Garagem do Clube

Autor Tópico: DIY - Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS  (Lida 35409 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisinho
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 808
  • Feedback: +1/-0
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #25 em: 25 de Março, 2010, 12:28:22 »


Quase tres anitos ja mereçe...

Offline Ivo_1.1/F

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 985
  • Feedback: +1/-0
  • Ford puma "the wild one"
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #26 em: 25 de Março, 2010, 12:31:25 »
Ora então cá vai disto:

Com 3€ fazem a festa

Só precisam de um filtro (eu comprei um da Mahle, normalíssimo, no Státionmarché, mas qq casa de peças vos vende isso por +- 2€) e d 2 abraçadeiras.

Depois é só cortar no tubo de alimentação da bomba ao carb. uns 5 a 7 cm
 do tubo (conforme o comprimento do filtro que lá forem montar) e colocarem o filtro nesse espaço que cortaram e apertar com as abraçadeiras. Atenção ao sentido de fluxo do filtro, vem lá pintada uma seta que, lógicamente, indica o sentido do fluxo e tem de ficar a apontar para o carb.

ATENÇÃO QUE A GASOLINA É EXTREMAMENTE INFLAMÁVEL, como sabem, E PORTANTO ESTE É UM TRABALHO QUE DEVE SER FEITO COM O MOTOR FRIO E COM O CABO DO NEGATIVO DESLIGADO DA BATERIA, para jogar pelo seguro. Ter um extintor à mão tb não faz mal nenhum.
 
Aspecto geral, montagem do filtro no círculo verde



Um plano mais aproximado




Close-up do filtro






Pronto, agora já podem andar na reserva descansados pq já não há lixo que chegue ao carburador :D

ola, olha dsc la o offtopic mas onde foste desencantar esse filtro de ar da KN?

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #27 em: 25 de Março, 2010, 12:46:56 »
esse filtor está espectácular. como é que faço isso?.... ou compra-se em algum sitio? Já agora.. da para por um cónico num Fiesta 1.1? se sim, como? é que não vejo como um cónico vai ficar bem acima do carburador e por debaixo do Capot.

cumpriementos

Olá!

Presumo que estejas a falar do filtro de ar... é que o post é sobre o filtro de gasolina e o filtro de ar aparece por consequência :)

Esta instalação no meu carro já foi bastante discutida aqui:http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=5881.0;topicseen

Mas mesmo assim posso informar-te do seguinte:

Este foi comprado à Q&F, Lda, que na altura enviava à cobrança. Agora não sei mas é uma questão de confirmares. A referência da K&N é 56-9042 (http://www.knfilters.com/search/product.aspx?Prod=56-9042)
e podes contactar a Q&F em  http://www.qf-lda.pt/

Por curiosidade custou-me à volta de 70€ o filtro mais o kit de recondicionamento...

Quanto ao filtro cónico, não percebo muito bem o que é que ganhavas com isso relativamente a este (além da aparência de que poderias gostar mais) mas é relativamente fácil de engendrar maneira de montar um num mk3 de carburador. Basta mandares maquinar uma falange para acoplar um tubo ao carburador, tubo esse onde vais montar o filtro cónico...

Se quiseres posso mandar-te o desenho técnico de uma falange dessas que desenhei há uns anos (é que também já pensei nisso) para que possas encomendar a peça num torneiro.

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #28 em: 08 de Abril, 2010, 15:07:01 »
olá amigo Pedro.... e desde já obrigado pela disponibilidade.... pois sim, gostva que me enviasses por favor o desenho do qual falas para montar o cónico.... a verdade é que não tinha vindo por aqui ultimamente porque fui despedido (EXTINGUIRAM O MEU POSTO DE TRABALHO) e passei este tempo todo a lutar contra esses filhos da m....

bom.. aproveito para dizer que comprei um filtro desses de gasolina igual ao teu na Roady... achas que isso relamente se justifica?.. comprei o filtro porque custava apenas 1.40 ctm. e decidi compra-lo... ora bem em termos de prestações o que me podes dizer que esse filtro irá trazer ao meu fiesta (HSC 1.1 de 1992)... conta-me algo sobre isto por favor.... para ti será dificil falar sobre as prestações do filtro de gasolina, porque também tens instalado o de ar e talvez não saibas ver bem as vantagens... mas gostava que me desses a tua opinião na mesma... já agora.. es do Porto?

bem.. fico a aguardar os teus conselhos....


A título de informação tenho a dizer que ontem limpei as velas que tinha o carro.. sujas, sujas,muito sujas... o carro tinha problemas com o arranque a frio e hoje, como por arte de magia.... o gajo pegou à primeira e não foi abaixo.. urraaaahhhh.... faz bem fazer tu mesmo as coisas e obetr bons resultados....

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #29 em: 08 de Abril, 2010, 16:00:57 »
olá amigo Pedro.... e desde já obrigado pela disponibilidade.... pois sim, gostva que me enviasses por favor o desenho do qual falas para montar o cónico.... a verdade é que não tinha vindo por aqui ultimamente porque fui despedido (EXTINGUIRAM O MEU POSTO DE TRABALHO) e passei este tempo todo a lutar contra esses filhos da m....

bom.. aproveito para dizer que comprei um filtro desses de gasolina igual ao teu na Roady... achas que isso relamente se justifica?.. comprei o filtro porque custava apenas 1.40 ctm. e decidi compra-lo... ora bem em termos de prestações o que me podes dizer que esse filtro irá trazer ao meu fiesta (HSC 1.1 de 1992)... conta-me algo sobre isto por favor.... para ti será dificil falar sobre as prestações do filtro de gasolina, porque também tens instalado o de ar e talvez não saibas ver bem as vantagens... mas gostava que me desses a tua opinião na mesma... já agora.. es do Porto?

bem.. fico a aguardar os teus conselhos....


A título de informação tenho a dizer que ontem limpei as velas que tinha o carro.. sujas, sujas,muito sujas... o carro tinha problemas com o arranque a frio e hoje, como por arte de magia.... o gajo pegou à primeira e não foi abaixo.. urraaaahhhh.... faz bem fazer tu mesmo as coisas e obetr bons resultados....

Olá. Lamento essa tua situação ruim da extinção do posto de trabalho e cá ficam os meus comentários:

Primeiro, ao modificar ou melhorar alguma coisa nos meus carros (comprei há dois anos um Mitsubishi para fazer companhia ao Fiesta, que já está velhote quase com 300.000) o meu objectivo nunca é a melhoria cega da performance ou da estética, mas antes o de tentar melhorar qualquer coisa a nível de fiabilidade ou de economia mas sem nunca deixar que essas modificações influam negativamente na segurança ou na fiabilidade do carro...

Assim:

1- FILTRO DE GASOLINA- A inclusão de um filtro de gasolina não melhora em absolutamente nada a performance de um motor. Quando muito prejudica-a um pouco, por criar uma ligeira obstrução ao fluxo, mas não acredito que isso seja mensurável. No entanto, como saberás, o sistema de alimentação do Fiesta MK3 (motor HCS) não tem filtro "fino". Tem uma rede à saída do tanque e uma outra à saída da bomba e é só.
Como isso me parece gritantemente insuficiente decidi montar eu próprio um filtro desses universais baratuchos como tu compraste. Não noto melhorias, nem "piorias", mas fico no entanto mais descansado e seguro de que é menos provável de entupir o carburador e ter de moer a cabeça a limpá-lo, certo?

2- VELAS- Eu tenho por hábito trocar de velas a cada duas mudas de óleo, ou seja, a cada 10.000. Acho que o preço de um jogo de velas bom (que anda pelos 10 a 15€) não justifica sequer o trabalho de as limpar nem tão pouco as avarias e o consumo exagerado de combustível que provocam andar com elas sujas e velhas.
        NOTA: Da mesma forma também acho que a diferença de preço entre um óleo ordinário e um óleo comprovadamente bom não justifica os riscos que acarreta comprar-se óleo de marca branca, mas pronto. Sempre há malta que prefere poupar 5 euros num garrafão de óleo e depois andar por aí que nem palerma a acelerar de qualquer maneira e a gastar 20 vezes isso em gasolina mal gasta...Geralmente são os mesmo que vêm para aqui dizer que o óleo do Jumbo é igual a um Pennzoil e que as diferenças são mitológicas... Enfim...

3-DESENHO TÉCNICO: Mando-to logo à noite porque aqui não o tenho ok?

4-FILTRO DE AR: O meu intuito ao montar o filtro de ar K&N foi apenas um: Poupar. Poupar em gasolina e poupar em filtros descartáveis (houve uma altura da minha vida que fazia 40 a 50.000Km por ano com o Fiesta por isso podes ver que rapidamente amortizei os 70 e tal euros do filtro K&N).

Gostava de te dizer ainda mais um par de coisas sobre os fiestas MK3: São carros molengões, pachorrentos, com motores já na época antiquados e nem com o melhor filtro e escape do mundo vais conseguir fazer nada de fenomenal com eles, isto pelos padrões dos tunners... No entanto têm uma coisa extraordinária para quem quer um carro para se servir dele e estimá-lo(e não para servir o carro) e é por isso que só me desfaço do meu se tiver algum azar muito grande: Foram feitos para durar e serem fáceis e baratos de manter. Para mim foram os últimos carros de gama baixa a ser construídos assim, e já se começa a notar a fiabilidade destes fiestas quando se vai a um sucateiro e se vê a percentagem de MK3 que lá há a comparar com AXs, Unos, 205s, Fiestas MK4, etc...

Posso dizer-te ainda que estou bastante certo de que os cuidados que tenho tido com o meu carro têm sido adequados, até porque vai com 280 e tal mil Km (dos quais 240.000 fui eu que fiz) sem um soluço, sem nunca deixar de pegar à primeira e só tendo ficado "empanado uma vez" (com um rolamento partido).

Os meus critérios de manutenção tÊm sido desde sempre os seguintes:

1- ÓLEO E FILTRO: Castrol GTX (ou GTX3) a cada 5000Km
2- LÍQUIDO DO RADIADOR: Substituir anualmente
3- VALVOLINA: Ver nível anualmente
4- VELAS: Beru de 4 polos (UXK79) ou Motorcraft de origem a cada 10.000 ou 15.000Km
5- TRAVÕES: Conforme necessário
6- PNEUS: Conforme necessário
7- ÓLEO DE TRAVÕES: Substituir a cada 2 anos
8- FILTRO K&N: Recondicionar anualmente
9- CARBURADOR: Limpar anualmente
10- Limpeza geral anual A SECO ao motor e transmissão


Abraço

Pedro


Ah, não sou do Porto, sou de Alhandra (Vila Franca de Xira)

« Última modificação: 08 de Abril, 2010, 16:04:56 por pedro cabral »

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #30 em: 08 de Abril, 2010, 19:54:34 »
Grande resposta amigo pedro.. parabéns pelocuidado que das ao teu fiesta..

eu também sempre tento  dar o melhor tratamento ao carrinho.. em casa temos 3 carros.. um Honda Jazz (2003), um Opel Astra Caravam (2009) e dos três.. por muito, do que gosto mais é do fiesta. Por ele tentei aprender um bocadinho de mecânica simples para o ajudar a seguir em frente porque acredito que eles gostam mais de nós, com os nossos detalhes no seu tratamento, que os próprios mecânicos...

Uma vez fui à Roady e disse que mais nunca lá voltava... este carro nunca me deixou pendurado em sitio nenhum.. tem 18 anos com mais 202200, dos quais 17 na familia... quando veio para casa, apenas chegava aos 10 000 km. Para mim ele é a minha segunda mulher.... jejeje....

Bem, mais uma vez obrigado por todas as dicas aqui posteadas.. só mais uma coisa... eu também acho que já não se fazem carros como estes.. eles, cmo bem dizes, foram feitos para durar.. os de hoje são controlados por softwares e isso é uma gaita....

Ah! as velas não estavam em mal estado, estavam óptimas.. foi o mesmo mecânico que me disse que estavam muito boas e só precisava de as limpar.... ele, o mecanico, pos as novas motorcraft que já eu tinha comprado.. mas quando cheguei a casa tirei-as e pos as limpas e o carro está que nem te imaginas.. parece como quado saiu de fábrica....

acho que não vou por o filtro de gasolina..

um abraço
« Última modificação: 12 de Abril, 2010, 23:53:11 por rub73 »

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #31 em: 08 de Abril, 2010, 20:36:00 »
Grande resposta amigo pedro.. parabéns pelocuidado que das ao teu fiesta..

é também tento9 sempe de dar o mehlor ao carrinho.. em casa temos 3 carros.. um Honda Jazz (2003), um Opel Astra Caravam (2009) e dos três.. por muito, o que gosto mais é do fiesta. Por ele tentei aprender um bocadinho de mecânica simples para o ajudar a seguir em frente porque acredito que eles gostam mais de nós, com os nossos detalhes no seu tratamento, que os próprios mecânicos...

Uma vez fui à Roady e disse que mais nunca lá voltava... este carro nunca me deixou pendurado em sitio nenhum.. tem 18 anos com mais 202200, dos quais 17 na familia... quando veio para casa, apenas chegava aos 10 000 km. Para mim ele é a minha segunda mulher.... jejeje....

Bem, mais uma vez obrigado por todas as dicas aqui posteadas.. só mais uma coisa... eu também acho que já não se fazem carros como estes.. eles, cmo bem dizes, foram feitos para durar.. os de hoje são controlados por softwares e isso é uma gaita....

Ah! as velas não estavam em mal estado, estavam óptimas.. foi o mesmo mecânico que me disse que estavam muito boas e só precisava de as limpar.... ele, o mecanico, pos as novas motorcraft que já eu tinha comprado.. mas quando cheguei a casa tirei-as e pos as limpas e o carro está que nem te imaginas.. parece como quado saiu de fábrica....

acho que não vou por o filtro de gasolina..

um abraço


Pois, é assim mesmo. Quando estimados, estes carros estão num patamar muito alto de fiabilidade e num patamar muito barato de custo (de manutenção e combustível) por quilómetro. Um pormenor de que gosto particularmente é do facto de nem sequer terem distribuidor, que é um cancro de problemas nos carros mais antigos

Quanto aos conhecimentos de mecânica, pois, agora já não trabalho com a "mão na massa" mas já trabalhei como mecânico de manutenção industrial durante uns poucos de anos e os meus trabalhos têm sido sempre ligados de alguma forma à mecânica. Isso aliado ao facto de ser um curioso incorrigível e ao manual Haynes (que aconselho a toda a gente) fez com que felizmente o meu carro tivesse sido sempre mantido por mim....

Agora já está velhote e já vão pifando umas coisitas, elevadores dos vidros, fechaduras e outras tretas sem importância e uns pontinhos de ferrugem aqui e acolá. Mas felizmente que há os sucateiros e assim, em jeito de passatempo, lá o vou conseguindo manter operacional.

Quem me dera poder dizer o mesmo do Mitsubishi, cheio de fios e porcarias electrónicas por todo o lado que só servem para me fazer a vida num inferno. Até costumo dizer que se tivesse de me despachar de um carro hoje de certeza que não era do fiesta :)

Quanto ao desenho da falange do filtro, deixo-te um "render" 3D de que posso enviar o desenho técnico se estiveres mesmo interessado:








Mais, se não tiveres o manual Haynes e o quizeres manda-me um mail para pedro.mf.cabral@gmail.com que eu tenho uma coisa para ti...


Um abraço, e boa sorte para ti e o teu maquinão.

Pedro Cabral

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #32 em: 08 de Abril, 2010, 21:11:35 »
Olá outra vez Pedro... eu já tenho o manual de Haynes.. é aquilo que me tem ajudado muito nas pequenas coisas que tenho feito.. além de alguns DIY que tenho visto aqui...

mas se ainda tiveres outra coisa para me enviar (nao sei se era só o manual de haynes ao que fazias referência), posso sempre te enviar um email.

ah! já agora, penso dar uma lavadela ao carro este fim de semana, por isso, depois ponho uma fotografia aqui... vais ver que lindo está... até os meus estudantes dizem que está óptimo.. so quero que ele se veja tal e como saiu da fábrica.... a unica coisa que vou mudar é tirar as luzes amarelas aquelas que sempre teve...

+ 1 coisa..., obrigado pela simpatia do comentario sobre  a extinção do meu posto de trabalho na sociedade que trabalhava.. ainda bem que tambem dou aulas...

um abraço

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #33 em: 08 de Abril, 2010, 21:19:34 »
Olá outra vez Pedro... eu já tenho o manual de Haynes.. é aquilo que me tem ajudado muito nas pequenas coisas que tenho feito.. além de alguns DIY que tenho visto aqui...

mas se ainda tiveres outra coisa para me enviar (nao sei se era só o manual de haynes ao que fazias referência), posso sempre te enviar um email.

ah! já agora, penso dar uma lavadela ao carro este fim de semana, por isso, depois ponho uma fotografia aqui... vais ver que lindo está... até os meus estudantes dizem que está óptimo.. so quero que ele se veja tal e como saiu da fábrica.... a unica coisa que vou mudar é tirar as luzes amarelas aquelas que sempre teve...

+ 1 coisa..., obrigado pela simpatia do comentario sobre  a extinção do meu posto de trabalho na sociedade que trabalhava.. ainda bem que tambem dou aulas...

um abraço

Ah, então se já tens estás servido :) É que tenho uma versão em formato digital que podia enviar...

Quanto a fotos, agora que falas nisso, já há algum tempo que não tiro nenhumas ao meu, mas aqui fica a mais recente (nas férias deste ano nos Palheiros da Tocha), já com a ferrugem a atacar nas jantes e os parachoques todos baços...




Um abraço!

Pedro

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #34 em: 08 de Abril, 2010, 22:49:54 »
carro do aço!!!

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #35 em: 13 de Abril, 2010, 13:00:01 »
1- ÓLEO E FILTRO: Castrol GTX (ou GTX3) a cada 5000Km
2- LÍQUIDO DO RADIADOR: Substituir anualmente
3- VALVOLINA: Ver nível anualmente
4- VELAS: Beru de 4 polos (UXK79) ou Motorcraft de origem a cada 10.000 ou 15.000Km
5- TRAVÕES: Conforme necessário
6- PNEUS: Conforme necessário
7- ÓLEO DE TRAVÕES: Substituir a cada 2 anos
8- FILTRO K&N: Recondicionar anualmente
9- CARBURADOR: Limpar anualmente
10- Limpeza geral anual A SECO ao motor e transmissão


Olá Pedro, 1 vez +..

na verdade gostava de compreender estas coisas que marquei em amarelo e que tu fazes nos cuidados ao teu carro....

Poderias me dizer por favor o que é essa Valvolina e onde está? Essa de velas 4 polos BERUs é mesmo boa… não sabia que podíamos por 4 pólos nos nossos velhotes... já agora… diz-me se notaste alguma diferença com as motorcraft de 1 pólo... Não faço ideia se o meu carro alguma vez fez limpeza ao Carburador... Eu só estou a por aqueles aditivos Wynn’s para limpeza de carburador e velas há 1 mês e meio + ou -. Poderias me explicar como se faz a limpeza do carburador? Mas adivinho que deve ser uma coisa difícil para mim, pois ainda ando com problemas para tirar algo tão simples como é compartimento todo do filtro de ar para chegar ao parafuso do ralenti... mas não consigo, pois tenho medo de estragar  qualquer coisa...

Na verdade esse produto de Wynn’s é muito bom… ainda não usei os tais STP… mais para já o meu carro tem um som muito smooth, nem se sente o motor a trabalhar debaixo do capot… realmente está um espectáculo. No outro dia montei a minha mulher nele que há tempo não o conduzia, e nem podia acreditar… já ninguém me deixa para atrás numa auto-estrada…. Nestes dias vou medir quanto está a fazer dos 0 aos 100…. O gajo acelera e quando damos por ela estamos nos 140 km/h…. ah! E já não tenho problemas com as subidas medias que há por cá no norte de Portugal..

Olha.. 1 abraço e espero as tuas dicas…
« Última modificação: 16 de Maio, 2010, 10:55:38 por rub73 »

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #36 em: 13 de Abril, 2010, 13:38:21 »
1- ÓLEO E FILTRO: Castrol GTX (ou GTX3) a cada 5000Km
2- LÍQUIDO DO RADIADOR: Substituir anualmente
3- VALVOLINA: Ver nível anualmente
4- VELAS: Beru de 4 polos (UXK79) ou Motorcraft de origem a cada 10.000 ou 15.000Km
5- TRAVÕES: Conforme necessário
6- PNEUS: Conforme necessário
7- ÓLEO DE TRAVÕES: Substituir a cada 2 anos
8- FILTRO K&N: Recondicionar anualmente
9- CARBURADOR: Limpar anualmente
10- Limpeza geral anual A SECO ao motor e transmissão


Olá Pedro, 1 vez +..

na verdade gostava de compreender estas coisas que marquei a vermelho e que tu fazes nos cuidados ao teu carro....

Poderias me dizer por favor o que é essa Valvolina e onde está? Essa de velas 4 polos BERUs é mesmo boa… não sabia que podíamos por 4 pólos nos nossos velhotes... já agora… diz-me se notaste alguma diferença com as motorcraft de 1 pólo... Não faço ideia se o meu carro alguma vez fez limpeza ao Carburador... Eu só estou a por aqueles aditivos Wynn’s para limpeza de carburador e velas há 1 mês e meio + ou -. Poderias me explicar como se faz a limpeza do carburador? Mas adivinho que deve ser uma coisa difícil para mim, pois ainda ando com problemas para tirar algo tão simples como é compartimento todo do filtro de ar para chegar ao parafuso do ralenti... mas não consigo, pois tenho medo de estragar  qualquer coisa...

Na verdade esse produto de Wynn’s é muito bom… ainda não usei os tais STP… mais para já o meu carro tem um som muito smooth, nem se sente o motor a trabalhar debaixo do capot… realmente está um espectáculo. No outro dia montei a minha mulher nele que há tempo não o conduzia, e nem podia acreditar… já ninguém me deixa para atrás numa auto-estrada…. Nestes dias vou medir quanto está a fazer dos 0 aos 100…. O gajo acelera e quando damos por ela estamos nos 140 km/h…. ah! E já não tenho problemas com as subidas medias que há por cá no norte de Portugal..

Olha.. 1 abraço e espero as tuas dicas…


Olá

Então vou tentar ser claro:

3- VALVOLINA: Ver nível anualmente A "valvolina" é o nome que corriqueiramente se dá àquilo que na realidade se chama de óleo de engrenagens. Está para a caixa de velocidades como o óleo de motor está para o motor e embora não seja preciso substituí-la durante toda a vida útil do carro (a não ser que haja alguma avaria que a contamine, tipo um rolamento partido) convém verificar-se-lhe o nível de vez em quando.
A caixa tem dois bujões, um de purga e um de nível e a valvolina deve estar no mínimo 10mm abaixo do bujão de nível. Se quiseres posso postar aqui uma fotos e imagens que te ajudem mais mas só logo mais à noitinha.

O bujão de nível está do lado direito da caixa e abre-se com uma chave sextavada interior de 8.

4- VELAS: Beru de 4 polos (UXK79) Quanto à velas de 4 polos uso-as pela razão pura e simples de a direferença de preço não justificar, quanto a mim, andar a roer velas manhosas até ao osso. Ao fim de 10.000Km uma diferença de 5 euros não tem significado e assim, pelo menos, sei que tenho o material com a melhor qualidade possível montado no  meu carro. Quanto ao poder ou não utilizar-se estas velas posso dizer-te que já fiz bem uns 50.000Km com velas destas montadas e não tenho problemas nenhuns a reportar. Também não noto diferença de desempenho relativamente às da motorcraft mas, em teoria, as velas de 4 polos proporcionam uma queima mais completa e um rendimento óptimo durante mais tempo e é provável que ajudem no que toca ao acúmulo de carvão nas câmaras.

9- CARBURADOR: Limpar anualmente Quanto a este assunto o que faço aplicar-lhe com um spray da STP que existe para limpar carburadores (conforme as instruções da lata) e pouco mais. Nunca tive entupimentos graves e, como tal, nunca tive necessidade de desmontar o meu carburador, no entanto esse é um trabalho com algum nível de dificuldade e é preciso ter-se algum grau de confiança em trabalhos de mecânica antes de nos podermos pôr a desmontar um Weber TLDM, que é um carburador de 2 vias com algum nível de complexidade...
Por isso, se não está estragado, não tentes arranjar :)

PS- Já agora, para afinar o ralenti do MK3 com carb. TLDM não é preciso desmontar nada. Aliás, a Ford foi tão porreira que nem sequer é preciso uma chave! O ajustador é manual e situa-se aqui:

(letra J)



(seta verde)


Poderás no entanto querer afinar a velocidade do ralenti alto (quando tens o comando do ar fechado, ou "puxado") e aí o parafuso de ajuste está apontado pela seta preta na imagem acima.

Há ainda outra afinação passível de ser feita que é a da mistura ar-gasolina, mas não costuma desafinar-se sozinha por isso presumo que não tenhas de afiná-la.

10- Limpeza geral anual A SECO ao motor e transmissão

Esta é fácil. Em vez daquelas lavagens de agulheta que têm uma tendência bacana para dar cabo de motores quentes pego nuns paninhos e numa garrafa de petróleo e limpo o motor todo de alto a baixo. Não tem nada que saber :)


Ainda para terminar e voltando à vaca fria, aconselho toda a gente que queira deitar mãos à obra a reparar e/ou manter fiestas III que comprem um manual de oficina. O preço que custa fica pago logo com a primeira hora de mão de obra de oficina que pouparem, e sempre ficam a perceber um pouco mais da máquina que vos acarta para trás e para diante dia após dia sem nunca reclamar, a não ser quando se abusa dela...

Espero ter ajudado

Abraço

Cabral






« Última modificação: 13 de Abril, 2010, 13:41:06 por pedro cabral »

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #37 em: 13 de Abril, 2010, 16:35:34 »

Olá Pedro, 1 vez +..

na verdade gostava de compreender estas coisas que marquei a vermelho e que tu fazes nos cuidados ao teu carro....

Poderias me dizer por favor o que é essa Valvolina e onde está? Essa de velas 4 polos BERUs é mesmo boa… não sabia que podíamos por 4 pólos nos nossos velhotes... já agora… diz-me se notaste alguma diferença com as motorcraft de 1 pólo... Não faço ideia se o meu carro alguma vez fez limpeza ao Carburador... Eu só estou a por aqueles aditivos Wynn’s para limpeza de carburador e velas há 1 mês e meio + ou -. Poderias me explicar como se faz a limpeza do carburador? Mas adivinho que deve ser uma coisa difícil para mim, pois ainda ando com problemas para tirar algo tão simples como é compartimento todo do filtro de ar para chegar ao parafuso do ralenti... mas não consigo, pois tenho medo de estragar  qualquer coisa...

Na verdade esse produto de Wynn’s é muito bom… ainda não usei os tais STP… mais para já o meu carro tem um som muito smooth, nem se sente o motor a trabalhar debaixo do capot… realmente está um espectáculo. No outro dia montei a minha mulher nele que há tempo não o conduzia, e nem podia acreditar… já ninguém me deixa para atrás numa auto-estrada…. Nestes dias vou medir quanto está a fazer dos 0 aos 100…. O gajo acelera e quando damos por ela estamos nos 140 km/h…. ah! E já não tenho problemas com as subidas medias que há por cá no norte de Portugal..

Olha.. 1 abraço e espero as tuas dicas…

Desculpem não aguentei....... :D :D :D :D :D

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #38 em: 13 de Abril, 2010, 16:36:17 »

Olá Pedro, 1 vez +..

na verdade gostava de compreender estas coisas que marquei a vermelho e que tu fazes nos cuidados ao teu carro....

Poderias me dizer por favor o que é essa Valvolina e onde está? Essa de velas 4 polos BERUs é mesmo boa… não sabia que podíamos por 4 pólos nos nossos velhotes... já agora… diz-me se notaste alguma diferença com as motorcraft de 1 pólo... Não faço ideia se o meu carro alguma vez fez limpeza ao Carburador... Eu só estou a por aqueles aditivos Wynn’s para limpeza de carburador e velas há 1 mês e meio + ou -. Poderias me explicar como se faz a limpeza do carburador? Mas adivinho que deve ser uma coisa difícil para mim, pois ainda ando com problemas para tirar algo tão simples como é compartimento todo do filtro de ar para chegar ao parafuso do ralenti... mas não consigo, pois tenho medo de estragar  qualquer coisa...

Na verdade esse produto de Wynn’s é muito bom… ainda não usei os tais STP… mais para já o meu carro tem um som muito smooth, nem se sente o motor a trabalhar debaixo do capot… realmente está um espectáculo. No outro dia montei a minha mulher nele que há tempo não o conduzia, e nem podia acreditar… já ninguém me deixa para atrás numa auto-estrada…. Nestes dias vou medir quanto está a fazer dos 0 aos 100…. O gajo acelera e quando damos por ela estamos nos 140 km/h…. ah! E já não tenho problemas com as subidas medias que há por cá no norte de Portugal..

Olha.. 1 abraço e espero as tuas dicas…

Desculpem não aguentei....... :D :D :D :D :D
:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Nem tinha reparado :D

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #39 em: 13 de Abril, 2010, 18:34:16 »
obrigado Pedro.. grande explicação.. já agora onde compro o manual de oficina esse.... é na Ford.. ma Mcoutinho, etc.? + ou - quanto custa..?

sobre aquela frase que marcaram a vermelho... só quis dizer que tinha pedido à minha mulher para conduzir o carro pois já fazia um bom tempo que ela não se sentava ao volante dele..

depois de ler bem.. reparei que da para confusões...

+ 1 vez... obrigado Pedro..

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #40 em: 13 de Abril, 2010, 18:49:44 »
Desculpa.........O português é fod***....... :D :D :D :D :D :D

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #41 em: 13 de Abril, 2010, 19:08:37 »
obrigado Pedro.. grande explicação.. já agora onde compro o manual de oficina esse.... é na Ford.. ma Mcoutinho, etc.? + ou - quanto custa..?

sobre aquela frase que marcaram a vermelho... só quis dizer que tinha pedido à minha mulher para conduzir o carro pois já fazia um bom tempo que ela não se sentava ao volante dele..

depois de ler bem.. reparei que da para confusões...

+ 1 vez... obrigado Pedro..


Olá de novo

Bom, o meu nem me lembro quanto custou mas talvez tenham sido uns 30€...

Também fiz agora uma pesquisa no site Haynes (www.haynes.com) e não consigo encontrar lá o manual... Provavelmente descontinuaram-no, ou seja, quem os tem agarre-se a eles que são raros :) ... De qualquer maneira deixo-te aqui a capa do meu (é o código Haynes 1595) e um scan do pormenor dos bujões da caixa, conforme prometido:








PS- Na altura comprei o meu manual atrvés do portal NetClássicos http://www.netclassicos.com/, tenta através deles que pode ser que te safes ou então em inúmeras lojas de livros online que ainda o têm o livro em stock. A sério que vale a pena...

Senão eu tenho um manual para venda. Não é o da Haynes, para ser sincero nem se lhe compara em termos de pormenor e imagens, mas desenrasca muita coisa simples de manutenção, reparação e desempanagem... Passa pelos classificados que está lá e se estiveres interessado diz qq coisa...

Em alternativa podes tb descarregar da net em http://www.manualesdemecanica.com/ uma versão incompleta do manual haynes... Melhor que nada...

1 abraço e não tens nada que agradecer. Gosto sempre de ajudar!

Manda sempre...

Cabral
« Última modificação: 13 de Abril, 2010, 19:11:53 por pedro cabral »

Offline rub73
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 392
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta HCS 1.1 1992
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #42 em: 13 de Abril, 2010, 21:52:57 »
olá pedro,, obrigado pela disponibilidade.. o manual de haynes eu já tenho... é uma pena que não esteja em Português.... seria muito mais fácil.... mas percebo que ninguém o quera traduzir, porque além de poder vir a ser uma cagada de dinheiro traduzi-lo... os nossos fiestas já são muito velhos e não acho que a FORD ou outra pessoa quera pagar por essa taradução...

oi.. onde é que posso comprar as BERU? já estive a ver em não sei quantas lojas e nem nos centros espirituais aquilo aparece...

abraço

Offline pedro cabral

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 704
  • Feedback: +0/-0
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #43 em: 14 de Abril, 2010, 08:28:20 »
olá pedro,, obrigado pela disponibilidade.. o manual de haynes eu já tenho... é uma pena que não esteja em Português.... seria muito mais fácil.... mas percebo que ninguém o quera traduzir, porque além de poder vir a ser uma cagada de dinheiro traduzi-lo... os nossos fiestas já são muito velhos e não acho que a FORD ou outra pessoa quera pagar por essa taradução...

oi.. onde é que posso comprar as BERU? já estive a ver em não sei quantas lojas e nem nos centros espirituais aquilo aparece...

abraço

Então estás servido, reconheço no entanto que é preciso um certo domínio da língua Inglesa para se poder fazer bom uso desse manual...

Quanto à tradução, isso não deverá acontecer mesmo. É que não devem haver donos de Mk3 compradores de livros em língua portuguesa suficientes (mesmo contando com o brasil e os palop) para justificar uma tradução de Inglês técnico... Além do mais a Ford não deve apreciar muito a publicação destes livros... :)

Acerca das velas BERU:

Antes de mais peço-te que não consideres estas velas como o Santo Graal das velas de ignição. Há muitas outras marcas boas de velas por aí com versões de 4 polos disponíveis. Eu uso destas porque têm um preço +- decente e estão sempre disponíveis na casa de peças habitual. Poderás no entanto ter mais facilidade em encontrar Bosch, NGK, Denso, Champion, etc...

Ainda assim se quizeres mesmo as BERU:

Para o MK3 1.1 HCS deverás procurar a referência UXK79.

Por cá compro as minha numa casa de peças em Alverca chamada Cadimotor mas também já as vi no Station Marché do Carregado...

No entanto qualquer casa de peças boa poderá encomendá-las, se não as tiver já. É que a BERU não fabrica só velas mas também cabos de ignição, velas de incandescência para motores diesel, etc...


Um abraço

Cabral

hafonso
  • Visitante
Re:Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #44 em: 15 de Maio, 2010, 15:51:51 »
Pessoal, em relação ao filtro de ar que vêm aqui, arranjei um novinho em folha no EBAY por cerca de 25 euros.
Agora, só falta saber como o montar... :idiot2:

Offline nmartins3k
  • 45cv
  • Mensagens: 9
  • Feedback: +0/-0
Re: DIY - Montagem de FILTRO DE GASOLINA em MK3-HCS
« Responder #45 em: 09 de Novembro, 2014, 22:12:56 »
Ja tive vários ford e o mecanico sempre me disse que os ford gostam de velas Champion.
Verdade ou mito, o que é certo é que se eu meter bosch aguentam-se menos tempo.