Fiesta Club Portugal

Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Gasolina => Tópico iniciado por: bytoke em 09 de Janeiro, 2008, 14:52:50

Título: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: bytoke em 09 de Janeiro, 2008, 14:52:50
... e ainda não apagou!

Meus caros,

No passado sábado, a luz laranja do painel de instrumentos referente ao motor, que normalmente só acende enquanto não pomos o motor a trabalhar, acendeu em plena Ponte 25 de Abril.

Pensei que fosse algo temporário, mas hoje é quarta e aquilo continua sempre aceso.

Não noto diferença nenhuma ao nível do motor, ou das suas prestações, e não sei o que fazer, uma vez que não me apetece gastar um balúrdio na Ford para me virem dizer que é preciso trocar tudo e mais alguma coisa.

Também não quero andar muito tempo com aquilo assim, porque posso estar a danificar alguma coisa...

O que me dizem? Já alguma vez vos aconteceu?

A propósito, o meu bicho é um MK5 1.25i de 2001, com perto de 150.000km...

Um abraço ao fórum e muito obrigado!  O0

Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: ruitome em 09 de Janeiro, 2008, 15:01:40
Um sintoma comum para essa luz acender é o catalizador danificado.

Mas primeiro faz um reset à centralina, porque ela pode estar a medir mal, em algum sensor e que possa gerar esse erro. Depois disso, reprogramas com akilo dos 8 km em condução moderada e desligas e voltas a ligar. Depois diz se ela continua acesa ou não. Depois do reset ela deve permanecer apagada, pelo menos durante os primeiros km. Se não se apagar na mesma, liga o carro à maquina e vê os códigos de erro. Só depois é que passas para outras aventuras.

Verifica a sonda lambda (não faço a mínima como se faz) e verifica se não tens partido aquele fio de massa, que liga o bloco do motor à chapa, que fica por cima da sonda lambda. É uma espécie de esteira metálica. Pode não ter nada a ver, mas também pode ser falta de massa, devido ao fio estar a partir. O meu à tempos tava mesmo nas últimas. Não acendeu a luz, mas Às tantas, quem sabe se não é uma coisa tão básica como isso! Não perdes nada.

Pode ser a MAP (o equivalente à MAF dos MK4), mas isso não sei dizer se também dá para limpar como nos MK4, mas o ppl dos MK5 que se chegue à frente.

Descobri isto (o "pesquisar" tem umas coisas engraçadas). Dá uma vista de olhos no 1.5.

http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=6789.0 (http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=6789.0)
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Andyk2 em 11 de Janeiro, 2008, 01:02:57
O mais provavel é ser a sonda lambda avariada
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: bytoke em 11 de Janeiro, 2008, 11:51:13

Antes de mais, obrigado a todos pela ajuda!

Este fim-de-semana vou fazer o reset à centralina e ver se aquilo melhora.
Depois digo como correu.

Abraço e, mais uma vez, obrigado!
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: bytoke em 14 de Janeiro, 2008, 11:26:34

Meus caros,

Lá se passou o fim-de-semana, e eu lá andei de volta do Fiesta!...

Fiz-lhe o reset à centralina, mas não resultou: a luz continuou acesa.

Então aproveitei já que estava no carro e fui até à StationMarché (era a única coisa aberta ao domingo). Ligaram o carro à máquina e a resposta foi certinha: catalizador danificado!

De acordo com o mecânico, são pelo menos €500 para voltar a pôr o bicho em condições...

Bem diz um amigo meu: ter um carro é pior do que ter uma amante!...  :(

Abraços à comunidade e muito obrigado por todo o apoio!

Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: FiestaByNé em 14 de Janeiro, 2008, 12:55:47
500€???mas k catalizador??? :o
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: dvdMk5 em 14 de Janeiro, 2008, 13:25:54
Boas,

Isso de ligar a máquina fora da ford tem muito que se lhe diga.... acede tu a área de diagnostico da centralina e vê tu o erro que dá, em baixo tens um testamento que contem a explicação de como aceder aos testes da centralina, e os repectivos codigos de erro...

Instruções para aceder ao modo de testes da centralina:

To enter the HEC Dealer Test Mode, depress and hold the instrument cluster SELECT/RESET button, turn the ignition switch to the RUN position, and then continue pressing the SELECT/RESET button (5 seconds) until tESt is displayed in the odometer.   The SELECT/RESET button must be released within three seconds of the odometer tESt display to begin the dealer test mode.   Depress the SELECT/RESET button to advance through the following steps until dtc is displayed.   Depressing the SELECT/RESET button will display any stored continuous DTCs before proceeding to the next step.

Odometer Display Description
GAGE  Activates gauge sweep of all gauges, then displays present gauge values. Also carries out the checksum tests on ROM and EE. If the gauge sweep is inoperative, INSTALL a new instrument cluster. 

All segments illuminated  Illuminates all odometer segments. If any odometer segment is inoperative INSTALL a new instrument cluster. 
bulb  Illuminates all micro-controlled indicators and LEDs. Install a new indicator or LED as necessary. 

r  Returns to normal operation of all micro-controlled indicators and LEDs and displays hexadecimal value for ROM level. (used when requesting assistance from the hotline). If alternating flashes for FAIL and ROM level are displayed, INSTALL a new instrument cluster. 
EE  Displays the hexadecimal value for EE level (used when requesting assistance from hotline). If alternating flashes of FAIL and EE level are displayed replace instrument cluster. 
dt  Displays hexadecimal coding of final manufacturing test date (used when requesting assistance from hotline). 

dtc  Displays continuous DTC's in hexadecimal format. Pressing the SELECT/RESET button will display any DTCs stored before proceeding to the next step. See index below for description of trouble codes.

enG  Displays the English speed in MPH. Speedometer will indicate present speed within tolerances. Display will show 0 if input in not received. If input is invalid for one second or more, or if speed is 0.
 
m  Displays the metric speed data in kph. Speedometer will indicate present speed within tolerances. Display will show 0 if input in not received. If input is invalid for one second or more, or if speed is 0. 

tAc  Displays the tachometer data received from the PCM via the SCP network within tolerances. Tachometer will indicate present RPM. Display will show 0 if input is no received, if input received is invalid for one second or more, or if engine RPM is 0. 

FUEL  Displays the code (0-255) for the fuel sender input to the HEC. The fuel gauge will display a filtered fuel level value. This filter will keep the pointer from moving suddenly or erratically.

255  open send +/- 0 
232  full stop +/- 0 
215  Full mark +/- 10 
178  3/4 mark +/- 8 
138  1/2 mark +/- 7 
93  1/4 mark +/- 5 
41  E mark +/- 4 
54  Low Fuel (0-59) 
0-18  short (0-20 max) 
 
OIL  Displays the code (0-250) for the oil pressure switch input to the HEC. Oil pressure gauge will indicate present oil pressure. Normal oil pressure (greater than 6psi) will display a value between 000 and 176. A low oil pressure or an inoperative engine oil pressure switch (less than 6 psi) will display a value greater than 176. 

dEGC  Display of engine temperature in Degrees C input from cylinder head temperature sensor.
49 C  "C" mark 
60 C  Normal band start 
120 C  Normal band end 
-40 C  No SCP message for 5 seconds 
 
bAtt  Displays the code (0-255) for the battery voltage input to the HEC. Battery voltage gauge will indicate present battery voltage. 93-102  6.2-9.1 volts, low voltage 
115-124  8.5-10.7 volts, Normal band start 
215-225  15.8-18 volts, Norm band end 
230-241  16.9-19.1 volts, high voltage 
 
rhEo  Displays the present decimal rheostat dimming input, 0-255 (used when requesting assistance from the hotline) 
rhi
rhS
rho  Not used.
 
Cr  Displays the current RUN/START sense input. Display will show -h for high input with the ignition switch in the START position and -L for low input with the ignition switch in the RUN position. 
PA-PE7  not used. 
GAGE  Repeats the display cycle 
 
To exit the HEC Dealer Test Mode, turn the ignition switch to the OFF position

------------------------------------------------------------------------------
                                    LISTA DE ERROS
------------------------------------------------------------------------------

Short list of common Diagnostic Trouble Codes
NOTE: DTC Codes are not to be used for diagnosing problems. If you believe there is a problem with your car, you should have it scanned with an OBD-II code reader. DTC Errors are typically no cause for alarm.
 OBD-II
 HEC Dealer
                           
 
 Scan Tool
 Test Mode
                           
 
 DTC
 DTC
 Description
 
 B1202 9202 Fuel Sender Open Circuit
 B1204 9204 Fuel Sender Short to Ground
 B1213 9213 Anti-Theft Number of Programmed Keys is Below Minimum
 B2103 9232 Antenna Not Connected - Defective Transceiver
 B1232 A103 Antenna Not Connected - Defective Transceiver
 B1317 9317 Battery Voltage High
 B1318 9318 Battery Voltage Low
 B1342 9342 ECU Is Defective
 B1356 9356 Ignition Run Circuit Open
 B1364 9364 Ignition Start Circuit Open
 B1600 9600 PATS Ignition Key Transponder Signal is Not Received - Damaged Key or Non -PATS Key
 B1601 9601 PATS Received Incorrect Key-Code from Ignition Key Transponder (Unprogrammed Key)
 B1602 9602 PATS Received Invalid Format of Key-Code From Ignition Key Transponder (Partial Key Read)
 B1681 9681 PATS Transceiver Signal is Not Received (Not Connected, Damaged, or Wiring)
 B2139 A139 PCM ID Does Not Match Between Instrument Cluster and PCM
 B2141 A141 NVM Configuration Failure (No PCM ID Exchange Between Instrument Cluster and PCM)
 B2143 A143 NVM Memory Failure
 C1284 5284 Oil Pressure Switch Failure
 U1027 D027 SCP Invalid or Missing Data for Engine RPM
 U1043 D043 SCP Invalid or Missing Data for Traction Control
 U1073 D073 SCP Invalid or Missing Data for Engine Coolant
 U1123 D123 SCP Invalid or Missing Data for Odometer
 U1147 D147 SCP Invalid or Missing Data for Vehicle Security
 U1262 D262 Missing SCP Message


Ford OBD-II Trouble Codes

P1000 OBD-II Monitor Testing Incomplete
P1001 KOER Test Cannot Be Completed
P1039 Vehicle Speed Signal Missing or Improper
P1051 Brake Switch Signal Missing or Improper
P1100 Mass Air Flow Sensor Intermittent
P1101 Mass Air Flow Sensor out of Self-Test Range
P1112 Intake Air Temperature Sensor Intermittent
P1116 Engine Coolant Temperature Sensor is out of Self-Test Range
P1117 Engine Coolant Temperature Sensor Intermittent
P1120 Throttle Position Sensor out of range
P1121 Throttle Position Sensor Inconsistent with Mass Air Flow Sensor
P1124 Throttle Position Sensor out of Self-Test Range
P1125 Throttle Position Sensor Intermittent
P1127 Heated Oxygen Sensor Heater not on During KOER Test
P1128 Heated Oxygen Sensor Signals reversed
P1129 Heated Oxygen Sensor Signals reversed
P1130 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Adaptive Fuel Limit - Bank No. 1
P1131 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Lean - Bank No. 1
P1132 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Rich - Bank No. 1
P1135 Ignition Switch Signal Missing or Improper
P1137 Lack of Downstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Lean - Bank No. 1
P1138 Lack of Downstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Rich - Bank No. 1
P1150 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Adaptive Fuel Limit - Bank No. 2
P1151 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Lean - Bank No. 2
P1152 Lack of Upstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Rich - Bank No. 2
P1157 Lack of Downstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Lean - Bank No. 2
P1158 Lack of Downstream Heated Oxygen Sensor Switch - Sensor Indicates Rich - Bank No. 2
P1220 Series Throttle Control fault
P1224 Throttle Position Sensor B out of Self-Test Range
P1230 Open Power to Fuel Pump circuit
P1231 High Speed Fuel Pump Relay activated
P1232 Low Speed Fuel Pump Primary circuit failure
P1233 Fuel Pump Driver Module off-line
P1234 Fuel Pump Driver Module off-line
P1235 Fuel Pump Control out of range
P1236 Fuel Pump Control out of range
P1237 Fuel Pump Secondary circuit fault
P1238 Fuel Pump Secondary circuit fault
P1250 Lack of Power to FPRC Solenoid
P1260 Theft Detected - Engine Disabled
P1270 Engine RPM or Vehicle Speed Limiter Reached
P1288 Cylinder Head Temperature Sensor out of Self-Test Range
P1289 Cylinder Head Temperature Sensor Signal Greater Than Self-Test Range
P1290 Cylinder Head Temperature Sensor Signal Less Than Self-Test Range
P1299 Cylinder Head Temperature Sensor Detected Engine Overheating Condition
P1309 Misfire Detection Monitor not enabled
P1351 Ignition Diagnostic Monitor circuit Input fault
P1352 Ignition Coil A - Primary circuit fault
P1353 Ignition Coil B - Primary circuit fault
P1354 Ignition Coil C - Primary circuit fault
P1355 Ignition Coil D - Primary circuit fault
P1356 Loss of Ignition Diagnostic Module Input to PCM
P1358 Ignition Diagnostic Monitor Signal out of Self-Test Range
P1359 Spark Output circuit fault
P1364 Ignition Coil Primary circuit fault
P1380 VCT Solenoid Valve circuit Short or Open
P1381 Cam Timing Advance is excessive
P1383 Cam Timing Advance is excessive
P1390 Octane Adjust out of Self-Test Range
P1400 Differential Pressure Feedback Electronic Sensor circuit Low Voltage
P1401 Differential Pressure Feedback Electronic Sensor circuit High Voltage
P1403 Differential Pressure Feedback Electronic Sensor Hoses Reversed
P1405 Differential Pressure Feedback Electronic Sensor circuit Upstream Hose
P1406 Differential Pressure Feedback Electronic Sensor circuit Downstream Hose
P1407 EGR No Flow Detected
P1408 EGR Flow out of Self-Test Range
P1409? EGR Vacuum Regulator circuit malfunction
P1409? Electronic Vacuum Regulator Control circuit fault
P1410 EGR Barometric Pressure Sensor VREF Voltage
P1411 Secondary Air is not being diverted
P1413 Secondary Air Injection System Monitor circuit Low Voltage
P1414 Secondary Air Injection System Monitor circuit High Voltage
P1442 Secondary Air Injection System Monitor circuit High Voltage
P1443 Evaporative Emission Control System - Vacuum System - Purge Control Solenoid or Purge Control Valve fault
P1444 Purge Flow Sensor circuit Input Low
P1445 Purge Flow Sensor circuit Input High
P1450 Inability of Evaporative Emission Control System to Bleed Fuel Tank
P1451 EVAP Control System Canister Vent Solenoid Circuit Malfunction
P1452 Inability of Evaporative Emission Control System to Bleed Fuel Tank
P1455 Substantial Leak or Blockage in Evaporative Emission Control System
P1460 Wide Open Throttle Air Conditioning Cutoff circuit malfunction
P1461 Air Conditioning Pressure Sensor circuit Low Input
P1462 Air Conditioning Pressure Sensor circuit high Input
P1463 Air Conditioning Pressure Sensor Insufficient Pressure change
P1464 ACCS to PCM High During Self-Test
P1469 Low Air Conditioning Cycling Period
P1473 Fan Secondary High with Fans Off
P1474 Low Fan Control Primary circuit
P1479 High Fan Control Primary circuit
P1480 Fan Secondary Low with Low Fans On
P1481 Fan Secondary Low with High Fans On
P1483 Power to Cooling Fan Exceeded Normal Draw
P1484 Variable Load Control Module Pin 1 Open
P1500 Vehicle Speed Sensor Intermittent
P1501 Programmable Speedometer & Odometer Module/Vehicle Speed Sensor Intermittent circuit-failure
P1502 Invalid or Missing Vehicle Speed Message or Brake Data
P1504 Intake Air Control circuit malfunction
P1505 Idle Air Control System at Adaptive Clip
P1506 Idle Air Control Over Speed Error
P1507 Idle Air Control Under Speed Error
P1512 Intake Manifold Runner Control Stuck Closed
P1513 Intake Manifold Runner Control Stuck Closed
P1516 Intake Manifold Runner Control Input Error
P1517 Intake Manifold Runner Control Input Error
P1518 Intake Manifold Runner Control fault - Stuck Open
P1519? Intake Manifold Runner Control Stuck Open
P1520? Intake Manifold Runner Control circuit fault
P1519? Intake Manifold Runner Control fault - Stuck Closed
P1520? Intake Manifold Runner Control fault
P1530 Open or Short to A/C Compressor Clutch circuit
P1537 Intake Manifold Runner Control Stuck Open
P1538 Intake Manifold Runner Control Stuck Open
P1539 Power to A/C Compressor Clutch circuit Exceeded Normal Current Draw
P1549 Intake Manifold Temperature Valve Vacuum Actuator Connection
P1550 Power Steering Pressure Sensor out of Self-Test Range
P1605 PCM Keep Alive Memory Test Error
P1625 Voltage to Vehicle Load Control Module Fan circuit not detected
P1626 Voltage to Vehicle Load Control Module circuit not detected
P1650 Power Steering Pressure Switch out of Self-Test Range
P1651 Power Steering Pressure Switch Input fault
P1700 Transmission system problems
P1701 Reverse Engagement Error
P1702 Transmission system problems
P1703 Brake On/Off Switch out of Self-Test Range
P1704 Transmission system problems
P1705 Manual Lever Position Sensor out of Self-Test Range
P1709 Park or Neutral Position Switch out of Self-Test Range
P1710 Transmission system problems
P1711 Transmission Fluid Temperature Sensor out of Self-Test Range
P1713 thru P172 Transmission system problems
P1729 4x4 Low Switch Error
P1740 Transmission system problems
P1741 Torque Converter Clutch Control Error
P1742 Torque Converter Clutch Solenoid Faulty
P1743 Torque Converter Clutch Solenoid Faulty
P1744 Torque Converter Clutch System Stuck in Off Position
P1745 Transmission system problems
P1746 Electronic Pressure Control Solenoid - Open circuit
P1747 Electronic Pressure Control Solenoid - Short circuit
P1749 Electronic Pressure Control Solenoid Failed Low
P1751 Shift Solenoid No. 1 Performance
P1754 Coast Clutch Solenoid circuit malfunction
P1756 Shift Solenoid No. 2 Performance
P1760 Transmission system problems
P1761 Shift Solenoid No. 3 Performance
P1762 Transmission system problems
P1767 Transmission system problems
P1780 Transmission Control Switch circuit is out of Self-Test Range
P1781 4x4 Low Switch is out of Self-Test Range
P1783 Transmission Over-Temperature Condition
P1784 Transmission system problems
P1785 Transmission system problems
P1786 Transmission system problems
P1787 Transmission system problems
P1788 Transmission system problems
P1789 Transmission system problems
P1900 Transmission system problems


Boa Sorte com isso,
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: fiesta_94 em 14 de Janeiro, 2008, 14:20:40
ha muito tempo k n via um post tao util... mt bom mesmo! era d ir para os inamoviveis srs moderadores...
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: ruitome em 14 de Janeiro, 2008, 15:06:08
... Ligaram o carro à máquina e a resposta foi certinha: catalizador danificado! ...

Foi logo por once eu comecei, mas dei as outras ideias, porque o catalizador é uma coisa cara. E as outras são fáceis de ver e se fosse uma delas, não gastavas dinheiro...

ha muito tempo k n via um post tao util... mt bom mesmo! era d ir para os inamoviveis srs moderadores...

Realmente está mesmo muito bom. 5* essa resposta do dvdMk5.

Já agora, não há forma de ver erros no MK4, ou melhor, nos MK4 de contador de km analógico? Com indicações de piscar de luzes, como os alarmes ou coisa que o valha?
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: dvdMk5 em 14 de Janeiro, 2008, 16:30:24
Boas tardes novamente,

 Tinha aqui mais uma lista com mais codigos de erro, se entranto virem algum erro que não esteja listado acho que procurando na net conseguem saber o significado:

Copiei para a resposta anterior para ficar tudo junto
ruitome

 Em relação ao MK4 sem display digital desconheço, só mesmo ligando a máquina.

 Espero que ajude e seja util.

Cumprimentos a todos,
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: ruitome em 14 de Janeiro, 2008, 16:57:19
Eu já vi num lado qualquer (na net) a verem codigos de erro, ligando a uns pinos (não sei quais) da ficha de diagnostico e conseguiam saber, pela tensão e pela frequencia, ou qualquer coisa assim...
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: H_VioLa em 14 de Janeiro, 2008, 21:29:00
São posts destes que são úteis de facto e dão real valor ao fórum O0
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: njay em 28 de Janeiro, 2008, 11:40:30
Parecem ser os códigos para os carros americanos. Será que tamém se aplica aos europeus?
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: SandStorm em 24 de Março, 2008, 17:25:30
ora bem, hoje fui eu o eleito com a luz do motor, mas convém salientar que a mesma não permaneceu sempre acesa, esteve foi a piscar.

&h da manhã, numa subida, a puxar pelo carro em 5ª, ia a uns 100\110, e ela começou a piscar. (senti o carro a falhar, mas como a mt tempo k ele falha...)
De imediato larguei o acelerador, e ela apagou-se.

Hoje de regresso, fiz o mesmo teste, e vim sempre com o ar condicionado ligado, ou seja, força mais o motor, e não acendeu nem piscou.

Após a consulta do manual, estava lá: se ela piscar, reduzir imediatamente a velocidade do carro.

(no caso de estar sempre acesa, ir ao concessionário)

Yah, realmente quem é o idiota que continua a acelerar com ela a piscar?  :idiot2:

Após mais outra leitura no manual, reparei num campo, que ele com catalizador danificado também falha. (mas se guio muitos kms de seguida, deixa de falhar)

Enfim, será o catalizador do mk6 igual ao dos anteriores? como ela n tornou a piscarm faço um pequeno reset e cargo no assunto? :P
Estará ele mesmo a ficar danificado, ou a culpa foi de outra coisa? Só o carro o saberá. :D
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: dvdMk5 em 25 de Março, 2008, 08:43:07
Boas,

Tentaste aceder a área de diagnostico e ver qual é o erro que ele acusa ?

Cumprimentos.
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: SandStorm em 25 de Outubro, 2008, 00:30:48
ora bem, dar uso a isto. :D

a minha experiência:

à 2 ou 3 dias atrás, ao por o carro a trabalhar de noite, a luz acendeu com o rodar da chave como é normal, e após o motor ficar em marcha, não apagou.
Andei em baixa velocidade e ao de leve, entre os 70 80km\h para casa. (20km)

No dia seguinte, a mesma coisa. Fui bulir, ela acesa, e eu devagar.
Depois no trabalho, reduzi a pressão da FSE para os 2.0bar (andava com ela a 3.3)
Andei mais um dia com essa pressão e tal.
Hoje, quando fui bulir, a mesma rotina, andar devagar, e a luz acesa.

Agora ao sair, meti a chave, carreguei no botão do conta-kilometros para activar o modo de teste.
Meti o motor em marcha e percorri todos os modos de teste. (de notar que com o modo led, ela depois desligou!)

Vim para casa, alternando mais modos de teste. Não encontrei nada que fosse de erro. Usei o tacómetro, e testei a cena da velocidade em milhas, tal como brinquei com a de km\h.

A luz sempre apagada, acelerei até aos 110 de ponteiro, desacelerei até aos 90, e segui o resto do caminho a 90\100.
Cheguei a casa, esperei e desliguei o carro.

Esperei uns 10 segundos, e liguei o carro. Primeira posição, acendem normalmente. Meti o motor em marcha, e ela desligou como se nada fosse.


O que penso, é que algum sendor, aliado á humidade nocturna da outra vez, com a pressão, batalhou o sistema e mantinha-a sempre acesa. Acho que a activação do modo de teste fez reler todos os valores, e voltar com os 'leds' à normalidade. Tal como recalculou os defaults com a pressão normal de gasolina, nos 2.0

Amanhã, vou ver o estado dos cabos e cenas dessas...
Pretty weird stuff.  :idiot2:
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: SandStorm em 28 de Outubro, 2008, 10:14:19
Resolvido e 100 euros mais pobre!
Diagnóstico: Falha  no 4º cilindro, bobine FDD.
Foi mudada, fiz um test-drive e está como à muito não o sentia. :)
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: PeterCross em 28 de Outubro, 2008, 17:11:07
Agora ao sair, meti a chave, carreguei no botão do conta-kilometros para activar o modo de teste.
Meti o motor em marcha e percorri todos os modos de teste. (de notar que com o modo led, ela depois desligou!)

Activar o modo de teste??? Que história é esta, Sand?  ??? ??? ???
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Brunofig em 28 de Outubro, 2008, 20:26:45
Agora ao sair, meti a chave, carreguei no botão do conta-kilometros para activar o modo de teste.
Meti o motor em marcha e percorri todos os modos de teste. (de notar que com o modo led, ela depois desligou!)

Activar o modo de teste??? Que história é esta, Sand?  ??? ??? ???

É quando se vai ligar a ignição carregas-se no botão de por os km a zero e ligar a ignição. Corrigam.me se estiver enganado
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: mluz em 22 de Fevereiro, 2009, 00:49:25
Boas,
Desta vez calhou-me a mim: luz do motor do tablier acesa permanentemente  :tickedoff:
Motor a falhar a baixa rotação quase a ir abaixo, e a não desenvolver. Como se um dos clindros se tivesse "apagado", e por vezes quase que a dar "rateres" pelo escape :-[
Só não verifquei as velas pq não consigo encontrar/comprar uma chave de velas de 16mm no fds.
Ainda passei pelo tipos da Midas, mas estes disseram-me logo que o melhor é ir à Ford. Honestos !
Pelo que 2ª de manhâ já tenho aonde ir largar euros... :tickedoff:
NOTA: O códigos de erro da centralina nenhum correspondia aos que aqui foram publicados. Se calhar esses códigos são para os Ford made in USA.
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: kekebeba em 22 de Fevereiro, 2009, 09:51:01
Boas,
Desta vez calhou-me a mim: luz do motor do tablier acesa permanentemente  :tickedoff:
Motor a falhar a baixa rotação quase a ir abaixo, e a não desenvolver. Como se um dos clindros se tivesse "apagado", e por vezes quase que a dar "rateres" pelo escape :-[
Só não verifquei as velas pq não consigo encontrar/comprar uma chave de velas de 16mm no fds.
Ainda passei pelo tipos da Midas, mas estes disseram-me logo que o melhor é ir à Ford. Honestos !
Pelo que 2ª de manhâ já tenho aonde ir largar euros... :tickedoff:
NOTA: O códigos de erro da centralina nenhum correspondia aos que aqui foram publicados. Se calhar esses códigos são para os Ford made in USA.

Ora Bom Dia!

Amigo, isso "cheira-me" a bobine que entregou a sua alma ao criador.... estás com os mesmos sintomas que eu já tive no meu fiesta mk6... solução Bobine na ford nova e carro ficou novo!

Nota: o meu pai tem um focus e a certa altura o carro fez assim algo de género... foi a um electricista e tb bobine nova!! A verdadeira diferença entre a minha solução e a do meu pai... O PREÇO!!!! Na ford levaram-me perto de 300€ e ao meu pai não chegou a 150€! Convem referir, se não estou em erro, a bobine era da Bosch e foi colocada uma da mesma marca... mas em locais diferentes!!!! Há lá coisas do CAR#/"((/"&(/&....
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: SandStorm em 22 de Fevereiro, 2009, 12:09:01
a bobine para o meu mk6 foi 100 euros.
conselho de amigo, muda também as velas.
tinha mudado a bobine, e manti as velas velhas, e mandei a outra bobine para o galheiro
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: mluz em 23 de Fevereiro, 2009, 20:23:15
Confirmou-se na plenitude as vossas impressões:  O0
Na Ford substituiram-me: Bobine de ignição+4cabos+4velas = 314 aérios.
Mas agora, é outro carro... >:D que dá para disfarçar o vácuo que entrou na carteira.. :'(



Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: SandStorm em 23 de Fevereiro, 2009, 20:32:10
fóóóóónix, balúrdio  :o
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: FilipeP em 10 de Junho, 2009, 18:55:28
boas,

venho desenterrar este tópico para esclarecer uma dúvida relativa a este assunto: ha uns meses tive um prob no meu carro ia eu na estrada a uma velocidade normal (aí uns 60kmh) e o carro começa a morrer, de tal modo que so saiu do sitio de reboque direito a ford(segundo me disseram estava a trabalhar so em 3 cilindros). Já na Ford, o diagnóstico é dado: bobine c'os porcos, venha uma nova+cabos de velas+velas.
Agora a minha dúvida: a peça que distribui a corrente (bobine, certo?) para os cabos de velas pode queimar assim do nada? é que não fiquei muito convencido com a explicação dada na marca e estou tentado a lá ir reclamar pois a luz do motor acendeu ha pouco tempo e ou eu mt me engano ou o problema do carro está novamente na mesma peça ou relacionado com... :o
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: SandStorm em 10 de Junho, 2009, 21:59:42
pode, e para evita tal situação, vê se n tens infiltrações de água para o capot, se as velas são mudadas atempadamente...
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: FilipeP em 19 de Junho, 2009, 16:15:24
em conversa ha algum tempo com um amigo, soube que a bobine que colocaram nova aquando da avaria tem garantia de 2 anos pelo que se o problema for mesmo dessa peça, fica de borla. posso ir a ford a contar com isto, ou é improvável ter garantia?  ???
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: serradura em 26 de Agosto, 2010, 10:08:00
Por acaso uma vez também se avariou uma bobine no meu, já não me recordo das circunstâncias. Sei que circulou sem problemas até ao mecânico (5km), mas claro que a funcionar com 3 cilindros o motor estava desequilibrado e vibrava anormalmente. Mas penso que não se acendeu a luz do motor  ???
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Pedro7 em 28 de Agosto, 2010, 02:35:29
Por acaso uma vez também se avariou uma bobine no meu, já não me recordo das circunstâncias. Sei que circulou sem problemas até ao mecânico (5km), mas claro que a funcionar com 3 cilindros o motor estava desequilibrado e vibrava anormalmente. Mas penso que não se acendeu a luz do motor  ???

Estranho... Aconteceu o mesmo com o meu mk5 (funcionar apenas a 3 cilindros) e a luz de avaria de motor acendeu.

Tive de trocar a bobine e aproveitei e mudei as velas.
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: David1979 em 13 de Dezembro, 2010, 22:17:13
Boas amigo as bobines de ignição são um problema cronico dos fiestas mk6 tenho um de 2004 e ja vai na 3º que coloco e realmente queimam aparentemente sem razão da ultima vez também coloquei cabos e velas tudo de origem.
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: fiestaboss em 14 de Dezembro, 2010, 01:17:40
isso é um mal generalisado , não é só os fiesta qque queimam bobines assim a toa  citroen /peugeots , vw/seat/skoda/audi , os opel então os mancos com a humidade em media 2 a 3 anos foram se.
Título: Luz de motor acesa, carro aos soluços e perca de potência
Enviado por: claudiozarcos em 15 de Janeiro, 2011, 21:52:30
Boas pessoal, desta vez fui eu que fui o "felizardo :tickedoff:"!

O que me aconteceu foi o seguinte:

Em Dezembro acendeu-me a luz de motor depois de um pequeno temporal aqui na Ilha da Madeira, fui ao mecânico e eram as velas. Depois de tudo trocado (aproveitei e fiz a revisão dos 140mil) nunca mais deu-me problemas.

Ontem choveu (chuva normal, nem havia muitas poças na estrada) e mais uma vez o carro ficou com os mesmo sintomas de Dezembro: "engasgava-se a partir das 3mil rpm" até que acendeu-me a luz de motor ontem a noite.
Hoje de manhã liguei o carro e a luz tinha-se apagado e lá fui feliz da vida para o trabalho. Ao vir para casa depois de uma manhã de trabalho, lá vinha eu a subir a 80km/h nas 3500rpm quando tive que parar num semáforo. Depois desta paragem começaram os problemas. Ficou sinal verde e quando fui arranjar o carro começou a soluçar a partir das 2mil rpm ( com a luz de motor acesa ) agravando-se com o passar do tempo.

O que notei de diferente da última vez (Dezembro) é que o carro perdeu bastante rendimento, soluça como nunca antes e dá "raters" dentro do motor (pareceu-me), principalmente quando mudo de velocidade na caixa.

Preciso de AJUDA pessoal!!


( Ford Fiesta Mk6 1.125 )

Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Ivo Silva em 16 de Janeiro, 2011, 01:54:07
Bobines?!?!? ??? ???
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: claudiozarcos em 16 de Janeiro, 2011, 09:37:20
Poderá ser a bobine? Poderiam-me informar para que serve a bobine? Custos da reparação?

Obrigado
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Johnyfiesta em 16 de Janeiro, 2011, 12:48:12
A bobine dá a corrente aos cabos de velas que por sua vez leva a corrente ás velas e faz com que haja explosão nas camaras  O0
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: claudiozarcos em 16 de Janeiro, 2011, 14:32:50
Muito obrigado ;) A reparação é muito cara? Será melhor levar ao mecânico ou electricista?
Poderei andar com o carro até amanhã ou fará mal?
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Dfmgnclvs em 16 de Janeiro, 2011, 16:47:53
Boas pessoal

Tive a ler aqui os vossos testemunhos, deixem-me alertar-vos de uma coisa, atenção aos carros com catalizador, se por algum motivo ficarem a trabalhar a 3 cilindros, não convém andar com o carro, só mesmo o necessário para ir à oficina, e tem de ser perto, porque a gasolina que não é injectada pode danificar o catalizador. Se precisarem mesmo do carro, é ver qual dos cilindros não tem explosão, e se as fichas dos injectores estão acessíveis, é desligar o injector correspondente. É preferível ficar com a luz de motor acesa ate que resolvam a situação e liguem o injector novamente, para poderem andar do que dar cabo do catalizador e aumentem muito a despesa da reparação.

Espero poder ajudar
Abraços

Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: claudiozarcos em 26 de Janeiro, 2011, 07:54:39
Bom dia pessoal  O0 :cool:
Segunda Feira o Fiesta foi de reboque para a oficina devido ao problema de cima. Até aqui tudo bem..
O carro chegou lá e nem teve 4h. Quando o lá fui buscar, o mecânico disse-me que a Bobine estava em óptimas condições cabos de velas no mesmo estado como também as velas.
Em resumo, não foi feito nada ao carro, para além de apagar o erro da centralina.
A justificação que o mecânico deu-me para que isto aconteça, é que quando chove entra água para dentro das velas e dá-se o problema.
Também disse-me que isto não é normal devido às velas estarem tapadas pela caixa de ar do Mk6 e que é preciso estudar o caso.

Agora queria uma segunda opinião pessoal, o que acham?  :cop:
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: guest2715 em 06 de Abril, 2011, 17:06:13
Boas... ontem a minha luz laranja do motor acendeu e desde então não apagou! Mas não noto nada de diferença, não tenho vibrações nem perdas de potência. Já fiz aquilo de ver os erros e na parte do dtc diz NONE. Do que será? Como posso fazer reset à centralina a ver se a luz apaga?

RESOLVIDO: tirei os fusiveis da centralina durante umas horas e depois voltei a colocar e a luz apagou-se!
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: vb em 26 de Abril, 2011, 11:25:21
Boas pessoal,

Desta vez aconteceu-me a mim no mk7 de Novembro de 2010. A tal luz do motor piscou e o motor começou a "soluçar" quando tentava acelarar (isto quando passava das 2000 rotações).

Hoje já ficou na oficina da Ford para averiguarem a "anomalia"!!

Pelo que me disseram, será apenas um erro de electrónica teria de ser actualizado no computador e provavelmente ficava resolvido o problema... ???

Pelo que li aqui, alguêm disse para alguêm, para verificar se tinha problemas de fuga no capô?!
A mim aconteceu pouco tempo de o ter ido lavar numa estação, terá tal "proeza" provocado isto?!

Sinceramente, acho que não poderá ser por causa de uma lavagem, visto que choveu torrencialmente esta semana que passou e o carro sempre andou bem...!

Acho muito estranho tantos carros da Ford com este problema...!!

É que depois de sair do Stand da Ford (oficina) uma vendedora disse-me que houve um cliente que ficou com o carro, um mk7 deste mês, parado com o mesmo problema!!!

Assim que o meu mk7 estiver pronto, eu coloco aqui o que me foi dito na oficina.

Até breve,
VB
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: vb em 27 de Abril, 2011, 17:00:32
boas pessoal,

Em resposta a avaria do meu mk7...o problema estava na BOBINE DE IGNIÇÃO!!
Alguêm me sabe dizer o porquê disto acontecer?
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Johnyfiesta em 27 de Abril, 2011, 17:46:31
Defeito na bobine. Acontece amigo  O0 O antigo mégane 2 do meu pai a gota aconteceu o mesmo mas ficou a trabalhar a dois e acabou por levar as 4 bobines. Tinha 1 ano o carro  O0
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: vb em 28 de Abril, 2011, 10:45:45
Pois...!!

Digam-me se souberem, se isto acontecer mais que uma vez num carro novo com garantia, acham que posso reclamar para que me troquem o carro por um novo?

O meu ponto de vista, é que se comprei o carro novo e o problema da avaria da bobine continuar, acho que tenho o direito de me trocarem o carro, visto que é um problema de fabrico (defeito de fábrica), ou estou errado?!
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: freitas27 em 28 de Abril, 2011, 11:00:48
Trocar o carro.. pois.. esqueçe lá isso.. muito dificilmente alguma concessão o faria....

Conheço um colega que comprou uma S-max á um ano e ele não passa 15 dias que não vá á oficina e não lhe querem trocar o carro. ;)

Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: lcfmendes em 28 de Abril, 2011, 11:54:41
acho que devias era ter experimentado o carro antes de o comprares...agora qualquer coisinha e queres sempre outro...

um carro não é uma coisa que se compre todos os dias, pelo menos para uma pessoa 'normal'....
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Mrboss em 28 de Abril, 2011, 12:36:42
Voces devem pensar que trocar um carro é como ir à Worten ou Radio popular trocar uma maquina de lavar roupa............ Muito sinceramente, fico fdd com esses pensamentos, que é o que gramo muitas das vezes. As coisas acontecem, arranjam-se, num carro, resolve-se o sintoma. Se há uma peça com defeito, é essa peça que se troca, não o carro. Eu tive durante a garantia problemas de embraiagem, prendia-me a primeira, porque o pedal nao dava pressao as vezes, e tinha de desligar o carro, e desengatar sem trabalhar. Fui lá, e levou uma bomba de embraiagem nova. VOILÁ!!! Não pedi para trocar o carro todo....

Passado uns 2 meses de passar a garantia, com 40 mil kms, acendeu-me a luz do motor, tranquilo de conduçao nos tempos antes (ou não), fui lá, acusou sonda lambda avariada. que remédio tive eu que pagar, mas que me senti injusto senti, por acontecer pouco depois da garantia acabar.


Metam na cabeça uma coisa, avaria pode acontecer nos primeiros tempos, como só pode acontecer 3 anos depois... Aí não se lembram que o que avariou, podia ter já defeito desde novo, e aguentou-se "pelos arames" até à data....
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Johnyfiesta em 28 de Abril, 2011, 13:34:17
Faço das minhas palavras as do mr boss
Eu estou a trabalhar na Bmw e digo-vos é com cada um. Não para trocar o carro, mas se o carro , dentro da garantia, tem uma vibração de embraiagem, querem logo que mudem a caixa, embraiagem e volante do motor. Tudo.  :D Nós somos a garantia da santa casa  :D

Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Ruben_MK4 em 28 de Abril, 2011, 13:35:57
Faço das minhas palavras as do mr boss
Eu estou a trabalhar na Bmw e digo-vos é com cada um. Não para trocar o carro, mas se o carro , dentro da garantia, tem uma vibração de embraiagem, querem logo que mudem a caixa, embraiagem e volante do motor. Tudo.  :D Nós somos a garantia da santa casa  :D

Até podem querer trocar tudo... Desde que paguem...  :D
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Johnyfiesta em 28 de Abril, 2011, 13:39:04
Pois, mas vêm com a coisa do "tá ligado"  :D Vai tudo a heito :idiot2:

Eu digo-te uma coisa é com cada orçmaneto lá e os clientes é maior parte: "Ponha, ponha, o que for necessário"
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Ruben_MK4 em 28 de Abril, 2011, 13:40:40
Pois, mas vêm com a coisa do "tá ligado"  :D Vai tudo a heito :idiot2:

Eu digo-te uma coisa é com cada orçmaneto lá e os clientes é maior parte: "Ponha, ponha, o que for necessário"

Acredito. Também "ACHO" que não é qualquer gato pingado que compra um Bimmer e o leva à oficina da marca e não ao zé do boné, da oficina da esquina...
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Johnyfiesta em 28 de Abril, 2011, 13:45:25
Epá eu se for a oficina e gastar 200 para cima já é puxado. Eles vão e o minimo normalmente, revisões e etc, 600€  :D :D
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: vb em 28 de Abril, 2011, 15:18:35
acho que devias era ter experimentado o carro antes de o comprares...agora qualquer coisinha e queres sempre outro...

um carro não é uma coisa que se compre todos os dias, pelo menos para uma pessoa 'normal'....

Repara que isto aconteceu aos 6000klm...achas que se acontecesse quando o experimentasse, que o compraria?!
O meu cunhado anda com o mesmo problema num Volkswagen Polo...agora passou a garantia e cada vez q acontece a dita avaria é aos 200 e tal €€!

Acham isto normal? É que eu não acho.
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: vb em 28 de Abril, 2011, 15:29:37
Voces devem pensar que trocar um carro é como ir à Worten ou Radio popular trocar uma maquina de lavar roupa............ Muito sinceramente, fico fdd com esses pensamentos, que é o que gramo muitas das vezes. As coisas acontecem, arranjam-se, num carro, resolve-se o sintoma. Se há uma peça com defeito, é essa peça que se troca, não o carro. Eu tive durante a garantia problemas de embraiagem, prendia-me a primeira, porque o pedal nao dava pressao as vezes, e tinha de desligar o carro, e desengatar sem trabalhar. Fui lá, e levou uma bomba de embraiagem nova. VOILÁ!!! Não pedi para trocar o carro todo....

Passado uns 2 meses de passar a garantia, com 40 mil kms, acendeu-me a luz do motor, tranquilo de conduçao nos tempos antes (ou não), fui lá, acusou sonda lambda avariada. que remédio tive eu que pagar, mas que me senti injusto senti, por acontecer pouco depois da garantia acabar.


Metam na cabeça uma coisa, avaria pode acontecer nos primeiros tempos, como só pode acontecer 3 anos depois... Aí não se lembram que o que avariou, podia ter já defeito desde novo, e aguentou-se "pelos arames" até à data....

Caro amigo, então diga-me se isto se prolongar (no caso do meu cunhado era de 3 em 3 meses) se acha normal?!

E como você o diz muito bem..."isto não é uma máquina de lavar roupa"...mas digo sim, que é um investimento grande que se faz!!
Se isto me acontecer uma 2ªvez, acredite que as coisas vão ter que ser resolvidas!

Vou comparar aqui o seguinte, se você por ex. comprar uma televisão e se a mesma estiver sempre a ficar com problemas, por ex. sem imagem,(ainda na garantia) fica contente só de lha a arranjarem?!

Por Favor...uma coisa é o carro ter uma avaria ser arranjado e ficar resolvido, não como isto que já estou a ver que têm continuidade e não estou para passar a ir à oficina e pagar depois da garantia se ir...o mais provável é desfazer-me dele o quanto antes!!

Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Mrboss em 29 de Abril, 2011, 01:39:55
Não dá para comparar um carro com um electrodomestico. Normalmente os electrodomesticos são substituidos. Os carros, se as oficinas/stands forem competentes, dão com o problema, e a peça em questão, fica com garantia nova de 2 anos à parte da garantia do carro

Eu mostrei o meu descontentamento que uma sonda não tem logica de durar só 40 mil kms! mas que posso eu fazer?!!?!?

Uma TV, ela avaria se não a desligarmos e estiver constantemente ligada em stand by a levar com picos de corrente, ou outras descargas. De quem é a culpa? de quem vendeu a TV?

Trabalho numa casa dentro do genero, e as pessoas pensam que as vezes comemos por parvos quando vão pedir garantia, e descobre-se na hora o que aconteceu. Depois encolhem os ombros e viram os olhos porque abusam do estatuto dos direitos do consumidor, e então quando começam com o paleio do "por lei tenho direito a isto e aquilo".

Mas esquecem-se de que na lei está um prazo util para reparaçoes na garantia de 30 dias, e caso não seja cumprido pelo prestador de serviços, pode ser substituido por um artigo novo, ou de igual valor dentro da mesma gama.

uma maquina de café, parte-se um manipulo qualquer que tem sempre uso, não considero assistencia, considero desgaste. deixa de funcionar, aí sim, assistencia.

agora, a garantia, em caso de duvida da oficina/stand onde o carro foi comprado, se for duvidosa a qualidade de serviço prestado, tens o teu direito em procurar outro representante, e chegando a acordo, eles que se cheguem a frente com a nota, caso não tenham competencia para fazer um diagnostico decente. Já deu para ver que cada zona do pais, tem as suas qualidades. Lisboa acredito que não tenham maos a medir com tanta coisa, agora as oficinas das "terrinhas", como é mais tranquilo, dão com as coisas, com calma.


Quem não se lembra de há uns 2 anos uma reportagem da SIC acho eu, de um proprietario de uma C-MAX que ia de 2 em 2 meses a oficina por problemas mecanicos e electricos? Que ele expos tudo a DECO, e a propria SIC, e eles não conseguiam dar com o problema na mesma?

Isto vai da competencia do serviço, que imagino que mecanicos sempre a rodar, nunca ganhando experiencia, ou "mexanicos" de caca que andam ali por andar, porque se acham mecanicos, não é serviço competente. mas nos dias que correm, o que se pode fazer?

Aqui em Coimbra, mais de metade dos mecanicos, são da casa aos anos, e os novos que entram, levam formaçao FORTE E FEIO de todos os modelos, e especialidades individuais, Electrica, Mecanica, etc, etc, etc. Só depois se vê quem realmente aprendeu, Se ninguem aprende e aplica o que foi ensinado, vai haver sempre chatices a pessoas como tu, que se calhar bem analisado, é uma agulha num palheiro que te causou tanto transtorno. Tive um maçarico que me fez revisão simples, e vergou-me o painel lateral da frente porque o braço do elevador não foi colocado no sitio correcto. podia ser muito bom mecanico, mas não durou la mais uma semana, Se calhar fez mais alguma do genero, e foi visto como um prejuizo a empresa por reparaçoes devido a incompetencia.........


informa-te, fala com a marca onde vais, e diz que o serviço deles não é competente o suficiente para te resolver o problema. Eles que se entendam com outra representante deles, e que vejam o que pode ser feito. Escreve uma carta à Ford Lusitana, e explica tambem o que se passa. Chega forte e feio no que dizes, porque a imagem deles está sempre em causa, e se expuseres a uma entidade moderadora, ou até mesmo imaginemos, à SIC ou TVI, seja o que for, eles ficam mal vistos perante proprietarios da marca, ou possiveis compradores da marca.....


A má publicidade, e ameaça de má imagem, pode mover mares e montanhas.....
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: guest2715 em 29 de Abril, 2011, 21:26:54
Pessoal acedeu again...
desta vez no dtc já não apareçe o NONE mas sim o código 5967!
Já andei a ver aqui os erros mas não encontro este.
Já fiz reset à centralina e não desapareceu... alguém sabe que erro é?

encontrei neste forum uma resposta http://www.zetecs.com/forum-viewtopic.asp?f=16&g=3&t=4514 (http://www.zetecs.com/forum-viewtopic.asp?f=16&g=3&t=4514) e diz que é a voltagem da bateria é baixa... será?
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: fiestaboss em 30 de Abril, 2011, 00:56:34
tenta verificar se o o teu carro está a carregar em condições ou pede alguém que te empreste uma bateria e testa a ver o que ele te dá.
se alguem tiver um autodata operacional que te confirme o codigo.
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: guest2715 em 07 de Maio, 2011, 15:38:09
Problema resolvido e fica então aqui o porquê daquele código!

Na quarta-feira quando vim do trabalho para casa a luz apagou-se ou melhor não acendeu! Andei com o carro e parecia tudo bem até que ontem de manhã liguei o carro e tudo bem mas depois tive que parar num sítio antes de chegar a casa e fiquei sem bateria no carro. Já nem dava para "tossir" nem nada. Resultado bateria nova e ficou bem sem erros e luz do motor apagada.
Quando tiverem um 5967 preparem que a bateria tá nas ultimas!

Sempre aprender com erros  :-\
Título: Re:Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: tdci em 04 de Junho, 2011, 21:51:04
boa noite pessoal

a minha luz do aviso do morto ja anda acessa á 4 dias. por vezes apaga e anda assim 2/3 dias depois volta a acender. isto so acontece quando ligo o carro nunca em andamento. sera que tambem sera a sonda lambda? gostaria de ter a vossa ajuda neste assunto.

eu tenho um MK6 1.4 TDCI 68 CV preto com 113300km.

grande abrço para todos
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: iomega em 12 de Agosto, 2011, 00:39:45
boas,

hoje alias ontem acendeu a luz do motor em andamento a partir daí nunca mais apagou o carro esta a desenvolver normal amanha vou ver no painel de instrumentos a ver se indica o codigo de erro !!! amanha ja dou mais noticias

cumps.

ja consegui fazer o test mode e por meu espanto, onde fica em intermitente dtc diz "none" ou seja nao estava registado nenhum erro apesar de  a luz do motor ficar sempre acesa. entretanto ja desliguei a bateria para fazer o tal reset a centralina, quantas horas recomendam o carro estar desligado da bateria? e depois o que tenho de fazer! apos ligar a bateria basta estar ligado 10 minutos sem tocar no acelerador e depois desliga lo. a partir daqui basta liga-lo e andar normalmente com ele certo! , mas nos primeiros km não acelerar muito?
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Johnyfiesta em 12 de Agosto, 2011, 16:02:13
Desligar meia hora e fazer uns 8 kms com ele em modo normal.  O0 Isso as vezes pode ser Maf a dar uns valores meios marados e ele associa erro. Limpa a maf  O0
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: iomega em 13 de Agosto, 2011, 00:06:13
Desligar meia hora e fazer uns 8 kms com ele em modo normal.  O0 Isso as vezes pode ser Maf a dar uns valores meios marados e ele associa erro. Limpa a maf  O0

se soubesse onde ela fica e que cuidados tenho de ter ao limpa-la!!! o carro é um mk6 e pelo que vi nao é facil dee dar com a maf ! acho que estou certo!

desde já obrigado pla ajuda :)
cumps
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: iomega em 13 de Agosto, 2011, 11:03:17
boas,
hoje liguem o carro a bateria e logo de imediato a luz do motor nao desapareceu ao ligar o carro, deixei 10 min lkigado e fuii dar uma volta mas a luz esta la na mesma :(. entretanto fui ao test mode e onde diz dtc diz none!! o que poderá ser?
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: pauloalex em 13 de Agosto, 2011, 11:20:06
muito provavelmente catalisador no galheiro...
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Mrboss em 13 de Agosto, 2011, 13:53:48
Ou a sonda lambda. O meu nao acusou nenhum erro no obd, só no computador ao fazer diagnostico na Ford
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: iomega em 13 de Agosto, 2011, 14:03:30
umas destas duas coisas mas pa que preços isto vai o catalisador paí 300€ pelo que ouvi dizer e se for a sonda lambda
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Mrboss em 13 de Agosto, 2011, 14:06:22
A sonda nao paguei mais que 150 paus, já com iva e desconto (depois de fazer barulho, que ela pifou 2 meses depois da garantia, e ainda tinha 40kk)
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: iomega em 13 de Agosto, 2011, 19:47:29
mas se fosse essa sonda o carro nao dava sinal tipo falhas ao andar??

se for o catalizador para quanto é que vai a brincadeira? alguem me sabe dar um preço em concreto?

cumps
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: iomega em 16 de Agosto, 2011, 11:43:24
entretanto já passei pela bosch car service e deu me dois erros o primeiro é de nível de combustível defeituoso e o segundo é teor do catalisador muito baixo...e os erros foram P060 e P042!!! será o catalisador que já não esta nos melhores dias? para quanto vai esta peça se for mesmo o catalisador! e se o deixar andar assim danifica o motor! também já soube que não passa na inspecção que eles conseguem detectar se esta  bom ou não!
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: FilipeP em 16 de Agosto, 2011, 12:19:00
Se for o catalisador, conta com pelo menos 400€+ mão de obra para um novo na Ford. Se estiveres a pensar em sucatas, esse valor deve descer consideravelmente.
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Mrboss em 16 de Agosto, 2011, 13:44:50
O sensor da sonda não afecta nada em andamento. Só fica a dar valores errados de combustao, e não afecta em nada, porque são coisas e valores irrisorios
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: iomega em 16 de Agosto, 2011, 18:22:09
obg pelas respostas! para ja ainda nao apreceu o sinal novamente a ver vamos...!!
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: jayme em 20 de Novembro, 2011, 17:29:18
Boas pessoal
O meu fiesta 1.25 mk6 de 2004 começou com um trabalhar irregular, não tinha força e acendeu a luz de avaria no motor, estive a fazer uns testes e conclui que estava a trabalhar a 3 cilindros, limpei as velas e já está a funcionar certinho e puxar bem (amanha vou comprar velas novas), no entanto a luz de avaria no motor continua acesa (não deveria ter apagado?)
Já desliguei a bateria e estou a aguardar a ver se faz reset à centralina para ver se apaga.

Jaime
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Johnyfiesta em 20 de Novembro, 2011, 17:41:57
é normal ficar acesa, mas depois ela apaga-se sozinha. Mas verifica a bobine tmb e cabos de velas  O0
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: jayme em 20 de Novembro, 2011, 17:45:28
Desde já obrigado pela resposta.
Acabei de ligar a bateria após 40 minutos desligada, mas a luz continua acesa :(
Mas face ao que fiz achas que seria mesmo das velas?
Como verifico os cabos e bobine?


Jaime
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Johnyfiesta em 20 de Novembro, 2011, 18:52:29
Sim é bem possível  O0
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: jayme em 20 de Novembro, 2011, 20:26:07

Já tentei fazer reset à centralina desligando os cabos da bateria e esperando 40 minutos mas a luz manteve-se acesa.
Neste caso demora muito a apagar a luz?

Jaime
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: Yuusou em 21 de Novembro, 2011, 13:48:07
Neste caso a luz não vai apagar, convém ir ver o que é.
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: SandStorm em 21 de Novembro, 2011, 16:15:58
Basta ligar a máquina de diagnóstico da oficina e pedir a eles para limparem o código. Foi assim que fiz no meu MK6 após ter mudado a bobine.  ;)
Título: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: jayme em 21 de Novembro, 2011, 17:29:32
Ok. Obrigado ;)
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: jayme em 22 de Novembro, 2011, 15:21:02
Hoje quando dei à chave a luz apagou sozinha... espero que esteja resolvido... ufa.....
O carro anda com umas batidas na frente tipo "toc, toc" em pisos irregulares, este fds vou ver disto.

Jaime
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: SandStorm em 22 de Novembro, 2011, 16:09:38
esse toctoc deve ser dos amortecedores, ou algo do género. :)
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: jayme em 22 de Novembro, 2011, 16:26:27
O carro tem apenas 56.000 km e parece-me pouco para ser amortecedores, mas......
Não serão tirantes da barra estabilizadora? (já vi aqui tópico em que alguém falou nisso)

Jaime
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: SandStorm em 22 de Novembro, 2011, 16:30:55
poderá ser. :)
Título: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: jayme em 27 de Novembro, 2011, 23:16:40
Mudei as velas e parecia estar td bem, pois puxava bem e já n trabalhava a 3 cilindros.
Ontem começou a falhar em andamento, mas não acende qualquer luz de avaria.....
Bobine será?

Jaime
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: pauloalex em 28 de Novembro, 2011, 12:42:07
Poderá ser...mas as velas que mudaste, foram as correctas para esse motor? ficaram bem apertadas? verificaste se os cabos das velas estão bem colocados?
Título: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: jayme em 28 de Novembro, 2011, 13:01:42
Boas.
Sim as velas são as indicadas e os cabos estão bem colocados.

Jaime
Título: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: jayme em 29 de Novembro, 2011, 18:54:18
Ontem foi a bosh car service, levou a bobine e já na falha e até puxa muito melhor.
A única coisa q continuo a notar é em mudanças baixas o carro parece que anda ao balanços, talvez algum pneu com defeito não sei... Não estou muito habituado ao carro pois é o carro da Maria....
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: divaz em 19 de Março, 2013, 00:43:48
Ola boa noite,
comprei o meu ford fiesta (2004, 35000km)em agosto passado, parecia impecavel, o meu pai aprovou e o mecanico tambem (convem salientar que eu nao percebo nada de carros  ??? )

tava a correr tudo bem ate o mes passado, em que quando eu o ligava de manha ele ia me a baixo se eu nao carrega se no acelarador...entretanto reparei que ele anda aos "soluços"...e na semana passadaa ligou me a luzinha do motor!  :(

Sera graave?? Nao dava nada jeito ter despesas com ele agora...so o comprei ha 6 meses...começa bem -.-''

Obrigada pla atençao
Título: Re: Luz de aviso do motor acendeu...
Enviado por: SandStorm em 19 de Março, 2013, 02:33:17
Aposto que foi a tua bobine que foi para o galheiro. Tive esse problema como dizes no meu MK6, que é de 2003.
A peça deve ser uns 100 euros. Aproveita e muda as velas também.