Garagem do Clube

Autor Tópico: ar condicionado  (Lida 970 vezes)

Offline dncj
  • 45cv
  • Feedback: +0/-0
ar condicionado
« em: 27 de Julho, 2010, 15:15:02 »
Boas pessoal
Tou com um  problema  que passo a descrever:

tenho um fiesta mk4 de 99 com A/C,acontece que noto que o A/C não tem tanta eficácia como o do meu focus 1.4 de 2002 por exemplo, sai frio apenas ao fim de 5 minutos se tiver ao sol,mas noto que demora muito tempo para nos sentir completamente confortaveis e "frescos",ou seja em comparação com o focus o ar deste é bastante mais frio.
Noto tambem que quando desligo o carro com o A/C ligado, um barulho tipo fuga de ar perto da tubagem no compartimento junto ás escovas do para brisas.
Acham que será fuga no A/C  ou um carregamento resolverá ?
Alguma dica?

Cumps

Offline ruitome

• 150CV
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:ar condicionado
« Responder #1 em: 27 de Julho, 2010, 15:24:43 »
Os AC's não são todos iguais. Uns dão mais que outros, especialmente entre modelos de gamas diferentes e com cilindradas diferentes. Os 5 minutos são um exagero. Isso deve-se quase de certeza à falta de carga do gaz ou ao compressor que já não esteja nos seus melhores dias. Mas dada a idade do carro é bem provável que seja a falta de carga.

O barulho junto às escovas, bem que pode ser um tubo roto ou alguma junta a desfazer-se. Aí não é suposto ouvir-se nada. Mete um pouco de sabonária (sabão com um pouco de água) nessa zona, em cima desses tubos e se notares bolhas a saltarem, tens fuga. Podes fazer isso em todas as ligações/soldaduras. Tens também um radiador junto aos pés, por baixo do tablier, na zona central. Pode haver alguma fuga aí. Tira as protecções plasticas à volta e dá uma espreitadela.

Offline coelho
  • 50CV
  • *
« Responder #2 em: 27 de Julho, 2010, 15:28:51 »
Boas, se calhar tens os 2 problemas, a fuga e precisas de recarregar, mas a fuga é para o interior do carro? e notas isso quando tens o ar a sair por cima ou para a frente, ou seja para a cara?
No meu mk6 de 03 já noto que o a/c não arrefece tanto como dantes, mas se tiver ao sol  é normal que o ar demore a arrefecer, porque o ar quente não sai, isto se tiveres os vidro fechados o que naturalmente deves ter, porque o ar que vem do a/c vai ter que arrefecer todo o ar quente que está dentro do carro, mas se tiveres a sombra e ligares logo o a/c antes de ir para o sol, vais notar logo um friozinho  ^-^ ...

P.s - claro que ter peliculas ajuda um pouco a manter a temperatura, mas não faz milagres...

Offline luisinho
  • 115CV
  • Feedback: +1/-0
« Responder #3 em: 27 de Julho, 2010, 15:34:47 »
Boas pessoal

tenho um fiesta mk4 de 99 com A/C,acontece que noto que o A/C não tem tanta eficácia como o do meu focus 1.4 de 2002 por exemplo, sai frio apenas ao fim de 5 minutos se tiver ao sol,mas noto que demora muito tempo para nos sentir completamente confortaveis e "frescos",ou seja em comparação com o focus o ar deste é bastante mais frio.
Noto tambem que quando desligo o carro com o A/C ligado, um barulho tipo fuga de ar perto da tubagem no compartimento junto ás escovas do para brisas.Acham que será fuga no A/C  ou um carregamento resolverá ?
Alguma dica?

Cumps

1º Descarregado.

2º Normal o meu também sempre fez isso e não é o unico.

Offline dncj
  • 45cv
« Responder #4 em: 27 de Julho, 2010, 15:42:49 »
Boas pessoal

Noto tambem que quando desligo o carro com o A/C ligado, um barulho tipo fuga de ar perto da tubagem no compartimento junto ás escovas do para brisas.Acham que será fuga no A/C  ou um carregamento resolverá ?
Alguma dica?

Cumps

1º Descarregado.

2º Normal o meu também sempre fez isso e não é o unico.

O barulho é normal?
Quando o carregaste quanto é que levaram ?

Obrigado pelas dicas

Cumps

Offline luisinho
  • 115CV
« Responder #5 em: 27 de Julho, 2010, 15:47:00 »
Bem acho que é normal, senão for tenho o Fiesta e o 206 fudid... desde de novos e acerca de 9 anos.

Para carregar sempre o fiz a borla mas acho que com 45/50 eur fazes a festa.

Offline dncj
  • 45cv
« Responder #6 em: 27 de Julho, 2010, 15:56:50 »
Bem acho que é normal, senão for tenho o Fiesta e o 206 fudid... desde de novos e acerca de 9 anos.

Pois sendo assim julgo que será normal também no meu  ;)
O barulho que ouves no fiesta, é na grelha junto ao pára-brisas?

Cumps

Offline luisinho
  • 115CV
« Responder #7 em: 27 de Julho, 2010, 16:10:04 »

Pois sendo assim julgo que será normal também no meu  ;)
O barulho que ouves no fiesta, é na grelha junto ao pára-brisas?Cumps

Afirmativo...

Offline tiago blanquet
  • 150CV
  • Feedback: +7/-0
  • No ganhar é que tá o ganho...
« Responder #8 em: 30 de Julho, 2010, 15:53:11 »
Esse som de descarga é normal é o gas a recuar para o expansor. Quase todos os carros o fazem, uns disfarçam melhor o som que outros. A minha avensis tambem o faz. Se tivesses uma fuga nem ao fim de 5min sentias algum frio porque o gás fugia todo em questão de 2 ou 3 dias.

Quanto a falta de eficacia, verifica o radiador do AC junto ao motor, se esta livre de porcaria. Esse radiador precisa de ar a circular para ter uma boa eficacia a arrefecer o gas. Podes ter tambem um problema no compressor do AC. Esses compressores são de pistão normalmente com 4 ou 5 e como qualquer compressor sofrem desgaste nas juntas e segmentos. Se não vedarem bem não conseguem comprimir o gas o suficiente.

Offline ASantos
  • 50CV
  • *
« Responder #9 em: 31 de Julho, 2010, 11:54:39 »
Boas! Penso que os fiestas tambem gastam filtro de habitaculo, e pode ser o filtro que esteja tapado, e nao deixe passar o ar.

Cumprimentos
Antonio Santos

Offline dncj
  • 45cv
« Responder #10 em: 31 de Julho, 2010, 15:49:09 »
O filtro do habitaculo já o substitui sem grandes melhorias...
Realmente fuga não deverá ser, pois continua a sair frio.
Vou esperar para ver como se vai comportando, se for o compressor nem vale a pena o arranjo
pois dever quase o valor do carro  :'(

Cumps

Offline ruitome

• 150CV
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
« Responder #11 em: 01 de Agosto, 2010, 01:07:31 »
Boas! Penso que os fiestas tambem gastam filtro de habitaculo, e pode ser o filtro que esteja tapado, e nao deixe passar o ar.

Cumprimentos
Antonio Santos

Para o filtro do habitáculo impedir dessa forma, terias que ter participado no Dakar, durante as últimas 2 ou 3 provas...

Offline ASantos
  • 50CV
  • *
« Responder #12 em: 01 de Agosto, 2010, 19:50:55 »

Cumprimentos
Antonio Santos

Para o filtro do habitáculo impedir dessa forma, terias que ter participado no Dakar, durante as últimas 2 ou 3 provas...

Boas! Ja vi pessoal com esse problema, e era do filtro. Agora nao sei o estado em que eles tinham o filtro, mas devia estar um bocado sujo.  :P

Cumprimentos
Antonio Santos

Offline tftb
  • 130CV
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
« Responder #13 em: 01 de Agosto, 2010, 19:55:41 »

Cumprimentos
Antonio Santos

LOOL Não é bem assim, mas quase... Eu tenho o meu há 1 ano, e está todo preto já! Deixa passar o ar perfeitamente, mas já está todo cagado... Fora o monte de folhas que volta na volta vou sacar lá dentro da caixa...