. Substituiram tb os tubos de combustível dos injectores ou algo assim, pois o mecânico disse que um tava com aspecto de no futuro poder ficar com uma fuga. O resultado é que o motor pega um pouco melhor, treme menos e chega mais depressa ao ralentim estável. Mas olhem que não é mto melhor do que antes... eu tava com esperanças que o resultado fosse melhor...
Agora já não sei o que poderá ser, pelos vistos já não há mais nada... se calhar é mesmo feitio do carro lol
É que o relé não é, tá bom, pois até cheguei a tirá-lo do sitio e testá-lo. E além disso, aquela dúvida que eu tinha, de q as velas recebessem tensão a menos (como só medi 10V), pelos vistos é mesmo assim q deve ser: nas próprias velas tá indicado em letra mto pequena e q só se vê quando estão tiradas do sitio: 10V... ;)
Tempo a menos eles tb não aquecem, isto é, pelo menos comparando com os dados que tenho dos manuais... (neste caso do haynes para o fiesta, mas como é basicamente o mesmo bloco, os tempos de pré-aquecimento devem ser iguais ou pelo menos parecidos.). Ou seja, a não ser que por algum motivo as velas estivessem a receber corrente a menos (que não consigo medir pois não tenho nenhum amperímetro que suportasse 50A... :D), não tou a ver mais nada que possa fazer com que o pré-aquecimento não seja feito como deve ser. Chego portanto á conclusão que ele está a préaquecer correctamente e que este comportamento de pegar "á custo" (e volto a repetir que isso não tem nada a ver com o tempo q passa até o motor pegar, porque ele até pega mto bem, alías é quase logo; não, o "problema" é que fica é todo irregular e a tremer imenso e a deitar uma fumarada pelo escape...) é mesmo feitio do carro... :D
E a única coisa - para além de realmente se certificar de que o sistema de préaquecimento tá a funcionar - que se pode fazer para minimizar isso, é girar a chave 2 ou 3 vezes...
Portanto, cá para mim tá o assunto encerrado. Obg pelos comentários e dicas que deram.

Offline eletricpenguin

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« Responder #21 em: 20 de Outubro, 2006, 22:26:59 »
Bom, tinha eu dito: "assunto encerrado". Infelizmente parece já não ser bem assim... é que o meu pai e eu tamos com a forte impressão que a nossa carrinha escort cada vez tá a pegar pior... ainda mais agora que as temperaturas tão a baixar... pessoalmente tou convencido de que tem de haver algum problema no circuito das velas de pré-aquecimento, mas vá se lá tentar convencer disso o "meu" mecânico de confiança (não gosta mto da Ford e diz ser normal este motor ter dificuldade em pegar... :roll:)... e eu ainda não consegui detectar nenhuma anomalia... as únicas duas possibilidades que vejo são:
1. problema no circuito que faz com que as velas não recebam corrente suficiente (pois voltagem tem)
2. Bateria fraca, fazendo com que tanto as velas recebam menos corrente como o motor de arranque não rode tão bem

Só que nem uma nem outra eu consigo realmente confirmar... ainda vou ver se consigo arranjar prai uma outra bateria para testar, mas em relação ao circuito não sei o que fazer, já que não tenho amperimetro que vá até aos 50A :shock:

Vou continuar a tentar. Talvez ainda se experimente levar o carro a uma oficina de auto-electrica que tem cá na vila, e que já me foi recomendada...
Mas se alguém cá ainda tiver alguma ideia ou sugestão para além das já faladas aqui no tópico, era mto útil. O pessoal dos gasoils que se pronuncie :D
De notar que o carro tá agora com 117000kms, anda bem, gasta pouco e fez a revisão normal há pouco tempo. E que para pegar empregamos sempre o tal truque de rodar chave 2 vezes, e ele realmente costuma pegar quase logo (duas voltas do motor, prai), só que é "á bruta", até assusta lol... como já descrevi acima: treme bués, deita fumo, muito irregular, e ouve-se uns "tack, tack" para além da batida normal do diesel (esse ruido eu já ou ouvi noutros diesel quando pegam a frio, mas normalmente só naqueles que já tem mtos kms em cima...). Só passado 20 segundos é q começa a estabilizar e a suavizar no som e vibração, e desaparecem os tais "tack, tack". E este comportamente é que últimamente tem piorado, dai eu andar a escrever aqui este testamento...

O único "defeito" nítidamente visivel e conhecido q o carro tem(e só ainda não foi resolvida porque o mecanico ainda não conseguiu arranjar o tubo) é um tubinho algures perto da bomba injectora que tá um pouco rasgado e deita algumas gotas de óleo (não faço ideia de onde vem o óleo, mas enfim... :shock:). Mas isso não deve ter nada a ver com os problemas de arranque a frio, pois ele quando o compramos não tinha esse tubo rasgado e tava mto parecido. Acho q a unica coisa q esse tubinho defeituoso provoca é uns pequenos soluços em certos regimes.

P.S.: tive ainda uma ideia "maluca": será possível ter pifado recentemente uma ou mais das velas, assim sem mais nem menos, apesar de só terem prai 4 meses? tenho q verificar isso (medindo-as).

Offline Duffyzito
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« Responder #22 em: 20 de Outubro, 2006, 22:40:56 »
Epa isso ainda tem catalisador? O meu mk4 1.8D quando tinha o catalisador quando começou a ganhar km's também começou com essas vibrações e um barulho estranho quando se punha a trabalhar de manhã, depois de o tirar notei uma melhoria bastante grande. Aliás, deixou de fazer os barulhos e até a arrancar a frio melhorou bastante.

Offline eletricpenguin

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« Responder #23 em: 20 de Outubro, 2006, 22:52:56 »
Hmm, essa do catalizador é uma ideia interessante... pois tenho quase a certeza que cá ninguém se lembrou até agora de verificar se o catalizador tivesse nas couves... e não me admirava nada se um catalizador pifado pudesse causar problemas desses... embora tb me pareça lógico que tal devia afectar o andamento?? No teu caso afectou? É que a nossa escort puxa bem, não noto nada de anormal.

Wild_thing
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« Responder #24 em: 23 de Outubro, 2006, 14:32:34 »
no meu n posso dizer q ele pegue mal mas espero q quando lhe mudar as velas melhore, isto pq ja n mudo as velas, a pelo menos 40000km mas o mecanico nunca me falou q era normal os ford pegarem mal  :teamwork: