Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos  (Lida 23844 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #25 em: 28 de Maio, 2008, 00:51:32 »
No meu MK6, ando com médias de 5.9, a última de todas ainda fiz os 5.8.
mas tenho a vantagem de diáriamente poder andar com uma velocidade estabilizada de 90-100kmh :)

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #26 em: 28 de Maio, 2008, 01:47:25 »
No meu MK6, ando com médias de 5.9, a última de todas ainda fiz os 5.8.
mas tenho a vantagem de diáriamente poder andar com uma velocidade estabilizada de 90-100kmh :)

Mas também não te podes esquecer que tens um MK6 e que as tuas estradas são muito mais direitinhas que as minhas e mais niveladas...

Bem, eu não me estava a referir em ninguém em concreto mas, sim num modo geral. ...

Desde que tenho o carro (Outubro de 2006) já passaram po aqueles injectores mais de 2000 litros e da carteira já sairam mais 2800€ e estive de Julho até Finais de Fevereiro a fazer menos de 1000km por mês... por isso o GPL parece uma solução acertada. A ver vamos se meto mesmo.

Eu pela parte que me toca, não fiquei minimamente tocado. Mas que há muita gente que não sabe umas coisas isso há. Eu por exemplo aprendi por mim e já disse o que disse agora a muitos. Cada carro é um carro, mas há coisas que não mudam e essa do binário é uma delas.

Quanto a andar à maluca também não ando, mas que sou irregular na condução isso é uma realidade e estradas de curvas, tiro algum partido do carro, mas como podes ver, nem se nota nada de mais no consumo.

O GPL, para mim compensa, porque faço muitos km, ainda este fim de semana fiz 750 e até à pouco tempo andava a fazer 50km por dia, pelo menos e ao fim de semana fazia no minimo 100, quando não eram mais de 400. É o que dá morar longe...
« Última modificação: 28 de Maio, 2008, 01:50:57 por ruitome »

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #27 em: 28 de Maio, 2008, 21:25:27 »
Sim, confirmo o q o Rui diz, o 3 portas e 5 portas tem as mesmas dimensões, apenas as portas são diferentes. E o peso tb só varia mto pouco.
Quanto aos consumos, o normal do mk4 são á volta de 7 litros, 7.5 no máximo em andamento normal e condução mista. Isto são os valores q a maioria das pessoas reportam. Pessoalmente tb as tenho medido. Se andarmos mais na desportiva, esse consumo costuma subir para 8 litros, e se for mta cidade ainda por cima, até poderá ser um pouco mais. Mas pessoalmente ainda nunca fiz mais de 8.3 litros, e atenção q isso incluiu dezenas de kms em autoestrada a fundo a 180....

Desde q tenho a FSE, a minha média habitual desceu de 7.5 para os 7.2 litros, e desde q a gasosa tá tão cara, passei a ter mais cuidado com o pé direito (mto dificil, como sabem... ainda por cima tenho o pé pesado...), e consegui apanhar o jeito lol... aliando isso a trocas de caixa inteligentes (nunca andando em altas ou baixas (a não ser q seja a descer)), consegui baixar a média habitual para 7 litros, ás vezes 6.9.
E se for mta condução em nacionais, como agora quando fui a évora e vim, incluindo alguma condução em cidade em évora, e mais uma viagem a portimão quando já tive de volta, consegui o feito histórico (pelo menos para mim!) de 512kms com 33 litros, dá 6.44 litros/100kms  ^-^

Tou sériamente a considerar meter GPL tb.
Há no entanto duas coisas q me metem "medo":

- a possibilidade da subida "drástica" do GPL, eventualmente em não tanto tempo como se
gostasse, de maneira q possa não render o investimento...  ???

- ainda não percebi bem, como é feita a adaptação no caso dos nossos carros a injecção. Tipo, percebi q há duas maneiras, uma q é quase como se o carro todo ficasse "convertido", com nova centralina e td, o q sai caro e não me agrada nada (gosto da centralina do fiesta como tá ehehe), e a outra é aquela q é mais perferida pela malta (e q tb eu iria escolher), q fica mais barata mas tb um pouco menos eficiente. O q ainda não percebi é até q ponto é mexido no compartimento do motor nesse caso. Por exemplo, poderei instalar na mesma a minha FSE depois de ter o kit GPL?
Depois é essa cena de escolher um instalador q seja bom e tenha bons preços. Claro q irei usar as referencias q voces derem, uma vez q já fizeram a experiencia com eles. Desvantagem é a grande distância (uma vez q tou no algarve), só q não sei se os instaladores aqui em baixo são de confiança... Depois, essa inspecção B... pode ser feita em qq IPO? E eles só inspeccionam a cena da GPL, ou metem-se a inspeccionar td e mais alguma coisa a pente fino, como fazem quando é devido a o carro ter sido apreendido por tuning ou mods ilegais e cenas assim?

Enfim, como veem ainda tenho alguns pontos a esclarecer e a "estudar" antes de ir definitivamente em frente com isto...

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #28 em: 28 de Maio, 2008, 23:17:50 »
Não precisas de te preocupar com essas coisas que falas.

O preço do GPL é normal que suba um pouco, mas vai sempre manter-se mais barato porque a procura é e manter-se-á muito inferior à gasolina e para além disso, o GPL é os restos que sobram do petroleo, depois da gota e diesel.

Outra coisa é a limitação de estacionar em parque subterraneos e a ideia que as pessoas têm de que akilo explode, o que é praticamente impossível de acontecer.

A conversão vai alterar muito pouco no motor. Apenas vão acoplar umas pecinhas, mas podes tirar tudo e voltar a andar só a gota que não tens problemas. A centralina é para o sistema GPL e para poderes tirar partido do GPL e não perderes desempenho e poderes actualizar a informação e o carro trabalhar mais certinho possível.

O IPO B é só na altura da instalação, mas o instalador vai com o carro à inspecção e entrega-to já inspeccionado e trata-te da alteração do livrete e tudo (à casos em que não tratam do livrete). É só deixares as notas e vires embora. Nesta inspecção só inspeccionam mesmo o kit e nas normais  anuais é igual, como se o carro não tivesse GPL.

Offline Zoned
  • 45cv
  • Mensagens: 24
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #29 em: 29 de Maio, 2008, 01:28:10 »
Sem duvida que começa a ser uma opção mais que valida colocar GPL, ando também a ler sobre tudo o que é instalação de GLP para o meu Fiesta.

Tenho MK6 e raramente consigo fazer consumos a baixo dos 7L. Ao inicio andava sempre com o pe um pouco pesado, mas com o andar das coisas troco sempre mudanças entre as 2 e 2.5 rotações, tentar andar o mais possivel em quinta as 2.5 no maximo (é um crime), entao a descer meto sempre quinta e deixa o ir.

Ando a fazer contas e ando a gastar entre 150 a 200 euros por mes em gasolina. É o que da viver em Odivelas e ter namorada em Almada,  :P  ponho 25 euros no carro e num fim de semana gasto quase tudo so a ir la e vir.

por isso fico supreso quando leio pessoal a fazer consumos de 6L...  ???

jackdaniels
  • Visitante
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #30 em: 29 de Maio, 2008, 01:56:31 »
Um sistema de GPL para um fiesta mk3 1.1 a carburador será eficaz?
« Última modificação: 29 de Maio, 2008, 23:53:39 por jackdaniels »

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #31 em: 29 de Maio, 2008, 02:12:58 »
Sem duvida que começa a ser uma opção mais que valida colocar GPL, ando também a ler sobre tudo o que é instalação de GLP para o meu Fiesta.

Tenho MK6 e raramente consigo fazer consumos a baixo dos 7L. Ao inicio andava sempre com o pe um pouco pesado, mas com o andar das coisas troco sempre mudanças entre as 2 e 2.5 rotações, tentar andar o mais possivel em quinta as 2.5 no maximo (é um crime), entao a descer meto sempre quinta e deixa o ir.

Ando a fazer contas e ando a gastar entre 150 a 200 euros por mes em gasolina. É o que da viver em Odivelas e ter namorada em Almada,  :P  ponho 25 euros no carro e num fim de semana gasto quase tudo so a ir la e vir.

por isso fico supreso quando leio pessoal a fazer consumos de 6L...  ???

boas rapaz!
Faz a tua apresentação na secção das appresentações e dá uma vista de olhos nas regras do fórum. ;)

O carro da tua foto é um MK6.5 ;)
Faço menos de 6 aos 100 pk tenho mexidas de mecânica nele. ;)

Offline Dalamar

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #32 em: 29 de Maio, 2008, 02:23:32 »
Sim, confirmo o q o Rui diz, o 3 portas e 5 portas tem as mesmas dimensões, apenas as portas são diferentes. E o peso tb só varia mto pouco.
Quanto aos consumos, o normal do mk4 são á volta de 7 litros, 7.5 no máximo em andamento normal e condução mista. Isto são os valores q a maioria das pessoas reportam. Pessoalmente tb as tenho medido. Se andarmos mais na desportiva, esse consumo costuma subir para 8 litros, e se for mta cidade ainda por cima, até poderá ser um pouco mais. Mas pessoalmente ainda nunca fiz mais de 8.3 litros, e atenção q isso incluiu dezenas de kms em autoestrada a fundo a 180....

Desde q tenho a FSE, a minha média habitual desceu de 7.5 para os 7.2 litros, e desde q a gasosa tá tão cara, passei a ter mais cuidado com o pé direito (mto dificil, como sabem... ainda por cima tenho o pé pesado...), e consegui apanhar o jeito lol... aliando isso a trocas de caixa inteligentes (nunca andando em altas ou baixas (a não ser q seja a descer)), consegui baixar a média habitual para 7 litros, ás vezes 6.9.
E se for mta condução em nacionais, como agora quando fui a évora e vim, incluindo alguma condução em cidade em évora, e mais uma viagem a portimão quando já tive de volta, consegui o feito histórico (pelo menos para mim!) de 512kms com 33 litros, dá 6.44 litros/100kms  ^-^

Tou sériamente a considerar meter GPL tb.
Há no entanto duas coisas q me metem "medo":

- a possibilidade da subida "drástica" do GPL, eventualmente em não tanto tempo como se
gostasse, de maneira q possa não render o investimento...  ???

- ainda não percebi bem, como é feita a adaptação no caso dos nossos carros a injecção. Tipo, percebi q há duas maneiras, uma q é quase como se o carro todo ficasse "convertido", com nova centralina e td, o q sai caro e não me agrada nada (gosto da centralina do fiesta como tá ehehe), e a outra é aquela q é mais perferida pela malta (e q tb eu iria escolher), q fica mais barata mas tb um pouco menos eficiente. O q ainda não percebi é até q ponto é mexido no compartimento do motor nesse caso. Por exemplo, poderei instalar na mesma a minha FSE depois de ter o kit GPL?
Depois é essa cena de escolher um instalador q seja bom e tenha bons preços. Claro q irei usar as referencias q voces derem, uma vez q já fizeram a experiencia com eles. Desvantagem é a grande distância (uma vez q tou no algarve), só q não sei se os instaladores aqui em baixo são de confiança... Depois, essa inspecção B... pode ser feita em qq IPO? E eles só inspeccionam a cena da GPL, ou metem-se a inspeccionar td e mais alguma coisa a pente fino, como fazem quando é devido a o carro ter sido apreendido por tuning ou mods ilegais e cenas assim?

Enfim, como veem ainda tenho alguns pontos a esclarecer e a "estudar" antes de ir definitivamente em frente com isto...

Boas...

Em relação á adaptação a centralina que tens fica tal e qual como está electric, simplesmente ganhas uma segunda centralina para o gpl, ficas com duas centralinas, uma para cada sistema.
O instalador desde que seja credenciado (nesse aspecto o forum do autogas ajuda imenso nesse ponto), não deveras ter problemas de maior, consultar mais que  é que é obrigatorio ;)
A inspecção como o rui disse, é o proprio instalador que te leva o carro, o meu foi para lá com os mhw, rebaixado e passou sem qualquer problema O0

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #33 em: 30 de Maio, 2008, 05:48:51 »
boas

fica a Lista de Instaladores Associados da ANIC-GPL (associação nacional de instaladores e consumidores de GPL)

http://joomla.anic-gpl.pt/images//listaimtt.xls

só estes estão certificados...

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #34 em: 30 de Maio, 2008, 05:51:36 »
Um sistema de GPL para um fiesta mk3 1.1 a carburador será eficaz?

o carro fica a gastar um bocado mais que os carros que tem sistema de injecção. mas sem duvida nenhuma que compensa, até porque o sistema é tipo metade do preço do de injecção

Offline deathsoul
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 217
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #35 em: 30 de Maio, 2008, 05:54:13 »
O q ainda não percebi é até q ponto é mexido no compartimento do motor nesse caso. Por exemplo, poderei instalar na mesma a minha FSE depois de ter o kit GPL?

o sistema GPL fica separado do sistema Gasolina, podes ter FSE a gasolina

penso que não o podes colocar no sistema GPL. no entanto a centralina GPL pode ser facilmente mexida...

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #36 em: 24 de Julho, 2008, 22:27:21 »
Só para informar que a transformação de um Mk6 1.25i para GPL com sistema da «Tartarini» fica em cerca de 1600€ já com papeladas e IPO feita O0

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #37 em: 24 de Julho, 2008, 23:39:55 »
vais meter o teu a gpl?

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #38 em: 19 de Agosto, 2008, 23:09:45 »
Bom, tenho praticamente a decisão tomada, de instalar GPL no meu :)

deathsoul, o link pra lista dos instaladores q deste, já não funciona.

Viola, como é, já convertiste o teu para GPL?

Pois eu tava praqui a pensar: em vez de "arriscar" com um qq instalador aqui em baixo (e deve ficar pouco longe na mesma, pelo q percebi, os poucos q há são da zona de faro), ia a um ai da zona centro que vocês usaram (dalamar ou viola, se entretanto já meteste?), assim pelo menos tinha a certeza de que sabem o q fazem, no caso da instalação num Fiesta.
Pelo que ouvi, em dois dias a instalação tá feita, não? ou leva mais? é q assim tb não custava mto, passar esses dois ou vá, tres dias ai em cima...

Ficou-me apenas uma dúvida:
o tipo de sistema a meter... já vi q vocês (deathsoul e dalamar) foram pro sistema "sofisticado", ou seja, com nova centralina e demais extras, que ronda os 1600 euros (como o viola já confirmou).

No entanto, o deathsoul falou numa solução intermédia (e tb já tinha ouvido falar dela por outras pessoas), para motores de injecção, que rondaria os 1100/1200 euros, e que não teria uma centralina (ou então não tão sofisticada) e em vez disso fosse buscar os dados da mistura á sonda lambda ou algo assim...
Ponho aqui uma citação do texto dele (mais acima neste topic):

Citar
Existe também um tipo de Kit intermédio , utilizado nas viaturas de Injecção que junta um pouco das duas tecnologias. Juntando os componentes do Sistema Tradicional e aplicando um Processador que lê os valores de Oxigénio no escape e que através de uma electroválvula ( tipo Torneira Eléctrica) ajusta a Mistura de Ar/Combustível que entra no motor pela admissão. Este Sistema embora menos eficaz que o acima é contudo um Sistema Fiável e Económico.

Será que essa solução é assim tão "inferior" nas prestações ou tem outras desvantagens maiores? Dúvido muito... é q assim preferia mto, ir para essa solução, dado ainda ser substancialmente mais barata e provavelmente mais simples de instalar (assim talvez até leve menos tempo, e tb resulte em menos alterações ao carro).
Depois ainda faltaria apurar, se os instaladores q fizeram os vossos, tb teem para instalação esse sistema "intermédio", ou se teria de ser noutro lado... ai se calhar ainda pensava duas vezes, e ia pro mais caro...

Última dúvida (para tornar isto num testamento como deve ser  :D), acerca do depósito...
alguém consegue mesmo confirmar que o depósito no lugar do sobresselente sempre passa na inspec. B, no caso do mk4? o dalamar diz q passa (mas tem mk5, embora se não me engano, seja praticamente igual nessa parte, não?), o deathsoul diz q o instalador dele não garantiu q passasse...
É q preferia mto, instalar o depósito por baixo do carro... porque já vou ter mala reduzida, devido a ter som, assim ficaria msm sem mala nenhuma... e como até hj ainda nunca tive de usar o sobresselente (acreditam?  :P), dispensava-o na boa (só pro caso, comprava daqueles kits de reparação).

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #39 em: 19 de Agosto, 2008, 23:46:50 »
Já andei a pensar em colocar um kit GPL no meu, quando a gota começou a subir estipidamente (ainda se mantém estupidamente cara, mas isso são outros 500...) e o que me foi dito é que os nossos mk4's devem levar o sistema sequencial com centralina. Normalmente anda entre os 1500 e pode ir até aos 1800, mas o mais frequente é 1600 ou 1650 já com legalização e tudo.

O deposito tórioco é uma boa opção, mas o que pode inviabilizar a sua instalação é a altura ao solo. Não tem nada a ver com a distancia à traseira do carro, como eu pensava, mas sim a altura, até porque no meu bules há lá um que tem um C2 e tem tórico e ele fica mesmo a bater no choques e ainda se consegue ver ele a espreitar por baixo... O deposito é à escolha em qualquer instalador, porque o preço não se altera, seja qual for o escolhido. Estive com uma folha A3 e com uma roda de 27cm, que é o diametro do cilindrico e ele até nem rouba assim tanto. Alguns instaladores até o forram  a alcatifa e fica mesmo juntinho às cavas. O cilindrico anda perto de 40 litros e o tórico não chega aos 30. Se meteres o cilindrico ainda consegues meter um saco de roupa a trás e ainda sobra algum espaço em cima do cilindro.

Offline Dalamar

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #40 em: 20 de Agosto, 2008, 11:56:10 »
Boas...

Por acaso tenho-me esquecido de tirar fotos da minha instalação e do meu deposito (50 litros uteis) para veres/verem mais ou menos como fica.

Ora então para responder a um testamento, aqui vai mais um >:D

Em relação ao sistema, o indicado é mesmo o de 1600€ com centralina nova, ficas com o melhor para o teu fiesta, uma centralina para a gota e outra para o gpl, no meu caso ao contrario do "normal" o meu consumo de gpl não aumentou os esperados 1 litro/1 litro e meio, no meu caso manteve-se exactamente igual, 7/7.5 conforme o pé tal como quando trabalha a gota, o andamento tambem é o mesmo sem alterar nada, não te garanto que tenhas a mesma sorte.

O sistema intermédio que falavas creio ser o de motores de injecção monoponto que podem ser adaptados, ficam em média em 1000/1100€ mas não são nada aconselhados para os fiestas (deathsoul corrige-me se estiver enganado), esse sistema nota-se uma perda maior de perfomance quando mudas para gpl, sendo que tambem não é tão automatico como o outro, o de 1600€ (no meu caso da "tartani") quando metes o carro a trabalhar começa a trabalhar sempre a gota até atingir a temperatura ideal, nessa altura muda automaticamente para gpl sem dares conta, no mais barato normalmente tens a desvantagem (ou não) de que uma vez que tenhas desligado o carro, estando ele a trabalhar a gpl, ele liga logo a gpl, o que a longo prazo é capaz de não ser o mais saudavel para o motor/escape, uma vez que a combustão do gpl é um pouco mais quente.
O sistema mais xpto de 1600€, além de ser o ideal, tens a vantagem de que se mais tarde quiseres trocar de carro, o sistema é exactamente igual para carros até 125cv, sendo apenas necessaria a remoção do sistema do fiesta para re-instalar no novo carro ;) se quiseres algo mais que isso depois tens sistemas que se laçam para os 2000€ >:D >:D

A minha instalação demorou 1 semana, isto porque tinha mais pessoas á frente, mas passado uma semana tinha o carro pronto, com inspecção b feita e tudo pronto para andar com ele, se quiseres fazer a instalação aqui por estes lados é uma escolha tua, sendo que existem bons instaladores aqui na zona centro, mas não sei até que ponto te compensa (tambem não sei a frequençia com que vens á capital), isto porque normalmente qualquer instalador credenciado de jeito, pede-te para lá ires passados 2000km a andar a gás para verificar a configuração da centralina e se está tudo bem com o carro, sendo esta revisão completamente gratuita (mais uma vez, o meu instalador fez isso, creio que a maioria tambem faça) contudo para teres direito á garantia de dois anos no sistema, tens de efectuar as revisoes (do sistema de gpl) no instalador em que meteste o carro (no meu caso de 20.000 em 20.000 mil km (já fui á primeira, tenho o fiesta neste momento com 99.500km dos quais 24.000 são a gás >:D >:D )), sendo que caso não tenhas por habito vir a lisboa ou arredores com frequençia, se calhar não é o mais pratico, mas mais uma vez é uma escolha tua.

O deposito tal como o ruitome disse é á tua inteira escolha, o preço não se altera com isso, convém com tudo pensares bem no que preferes, mala ou autonomia, no meu caso como tinha uma pessoa proxima com sistema de gpl com deposito no lugar do pneu, pude experimentar, cheguei a levar o carro por um fim de semana á aldeia, é pratico, tens a mala completa (ou com o som todo lol) mas a autonomia não é nada por aí além, o deposito leva 26 litros uteis, no meu caso preferi o de 50 litros uteis na mala, o que me permite pelo menos com o deposito cheio, fazer 560km com condução desportiva (puxar um pouco, ritmos de 130/150), andando devagar como é obvio aumenta, o que para um fim de semana ou férias é optimo, não tens de andar sempre á procura ou a ir constantemente á bomba caso dês uma voltinha mais demorada.

O depósito no lugar do pneu passa na inspecção, tal como nos 206 e outros que têm o pneu por baixo da mala do lado exterior, desde que o deposito fique a uma distançia razoavel do chão não á problema, na altura o instalador perguntou-me qual o deposito que eu queria, sendo que me instalava qualquer um sem problemas de instalação ou inspecção, ainda ponderei o mais pequeno e mesmo com o carro rebaixado a 30mm, o instalador disse-me que era problema nenhum, contudo preferi o deposito maior de 50 litros com maior autonomia, consigo lá meter 2 malas e 2 mochilas para um fim de semana, nas férias meti as mesmas malas, mochilas e como tinha mais alguma coisa para levar meti no banco de tras (afinal ele tem de servir para alguma coisa lol lol ).
Na semana passada meti inclusivé umas colunas na chapeleira e a mala fecha na boa sem problemas de tocar com as colunas no deposito, a ver se mais logo tiro fotos e meto aqui se não me esqueçer :P

Só um pequeno reparo, as valvulas dos fiestas são muito macias, como tal, uma vez que o gpl é mais seco que a gasolina, nos fiestas e em qualquer Ford é geralmente aconselhavel a instalação de flashlube ou equivalente, trata-se de um lubrificante para as valvulas para não sofrerem a médio/longo prazo com o trabalhar a GPL, alguns focus mesmo dos mais actuais têm ficado com as valvulas no lixo porque não metem um lubrificante de valvulas, mesmo em carros em que não existem grandes registos de problemas, não é má ideia instalar o lubrificante, não é caro, o preço da instalação pode sofrer um aumento de 50€ em média mas é sempre uma precaução, mais vale prevenir que remediar eh eh

Em relação ao preço como já foi dito, actualmente fica na grande maioria dos casos em 1600€, com instalação, inspecção B e papeis tratados (no meu caso ainda tive direito a um deposito de GPL e a instalação do flashlube á borla).

A lista de instaladores credençiados, actualizada até 18 de Julho de 2008 podes consulta-la aqui -> http://joomla.anic-gpl.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=21&Itemid=38

Qualquer duvida é só perguntar aqui, por PM ou msn O0
« Última modificação: 20 de Agosto, 2008, 12:03:24 por Dalamar »

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #41 em: 20 de Agosto, 2008, 13:57:40 »
Isso de darem um deposito cheio é prática comum. O flashlub é que já não é assim tão frequente ser oferta, mas dos instaladores que contactei, quase metade deles, ofereciam-no e o deposito cheio, todos ofereciam.

Isso do deposito na mala é bom, mas tem o inconveniente de não caber nada. Se tiveres coisas à vista no carro és mais facilmente assaltado. Se tiveres o tórico, perdes em autonomia, mas também tens o deposito de gasolina que te resolve o problema. Atestas os 2 depositos e ficas a andar a cerca de 8€ ou 9€ aos 100km, em vez dos habituais 11 da gasolina ou aos 6 do gaz e o gaz já está presente em muitos locais. Se tiveres GPS até podes por os PI's do GPL e ficas com o trabalho facilitado.

Offline Dalamar

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #42 em: 20 de Agosto, 2008, 14:34:12 »
Depende Rui, se quiseres ir mais para o interior ficas com muito poucas opções, além disso só ponho coisas no banco de tras quando vou em viagem, como normalmente não faço paragens não tenho inconvenientes nesse aspecto, e tal como disse se quiseres ir de fim de semana consegues á vontade meter na mala os respectivos sacos, eu pelo menos consigo sem grandes problemas.

Atestar os dois depositos depende de cada um e do respectivo deposito claro, eu quanto muito faço 50/70km por mes a gasolina, porque convem fazer alguns km a gota de vez enquando, tirando isso é 5€ ás vezes só para apagar a luz do demo (reserva) >:D

Se fizeres as contas, um deposito de gasolina, não sei bem quanto é actualmente, da ultima vez que atestei paguei 51€ para meter 36 litros, para andares com um tórico a passear gastas gastas 16€ para 26/28 litros que é o que levam, é uma diferença enorme para teres uma pequena autonomia que se quiseres aventurar-te um pouco acaba por te ir á carteira em gasolina quando o gpl acaba, porque ainda existem determinados sitios/regiões do país onde encontras poucas bombas, pelo menos é a minha maneira de ver a coisa.
Para teres um tórico para depois andares a gastar gota para passear ir a algum lado não te compensa nada, acabas por gastas quase o mesmo em gota mais o gpl, os amigos que conheço com deposito tórico, arrependen-se de não terem posto um maior de mala exactamente por isso.

Offline eletricpenguin

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2700
  • Feedback: +0/-0
  • Ford & Mitsubishi Fan :P
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #43 em: 20 de Agosto, 2008, 23:06:40 »
Obg pelas respostas, amigos  O0. Foram mto esclarecedoras.
Entretanto tb encontrei o forum autogas, e andei a ler umas coisitas.
Realmente, tem plena razão, em carros de injecção electronica como o fiesta, convém instalar o sistema sequencial. Acho q o outro até dava para instalar, mas pelo q percebi, é mto menos eficiente, e leva a maiores consumos e menos conforto. Ai a diferença já não vale a pena.

Realmente, isso do depósito... eu pensava q tinha mais... assim andei praqui a fazer uns calculos, e tens razão dalamar, no meu caso não dá... é q irei fazer a viagem evora para cá, e de volta, o q dá cerca de 430 kms. Com o torico não consigo fazer essa distancia. Logo, significaria q teria de ir abastecer em portimão, onde nessa altura já não irei mtas vezes... logo, não dá...

Tb não me importo mto de ficar sem mala, pois já com o som fica pouco...
O pior é q não sei como será, na instalação do depósito na mala, em relação ao meu amp... tá montado verticalmente por trás do banco, na chapa do mesmo. E na foto do deathsoul, o deposito chega msm aos bancos... mas talvez eles tb conseguem instalá-lo mais perto da parte de frente da mala... vamos ver...

Qto aos instaladores, pois, não tava a contar com essa cena das revisões e tb de ir lá depois de 2000kms ou coisa assim... e entretanto descobri naquela lista, e tb no forum (recomendado por duas pessoas), um instalador já mto experiente, que tá logo ai, em portimão!
Já lhe enviei um mail a pedir orçamento, vamos ver.

Finalmente, essa cena do flashlube... dúvido mto q seja msm preciso no fiesta 1.25... é q vi ai uma lista sobre isso, e sim, vários fords apareciam na lista, mas o fiesta não... e pelo q percebi, o deathsoul tb não tem isso? mas pronto, vamos ver o q diz o instalador... e se for oferta, então claro q não digo q não :)

Offline Dalamar

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #44 em: 21 de Agosto, 2008, 01:29:34 »
Boas electric

De facto o forum autogas é uma optima referençia, até para se melhor saber as novidades no mundo gpl.

O meu deposito tambem foi instalado encostado as costas do banco traseiro, pelo que onde normalmente arrumo as malas é entre o deposito e a zona do trinco da mala, em relação ao amplificador, talvez só o instalador vendo e tirando talvez algumas medidas, mas com jeito é capaz de caberem os dois sem problemas.

Em relação ao deposito aconselho o maior, o torico serve para quem apenas dê pequenas voltas, porque se te queres aventurar um pouco mais andas sempre á procura da bomba.

O flashlube não é pelo modelo, mas sim pelo código do motor, o meu tambem não apareçe nessa lista, contudo ja tinha ideia de me prevenir e na altura antes de eu dizer ao meu instalador que queria o flashlube, ele proprio me aconselhou a mater porque apesar de o meu motor não pertencer á "blacklist", é Ford e estava lá um focus exactamente por esse problema, contudo em principio será oferecido na instalação com um pouco de sorte ;)

Ontem aconteçeu me uma coisa bizarra, nunca paguei tanto por um deposito cheio seja a gasolina ou gpl, enchi na estação da galp em aveiras, e o meu instalador na altura deu-me um kit com vales no valor de 1.5€ cada de desconto para a galp, totalizando os vales todos um montante de 75€, ora eu supostamente devia ter pago 30€ pelo deposito cheio, vou ao balcão para pagar com os vales (saendo que só podia usar 1 porque os mesmo é para abastecimentos iguais ou superiores a 30 litros) e qual o meu espanto quando o homem após descontar o primeiro vale me diz que se eu quiser ele pode descontar mais, ora eu não fui de modas, pim, pim pim, uns 20 vales depois, chega a conta á quantia de 92 centimos, ainda podia ter gasto outro vale e não ter pago nada mas assim perdia 58 centimos desse mesmo vale, pelo que paguei por 48 litros 0.92 centimos, o abastecimento mais barato da historia >:D >:D >:D >:D ainda sobraram vales para lá voltar de novo eh eh

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #45 em: 21 de Agosto, 2008, 20:00:59 »
E depois ainda dizem que o combustivel tá caro. :D :D :D :D

Electric, olha onde podes por o teu AMP.


Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #46 em: 23 de Agosto, 2008, 02:03:57 »
Uma perguntita: suponho que quando acaba o GPL, o sistema faça comutação automática para gasolina, certo?

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #47 em: 23 de Agosto, 2008, 21:35:07 »
Claro que sim. Já imaginaste o perigo que era acabar e o motor ir a baixo. Ficavamos com a direcção pesadissoma (não sei como raio aquilo é tão pesado) e sem travões...

Já quando a gota acaba não há sistema que o comute para GPL.

Offline Dalamar

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #48 em: 24 de Agosto, 2008, 09:15:47 »
Claro que sim. Já imaginaste o perigo que era acabar e o motor ir a baixo. Ficavamos com a direcção pesadissoma (não sei como raio aquilo é tão pesado) e sem travões...

Já quando a gota acaba não há sistema que o comute para GPL.

Há sistema sim senhor, o dedo para carregar no botao para mudar o trabalhar para gpl :D :D uma vez mudei para gota para fazer uma ultrapassagem mais rapida, a meio o carro começa a soluçar por falta de gasolina, é só mudar para gpl e seguir caminho, convem é não demorar muito senao ele vai abaixo :D :D

Offline njay
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 273
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK5 1.25 - GPL Com Fotos
« Responder #49 em: 24 de Agosto, 2008, 09:19:43 »
"Eles" não dizem que deixar acabar a gota é mau pó catalizador? (Mais as impurezas do fundo do depósito).
« Última modificação: 24 de Agosto, 2008, 09:20:27 por njay »