Na minha maneira de ver, axo que houve uma confusao de designações e que perderam a coerencia, ora vejam se me faço entender.
Mk1 é igual ao Mk2, mas o 1º tem os piscas por baixo dos farois e o capot mais alto que o 2º. Ou seja, poucas alterações, mas designação nova, apesar de o chassis ser o mmo.
Mk3 é igual ao Mk3.5, mas o 2º foi reforçado estruturalmente e nos bancos, frisos diferentes, ligadores dos cintos na estrutura dos bancos, tablier igual, mas mais escuro. Pormenores. e manteve-se a serie 3. Este tb teve alterações de relevo, por exemplo o sistema de direcção do mondeo (pelo menos no Si e GT).
Depois começou a confusao. O mk4 é o mm que o Mk3, mas ainda mais reforçado a nível de chassis, etc, etc. Ora vejam a forma das portas, a moldura da mala (até dá para levar as luzes e tampa do Mk3 e vice-versa), mas com paineis mais arredondados e a este chamarm Mk4.
Depois pegaram no Mk4 e com novos parachoques e novas opticas frontais, novo capot, novos encostos de cabeça e pouco mais fizeram o Mk5. Se o Mk3 passou depois a Mk3.5, este devia ser o Mk4.5, mas se os primeiros foram Mk1 e Mk2, este devia ser Mk4 e não se devia utilizar as designações Mkx.5.
Agora No Mk6, tá bem feito, pq é um modelo totalmente novo. Mas Neste restiling, volta a confusão, pq se seguirmos um ponto de vista, será Mk6.5, mas pelo outro deveria ser Mk7.
Apesar de todas estras trocas e baldrocas, a designação correcta é MK6.5.