Garagem do Clube

Autor Tópico: Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)  (Lida 703 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Creativ
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 73
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta Techno MK5 - 1999
Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)
« em: 25 de Novembro, 2012, 00:49:18 »
Boas

A Vossa preciosa ajuda para a estas dúvidas que tenho.

No Fiesta MK5 que tenho, pretendia mudar o volante, o que tenho tem a parte superior bastante gasta, queria ir a uma sucateira e comprar um volante usado. Para fazer a trocar é simples ou tenho que o levar a um mecânico? E o airbaig, não vai trazer preocupações?

Ainda no MK5, pelo mesmo motivo do volante, queria trocar a "bola" da manete das mudanças. Já tentei algumas vezes rodá-la, mas aquilo não mexe nada. Existe algum truque para a tirar?

Por fim, existe algum botão dos vidros eléctricos que possa aplicar no fiesta e que faça a função de subir ou descer os vidros automaticamente, sem ter que estar a carregar no botão. Ter o botão com a dupla função... desculpem, mas não sei qual será o nome mais próprio para esta função.

Desde já agradeço toda a ajuda!

Offline Pedro10
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 68
  • Feedback: +0/-0
Re: Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)
« Responder #1 em: 25 de Novembro, 2012, 19:38:13 »
Boas

A Vossa preciosa ajuda para a estas dúvidas que tenho.

No Fiesta MK5 que tenho, pretendia mudar o volante, o que tenho tem a parte superior bastante gasta, queria ir a uma sucateira e comprar um volante usado. Para fazer a trocar é simples ou tenho que o levar a um mecânico? E o airbaig, não vai trazer preocupações?

Ainda no MK5, pelo mesmo motivo do volante, queria trocar a "bola" da manete das mudanças. Já tentei algumas vezes rodá-la, mas aquilo não mexe nada. Existe algum truque para a tirar?

Por fim, existe algum botão dos vidros eléctricos que possa aplicar no fiesta e que faça a função de subir ou descer os vidros automaticamente, sem ter que estar a carregar no botão. Ter o botão com a dupla função... desculpem, mas não sei qual será o nome mais próprio para esta função.

Desde já agradeço toda a ajuda!

Viva,

Relativamente ao volante, penso que com alguma paciência, será possível trocares, porém nunca troquei nenhum. A manete, estranho, não rodar? No meu mk5, roda com facilidade, manda-lhe WD40 lá para dentro, pode ser que rode. Hmmm esse botão de origem, não sei, se existe. Já pesquisaste? Não me acredito que haja, mas se existir, será nos GHIA?

rcgadjet
  • Visitante
Re: Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)
« Responder #2 em: 25 de Novembro, 2012, 20:00:34 »
para o botão tens de fazer o que eu fiz, um relé (gentilmente cedido por um user aqui do forum, que não me lembro o nick) do mondeo (penso que o mk1 ou mk2, não me lembro bem) e ligar nos fios que saem do botão
tutorial: http://www.ukfiestanetwork.com/index.php?/topic/62579-one-touch-down-windows-mk45/

(tens de tar registado nesse forum para abrir o tópico)

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)
« Responder #3 em: 26 de Novembro, 2012, 03:00:28 »
para desmontares o airbag tens de ter, sobretudo, paciência e cuidado... se não tiveres cuidado, pode estoirar-te nas mãos, o que é sempre chato!  :D

ah, convém desligares a bateria ao carro para mexeres no airbag :) se nunca te meteste com essas aventuras, mais vale pedires a alguém que to faça, vês, e para a próxima já sabes como proceder  O0

Offline espanhol
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 62
  • Feedback: +0/-0
Re: Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)
« Responder #4 em: 27 de Novembro, 2012, 03:08:55 »
Em relaçao ao volante:

Rodas direitas
Desliga a bateria
Tiras a capa da coluna de direcçao
desapertas os parafusos por detras do volante que seguram o modulo de airbag
desligas a ficha com cuidado para nao partir nada na ficha
desapertas o parafuso e tomas atençao a posiçao do volante (para os dentes ficarem todos certos)

Para montar é repetir os mesmo passos na ordem inversa

_ _ _ _ _


Em relaçao ao punho da velocidades, se for o de origem é so rodar, é possivel que talvez tenha moido, nesse caso, como queres por outra, nao tenhas medo e arranca isso so nao podes lixar a rosca no proprio cabo, senao tens que fazer la uma rosca nova..
Ou seja, com força arranca isso dai

_ _ _ _ _

Em relaçao ao botao estilo one touch

So precisas de algumas qualidades de eletricista e dar um saltinho a um ferro velho que tenha la mondeos
http://www.fiestaturbo.com/forums/guide-one-touch-down-windows-vt184565/

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)
« Responder #5 em: 27 de Novembro, 2012, 17:57:10 »
Vai ser complicado encontrares um volante na sucata que desse mal sofrem todos, e os bons vão logo  ;)

Offline Creativ
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 73
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta Techno MK5 - 1999
Re: Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)
« Responder #6 em: 02 de Dezembro, 2012, 00:58:16 »
Obrigado pelas Vossas ajudas!

Um dia destes tenho que ir a uma sucateira, preciso de trocar a manete dos piscas, já é a terceira que vou lá por... mas já percebi que isto é crónico nos mk5.

Vou aproveitar essa ida, e ver se consigo arranjar um volante em bom estado e se o consigo desmontar, bem como a moca da manete das mudanças, e se tudo correr bem passo para o meu.

Sobre os comandos dos vidros, o meu jeito para electricista é 0, pelo que vou deixar estar como está.

BTW: Ao ir à procura de um volante, como sei que o airbaig está em bom estado? Há algum cuidado que deva de ter em atenção?

BTW (2): Quero manter a aparencia original do carro, mas posso colocar outro volante de outro modelo ou versão, por exemplo de um MK4? Os encaixes/fichas são iguais?

Offline espanhol
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 62
  • Feedback: +0/-0
Re: Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)
« Responder #7 em: 02 de Dezembro, 2012, 02:20:29 »
Os volantes dos mk4 sao exactamente os mesmos que os do mk5 amigo..
O modulo do airbag ficas com o teu, tu vais so comprar o volante, o modulo (a peça grande que fica ao meio) nao precisa de ser substituida..

No caso de trocares para um volante de formato diferente ai sim tens de arranjar um modulo que dê, se for de um outro ford em principio as fichas devem ser as mesmas, pelo menos ate 2004 ou 2005 antes das mariquices eletronicas terem ficado ainda mais maricas

Offline Creativ
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 73
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta Techno MK5 - 1999
Re: Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)
« Responder #8 em: 02 de Dezembro, 2012, 21:52:15 »
Sim, eu sei que os volante são iguais, mas tenho como exemplo as manetes dos piscas/limpa-chuvas, que a peça igual, mas se colocar a de um mk4, num mk5, rebenta um fusível e não funciona. Podia com o volante ser uma situação semelhante. O volante igual mas algum encaixe ser diferente.

Não sabia que não ia mexer no módulo do airbaig, pensava que era tudo só uma peça e que quando tirasse o volante, saía também o airbaig.

Acho que na próxima semana, vou dar uma volta ao Bentos ou a Sacavém.

Obrigado pela ajuda! O0

Offline ianchika
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 604
  • Feedback: +0/-0
  • Ex-Dono de um portentoso MK4 de mil nove e 98
Re: Trocar volante, manete mudanças e botões do vidros (MK5)
« Responder #9 em: 03 de Dezembro, 2012, 16:35:19 »
Em relação à troca de volante dá aqui uma vista de olhos. Em Sacavém andei à procura e havia um novinho mas o tipo pedia 25€.
A moca das mudanças é mesmo só rodar com força. A minha também estava "acamada".