Fiesta Club Portugal
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Boas
tenho um fiesta mk4 e de repente parace que o botão de recirculação do ar deixou de funcionar, ou seja o led acende, mas não se ouve o tipico barulho do lado do porta luvas.
Será o mecanismo que deu o berro?
Cumps
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Uma avaria frequente em Pumas/Fiestas mais velhos.
Tenho um tópico no club pumapt sobre isso. Eu transcrevo.
"Argh o meu puminha vai a caminhos do 13 anos. E com isso pede toda aquela manutenção e atenção.
Hoje verifiquei como está o estado do recirculador, então premi o botão mas nada. Não fazia o barulho tipico na zona do porta luvas. Ficou preso. Então lá fui verificar ao forum puma people e aqui está a solução.
Abram o compartimento do porta luvas e verão uma peça que dá para desencaixar sem recurso a qq chave. Aí vão ver a centralina do airbag (presumo que do passageiro) uma conduta preta e em baixo uns orificios com um genero de esponja. Peguem numa chavita e empurrem isso com calminha. Não se esqueçam de ter o botão ligado para dar força ao motor da dita peça.
Se tiver encalhado na outra posição, é mais tramado mas vão ter que abrir o capot, tirar o filtro de polen e novamente com uma chavita empurrar a lamina de esponja. Mais uma vez com o botão ligado para dar força ao motorzito.
Depois dêem ao botão umas vezes para voltar a funcionar correctamente.
E é tudo!"
Mais uma coisa, não me responsabilizo por danos que possam causar no motorzito caso aplicarem força demais.
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è curioso o meu mk4 não é dos mais velhos , vai fazer agora 11anos mas de qulaquer forma
deve ser esse o problema.
obrigado pela resposta rápida. ;)
Cumps
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Tenho este problema no meu Fiesta de 98.
Vou experimentar a dica, até porque utilizava bastante a recirculação.
O ar do A/C tornava-se mais frio e como eu gosto do carro tipo câmara frigorífica. :P
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Já somos 2 :)
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boas pessoal eu tenho um mk4 dos primeiros e de 12-1995, comprei usado e nunca ouvi nenhum barulho quando ligo esse botão. alguém me consegue arranjar fotos para reparar o problema? e já agora que tipo de barulho faz normalmente?
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O barulho é tipo "zzzzzzzt poc" :D
Passo a explicar, imagina uma porta pequenina, movida a motor electrico (zzzzzzzt) a fechar (poc) lool
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O barulho é tipo "zzzzzzzt poc" :D
Passo a explicar, imagina uma porta pequenina, movida a motor electrico (zzzzzzzt) a fechar (poc) lool
obrigado nunca ouvi nada tenho de ir ver se está preso o acesso pelo porta luvas é uma tampa rectangular que tem na parte de cima quando esta aberto?
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Sim, essa tampinha mesmo. Pelo menos, pela explicação que deram acima, é essa tampa ;)
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13 anos e o meu nunca avariou essa bujiganga do crl que ainda por cima eu nunca uso!
Recircular o ar do habitaculo? E se um gajo dá um peido dentro do carro? Tá a cheirá-lo o resto da viagem. Deixa vir o ar de fora. A não ser que vá ali a atravessar o vouga.
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boas pessoal eu tenho um mk4 dos primeiros e de 12-1995, comprei usado e nunca ouvi nenhum barulho quando ligo esse botão. alguém me consegue arranjar fotos para reparar o problema? e já agora que tipo de barulho faz normalmente?
Mesmo que não ouças o barulho, se a recirculação estiver a funcionar e quando a ligas, sentes um acréscimo no caudal de ar.
13 anos e o meu nunca avariou essa bujiganga do crl que ainda por cima eu nunca uso!
Recircular o ar do habitaculo? E se um gajo dá um peido dentro do carro? Tá a cheirá-lo o resto da viagem. Deixa vir o ar de fora. A não ser que vá ali a atravessar o vouga.
O ar circula mas não circula assim tão bem :D
Pá, dá jeito quando queres que o carro fique frio, mesmo frio. :)
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Boas ,
Exprimentei e de facto resolveu o problema, voltou a funcionar novamente.
Agora com o calor tenho que ligar o ac e com a recirculação do ar notasse mais frio
Obrigado
Cumps
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Pá, dá jeito quando queres que o carro fique frio, mesmo frio. :)
Ou quando vais a passar numa zona com muito pó (caminhos de terra batida) e não queres, propriamente ficar com o interior do carro coberto de pó O0
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Boas ,
Exprimentei e de facto resolveu o problema, voltou a funcionar novamente.
Agora com o calor tenho que ligar o ac e com a recirculação do ar notasse mais frio
Obrigado
Cumps
Pá, estou a ficar cheio de esperanças que o meu torne a funcionar.
É que eu usava bastante a recirculação :)
Pá, dá jeito quando queres que o carro fique frio, mesmo frio. :)
Ou quando vais a passar numa zona com muito pó (caminhos de terra batida) e não queres, propriamente ficar com o interior do carro coberto de pó O0
Exacto...
É uma mariquice mas é uma mariquice que dá o seu jeito. ;)
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Boas ,
Exprimentei e de facto resolveu o problema, voltou a funcionar novamente.
Agora com o calor tenho que ligar o ac e com a recirculação do ar notasse mais frio
Obrigado
Cumps
Pá, estou a ficar cheio de esperanças que o meu torne a funcionar.
É que eu usava bastante a recirculação :)
Pá, dá jeito quando queres que o carro fique frio, mesmo frio. :)
Ou quando vais a passar numa zona com muito pó (caminhos de terra batida) e não queres, propriamente ficar com o interior do carro coberto de pó O0
Exacto...
É uma mariquice mas é uma mariquice que dá o seu jeito. ;)
faz muita diferença , o ar sai bastante mais frio pelo menos com o A/C ligado O0
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Já fui arranjar a minha recirculação. O0
Mas fogo, até dar com aquilo.
É que os vossos não sei, mas no meu Fiesta os orifícios estavam completamente cobertos pela conduta preta que foi falada.
Até dar com eles. :P
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É obvio. O ar que é utilizado já está frio e por isso é mais eficiente que estar a arrefecer o que vem do exterior, que se temos o ar condicionado ligado é porque ele está quente. :D :D :D
O meu não tem problemas de recirculação. Não tem.
Sinceramente não compreendo a Ford. Isso era uma coisa que todos os carros tinham, O Uno I que o meu pai teve (4 meses até chegar o Volvo) já tinha isso. O Uno II do meu irmão, idem... Até a Corolla que tivemos, de 78 tinha essa treta. Não percebo porque raio não tinha isso. É como o conta km's de 5 digitos e a luz da reserva... enfim, Ford...
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É obvio. O ar que é utilizado já está frio e por isso é mais eficiente que estar a arrefecer o que vem do exterior, que se temos o ar condicionado ligado é porque ele está quente. :D :D :D
O meu não tem problemas de recirculação. Não tem.
Sinceramente não compreendo a Ford. Isso era uma coisa que todos os carros tinham, O Uno I que o meu pai teve (4 meses até chegar o Volvo) já tinha isso. O Uno II do meu irmão, idem... Até a Corolla que tivemos, de 78 tinha essa treta. Não percebo porque raio não tinha isso. É como o conta km's de 5 digitos e a luz da reserva... enfim, Ford...
Fiestas rascos ....
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Rascos não, ORIGINAIS! Não são cá misturas... não tendem para os dois lados.. são MK4 puros! >:D
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Não não, os engenheiros da ford juntaram o melhor do Mk4 e do Mk5 e saiu o meu Mk4.5 :D
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Mas não és um nem outro.. estás ali no meio.. és uma mistura... Os nossos são puros sangue MK4! >:D
E já agora, só por causa do offtopic, também tens problemas na recirculação de ar? :D :D
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Mas não és um nem outro.. estás ali no meio.. és uma mistura... Os nossos são puros sangue MK4! >:D
E já agora, só por causa do offtopic, também tens problemas na recirculação de ar? :D :D
Nop está tudo funcional e também faz zzzzzzzzzzzz poc :D
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Nop está tudo funcional e também faz zzzzzzzzzzzz poc :D
O meu agora também já faz zzzzzzzzzzzz poc e depois eu faço aaahhhhhhhhhhhhhhh... Que fresquinho. :D
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Fico contente por ter ajudado.
Mas digo-vos, uma bela f0d@ é quando ele encrava na outra posição, aí tem que se desbloquear pela conduta do filtro de interior. Ui!
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Foi grande dica mesmo, Johnny O0
Pelo outro lado é que não estou a ver como um tipo conseguiria desencravar...
A minha mão não cabe na conduta. :o
Bem, mas também espero não ter que a desencravar nunca por ai. :P
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pessoal o meu esta encravado mas por dentro nos orifícios não vejo nenhuma esponja. pelo lado filtro vejo uma esponja amarela e essa? obrigado
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Eu no meu também não vi a esponja. Na verdade nem vi os orifícios, senti-os apenas pois apalpei com os dedos. Depois desencravei aquilo com um plástico de ponta redonda, tipo a parte detrás de um lápis, para não estragar.
Mas se consegues ver os orifícios, não está lá a esponja e vês esponja dentro dentro da conduta do filtro então sugiro que e empurres essa.
Isto se tiver sitio para onde empurrar.
Mas tenta enfiar qualquer coisa num dos orifícios, se deste com eles.
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Boas! Hoje fui testar o tao botao, e o meu esta a funcinar direito. Tenho de ver se de vez em quando ligo aqui para nao prender. O0
Mas desde ja obrigada pela dica.
Cumprimentos
Antonio Santos
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13 anos e o meu nunca avariou essa bujiganga do crl que ainda por cima eu nunca uso!
Recircular o ar do habitaculo? E se um gajo dá um peido dentro do carro? Tá a cheirá-lo o resto da viagem. Deixa vir o ar de fora. A não ser que vá ali a atravessar o vouga.
Concordo plenamente contigo Tiago! O meu MK4 não tem essa treta como o do Rui tomé tb não tem ( não fossem os dois JT) :D
Andei Com um Yaris dos últimos que tinha essa treta, e andava sem saber com isso ligado, junto com o A/C, chegava tds os dias a casa com uma dor de cabeça descomunal... Depois lá descobri que essa treta tava ligada e desliguei, nunca mais me provocou dor de cabeça. Faz-me parecer, que, quando a recirculação estava ligada, o ar ficava mais "pobre" já não tinha tanta qualidade, como o ar novo que vem para dentro do veículo quando a recirculação está desligada. E agora no Corsa C ando sempre com o A/C ligado, mas com a recirculação desligada...
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Já agora, esse zzzzzzt poc não é aquele som que se ouve quando se dá à chave para acender as luzes do painel, mesmo antes da posição de igniçao, certo?
É que o botão de recirculação do meu enerva-me porque está sempre aceso, ok, eles no manual dizem que é mesmo assim, mas nunca percebo se tenho aquilo ligado ou não... Supostamente se não ouço barulho nenhum quando carrego no botão em princípio é porque não funciona, certo?
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Não, não é.
É um barulho completamente diferente.
Se ligas o carro e o botão já está ligado tornasse um bocado imperceptível o zzzzzzzzzz poc :)
Agora se desligas e ligas e não ouves barulho é porque provavelmente tens isso encravado.
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Boas ora o meu mk4 tambem faz o tal "ZZZZZZZZZ poC" xD mas depois continua a fazer " poc poc poc poc poc poc poc ".
Nao sabem o que será?
se interessa, so funciona na posição 4
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boa!!!! :)
ainda não tinha feito a pergunta pois isto já deveria haver um tópico com isto
o meu também faz zzzzt por poc por poc por poc por poc por poc
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Isso deve ser por rodar em vão :D :D :D :D
O meu mk5 não tem recirculação do ar! Fico F****O por não ter essa merdha porque sempre que vou atras de algum fumarento apanho com o cheiro todo (mesmo com e ventilação desligada) Há forma de montar isso? Já tive dois mk4 e tinham isso mas este mk5 não tem! Vá lá uma ajuda aqui para o "Je"
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boa!!!! :)
ainda não tinha feito a pergunta pois isto já deveria haver um tópico com isto
o meu também faz zzzzt por poc por poc por poc por poc por poc
boas,
mais alguem teve este problema ou alguem do fórum sabe se istop já foi discutido por aqui em algum outro tópico?
queria dar uma solução ao "zzzzt por poc por poc por poc por poc por poc " :)
obrigado pela ajuda
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Boas, eu já sei do que é, e passo a explicar:
Ao carregares no botão para fazer a circulação do ar dentro do carro, vai mudar uma "porta" para o ar deixar de vir do exterior.
O que faz essa porta mover é um sem-fim de plástico, que já está gasto, então em vez de parar, da um saltinho, e faz esse barulho.
Agora, não sei é onde está essa peça, julgo que ao fundo do porta-luvas, atráz do plástico do tablier.
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era bom que fosse só um saltinho...ui ui :(
aquilo farta-se de fazer poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc poc
cerca de 10- 15 segundos seguidos nessa situação
alguma ideia de como consigo resolver isto?
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Eu disse um saltinho, mas não quantas vezes, haha.
Sim, o meu também faz uns 10seg.
è fácil de resolver, tens que trocar a peça, ou então desactivas a porta, ficas ser re-circulação.
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caneco....tou lixado
já tentei mas não sei como aceder a essa porta de recirculação de ar...
alguem sabe?
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Pelo que vi, tens que tirar o plástico do tablier todo.
Tens 1 plástico em cada lateral do tablier, encostados as portas, com 2 parafusos cada dentro.
Tens 3 tampas em cima do tablier, mesmo encostado ao vidro, cada uma com um parafuso.
Tens que retirar os painéis de controlo (soufagem, radio e painel do relógio), e o quadrante.
E tens mais 2 parafusos dentro do orifício do painel da saufagem, e 2 no orifício do quadrante.
Depois disso, tiras o tablier, e algures no fundo do porta luvas. estará isso.
Atenção, que foi a maneira que encontrei para xegar até essa peça.
Nunca cheguei a essa peça, porque da única vez que tentei, tive que montar tudo outra vez para uma viagem com alguma hurgecia
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fónix...
ninguém me arranja outra solução?
(assim parece que é uma ganda trabalheira...se calhar mais vale cortar a alimentação desse motor e deixar a tampa na posição de aberto)
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Eu tb estou com um problema parcido no meu mk4 e o seguite quando ligo o carro ele começa a fazer um barulho tipo tuktuktuktuktuktuk depois para depois se ligar o boato do ar normal desligo volta a fazer tuktuktuktuktuktuktuktuktuk e passa.Mas o que me icomoda e sempre que ligo o carro ele começa logo a fazer o barulho.
Alguem me pode ajudar??
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Ou fazes o que foi dito em cima: desmontar e trocar a peça. ou entao mantens o botão ligado.
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Nao existe uma maneira mais simples de arranjar, sem desmontar o tablier todo?
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Pode haver uma maneira de trocar a peça sem desmontar, mas eu desconheço.
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Já abordei isso aqui.
Caso o mecanismo de recirculação salte fora de sincronização no mk4&mk5&puma
Abres o capot e vais à caixa do filtro de polen, tiras-o e com recurso a uma ferramenta longa não aguçada nem agressiva vais empurrando a palazinha com o botão ligado. Até que deixe de fazer o tac tac tac tac.
É necessário força e jeito. Não me responsabilizo por quem estrague o que quer que seja :P
Já resolvi dois destes tac tac tac tac aborrecidos desta maneira e suspeito que vou resolver outros mais. :(
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Entao combinamos e tu tentas arranjar pode ser?
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Posso tentar.
Mas que fique anotado em acta que não possuo indicadores, mindinhos e afins. Só dedões. :D
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Ok
E que o yuk tuk ja irrita...
Quando da-te jeito?
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Amanhã devo ir lavar o carro ao elefante perto dos bombeiros. Ou então vens ao centro, (Estação da Amadora).
Sábado tenho encontro Puma e Domingo trabalho praticamente o dia todo.
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Amanhã devo ir lavar o carro ao elefante perto dos bombeiros. Ou então vens ao centro, (Estação da Amadora).
Sábado tenho encontro Puma e Domingo trabalho praticamente o dia todo.
Johnny, lembra-te que eu tb já te cravei :D
Quando puderes avisa ;)
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Eu disse-te que dia 7 ia estar por esses lados. Procura por uma duzia de pumas perto da boca do inferno e em principio devo estar lá.
O0