Boas...
Por acaso tenho-me esquecido de tirar fotos da minha instalação e do meu deposito (50 litros uteis) para veres/verem mais ou menos como fica.
Ora então para responder a um testamento, aqui vai mais um
Em relação ao sistema, o indicado é mesmo o de 1600€ com centralina nova, ficas com o melhor para o teu fiesta, uma centralina para a gota e outra para o gpl, no meu caso ao contrario do "normal" o meu consumo de gpl não aumentou os esperados 1 litro/1 litro e meio, no meu caso manteve-se exactamente igual, 7/7.5 conforme o pé tal como quando trabalha a gota, o andamento tambem é o mesmo sem alterar nada, não te garanto que tenhas a mesma sorte.
O sistema intermédio que falavas creio ser o de motores de injecção monoponto que podem ser adaptados, ficam em média em 1000/1100€ mas não são nada aconselhados para os fiestas (deathsoul corrige-me se estiver enganado), esse sistema nota-se uma perda maior de perfomance quando mudas para gpl, sendo que tambem não é tão automatico como o outro, o de 1600€ (no meu caso da "tartani") quando metes o carro a trabalhar começa a trabalhar sempre a gota até atingir a temperatura ideal, nessa altura muda automaticamente para gpl sem dares conta, no mais barato normalmente tens a desvantagem (ou não) de que uma vez que tenhas desligado o carro, estando ele a trabalhar a gpl, ele liga logo a gpl, o que a longo prazo é capaz de não ser o mais saudavel para o motor/escape, uma vez que a combustão do gpl é um pouco mais quente.
O sistema mais xpto de 1600€, além de ser o ideal, tens a vantagem de que se mais tarde quiseres trocar de carro, o sistema é exactamente igual para carros até 125cv, sendo apenas necessaria a remoção do sistema do fiesta para re-instalar no novo carro
se quiseres algo mais que isso depois tens sistemas que se laçam para os 2000€
A minha instalação demorou 1 semana, isto porque tinha mais pessoas á frente, mas passado uma semana tinha o carro pronto, com inspecção b feita e tudo pronto para andar com ele, se quiseres fazer a instalação aqui por estes lados é uma escolha tua, sendo que existem bons instaladores aqui na zona centro, mas não sei até que ponto te compensa (tambem não sei a frequençia com que vens á capital), isto porque normalmente qualquer instalador credenciado de jeito, pede-te para lá ires passados 2000km a andar a gás para verificar a configuração da centralina e se está tudo bem com o carro, sendo esta revisão completamente gratuita (mais uma vez, o meu instalador fez isso, creio que a maioria tambem faça) contudo para teres direito á garantia de dois anos no sistema, tens de efectuar as revisoes (do sistema de gpl) no instalador em que meteste o carro (no meu caso de 20.000 em 20.000 mil km (já fui á primeira, tenho o fiesta neste momento com 99.500km dos quais 24.000 são a gás
)), sendo que caso não tenhas por habito vir a lisboa ou arredores com frequençia, se calhar não é o mais pratico, mas mais uma vez é uma escolha tua.
O deposito tal como o ruitome disse é á tua inteira escolha, o preço não se altera com isso, convém com tudo pensares bem no que preferes, mala ou autonomia, no meu caso como tinha uma pessoa proxima com sistema de gpl com deposito no lugar do pneu, pude experimentar, cheguei a levar o carro por um fim de semana á aldeia, é pratico, tens a mala completa (ou com o som todo lol) mas a autonomia não é nada por aí além, o deposito leva 26 litros uteis, no meu caso preferi o de 50 litros uteis na mala, o que me permite pelo menos com o deposito cheio, fazer 560km com condução desportiva (puxar um pouco, ritmos de 130/150), andando devagar como é obvio aumenta, o que para um fim de semana ou férias é optimo, não tens de andar sempre á procura ou a ir constantemente á bomba caso dês uma voltinha mais demorada.
O depósito no lugar do pneu passa na inspecção, tal como nos 206 e outros que têm o pneu por baixo da mala do lado exterior, desde que o deposito fique a uma distançia razoavel do chão não á problema, na altura o instalador perguntou-me qual o deposito que eu queria, sendo que me instalava qualquer um sem problemas de instalação ou inspecção, ainda ponderei o mais pequeno e mesmo com o carro rebaixado a 30mm, o instalador disse-me que era problema nenhum, contudo preferi o deposito maior de 50 litros com maior autonomia, consigo lá meter 2 malas e 2 mochilas para um fim de semana, nas férias meti as mesmas malas, mochilas e como tinha mais alguma coisa para levar meti no banco de tras (afinal ele tem de servir para alguma coisa lol lol ).
Na semana passada meti inclusivé umas colunas na chapeleira e a mala fecha na boa sem problemas de tocar com as colunas no deposito, a ver se mais logo tiro fotos e meto aqui se não me esqueçer
Só um pequeno reparo, as valvulas dos fiestas são muito macias, como tal, uma vez que o gpl é mais seco que a gasolina, nos fiestas e em qualquer Ford é geralmente aconselhavel a instalação de flashlube ou equivalente, trata-se de um lubrificante para as valvulas para não sofrerem a médio/longo prazo com o trabalhar a GPL, alguns focus mesmo dos mais actuais têm ficado com as valvulas no lixo porque não metem um lubrificante de valvulas, mesmo em carros em que não existem grandes registos de problemas, não é má ideia instalar o lubrificante, não é caro, o preço da instalação pode sofrer um aumento de 50€ em média mas é sempre uma precaução, mais vale prevenir que remediar eh eh
Em relação ao preço como já foi dito, actualmente fica na grande maioria dos casos em 1600€, com instalação, inspecção B e papeis tratados (no meu caso ainda tive direito a um deposito de GPL e a instalação do flashlube á borla).
A lista de instaladores credençiados, actualizada até 18 de Julho de 2008 podes consulta-la aqui ->
http://joomla.anic-gpl.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=21&Itemid=38Qualquer duvida é só perguntar aqui, por PM ou msn