Garagem do Clube

Autor Tópico: Instalar luz interior zona dos pés em mk5  (Lida 1098 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« em: 29 de Setembro, 2010, 11:37:02 »
Boas pessoal, quero montar uma luz de cada lado por baixo do tablier para a zona dos pés tanto do lado do condutor como do passageiro mas queira ligar ao plafonier pra quando abrir as portas estas acender e apagar....... Ajuda please

Offline Rendeiro
  • 45cv
  • Mensagens: 22
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #1 em: 29 de Setembro, 2010, 12:17:38 »
Boas Nelson...

Pah, a única coisa mais parecida com isso que eu vi, foi uma intalação de luzes (leds), por baixo do Tablier, que estavam ligadas aos médios...por um lado até acho que seja melhor, porque imagina que queres estar no carro de porta aberta a falar com uns amigos ou assim...vais ter as luzes sempre ligadas...se ligares as luzes aos médios, essas luzes so ligam quando ligares os médios....
Tens sempre uma outra opção, que é ligares essas luzes á bateria e depois colocas um interruptor...até dá um certo estilo :P
Eu sei que não ajudei muito, mas achei que devia dar a minha opinião :)

Qualquer coisa que precises, diz...

Abraço.

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #2 em: 29 de Setembro, 2010, 12:33:06 »
Aos médios não tem interesse já que eu quero que as luzes acendam e apaguem aquando da abertura das portas, e eu normalmente tenho o habito de desligar o luz do plafonier quando demoro muito tempo com as portas abertas, por isso é que vai mais no sentido de as ligar ao plafonier..... Queria saber como fazer as ligações electricas

Offline Rendeiro
  • 45cv
  • Mensagens: 22
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #3 em: 29 de Setembro, 2010, 13:59:33 »
Experimenta falar com o Krizon...ele é capaz de te saber explicar como fazer as ligações...Ele também quer fazer isso no dele... :)

Offline DIOGO-GA
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 150
  • Feedback: +0/-0
  • mk4 12-1995
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #4 em: 29 de Setembro, 2010, 15:02:07 »
Experimenta falar com o Krizon...ele é capaz de te saber explicar como fazer as ligações...Ele também quer fazer isso no dele... :)
boas eu já estive a pensar em fazer isso no meu mk4. a ideia que tenho e de passar um fio da luz do tecto ate aos pés e ligar a partir dai. penso que funcione mas não tenho a certeza mas os entendidos já te esclarecem a situação.

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #5 em: 29 de Setembro, 2010, 20:56:45 »
Boas

Para ligares isso, basta que ligues ao fio que tens em cada interruptor de porta, de cada lado, e ligares ao positivo, porque acho que essa luz trabalha com os interruptores de porta, com o negativo. Não é necessário andar a passar fios do tecto, para que funcione com os interruptores de porta.!

Abraços

Offline tftb
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2399
  • Feedback: +2/-0
  • Fiesta mk4 1.25cc
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #6 em: 29 de Setembro, 2010, 21:17:23 »
O problema é que para mexer no interruptor da porta, acho que é um servicinho daqueles que os homens gostam que as mulheres lhe façam! Pelo menos há uns meses tentei tirar o interruptor de um MK4 que ia para abate para meter no meu, e acabei por não o conseguir tirar... :-\

Isso basta ligares os fios à chapinha que está no plafonier, e passar o cabo cá para baixo, através do tablier. Tens é que ter atenção, para não sobrecarregares aquele circuito com muita energia, senão estás sujeito a queimar o fusível O0

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #7 em: 29 de Setembro, 2010, 21:32:53 »
Sim mas por exemplo se eu quiser trocar o fusivel por um com maior amperagem já aguentará?
O plafonier tem 3 fios, 2 dos quais vão para a luz do meio e o outro, apenas 1 fio vai para as 2 luzes de leitura.... Quero saber como ligar aqui e se dá?!?!?

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #8 em: 29 de Setembro, 2010, 21:35:37 »
Liga a luz a um fio qq e liga a outra ponta ao fio de massa da porta e já está.

Podes apanhar o fio antes do interruptor e descarnas uma nesga e agarras lá o outro fio. Os 12v vais apanhar em qualquer lugar que tenha 12v constantes. Se quiseres, para quando tens a porta aberta, podes instalar um interruptor desses pequenos por dentro do tablier, mas a jeito de o ligares/desligares e pronto.

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #9 em: 29 de Setembro, 2010, 21:51:46 »
Não pesco nada de electricidade, onde vou apanhar os 12v? qual é o fio de massa da porta? não era mais facil ir ao plafonier? dáva-m jeito a luz acender e apagar consoante a porta estar aberta ou fechada

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #10 em: 30 de Setembro, 2010, 00:16:45 »
Mas ela assim acende e apaga com o abrir e fechar da porta. O fio da porta apanhas-o junto à porta. É um fio que está ligado a uma ficha com um formato meio esquisito por trás da forra à frente da porta. Fios de 12V, podes ir buscar por exemplo ao isqueiro.

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #11 em: 01 de Outubro, 2010, 12:48:55 »
Onde posso ir buscar fios de 12v constantes sem ser ao isqueiro?

Offline krizon
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 226
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta mk3 1.8 diesel do AÇO!
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #12 em: 05 de Outubro, 2010, 21:14:03 »
mano vai a luz do tecto tens 3 fios um da massa outro que so tem corrente quando abres a porta e outro que tem sempre corrente que e para ligares quando keres liga o negativo dos leds ao castanho da luz e ligas o positivo ao fio do lado contrario ao que consegues ligar a luz a qualquer altura tas me a aentender fazes uma extensao dos cabos dos leds que compras em um chines passas ate ao candeeiro e fazes isso. se nao a outra hipotese e aos minimos mas assim ficam sempre ligados..

se tiveres luz no porta bagagem usa essa e mais facil passar um cabo pelo chao que o subir ate ao tecto do carro...

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #13 em: 07 de Outubro, 2010, 00:31:53 »
Sim eu entendi tudo, ao ir buscar tudo á luz do tecto ou ao botao da porta consigo colocar a acender tudo tal e qual como eu quero, mas surge um problema: as luzes depoies de ligadas ficam fraquinhas e não pode ser assim... alguem me ajuda?

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #14 em: 08 de Outubro, 2010, 12:09:49 »
Então como é? Posso ir buscar energia directamente á bateria????? Ajuda please

Offline DiOgO_13
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1085
  • Feedback: +0/-0
  • HR_13
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #15 em: 08 de Outubro, 2010, 14:14:55 »
Perguntei´te no meu topic... são leds?
ou lampadas incandescentes?

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #16 em: 08 de Outubro, 2010, 15:11:03 »
São leds

Offline DiOgO_13
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1085
  • Feedback: +0/-0
  • HR_13
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #17 em: 08 de Outubro, 2010, 16:03:42 »
eu nao percebo muito... Mas mesmo assim se fores à bateria buscar a corrente como é que ele vai acender e desligar com as portas abertas ou fechadas? há então ai um interruptor no carro de onde partem os cabos para a luz do plafonier... ai é que terás que ligar os leds... digo eu! ???

Offline DIOGO-GA
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 150
  • Feedback: +0/-0
  • mk4 12-1995
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #18 em: 09 de Outubro, 2010, 12:46:28 »
boas eu como quero fazer o mesmo já fiz um teste de como ligar as luzes e resultou. a maneira usada e ligar o positivo dos leds a chapa que tem no plafonier e ligar o negativo na ficha que tem 2 fios no plafonier é ligado ao fio que está na vertical. no meu mk4 resultou e dá uma luz boa... para a semana ja vou fazer a ligação como deve ser.

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #19 em: 10 de Outubro, 2010, 23:24:17 »
O esquema do plafonier é este:



O fio verde é o de 12v constantes?
O fio amarelo é de que?
O fio azul é de que?

Nota: a cor dos fios não tem relação nenhuma com as cores existentes no carro, pretendo apenas saber as suas funções atraves da disposição deles

Offline Estrela
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 84
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK5 - 2000
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #20 em: 11 de Outubro, 2010, 13:36:47 »

O fio verde é o de 12v constantes?
O fio amarelo é de que?
O fio azul é de que?


Um é corrente constante, o outro é corrente quanto as portas estão abertas e o outro é a massa

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #21 em: 11 de Outubro, 2010, 22:55:08 »
Problema resolvido, passei cabo do plafonier até baixo, ligando o azul ao verde
Assim que puder coloco fotos

Offline dumborider
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 207
  • Feedback: +0/-0
Re:Instalar luz interior zona dos pés em mk5
« Responder #22 em: 13 de Outubro, 2010, 21:35:43 »
eu fiz isso foi pra luz da bagageira a luz acende quuando abro e quando fecho apaga, ou ta sempre asseza, (é a mesma coisa que luz do tecto)

http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=19665.0