Garagem do Clube

Autor Tópico: Alterar iluminação do relógio para branco.  (Lida 1481 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Alterar iluminação do relógio para branco.
« em: 01 de Agosto, 2010, 22:26:02 »
Boas.

O relógio do MK4 dá luz verde. Aquilo tem um filtro branco, ao contrário do que eu pensava, pois eu pensava que fosse verde.

O que eu quero é por aquilo a dar luz branca. Há maneira de aquilo dar luz branca? Ou então um amarelado clarinho?

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #1 em: 01 de Agosto, 2010, 22:28:02 »
Consegues ter acesso aos leds daquilo?
Vai na volta e são os leds verdes.
Se encontrares os maganos, mesmo com uma pilha, tenta lidar às perninhas deles para ver.
Muito provavelmente será o mesmo tipo de led usado nos teclados de telemóveis, aqueles rectangulares muito pequeninos.

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #2 em: 01 de Agosto, 2010, 23:32:27 »
Exactamente! É isso mesmo Sand. São daqueles leds minúsculos tipo os dos telemóveis. E sim, são os leds que dão luz verde. Desoldar aquilo e voltar a soldar outros no lugar daqueles é muito complicado, digo eu... Tens que ter muito jeitinho para a coisa O0

PS: saca o rádio fora e abre-o. Já fiz no meu e não custa nada O0

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #3 em: 02 de Agosto, 2010, 01:13:13 »
Sim, o relógio tem mesmo esses tais led's quadrados, pequeninos, típicos das placas de circuito impresso. Não há forma de colocar nenhum filtro de cor nenhuma para aquilo dar um esbranquiçado qualquer, mesmo que seja um pouco a tender para o amarelado, não há stress.

...
PS: saca o rádio fora e abre-o. Já fiz no meu e não custa nada O0

Mas saco o radio para quê? Não percebi... Nã me digas que é para sacar o relógio. ???

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #4 em: 02 de Agosto, 2010, 01:14:41 »
Sim, o relógio tem mesmo esses tais led's quadrados, pequeninos, típicos das placas de circuito impresso. Não há forma de colocar nenhum filtro de cor nenhuma para aquilo dar um esbranquiçado qualquer, mesmo que seja um pouco a tender para o amarelado, não há stress.

...
PS: saca o rádio fora e abre-o. Já fiz no meu e não custa nada O0

Mas saco o radio para quê? Não percebi... Nã me digas que é para sacar o relógio. ???

néps, assim tb mudavas os do rádio. :P

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #5 em: 02 de Agosto, 2010, 01:49:31 »
...
néps, assim tb mudavas os do rádio. :P

Ainda quimava o radio e nunca mais funcionava. COmigo electricidade ainda vá, mas electrónica, esquece.

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #6 em: 02 de Agosto, 2010, 08:00:53 »
Eu queria dizer relógio e não rádio... :-X ::)

Mas olha que mudar as do rádio nem era má ideia.. Ficava muito porreiro. Por acaso já pensei mudar todas as minhas luzes para branco, e depois mudar o quadrante para branco ou algo UV. Como tenho o quadrante branco com ponteiros laranjas ia ficar muito bonito. Mas tenho medo de mexer no quadrante...

Sempre podes tentar arranjar um relógio usado, e tentar ir inventando com ele. Assim não estragavas o teu de certeza, e com sorte fazias o que queres O0

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #7 em: 02 de Agosto, 2010, 11:13:40 »
Isso não seri problema, alterar os led's. Pedia a um colega do meu bules que ele domina a electrónica. Conserteza que mos mudava.

Em relação ao quadrante branco, fiz isso ontem. Saquei a parte da frente, do plastico e saquei o filtro verde. Foi custoso, e só com a ajuda de alicate, berbequim e muita paciencia, que aquilo é dificil de tirar, mas saiu. Já está branquinho...

Agora precisava de mais alguma coisa branca. Eventualmente altero a iluminação dos botões do desembaciador e dos farois de nevoeiro da frente e de trás, mas só a luz de presença, porque as de ligado, mantenho. Eventualmente altero também os botões dos vidros.

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 6026
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #8 em: 02 de Agosto, 2010, 13:24:30 »
Isso devem ser leds smd. É perfeitamente possivel soldar outros de outra cor. Apenas precisas de um ferro isolado ou uma estaçao de soldar 12V. Um ferro convencional como aqueles de 40W normais de ligar a rede domestica tambem dá mas tens que desligar da rede antes de tocar nos leds senão avarias logo isso. O que eu faço é usar um ferro desses, o qual afio a ponta no esmeril em forma de bico para maior precisão. Depois com pasta de solda para ajudar a espalhar aplico, deixo o ferro aquecer bem e quando estiver quente desligo da tomada e faço as soldas. Depois volto a ligar para manter o calor.

rcgadjet
  • Visitante
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #9 em: 02 de Agosto, 2010, 14:54:12 »
o meu relogio foi alterado para dar luz branca.foram mudados os leds e a película verde tb foi mudada por uma película branca (espécie de 1 branco pérola) de 1 visor de 1 telemóvel

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #10 em: 02 de Agosto, 2010, 15:11:59 »
Rui, para mudares a luz do quadrante não o tiveste que tirar fora? Basta tirar o aro que contém as grelhas da sofagem e o plástico transparente do quadrante?

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #11 em: 02 de Agosto, 2010, 15:33:04 »
o meu relogio foi alterado para dar luz branca.foram mudados os leds e a película verde tb foi mudada por uma película branca (espécie de 1 branco pérola) de 1 visor de 1 telemóvel

Mas a o filtro é verde ou é branco? A mim parece-me que ele é branco.

Rui, para mudares a luz do quadrante não o tiveste que tirar fora? Basta tirar o aro que contém as grelhas da sofagem e o plástico transparente do quadrante?

Foi mesmo só tirar o aro da ventilação e o "vidro". Tirar o verde é que custa mais.

Offline jorge_ferreira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 407
  • Feedback: +0/-0
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #12 em: 02 de Agosto, 2010, 16:31:19 »
Citação de: rcgadjet em Hoje às 14:54:12
o meu relogio foi alterado para dar luz branca.foram mudados os leds e a película verde tb foi mudada por uma película branca (espécie de 1 branco pérola) de 1 visor de 1 telemóvel


Mas a o filtro é verde ou é branco? A mim parece-me que ele é branco.


Citação de: tftb em Hoje às 15:11:59
Rui, para mudares a luz do quadrante não o tiveste que tirar fora? Basta tirar o aro que contém as grelhas da sofagem e o plástico transparente do quadrante?


Foi mesmo só tirar o aro da ventilação e o "vidro". Tirar o verde é que custa mais.




entao rui quer dizer que nao e preciso desapertar a bicha do conta quilometrs?????

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #13 em: 02 de Agosto, 2010, 17:35:37 »
Pelos vistos não...

Mas assim ficas com luz amarela, vinda das lâmpadas "normais", certo rui?

Offline DIOGO-GA
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 150
  • Feedback: +0/-0
  • mk4 12-1995
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #14 em: 02 de Agosto, 2010, 19:42:38 »
Pelos vistos não...

Mas assim ficas com luz amarela, vinda das lâmpadas "normais", certo rui?
boas eu também gostava de alterar a minha iluminação interior mas tenho medo de mexer... rui podes por uma foto do resultado final? obrigado

rcgadjet
  • Visitante
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #15 em: 02 de Agosto, 2010, 21:16:39 »
o meu relogio foi alterado para dar luz branca.foram mudados os leds e a película verde tb foi mudada por uma película branca (espécie de 1 branco pérola) de 1 visor de 1 telemóvel

Mas a o filtro é verde ou é branco? A mim parece-me que ele é branco.


o filtro, se não me falha a memória (acho que ainda o tenho guardado algures), tem um tom assim para o creme esverdeado, mas penso que os led's são verdes

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #16 em: 02 de Agosto, 2010, 21:40:56 »
Depois meto. Aquilo ficou branco e pronto. Nada de mais, mas ainda não vi o resultado mesmo com atenção. Depois posto foto.

Offline jorge_ferreira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 407
  • Feedback: +0/-0
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #17 em: 03 de Agosto, 2010, 03:37:03 »
rui...so uma coisinha tiveste de desapertar a bicha????

abraços... mete fotos quando poderes

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #18 em: 03 de Agosto, 2010, 13:26:40 »
rui...so uma coisinha tiveste de desapertar a bicha????

abraços... mete fotos quando poderes

Não, aquilo Sai puchado por cima ligeiramente e depois os encaixes de baixo saltam. Atenção que tens que tirar as lampadas, senão a esteira que faz os contactos rasga-se, porque está presa a uns pinos de plastico. Basta rodares as lampadas e aquilo já fica solto.

Offline jorge_ferreira

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 407
  • Feedback: +0/-0
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #19 em: 03 de Agosto, 2010, 19:40:56 »
ok... entao tiro o aro do ventilador... puxu um pouco o quadrante.... tiro as lampadas e depois e partir a pelicula verde...

ja agora vais deixar luz branca ou vais mudar a cor da luz????

abraços

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #20 em: 05 de Agosto, 2010, 03:53:12 »
Tiras os 2 parafusos que estão na zona do conta km's em cima e um que está escondido o mais à direita possível, no aro da ventilação, por baixo de um pequenino triângulo de plástico. Depois é só puxares pelo aro e salta isso fora. Desligas os fios dos botões e do relógio e sai isso tudo.

Depois é só tirares 4 parafusos do painel e inclinares-o um pouco na parte de cima e com a ponta dos dedos rodares um pouco as lâmpadas e elas saiem. Cuidado para não caírem para dentro.

Depois afastando o vidro do resto do corpo do conta km's, basta afastar o plastico branco do preto, na zona dos parafusos de cima, e aquilo abre. Dás um jeitinho e saltam também os encaixes por baixo. Depois com umas voltinhas, consegues sacar o vidro para a direita do volante. Se te vires à rasca, podes sacar a capa de vcima, da coluna de direcção e já sai melhor.

As luzes cão ficar assim, brancas. A ideia foi fazer como os Corolla que têm luz laranja em tudo e no quadrante, branco e além disso, fazer que o efeito branco do fundo se mantenha não só com as luzes apagadas, como com elas acesas.

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Re:Alterar iluminação do relógio para branco.
« Responder #21 em: 05 de Agosto, 2010, 11:28:29 »
Isso até parece fácil, e visto que se consegue tirar as lâmpadas, acabaste de me dar umas ideias ::) >:D