Fiesta Club Portugal

Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Diesel => Tópico iniciado por: snooker em 15 de Março, 2006, 15:45:17

Título: custa a pegar
Enviado por: snooker em 15 de Março, 2006, 15:45:17
boas ppl

sou novo no club e keria saber s m podiam ajudar!

tenho um fiesta mk3 1.8d e kd caiem uma dakelas geadas de manha custa a pegar.
a maioria das vezes tem de ser de enporrao.

agradecia k m ajudacem.

cumps
Título: custa a pegar
Enviado por: H_VioLa em 15 de Março, 2006, 17:45:06
Boas,

assim de repente, a possibilidade + provável é teres as velas de incandescencia no crl****... :roll:  :wink:

Abrs
Título: custa a pegar
Enviado por: buzzlightear em 15 de Março, 2006, 18:12:08
snooker ajuda-nos a conheçer-te e sff apresenta-te na seccção de Apresentações :)

cumps a tds
Título: Boas
Enviado por: JP em 15 de Março, 2006, 18:23:45
Voto nas velas incandescentes  :idea:  se não fizer efeito meteres velas novas... e não tiveres algum problema electrico q evite q tenhas corrente suficiente nas velas...tens falta de compressão no motor  :shock: mas se não notas falta de força no carro...posso afirmar quase de certeza q são as velas incandescentes :!:
Título: custa a pegar
Enviado por: snooker em 15 de Março, 2006, 21:10:08
pois mas eu ja modei velas ja fui com ele a varias oficinam e todos me dizem ke o mal dos fiestas.

mas como eu n m kero desfazer dele tou disposto a faser tudo para o arranjar.
nem k a solucao seja meter outro motor.
Título: custa a pegar
Enviado por: bug em 15 de Março, 2006, 22:53:51
O meu pega bem.

Se não for das velas podes ter falta de corrente nelas. :wink:
Título: custa a pegar
Enviado por: H_VioLa em 16 de Março, 2006, 18:26:13
mal dos FIESTAS... :oops: kem te disse isso deve ser algum "anti-Fiestas", essa tá boa....
Título: custa a pegar
Enviado por: snooker em 16 de Março, 2006, 22:10:01
Citação de: "HVIOLA"
mal dos FIESTAS... :oops: kem te disse isso deve ser algum "anti-Fiestas", essa tá boa....


tou de acordo ctg. mas e a pura verdade. fui o k m disseram 2 mec.

ja agora alguem m sabe diser como posso faser para aumentar a pressao do gasoleo??

para experimentar.

de resto ja testei tudo o k m disseram e continua igual!!


cumps a todos e obrigado pelas informaçoes!!
Título: custa a pegar
Enviado por: fiesta_94 em 16 de Março, 2006, 23:04:45
epa, vai ate ao "motores a diesel" e ta la um post c "mais debito na bomba" ou qq coisa assim... ve la k ate tens fotos e td...
Título: custa a pegar
Enviado por: Psk_666 em 17 de Março, 2006, 01:29:06
em relacao ao "problema das velas de incandescencia", nao estejas preocupado, pk segundo o q se tem visto por aki no forum isso é feitio do fiesta... em vez de rodares a chave, esperares e dps dares ignicao, repetes a operacao de rodar a chave pra aquecer as velas umas 2 ou 3 vezes e dps à 4 vez já dás ignicao e pega logo ;) pelo menos uns quantos users descreveram essa como a resolucao... até há aí um user que fez uma engenhoca qq pra prolongar o tempo q se dá corrente as velas para aquecerem mais ;)

abraços
Título: custa a pegar
Enviado por: Qui©o em 17 de Março, 2006, 14:34:38
Citação de: "HVIOLA"
mal dos FIESTAS... :oops: kem te disse isso deve ser algum "anti-Fiestas", essa tá boa....


Infelizmente é verdade.
Não é que tenha problemas, mas eu tb não moro na guarda (por ex).
Não é normal que tenha de ser posto a trabalhar de empurrão, mas a verdade é que os fiestas só pegam "à 2º ou 3ª volta do motor". (os mais antigos, motores endura, penso eu de que... :roll: )
Eu utilizo um truque que não tem nada que saber, se reparares, depois da luz da resistência apagar, vais ver que ouves um pequeno estalido e as outras luzes ficam mais fortes, foi aí que o relé parou de enviar corrente para as velas, então ai é que dás à chave e não logo a seguir ao apagar da luz.
Se aqueceres 2 vezes, e utilizares este pequeno truque tem de resultar, caso contrario há problema :!:
Outro conselho é carregares na embraiagem mas não no acelerador.  :wink:
Título: custa a pegar
Enviado por: H_VioLa em 17 de Março, 2006, 17:10:00
epá, se isso é assim, ter de rodar x vezes a ignição e ele pega bem, pode n ser defeito mas sim feitio... :P mas se é só a frio, é pk tem a ver kom o pré-akecimento do gasóleo, senão faria sempre...mesmo a quente, não :roll:  :? isso é ke é estranho....
Título: custa a pegar
Enviado por: bug em 17 de Março, 2006, 21:24:03
O meu pega sempre à primeira. :)

E tenho por hábito deixar apagar a luz e passados poucos segundos dou ao arranke. :wink:
Título: custa a pegar
Enviado por: Qui©o em 18 de Março, 2006, 11:02:16
Citação de: "HVIOLA"
epá, se isso é assim, ter de rodar x vezes a ignição e ele pega bem, pode n ser defeito mas sim feitio... :P mas se é só a frio, é pk tem a ver kom o pré-akecimento do gasóleo, senão faria sempre...mesmo a quente, não :roll:  :? isso é ke é estranho....


Se calhar é apenas diferença na qualidade das velas?!
Com certeza que deve haver mais que uma marca... É trocar por uma marca melhor.
Segundo sei a VW utiliza umas velas de incandescência de uma marca mto boa e CARA. Talvez por isso aqueçam tão rápido... sei lá.
Avaria não é. "é feitio" :roll:
Título: custa a pegar
Enviado por: snooker em 19 de Março, 2006, 22:45:33
Citação de: "Qui©o"
Citação de: "HVIOLA"
mal dos FIESTAS... :oops: kem te disse isso deve ser algum "anti-Fiestas", essa tá boa....


Eu utilizo um truque que não tem nada que saber, se reparares, depois da luz da resistência apagar, vais ver que ouves um pequeno estalido e as outras luzes ficam mais fortes, foi aí que o relé parou de enviar corrente para as velas, então ai é que dás à chave e não logo a seguir ao apagar da luz.
Se aqueceres 2 vezes, e utilizares este pequeno truque tem de resultar, caso contrario há problema :!:
Outro conselho é carregares na embraiagem mas não no acelerador.  :wink:


eu tbm fasso isso e o carro so pega(quando pega) la para a 3ou 4 vez.mas sao mais as vezes k so pega de enporrao do k as vezes k pega de igniçao.isto no inverno.pk no verao pega a primeira.

abraços a todos
Título: custa a pegar
Enviado por: snooker em 19 de Março, 2006, 23:03:19
Citação de: "Qui©o"
Citação de: "HVIOLA"
mal dos FIESTAS... :oops: kem te disse isso deve ser algum "anti-Fiestas", essa tá boa....


Eu utilizo um truque que não tem nada que saber, se reparares, depois da luz da resistência apagar, vais ver que ouves um pequeno estalido e as outras luzes ficam mais fortes, foi aí que o relé parou de enviar corrente para as velas, então ai é que dás à chave e não logo a seguir ao apagar da luz.
Se aqueceres 2 vezes, e utilizares este pequeno truque tem de resultar, caso contrario há problema :!:
Outro conselho é carregares na embraiagem mas não no acelerador.  :wink:


eu tbm fasso isso e o carro so pega(quando pega) la para a 3ou 4 vez.mas sao mais as vezes k so pega de enporrao do k as vezes k pega de igniçao.isto no inverno.pk no verao pega a primeira.

abraços a todos
Título: custa a pegar
Enviado por: eletricpenguin em 27 de Março, 2006, 23:57:17
Pois é, passei aqui por este tópico visto o meu pai me ter pedido para fazer umas pesquisas... é que ele comprou uma carrinha Ford Escort TD  (parece que fez um bom negócio, pois é de 2000 e só tem 100000kms.), que anda mto bem e não tem sintomas nem nada (portanto concluo que o motor não deve ter problemas), mas pega um pouco mal (a frio), tal como vocês tavam praqui a falar. Não que custasse mto a por o motor a trabalhar (geralmente pega após dois ou três segundos de tentar), mas sim ele começa muito irregular e parece que faz tremer o carro todo (e tb é mto mais barulhento do que quando quente) durante pelo menos uns 20 segundos, para depois rapidamente melhorar até ficar completamente estável e com um som perfeitamente normal. Além disso, ela deita uma nuvem de fumo bastante grande quando pega. Fomos a um mecânico nosso conhecido (de confiança) e ele pensou (lógicamente) que podia ser uma das velas de incandescência. Mas testou-as (aplicando um truque de ligação do fio á bateria para ver se faziam faísca), e disse q tavam boas. E tb disse que era normal os Fords pegarem um pouco mal a frio (sobretudo no caso dos motores de data de concepção mais antigos (como é o caso deste Endura-DE), mas cá para mim não me parece normal a dificuldade que o carro tem a pegar. (acho que o mecânico tb iria dizer isso se tivesse hipotese de ver isso, mas como obviamente o motor tá smp mais ou menos aquecido quando nos lá chegamos á oficina e assim pega bem... e como não podemos deixar o carro lá um dia parado ou algo assim só para efeitos de teste (pois os meus pais precisam dele), não dá para lhe mostrar...).

Agora, depois daquilo que li e ouvi, e depois de fazer umas medições, tirei umas conclusões:

1. As velas não podem estar estragadas (para além do q disse o mecânico, confirmei tb ao medir a resistência das mesmas, e era smp igual e perto de 0.2 ohms.)

2. Elas recebem corrente, mas não sei se será o suficiente?? É que fui medir e deu só 10V ???! Não era suposto ser 12? Ainda medi a bateria, pensando q talvez tivesse fraca, mas não, tava a dar 11.5 V mesmo durante o aquecimento...

3. Sendo assim, que é que acham? Será problema eléctrico (algum relé? ou algo assim a não fornecer o suficiente de corrente ás velas? Ou então a desligá-las antes de tempo) ?
Será que poderiam ser velas de pouca qualidade (talvez o dono anterior tenha tido que mandar trocar as velas por elas se terem estragado e meteram umas No-Name ?  ou chinesas? :D lol)?
Ou será que é feitio do carro? :?
Vou de qq maneira experimentar os truques por aqui falados (só fazer pegar o motor já um par de segundos depois da luz das velas se apagar, embora essa não me pareça mto lógica, pois aí as velas já deixaram de receber corrente, e como tal não irão outra vez arrefecer?? Ou então (e essa parece bem mais lógica) dar a volta á chave três vezes (para aquecerem mais) e só depois fazer pegar o motor). Depois vou relatar os resultados aqui.

Fico por aqui por agora, e a aguardar o vosso feedback, entretanto vou pesquisando mais e experimentando.

Abraços,
Elias.
Título: custa a pegar
Enviado por: eletricpenguin em 13 de Abril, 2006, 00:07:42
Ora bem, até agora ainda não houve aqui comentários nenhuns, mas n faz mal ;) , vou então acrescentar aquilo q entretanto fiquei a saber, e esperar que é desta que alguém tenha alguma ideia ou sugestão:

Fiz as tais experiências com os truques para dar maior aquecimento: rodar a chave duas ou três vezes, e esperar mais aquele segundozito após a luz se apagar, etc. Resultado: ajuda bastante. O motor pega bem melhor e é logo. Continua a deitar aquele nuvem de fumo (um pouco menos talvez), e continua instável nos primeiro 20 segundos, mas pelo que me disseram, isso nos motores ENDURA-DE da Ford não é defeito é feitio lol
Isso do segundo de espera após desligar a luz, tb tem lógica, pois realmente a corrente só é cortada aí, mas o perigo é de se esperar tempo a mais sem querer e assim já perder um pouco de aquecimento. Seja como for, concluo que deve haver algo de mal no sistem de pré-aquecimento da nossa carrinha. Agora a parte difícil será saber o que é... Pois acontece que, para além daquilo q já disse antes (de as velas terem a resistencia certa e passarem no teste), cheguei a verificar vários outros aspectos:

o tempo de pré-aquecimento é correcto, coincide com aquilo q diz no haynes: com o motor totalmente frio (ou seja de manhã) as velas são alimentadas durante uns 5 segundos, depois é que é cortada a corrente, a não ser que se faça pegar o motor, nesse caso continuam a ser alimentadas durante 40 segundos, e só aí são desligadas. Verifiquei tb o relé que alimenta as velas, ele funciona correctamente. Os cabos que vão até ás velas tb estão bons. Só restam então três possibilidades:

--- as velas podem ser de um tipo errado ou de uma marca no-name (e portante não causar o aquecimento suficiente), pois é possível q o anterior dono as tenha mandado trocar, e já há mto q não foi á ford...

--- pode ser algum problema no circuito: as velas podem estar a receber corrente e/ou voltagem a menos... isso da voltagem parece-me que pode ser uma aposta: como já disse acima, eu medi e elas só recebem 10 V!
Mas isso tb pode ser perfeitamente normal, não sei... faltam me comparações...

:arrow: alguém que me queira fazer o favor de medir com um voltimetro a voltagem que alimenta as velas no carrinho dele? Seria óptimo para saber mais 8). Tem é de ter um motor Endura 1.8 (portanto não é os da nova geração) e não pode obviamente ter problemas de pré-aquecimento semelhantes aos aqui descritos lolol

P.S. e depois há mais uma cena mas q não tem mto a ver com pré-aquecimento, a não ser o facto de ser mto mais evidente quanto mais frio o motor pegar (sorry o testamento, mas é dificil de evitar lol):

sempre que por algum motivo o motor estiver irregular (que normalmente apenas acontece quando pegar a frio) ou em rotações demasiado baixas (portanto mudança errada ;)), há um ruido metálico, uma especie de "tack tacktack tatatack tack tatacktack etc" em paralelo ao ruido normal de funcionamento (caracteristico dos diesel, o "tickticktickticktick etc..." lol :D).
Isso não parece normal (pelo menos não me lembro de ter ouvido algum diesel a fazer isso até agora) e tb não parece ser do motor propriamente... aquilo desaparece quando o motor tiver em condições normais de funcionamento, ou seja, p.ex. após uns 20 segundos depois de ter pegado a frio. Penso que tenha a ver com o "movimento" do bloco do motor, ou seja, se treme mto (e faz isso logicamente quando tá frio), e isso levou-me a pensar que poderia ser talvez algum dos apoios do motor em mau estado, que me dizem? ou alguém tem ideias melhores? claro q assim sem tar a ouvir é dificil de dizer, mas até pode ser q alguem já tenha ouvido isso...
Título: custa a pegar
Enviado por: Qui©o em 17 de Abril, 2006, 15:33:44
eu n disse que o truque dava resultado!?  :P
em relação à voltagem, eu até gostaria de te ajudar mas n tenho voltímetro.  :(
qto ao barulho.... estamos mal pq pelos teus tick tick tack tack n percebi nada. LOL acho que só lá vais se vires outro carro igual.
Título: custa a pegar
Enviado por: ERST em 11 de Maio, 2006, 02:59:15
No meu escort TD ( tem velas novas) tb uso o truque de rodar a chave 3 vezes. Nunca me debrucei sobre o assunto, mas presumo que o problema esteja no rele das velas de incandescencia!
Título: custa a pegar
Enviado por: eletricpenguin em 11 de Maio, 2006, 21:47:52
Então é assim: o carro teve ontem na oficina, e eles meteram 4 velas novas, originais. Substituiram tb os tubos de combustível dos injectores ou algo assim, pois o mecânico disse que um tava com aspecto de no futuro poder ficar com uma fuga. O resultado é que o motor pega um pouco melhor, treme menos e chega mais depressa ao ralentim estável. Mas olhem que não é mto melhor do que antes... eu tava com esperanças que o resultado fosse melhor...
Agora já não sei o que poderá ser, pelos vistos já não há mais nada... se calhar é mesmo feitio do carro lol
É que o relé não é, tá bom, pois até cheguei a tirá-lo do sitio e testá-lo. E além disso, aquela dúvida que eu tinha, de q as velas recebessem tensão a menos (como só medi 10V), pelos vistos é mesmo assim q deve ser: nas próprias velas tá indicado em letra mto pequena e q só se vê quando estão tiradas do sitio: 10V... ;)
Tempo a menos eles tb não aquecem, isto é, pelo menos comparando com os dados que tenho dos manuais... (neste caso do haynes para o fiesta, mas como é basicamente o mesmo bloco, os tempos de pré-aquecimento devem ser iguais ou pelo menos parecidos.). Ou seja, a não ser que por algum motivo as velas estivessem a receber corrente a menos (que não consigo medir pois não tenho nenhum amperímetro que suportasse 50A... :D), não tou a ver mais nada que possa fazer com que o pré-aquecimento não seja feito como deve ser. Chego portanto á conclusão que ele está a préaquecer correctamente e que este comportamento de pegar "á custo" (e volto a repetir que isso não tem nada a ver com o tempo q passa até o motor pegar, porque ele até pega mto bem, alías é quase logo; não, o "problema" é que fica é todo irregular e a tremer imenso e a deitar uma fumarada pelo escape...) é mesmo feitio do carro... :D
E a única coisa - para além de realmente se certificar de que o sistema de préaquecimento tá a funcionar - que se pode fazer para minimizar isso, é girar a chave 2 ou 3 vezes...
Portanto, cá para mim tá o assunto encerrado. Obg pelos comentários e dicas que deram.
Título: custa a pegar
Enviado por: eletricpenguin em 20 de Outubro, 2006, 22:26:59
Bom, tinha eu dito: "assunto encerrado". Infelizmente parece já não ser bem assim... é que o meu pai e eu tamos com a forte impressão que a nossa carrinha escort cada vez tá a pegar pior... ainda mais agora que as temperaturas tão a baixar... pessoalmente tou convencido de que tem de haver algum problema no circuito das velas de pré-aquecimento, mas vá se lá tentar convencer disso o "meu" mecânico de confiança (não gosta mto da Ford e diz ser normal este motor ter dificuldade em pegar... :roll:)... e eu ainda não consegui detectar nenhuma anomalia... as únicas duas possibilidades que vejo são:
1. problema no circuito que faz com que as velas não recebam corrente suficiente (pois voltagem tem)
2. Bateria fraca, fazendo com que tanto as velas recebam menos corrente como o motor de arranque não rode tão bem

Só que nem uma nem outra eu consigo realmente confirmar... ainda vou ver se consigo arranjar prai uma outra bateria para testar, mas em relação ao circuito não sei o que fazer, já que não tenho amperimetro que vá até aos 50A :shock:

Vou continuar a tentar. Talvez ainda se experimente levar o carro a uma oficina de auto-electrica que tem cá na vila, e que já me foi recomendada...
Mas se alguém cá ainda tiver alguma ideia ou sugestão para além das já faladas aqui no tópico, era mto útil. O pessoal dos gasoils que se pronuncie :D
De notar que o carro tá agora com 117000kms, anda bem, gasta pouco e fez a revisão normal há pouco tempo. E que para pegar empregamos sempre o tal truque de rodar chave 2 vezes, e ele realmente costuma pegar quase logo (duas voltas do motor, prai), só que é "á bruta", até assusta lol... como já descrevi acima: treme bués, deita fumo, muito irregular, e ouve-se uns "tack, tack" para além da batida normal do diesel (esse ruido eu já ou ouvi noutros diesel quando pegam a frio, mas normalmente só naqueles que já tem mtos kms em cima...). Só passado 20 segundos é q começa a estabilizar e a suavizar no som e vibração, e desaparecem os tais "tack, tack". E este comportamente é que últimamente tem piorado, dai eu andar a escrever aqui este testamento...

O único "defeito" nítidamente visivel e conhecido q o carro tem(e só ainda não foi resolvida porque o mecanico ainda não conseguiu arranjar o tubo) é um tubinho algures perto da bomba injectora que tá um pouco rasgado e deita algumas gotas de óleo (não faço ideia de onde vem o óleo, mas enfim... :shock:). Mas isso não deve ter nada a ver com os problemas de arranque a frio, pois ele quando o compramos não tinha esse tubo rasgado e tava mto parecido. Acho q a unica coisa q esse tubinho defeituoso provoca é uns pequenos soluços em certos regimes.

P.S.: tive ainda uma ideia "maluca": será possível ter pifado recentemente uma ou mais das velas, assim sem mais nem menos, apesar de só terem prai 4 meses? tenho q verificar isso (medindo-as).
Título: custa a pegar
Enviado por: Duffyzito em 20 de Outubro, 2006, 22:40:56
Epa isso ainda tem catalisador? O meu mk4 1.8D quando tinha o catalisador quando começou a ganhar km's também começou com essas vibrações e um barulho estranho quando se punha a trabalhar de manhã, depois de o tirar notei uma melhoria bastante grande. Aliás, deixou de fazer os barulhos e até a arrancar a frio melhorou bastante.
Título: custa a pegar
Enviado por: eletricpenguin em 20 de Outubro, 2006, 22:52:56
Hmm, essa do catalizador é uma ideia interessante... pois tenho quase a certeza que cá ninguém se lembrou até agora de verificar se o catalizador tivesse nas couves... e não me admirava nada se um catalizador pifado pudesse causar problemas desses... embora tb me pareça lógico que tal devia afectar o andamento?? No teu caso afectou? É que a nossa escort puxa bem, não noto nada de anormal.
Título: custa a pegar
Enviado por: Wild_thing em 23 de Outubro, 2006, 14:32:34
no meu n posso dizer q ele pegue mal mas espero q quando lhe mudar as velas melhore, isto pq ja n mudo as velas, a pelo menos 40000km mas o mecanico nunca me falou q era normal os ford pegarem mal  :teamwork:
Título: custa a pegar
Enviado por: Rocky em 23 de Outubro, 2006, 22:29:49
Citação de: "Wild_thing"
no meu n posso dizer q ele pegue mal mas espero q quando lhe mudar as velas melhore, isto pq ja n mudo as velas, a pelo menos 40000km mas o mecanico nunca me falou q era normal os ford pegarem mal  :teamwork:


o k eu ouvi sempre dizer.. e k motor ford a pegar... o motor de arranque da sempre uma ou duas voltas.. ou seja demora mais a pegar k outros motores.. alguem confirma?? :D
Título: custa a pegar
Enviado por: max em 24 de Outubro, 2006, 00:23:23
boas pessoal
por falar em pegar mal posso dizer que tenho um 1.8 boss turbo de 97 e o meu pai um 1.8 d de 98 e os dois pegam mal a frio so depois de aquecer o motor e que pegam logo a primeira eu por acaso no meu mudei as velas pus uma valvula por causa do gasoleo nao fazer retorno e fico igual deste entao deixei ficar e nunca me deixo em lado nenhum so custa a pegar a frio de resto impec.e sempre ouvi dizer que os fiestas a gasoleo pegam mal a frio se e verdade o nao nao sei.
cumps
Título: custa a pegar
Enviado por: Mustek_MK3 em 24 de Outubro, 2006, 12:47:41
xega o inverno é todos os diesels a keixarem-se do mesmo  :D
Título: custa a pegar
Enviado por: H_VioLa em 24 de Outubro, 2006, 13:54:23
:lol:,,,ai, ai...estes fumarentos e o frio,,, :D  :D

GASOLINA é ke é :twisted:  :twisted:
Título: custa a pegar
Enviado por: Duffyzito em 24 de Outubro, 2006, 16:37:09
Citação de: "electricpenguin"
Hmm, essa do catalizador é uma ideia interessante... pois tenho quase a certeza que cá ninguém se lembrou até agora de verificar se o catalizador tivesse nas couves... e não me admirava nada se um catalizador pifado pudesse causar problemas desses... embora tb me pareça lógico que tal devia afectar o andamento?? No teu caso afectou? É que a nossa escort puxa bem, não noto nada de anormal.


Sim, o meu quando pifou notou-se no andamento, não puxava nada, mas que notei melhoria também a pegar de manhã isso notei :)
Título: custa a pegar
Enviado por: devil_fox em 27 de Outubro, 2006, 20:54:00
rocky o meu qd o comprei tb custava a pegar mas dps comprei umas resistências da beru e notei logo melhoria,mas tb só para ai á segunda volta é q pega,mas tirando isso foi a melhor coisa q fiz foi ter comprado este carro,abraços.
Título: custa a pegar
Enviado por: Rocky em 27 de Outubro, 2006, 21:45:15
Citação de: "devil_fox"
rocky o meu qd o comprei tb custava a pegar mas dps comprei umas resistências da beru e notei logo melhoria,mas tb só para ai á segunda volta é q pega,mas tirando isso foi a melhor coisa q fiz foi ter comprado este carro,abraços.


Fiesta e maquinao!! :D  :D  :D
Título: custa a pegar
Enviado por: eletricpenguin em 29 de Outubro, 2006, 22:48:44
Ou seja, após o q foi falado aqui, devo presumir que no caso do nosso escort seja mesmo feitio e não um problema? pois não me parece mto diferente do q vocês descrevem... e tb ainda no outro dia vi um fiat punto td de 98 a pegar a frio e tb não achei lá mto suave, não... além disso uma fumarada! :shock: portanto, acho q não é só os ford... se calhar eu é q até hj os poucos gasoils q conheci eram dos poucos q pegam smp bem??
enfim, a única coisa q me preocupa assim um cadinho é mesmo aquele ruído "tack tack" logo depois de pegar, e q lá fica +- meio minuto, até aquecer um pouco, só ai é q passa...
Título: custa a pegar
Enviado por: devil_fox em 29 de Outubro, 2006, 23:13:37
boas,electricpenguino o meu carro veio ontem do mecanico pq esteve a montar a ditribuiçao e a embraiagem e eu aproveitei e mudei logo o filtro do gasoleo,oleo e ar e olha q notei bastante diferença qd o meto a trabalhar de manhã,outra coisa q ainda vou fazer é mudar o relé das resistências para ver se fica melhor,se nao fizer diferença vou tentar meter umas resistências mais fortes,cumps...
Título: custa a pegar
Enviado por: eletricpenguin em 29 de Outubro, 2006, 23:30:45
filtro de gasóleo? hmm, tenha q ver essa... pois não sei quando foi mudado da ultima vez... já o óleo tá novo, e o filtro de ar tb não tá assim mto mal (embora tb não fazia mal mudá-lo, já deve ter alguma idade). Quanto ao relé e as resistencias, o relé eu fui desmontar, abri-lo e fui testá-lo com um multimetro e num transformador de 12v, e ele funcionava perfeitamente. As resistencias (ou velas de incandescencia como quem diz), como já disse, foram mudadas recentemente (se não me engano com umas originais da ford), mas são o modelo standard de 10v, agora pergunto eu: mais fortes? isso existe? se disserem: melhores, ai sim, isso há (p.ex. podiam lá ter velas de linha branca baratinha e se meterem velas originais motorcraft é capaz de ter melhoria), agora mais fortes? o circuito não irá ter problemas de lidar com isso? sabem, o q eu já pensei foi: arranjar maneira de prolongar o tempo durante o qual as velas são ligadas depois de rodar a chave... é q assim evitava se essa manobra do rodar a chave duas vezes... só q não sei se dá, pois pode não ser coisa simples, pode ser uma função q seja controlada directamente pela centralina e ai não se pode fazer nada... agora, se fosse algum circuitozinho simples do genero temporizador, ai sim, podia se modificar aquilo... tenho q me por a investigar quando tiver tempo (o q é raro lol)...[/b]
Título: custa a pegar
Enviado por: devil_fox em 30 de Outubro, 2006, 00:11:16
epá eu nao sei se existem ou nao mas se existirem eu qd meter digo qlqr coisa,por enquanto vai ficar assim pq só nesta revisao q fiz deixei lá 400€,cumps...
Título: custa a pegar
Enviado por: orbis em 19 de Novembro, 2006, 22:35:34
O meu fiesta 1.8D de 93 também a frio pega mal quer seja verão quer seja inverno. É normal estar 5 ou mais segundos a dar à chave de ignição até pegar, mas pega sempre à primeira. Quando substituo as velas fica melhor (pouco) durante 1 a 2 meses.
Toda a gente me diz que estes carros são assim.
Título: custa a pegar
Enviado por: Lyp em 19 de Novembro, 2006, 23:18:29
De facto é feitio do motor, e não defeito. Quando tinha a minha mk3 1.8d era a mesma coisa, e quando perguntava a pessoas com o mesmo carro/motor todas diziam o mesmo... O actual dono da minha carrinha continua com o mm problema. Aqui há tempos adiantou um pouco a bomba, e melhorou bastante... Mas os consumos e o fumo aumentaram...
Isto no inverno, pq veio o verão e colocou a bomba na primeira forma e  colocou um tubo para evitar o retorno do gasóleo ( acho que um user daqui tb fz isso ). Parece que melhorou, mas com a bomba adiantada tava melhor... Nada a fazer, além de rodar a chave aí umas três vezitas, e esperar pelo estalinho :)
Título: custa a pegar
Enviado por: rei do alcool em 15 de Dezembro, 2006, 22:14:57
ve o rele k esta aparafuzado na torre eskerda do amortecedor da frente e o rele de akecimento das velas deve tar na sucata comprar um novo k fika logo outra coisa...
k se e problema na iguicao e isso,,, ( verificas ligando um fio directo do positivo da bateria a 1 vela deixas fikar ai 15s e depois das a chave) se pegar e isso,,,

2 hipotesse rele verde k esta por traz da caixa de fuziveis na posiçao V
k regula a corrente k vai por motor de arranke ( pode nao estar a rodar com a devida intencidade)

3 e foi o k acontecia com o meu os tubos do gasolio inda devem de ser os de origem ou seja tipo nilon depois de uns kuantos anos eles começao a deixar passa ar e o carro kd esta parado faz retorno do gasolio para o depoisto e depois nao pega,,,, e facil verificair isto se deixares o carro a descer onde o desnivel entre o motor e o deposito seja grande trocando por miudos deixa o numa descida onde a trazeira esteja bem alta...

se ele pegar bem nem k seja por uns instantes e depois va abaixo e isso
tens k trocar todas as unioes do tubo de gasolio k sao em nilon ate la atras a bomba aconselho tb a colocar uma valvula de antiretorno de gasolio custa 5euros e ja nao deixa o gasolio passar para traz

em principio com isto resolves o problema
no meu ja aconteceu tudo isto agr anda a pegar lindamente

abraços
Título: custa a pegar
Enviado por: fiestabomb em 02 de Janeiro, 2007, 23:19:46
olha por experiencia propri eu posso dizer k no minha carrinha kuando isso akonteceu  foi cansaço  :oops: do motor resolveu signifikativamente foi lhe meter umas velas novas e aumentar a amperagem da bateria!!!!
agora k reparei o motor todo nao tenbho esse problema nao sei se sera o mesmo mas pronto fika aki uma dika!!!
   


    abraços
Título: Re: custa a pegar
Enviado por: Tiff_Needle em 27 de Janeiro, 2007, 01:57:17
pois é pessoal, tenho estado atento ao tópico uma vez q tenho tido o mesmo problema!

Possuo um 1.8D Boss mk4 de 97 comercial e o sacana esta semana andou nisso!

O egraçado é que ja fiz muitos milhares de kilo kilometros (hehe) e nunca mas nunca tive tais problemas. Nem no Inverno passado nem na Serra da Estrela nem nas aturias nem em lado nenhum! Aliás sempre me gabei de ter um 18 endura-DE q semnpre pegou à primeira.

O gajo lixou-me, tb desconfiei das velas... fazia o tal truque e tal de quecer as velas varias vezes para o gasiol ir ja quentinho e ajudava mas mesmo assim ligava sempre de uma forma estranha, parecia que arrancava com pouco débito na bomba e engasgava um pouco e fazia uma fumassa doida (coisa q n fazia dantes). Entretanto troquei as velas por umas novas da Bosh (caras cmo a m*rd*) e não é q o sacana continua a fazer o mesmo!

Entretento com tanats vezes a arrancar o motor e velas a aquecerem a bateria foi-se.

Carreguei a bateria e ela ficou impec. Mas o sacana continua a pegar mal!

Mas agora é q vem o mais engraçado de tudo q n tem graça. esta mesma semana aconteceu uma coisa fenomenal várias vezes mas só quando está frio. Desligava a chave da ignição e o sacana continuou a trabalhar por vários segundos!

Ja me tinha acontecido uma vez qd tinha trocado o filtro do gasoleo mas na altura pensei... gasoleo que  ficou lá a mais!

Ja pensei se não será da valvula de corte de gásoleo na bomba injectora. Electrico não é pk ja fiz vários testes e o gajo corta a alimentação electrica à valvula mas daí à valvula realmente cortar o gasoleo é outra questão. É claro q podia meter o carro no diagnostico mas n me apetecia tar a pagar para um gajo meter o carro na mákina.

Resta saber se os dois problemas estão ligados! Pk assim cmo a valvula pode n estar a cortar o gasoleo, tb pode n estar a abrir e a meter o débito necessário para o arranque do motor.

Falei com o meu mecanico e amanhã vamos ver se a correia de distribuição não saltou um dente o que poderia alterar por completo a finação e o balanço correcto do timing belt e daí o motor custar a pegar. Bamos ber... amanhã posto mais novidades!

Pelo menos ja eliminei vários factores...

Amanhã vou ver se elimino mais um factor ou se elimino mesmo o problema!

Caso contrario penso que so me pode restar dois problemas.

1 - a valvula de corte de gasoleo na bomba

2- uma admissão de ar obstruida na bomba mas n me parece senao o carro deveria ter um trabalhar irregular, penso eu de que!

Agora essa do catalizador é que nunca pensei nela!

Espero resolver isto depressa e sem gastar muitos euros.

O carro arrancou sempre à primeira e isto está-me a deixar aborrecido. Já para não falar q ainda fico pendurado e chego atrasado ao trabalho!
Título: Re: custa a pegar
Enviado por: littlebosstd em 29 de Janeiro, 2007, 19:34:46
Q cena estranha, mas só poderá ser da bomba injectora...
Se leres no manual a ford para estes motores "dá" 30 sec para ligarem e recomenda um toque no acelerador.
O meu demanha dou 3 aquecidelas e lá vai disso, durante o dia é à primeira mas demora smp 5/7sec
Ve lá isso, espero q se resolva...
Título: Re: custa a pegar
Enviado por: PedroCN em 29 de Janeiro, 2007, 20:27:43
a minha carroça BosS  :D a semana passada deu-lhe para pegar mal... ui, foi de um momento para o outro. parecia uma batoneira ehhehe akela cena pegou mas a algum custo. bem... levei ao mau mecânico (meu pai)  :D e era so uma velita estragada. hehe menos mal

Sobretudo nestes dias de frio, aqueço duas vezes as velas antes de por a trabalhar. Não me tem dado problemas de maior nesse aspecto.
Título: Re: custa a pegar
Enviado por: Tiff_Needle em 30 de Janeiro, 2007, 19:23:23
bem.... fui à garagem e a correia está o.k. !

Já sei de onde é!

É a válvula de corte de gásoleo que quando está muito frio encrava e não abre bem e se de seguida desligar a chave não fecha logo pk prende. O carro vao amanhã a uns especialistas de carros a Zagoil para tratar disso e rever a bomba injectora para ver se está tudo ok.

Nestas coisas prefiro não deixar o carro em mão alheias e assim sempre tenho garantia do trabalho efectuado.

Depois posto novidades!

Cheers,

TIFF
Título: Re: custa a pegar
Enviado por: Tiff_Needle em 31 de Janeiro, 2007, 18:54:37
Pois é levou um solenoid novo e está fino!

foram 85 euros à vida mas está a trabalhar!

Mas qq das formas gostava de saber que curcuito foi esse que o outro fez para regular o tempo de aquecimento das velas.

É um esquema muito nice... assim sempre se pode poupar as velas no verão e usá-las bem no inverno daqueles dias lixados de frio itenso.
Título: Re: custa a pegar
Enviado por: jocas em 09 de Fevereiro, 2007, 23:17:52
Pois o meu ja tem 280 mil km e desde novo sempre teve dificuldades a pegar com o tempo frio.
o que faço pra nao esforçar a bateria é,assim que a luz apaga,dou a chave por 3 ou 4 segundos
e depois volto atras e deixo aquecer outra vez e pega logo.
resulta melhor do q insistir ate pegar.
ja uma vez queimou uma vela e alem de custar muito mais a pegar ficou a 3 cilindros ate aquecer
com as velas boas assim q da a primeira explosao fica logo a trabalhar regular,apenas acelerado.
tb noto muita diferença com o estado da bateria,se for nova pega logo á primeira e o motor de arranque roda depressa.
se a bateria tiver um ano ou mais o motor de arranque roda mais devagar.
ja vi em modelos mais recentes um sistema no filtro de gasoleo pra aquecer o gasoleo acho que ligado ao rale das velas
Título: Re: custa a pegar
Enviado por: kongas em 12 de Fevereiro, 2007, 01:14:59
Ola pessoal,

eu so agora entrei no forum, mas a minha historia com o pegar do meu branquinho, já vai longa,no fim de velas, baterias por desistir, e mais velas e mais baterias, aprendi a seguinte lição:

Não percam tempo a resolver o assunto. quando o gajo não pegar a 2ª ou 3ª, tentem a 4ª, so se liga quando as luzes ficam mais fortes é qd o rale deixa de mandar corrente, e convem ser logo. se notarem que ta a custar pegar mais, vao mudar as velas, de preferencia umas boas, normalmente a as boas são caras ;), assim nunca gastam as baterias e duram muito mais, e o tempo que perdem a tentar mudar uma coisa da personalidade dos fiestas, podem aproveitar para passear mais um bocadito!

:)

Abraço
Título: Re: custa a pegar
Enviado por: baustheone em 14 de Fevereiro, 2007, 14:08:44
Boas
O meu fumarento tambem demora um pouco a pegar de manhã, 5/7 seg ou então tento á primeira e não insisto e quando dou-lhe a segunda rodada na chave pega logo, ultimamente ele tá melhorzinho O0 mas ao inicio custava um pouco
E é sempre a andar  :)
Título: Re: custa a pegar
Enviado por: ca 18d em 01 de Março, 2007, 21:17:10
ta visto k é mesmo feitio :D
o meu ainda agora a dias tirei os injectores foram limpos meti-lhe uma anilha para criar mais pressao,levou os tubos todos novos,e akele tubo de alimentacao k tem uma valvula ao meio teve k ser comprada na ford.meti-lhe 2 velas novas,bateria,e o fumarento continua a custar a pegar. :'( mas ja esta melhor do k estava ;)
mas ainda me falta rever um tubo k é o k vai ao deposito,por baixo do carro...
é k o problema do meu fumarento é k o gasolio recolhe.isso é k me ta a passar dos carretes.