Fiesta Club Portugal
Tutoriais => Outros Tutoriais => Tópico iniciado por: pauloalex em 29 de Outubro, 2008, 22:30:20
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Ao pesquisar na net encontrei isto. acho bastante util para quem queira mudar por si mesmo o filtro do habitaculo.
tempo aproximado: 20 mins
as imagens falam por si:
Link:
https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=3c20ec360fb5b1e8&resid=3C20EC360FB5B1E8!572 (https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=3c20ec360fb5b1e8&resid=3C20EC360FB5B1E8!572)
OU
http://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_all/einbau/HBXjSC5A.pdf (http://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_all/einbau/HBXjSC5A.pdf)
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Muito bom. Nem precisa de texto explicativo. O0
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O sacana está bem escondido, nunca o encontrava...
Muito util, parabéns ;) :cool:
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Hoje foi altura de mudar o filtro, estava cheio de merd*! provavelmente nunca teria sido mudado, lol.
so uma adenda a este DIY, para conseguir remover o filtro e desapertar os 4 parafusos da tampa do filtro, tive que remover o pedal do acelarador senao a esta hora ainda la estava, lol
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Lol o mk5 tem algo deste genero?
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bom post! Muito interessante!!! O0
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Hoje foi altura de mudar o filtro, estava cheio de merd*! provavelmente nunca teria sido mudado, lol.
so uma adenda a este DIY, para conseguir remover o filtro e desapertar os 4 parafusos da tampa do filtro, tive que remover o pedal do acelarador senao a esta hora ainda la estava, lol
Retirar o pedal do acelerador é uma realidade! eu já mudei o do meu mais que uma vez, e para retirar o filtro, tenho de retirar o pedal efectivamente...não "percebo" mto bem este DIY ::)
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O filtro do mk5 não se encontra ai mas sim no compartimento do motor
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fui a ver o meu e estava PRETO :o amanha vou comprar um novo...
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O filtro do mk5 não se encontra ai mas sim no compartimento do motor
Se for igual ao MK4, é coisa para demorar para aí 1 minuto, isso a contar com o tempo de abrir e fechar o capot.
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Alguém tem um link para este DIY ou imagens do que é preciso desapertar?
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epah, ganda f*da! as imagens bazaram... vou tentar arranjar isto again...
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Bem, já não encontro as imagens que aqui tinha colocado...
No entanto, encontrei na net um mini tutorial da bosch.
para os interessados aqui fica o link:
https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=3c20ec360fb5b1e8&resid=3C20EC360FB5B1E8!572
(https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=3c20ec360fb5b1e8&resid=3C20EC360FB5B1E8!572)
Link adicionando no primeiro tópico!
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deixo aqui outro tutorial ;)
http://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_all/einbau/HBXjSC5A.pdf (http://www.mann-hummel.com/mf_prodkata_all/einbau/HBXjSC5A.pdf)
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era este tutorial mesmo que queria encontrar!!! obrigado oh freitas!! vou colocar o link tambem no primeiro post :P
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No meu Fiesta para substituir o filtro tinha de retirar o pedal do acelerador sempre senão não csguia retirar o filtro!!!!!....Na minha opinião este tutorial não é ”perfeito”.... ::) :P
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sim, neste ultimo tutorial não mencionam para tirar o pedal do acelerador mas é de facto essencial porque não há espaço suficiente para sacar o filtro
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No meu Fiesta para substituir o filtro tinha de retirar o pedal do acelerador sempre senão não csguia retirar o filtro!!!!!....Na minha opinião este tutorial não é ”perfeito”.... ::) :P
pois...e dava jeito saber o que tem de se desapertar para tirar o pedal...
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são apenas 3 parafusos!! assim que olhas para o pedal são facilmente identificaveis! no entanto, no primeiro link que coloquei (tutorial da bosch) lá demonstram como tirar o pedal O0
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ja agora quais sao exactamente os parafusos para desapertar o acelerador?
ja andei a procura de imagens na net e nao se encontra!
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Deita-te no chão com uma lanterna a apontar para o pedal.
Segue o corpo do pedal.
Há 2 parafusos mesmo mesmo no cimo do pedal junto a uma ficha.
Há mais um parafuso um bocadinho mais abaixo no lado esquerdo do corpo do pedal.
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Deita-te no chão com uma lanterna a apontar para o pedal.
Segue o corpo do pedal.
Há 2 parafusos mesmo mesmo no cimo do pedal junto a uma ficha.
Há mais um parafuso um bocadinho mais abaixo no lado esquerdo do corpo do pedal.
aquilo senao me engano tem 4 parafusos e um lateral de "porca", é isso??
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3 parafusos, como disse.
Existe um PDF manual da Bosch com as instruções, se procurares.
É capaz de estar no scribd.
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fui a ver o meu e estava PRETO :o amanha vou comprar um novo --------------------É normal estar preto, porque o filtro original é de carvão activado.
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alguem sabe quanto custa um filtro do habitaculo para mk6
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eu comprei um Filtro de carvão activado da Mann Filter por cerca de 18€ mas ja consegues filtros de outras marcas por 10/15€, é barato!
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com a pressa acabei por lavar o mesmo com água, secá-lo e polo no sitio...
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Boas,
á uns tempos coloquei um filtro da bosch, com a indicação de "air flow" conforme indica nas instruções, com a seta virada para o lado do motor, dando a ideia que a circulação de ar é feita (lado do motor <-- Filtro <-- lado do habitaculo).
Este fim de semana tive a trocar o dito filtro por outro, e a sujidade estava no lado do filtro virada para o motor. Sendo assim o sentido da circulação do ar so pode ser (lado do motor --> filtro --> Lado do habitaculo), e não como indicam as instruções da bosch.
Já alguem tinha reparado nesse detalhe!?
Abraço
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isso é a posição de montagem do filtro, não indica como é feita a circulação do ar O0
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Pois então pode ser isso. mas como "air flow" significa fluxo de ar, pensei que dizia respeito ao sentido de circulação do ar. Mas tambem a posição do filtro não deve ter muita importancia pois o filtro é todo feito do mesmo material. O0
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é do mesmo material, mas já não me lembro até que ponto a forma/orientação das fibras não está direccionado... senão não teria posição, era só meter lá de qualquer maneira :)
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Sim. tem a sua lógica. Sendo assim a seta com a indicação "air flow" fica virada para o lado do motor, como tem nas instruções da bosch.
Abraço O0
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pela lógica, a seta fica para dentro.
apenas indica como o ar corre pelo filtro.
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SandStrom mas se reparares nas instruções da bosch manda colocar o filtro com a seta virada para o lado de fora (lado do motor) , ou seja, em sentido contrário ao que circula o ar. O0
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então os gajos da bosch andam mocados em fumo de escape :D
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A valeo tem um filtro melhor que o filtro de odores usem esse.