Garagem do Clube

Autor Tópico: Conta-rotações digital - DIY  (Lida 2031 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Conta-rotações digital - DIY
« em: 10 de Outubro, 2004, 23:45:14 »
Olá ppl.

Quero vos apresentar o meu mais recente projecto, que realizei no meu fiestinha MK3 1.1:

Um contador de rotações digital (porque o meu não tinha de origem nenhum conta-rotações), construido por mim (desde o esquema electronico com microcontrolador (PIC) até ao programa PIC em assembly, e depois a montagem). Ele é constituido por um painel indicador contendo quatro digitos de display LED verde brilhante de sete segmentos, montado no painel de instrumentos do carro, e uma caixinha contendo o circuito, instalada algures debaixo da consola, e ligada por um cabo de 15 condutores ao painel indicador. O aparelho é alimentado pela linha de 12 V do radio, ou seja é sempre ligado que se vire a chave de ignição.
O circuito recebe os sinais de rotação por meio dum fio dum sitio no habitaculo do motor (ai há um cabo que vem dum sensor de hall localizado no bloco do motor, liguei o fio a este cabo). Estes sinais são depois devidamente contados e calculados por meio do meu circuito, mais propriamente pelo microcontrolador PIC e depois mostrados no display, em milhares RPM,  com os ultimos dois digitos sempre em zero (portanto só conta milhares e centenas). Tem uma taxa de actualização do valor de contagem bastante boa.

Eu um dia destes, quando tiver tempo, vou colocar o projecto todo, com esquema, descrição e uma data de fotos detalhadas que fiz enquanto construi aquilo, no meu site de electronica, para os entusiastas de electronica e ford fiesta poderem construir isso também. Quando tiver isso feito, ponho o link aqui. Mas vão ter que aguardar, pois de momento ando com pouco tempo livre...

Assim por enquanto vão aqui apenas umas três fotos que tirei do contador já pronto montado e a funcionar:

Uma de dia:



E duas de noite (infelizmente a minha camara não capta a luz dos LEDs de forma suficientemente boa :( ... na realidade tem um aspecto muito mais fixe do que na imagem... muito mais nitido e brilhante...)





Os dois LEDs que estão ao lado do display servem para acender, de modo a "avisar" o condutor, quando se atingir o valor de RPM maximo recomendado para trocar de mudança (o led amarelo) e o valor maximo absoluto (led vermelho), isso dá para por nos valores que se quiser (quando se programa o PIC). Eu meti o amarelo em 4000 e o vermelho em 5000, pois o carro já não é novo  :D :wink:

Portanto digam lá as vossas opinões acerca do projecto :wink:
Eu cá por mim tou muito satisfeito, pois dá me imenso jeito ter um conta-rotações no carro... pois nem tudo se consegue ouvir ou saber por meio da velocidade e da mudança em termos de rotações a que o motor vai
... daí que passei a domniar muito melhor do que antes as mudanças e rotações relacionadas especificas e consequente rendimento do carro.

Resta-me uma dúvida (que espero e suponho, naturalmente, não se justificar): será que eles poderiam implicar com isso no IPO ?

EDIT: Não, o carro passou lindamente no IPO, o inspector quando se sentou no carro nem comentário fez em relação ao meu conta-rotações.
Portanto penso que não há lei que proibe fazer esse tipo de modificações.
Pois o inspector que eu "apanhei" não era do tipo "deixar passar tudo e mais alguma coisa", não, parecia que levava as coisas á sério  :D

Abraços,
Elias

Bug Killer 03
  • Visitante
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #1 em: 11 de Outubro, 2004, 00:07:20 »
Ta muito bom  :D Também podias ter posto o painel todo, mas assim foi mais desafiante  :D Já agora esses regimes sao os melhores, sebem que a melhor altura p por mudança é as 4500, pq ainda rende  :D

Abraço e nice work

zudjan
  • Visitante
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #2 em: 11 de Outubro, 2004, 00:15:55 »
Grande projecto :!:

Mas não dá para porme os milhares/centenas/dezenas e ... (não me lembro do nome lol)

????

Só dá para os milhares e centenas?

Offline CarpoPT

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5806
  • Feedback: +11/-0
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #3 em: 11 de Outubro, 2004, 08:10:45 »
Dar até da.. dá é mto mais trabalho na programaçao e serao precisos mais fios.. ja agora q es fã das electronicas e trabalhas com pics n fazes assim dakeles trabalhos engraçados?

[-Yoshi-]
  • Visitante
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #4 em: 11 de Outubro, 2004, 11:12:04 »
Cinco estrelas!  :D

Offline jmpp

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2074
  • Feedback: +0/-0
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #5 em: 11 de Outubro, 2004, 14:14:22 »
ganda cabecinha :D  exelente trabalho... parabens :wink:

Offline NM

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2061
  • Feedback: +0/-0
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #6 em: 11 de Outubro, 2004, 14:42:12 »
parabéns pelo excelente trabalho!  8)

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #7 em: 11 de Outubro, 2004, 15:56:35 »
Parabens...deve ter dado alto trabalho! Que tal cortares akela parte inferior do painel de instrumentos, (por de tras do display que colaste) e tentar colar isso mm por tras...de forma a ficar c um acabamento melhor?
Abraço e bom trabalho!  :wink:

zudjan
  • Visitante
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #8 em: 11 de Outubro, 2004, 16:58:48 »
Aproveitando o topic, no outro dia vi um sistema destes a venda , só que era muito caro...  :roll:

Agora pergunto, se alguem daqui saberá fazer algo, parecido a isto?
`
Isto é tipo aquilo que se ve nos volantes dos F1´s




Offline Plastic

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1125
  • Feedback: +0/-0
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #9 em: 11 de Outubro, 2004, 19:43:40 »
Valeu pelo trabalho! Especialmente num mk3 originalmente sem conta-rotações  :shock:

Eu tenho ambos no mk4 (ponteiro e digital) por isso tou bem servido. Tenta apenas melhorar os acabamentos como o ill3gal mencionou..de resto..trabalho 5 estrelas!  :shock:

Abraço

Anonymous
  • Visitante
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #10 em: 11 de Outubro, 2004, 19:47:20 »
olha muito fixe!!! curtia por um no meu carro tb!!fica bué louco!!!
Parabens tens ai um excelente trabalho :wink:

Abraço

Anonymous
  • Visitante
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #11 em: 11 de Outubro, 2004, 19:47:35 »
olha muito fixe!!! curtia por um no meu carro tb!!fica bué louco!!!
Parabens tens ai um excelente trabalho :wink:

Abraço

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #12 em: 11 de Outubro, 2004, 22:34:17 »
Olás.

Obrigado pelos tantos comentários simpáticos e elogios  :)  :D

@zudjan:
sim, dava mais trabalho e mais fios se metesse também as centenas e dezenas, mas havia ainda outra desvantagem ainda maior: a estabilidade do valor... e a precisão... tipo, como o motor nunca (especialmente em andamento) está num valor muito "fixo" de rotações (ou seja, a mais ligeira alteração do acelerador, já para não falar das variações "naturais", causa uma alteração do valor dos RPM na ordem das centenas de RPMs, num espaço de tempo muito curto), ou seja, aquilo ficaria horrivel de se ver enquanto a conduzir, pois iria-se ver sempre os ultimos dois digitos a mudarem muito rapidamente para valores sempre diferentes, tipo quase a oscilarem... isso é a grande diferença em relação a um instrumento analogico de indicação como é o caso dum ponteiro... aquilo treme só um bocadito, enquanto que no digital os digitos "menos significantes" nunca parariam quietos...

Quanto áquele kit que descreveste ai, isso é algo relativamente simples de fazer caso o carro já tenha conta-rotações... pelo menos a parte da electronica... aquilo em principio seria feito aproveitando-se do sinal de voltagem continua e proporcional á frequencia e portanto ás RPM - se o carro utilizar este sistema - e depois empregando quatro comparadores de voltagem que farão acender o respectivo LED quando a voltagem correspondente á respectiva rotação tiver sido atingida. Se for do sistema como no mk3 por exemplo, onde é produzido um sinal de impulsos, cuja frequencia é proporcional ás RPM, então ai tb não é muito mais dificil, ai iria se empregar um integrador (conversor de frequencia para voltagem) e depois utilizava se a mesma tactica dos quatro comparadores. Isso para quem percebe alguma coisa de electronica não é dificil de fazer. Mas não mo peçam a mim  :wink: pois como já disse não tenho muito tempo...

@ILL3GAL:
yah, é verdade, ficaria mais fixe fazendo o que sugeriste, e eu também já tinha pensado em melhorar o acabamento... só que por enquanto ainda não arranjei tempo e dado não ser muito importante não dou muita prioridade a isso. Mas um dia destes se calhar irei melhorar aquilo.

@[fIeStA_16V]:
Citar
n fazes assim dakeles trabalhos engraçados

não tou a ver muito bem a que te tás a referir, mas "trabalhos engraçados", sim de vez em quando faço... mas tou mais virado é para as coisas úteis  :wink:

@Carlos_XR2:
pois, isso ficaria mesmo altamente, um conta-rotações num MK2 ! 8)
Mas será que dá? È que se os MK2 nunca tiveram conta-rotações (ou será que houve alguma versão que teve?), então é provavel que não tenham o tal sensor de hall e o respectivo fio que te dá directamente os impulsos proporcionais á frequencia... pois para quê haviam de ter isso se não tinham conta-rotações...
No MK3 é diferente, pois havia versões sem e outras com conta-rotações, e como obviamente (e felizmente) a Ford teve a ideia sensata de utilizar (praticamente) o mesmo equipamento em todos, lá está o tal sensor mesmo se o modelo não tem conta-rotações... e por isso fica aqui uma dica, que se pode facilmente chegar á conclusão lendo o meu texto, mas sempre é bom formular as coisas tal como se percebe melhor:
se tiverem um MK3 sem conta-rotações, podem sempre ir á um sucateiro e arranjar um painel de instrumentos dum MK3 que tenha conta-rotações, e instalar esse no vosso fiesta. Terão é de improvisar no que diz respeito á obtenção do sinal dos impulsos, fazendo provavelmente como eu (simplesmente ligando um fio ao cabo do sensor e passando-o até ao interior do veiculo). Não sei é se será necessario construir algum pequeno circuito electronico de adaptação do sinal ou se é possivel aplica-lo logo á entrada do conta-rotações do painel... Portanto fica aqui a sugestão, para quem prefere indicadores de RPM analogicos aos digitais.

Abraços,
Elias

Offline RS

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 84
  • Feedback: +0/-0
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #13 em: 11 de Outubro, 2004, 22:53:55 »
Citação de: "electricpenguin"

se tiverem um MK3 sem conta-rotações, podem sempre ir á um sucateiro e arranjar um painel de instrumentos dum MK3 que tenha conta-rotações, e instalar esse no vosso fiesta. Terão é de improvisar no que diz respeito á obtenção do sinal dos impulsos, fazendo provavelmente como eu (simplesmente ligando um fio ao cabo do sensor e passando-o até ao interior do veiculo)


Segundo sei nos mk3 basta fazer o q indicaste, no entanto, nos mk3.5 com airbag, basta apenas trocar o painel de instrumentos, n sendo necesário qq ligação extra (plug´n play). Em carros sem airbag n sei se o procedimento é o mesmo, mas nada como experimentar.

zudjan
  • Visitante
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #14 em: 11 de Outubro, 2004, 23:40:04 »
Pois é alguem me faz um esquemazito para eu tentar fazer isso???

É que ficava muitaaa louco!  :twisted:

Anonymous
  • Visitante
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #15 em: 12 de Outubro, 2004, 09:06:22 »
Citação de: "electricpenguin"

@Carlos_XR2:
pois, isso ficaria mesmo altamente, um conta-rotações num MK2 ! 8)
Mas será que dá? È que se os MK2 nunca tiveram conta-rotações (ou será que houve alguma versão que teve?), então é provavel que não tenham o tal sensor de hall e o respectivo fio que te dá directamente os impulsos proporcionais á frequencia... pois para quê haviam de ter isso se não tinham conta-rotações...
.





o meu carro tem conta rotações de origem :!:  :!:  :!:  portanto deve de dar certo? no mk2 só os 1.1 é que não traziam conta rotações mas traziam a ficha atrás para ligar :wink:  :wink:

Abraço e mais uma vez parabens pelo trabalhinho :wink:

zudjan
  • Visitante
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #16 em: 12 de Outubro, 2004, 23:57:29 »
Alguem me poderá então ajudar a fazer um esquema, do "Red line" em leds?

Offline Andyk2
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 922
  • Feedback: +0/-0
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #17 em: 13 de Outubro, 2004, 13:35:00 »
Ficou fixe, bela programação deve ter dado umas boas dores cabeça  :D
Se conseguisses aumentar a intensidade das luzes do quadrante acho que ficava ainda melhor  :wink:

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #18 em: 13 de Outubro, 2004, 14:04:59 »
Isso era porreiro de fazer tudo c leds...verdes ...laranja e vermelhos...tudo apenas por graduaçao de cor!  :D  :wink:

Pedro
  • Visitante
Painel todo digital...!
« Responder #19 em: 18 de Fevereiro, 2005, 23:18:27 »
Olá a todos
Gostaria de saber se há (já vi que sim) algum perito em electrónica que me pudesse dizer se poderia mandar construir um painel de manómetros digital e analógico ao mesmo tempo. Tenho uma ideia para o meu "MaK3" e gostaria de me encontrar com um expert em electrónica que me pudesse aconselhar, e quem sabe por este projecto a andar mas barato
... dinheiro ... o maior problema do mais comum dos Portugueses...lol.
Projecto: deixar o painel como está, eliminar a iluminação do painel, apagar os números escritos nos mostradores, aplicar digitos electronicos e leds que se acendem a medida que o carro anda. Os ponteiros seriam iluminados por luz negra com aspecto violeta e os leds a vermelho, amarelo e verde e digitos elects a azul. Eu sei...é complicado mas o dificil faz-se...! De dia viasse tudo, à noite so se veria os leds a acender e apagar, os digitos a mudar os numeros e o ponteiro a girar sendo que o fundo é preto ficava um "painel espectro". Isto para conta-rotações, conta-kms, gasolina, e temp. de óleo. Será possivel ou estou a sonhar alto demais...lol
Obrigado e abraço
Pedro

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #20 em: 18 de Fevereiro, 2005, 23:51:39 »
Olá Pedro.

A tua ideia é boa (se bem que eu utilizaria cores e luzes uma beca diferentes , mas isso é questão de gosto) e ficaria de certeza um espectáculo.
Agora, sinceramente não sei é se dá para realizares tudo isso sem te envolveres em custos mais elevados, e sem seres tu mesmo a fazer isso...
tipo, acho que em principio tudo o q disseste seria de uma maneira ou de outra perfeitamente possivel de se fazer, _mas_, o problema é que dá muito trabalho. E será extremamente dificil encontrares alguém que te faça isso sem levar muito dinheiro. Só se tiveres a grande sorte de encontrar alguém que tenha os mesmo planos (por exemplo para outro carro) e que assim desenvolvesse isso ao mesmo tempo para o teu carro tb... mas mesmo ai tinhas que pagar (ou retribuir de outra maneira) o trabalho de instalaçao.
Pronto, esse é só o meu ponto de vista. Ou seja, não estás a sonhar demasiado alto, é possivel fazer essas coisas, é apenas uma questão de sorte (de encontrares ou não, alguém) e dinheiro. Ah, e eu próprio não o posso fazer porque não tenho tempo para coisas assim tão complicadas e demoradas (estou a estudar).

Assim desejo-te boa sorte.
E caso tiveres conseguido qq coisa, conta aqui ao ppl! E manda fotos.

Um abraço,
Elias.

Offline NightFire

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 184
  • Feedback: +0/-1
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #21 em: 28 de Julho, 2005, 18:23:38 »
tão e se dedicasses á venda disso  :idea: muita malta aqui do forum podia querer  :idea:

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #22 em: 29 de Julho, 2005, 01:24:41 »
Epá, falta de tempo... e além disso, dá uma trabalheira montar aquilo... se tivesse aquilo tudo pronto já montado ou alguma linha de montagem em grande escala, aí sim lolol :D

Agora assim, só se fosse em kit. Para os mais aventureiros montarem isso eles próprios :wink:
Mas aí se calhar já n tinha assim tantos potenciais compradores.... ou será que tou enganado? :P

zudjan
  • Visitante
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #23 em: 29 de Julho, 2005, 01:41:13 »
Eu queria só saber como fazer uma Shift_Light

Ou seja quando chega-se a X rotação a luz acendia... Isso sim eu queria...

Tens alguma ideia?

Offline NightFire

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 184
  • Feedback: +0/-1
Conta-rotações digital - DIY
« Responder #24 em: 29 de Julho, 2005, 01:49:07 »
podias vender em kit com os valores das marcações previamente gravados era so chegar e montar os cabitos  :idea: