Fiesta Club Portugal

Área Auto - Motores, Chassis, Rodas, Etc => Motores a Combustível Alternativo => Tópico iniciado por: eletricpenguin em 14 de Setembro, 2008, 15:40:12

Título: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 14 de Setembro, 2008, 15:40:12
Ora bem, como prometido é devido  ;), aqui vão mais detalhes.
Pode ser útil para quem tá a pensar meter GPL também. E sempre é interessante comparar com outros sistemas.

Antes de mais, alguns factos:

O sistema é o SEQUENT da BRC.
O depósito é de 60L, o q dá uma capacidade útil de cerca de 48 litros.
A instalação foi efectuada pelo sr. Joaquim Vicente de Portimão (instalador credenciado), pelo preço de 1800 euros, com tudo incluido (tb o FlashLube, mto recomendado para os motores Zetec).
Levou 4 dias e meio para isso, o q tava dentro do prazo combinado.
Fiquei satisfeito com o serviço deles e parece que foi td bem feito.

Já fiz algumas viagens com o carro entretanto, e parece que com o GPL anda tão bem como sempre.
Mas logo que puder faço umas medições de reprises, e tb um arranque dos 0-100, para termos a certeza disso  :)

Consumos, parece que andam na casa dos 8 litros. Mas por agora é só uma estimativa (pois ainda não fiz um depósito completo), que depende da precisão do indicador de nivel lol... Logo actualizo aqui, quando tiver feito a primeira média.

Como já disse, ofereceram-me um pacote da GALP, que inclui 75 eur em vales de desconto para GPL, e um mapa de estradas.
Também deram-me o tal autocolante feioso, mas útil (realmente... vi vários carros ontem, a manter distâncias bem maiores de mim, do q tou habituado  :D :D), e um livro de garantia (2 anos) e revisões da marca, onde o instalador irá por o seu carimbo nos registos das revisões regulares (20k km).
O livrinho tb descreve bastante bem, todos os componentes do sistema.
Ah, e claro está, deram-me o devido adaptador para enroscar no bocal, aquando do abastecimento.
Fiquei na dúvida é a respeito das "pistolas" das bombas, no estrangeiro. No livrinho diz q por vezes é preciso adaptadores. Mas logo vejo isso se um dia for fazer uma viagem para fora de PT.

Mas chega de palavras  ;) , vamos a fotos:

Compartimento do motor:
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl1.jpg)

Detalhe da ligação dos novos injectores á admissão:
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl2.jpg)

O distribuidor e os 4 injectores GPL:
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl3.jpg)

O FlashLube (não gostei mto do sitio q escolheram... dá mto nas vistas... mas tb se não fosse ali, não sei aonde é q cabia, por isso...)
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl4.jpg)

O Redutor (bomba de pressão):
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl5.jpg)

O filtro de gás (é trocado a cada 20k km):
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl6.jpg)

O sensor de pressão e a electro-válvula (que trata de ligar e desligar o fluxo do gás)
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl7.jpg)

A bela da centralina de GPL:
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl8.jpg)

Pormenor da cablagem:
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl9.jpg)

O bocal de abastecimento:
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl10.jpg)

O indicador de nível, e comutador entre gasolina ou GPL.
Quando o gás tiver na reserva, ele apita.
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl11.jpg)

A mala (ou o q resta dela  :D) com o depósito:
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl12.jpg)

Pormenor das valvulas de segurança e do indicador de nível:
(http://electronicos.webhs.org/images/gpl13.jpg)

E é isso. Se tiverem perguntas, dúvidas, força ai  :)
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: ruitome em 14 de Setembro, 2008, 19:57:00
Parece fixe, mas tem aí um pormenor que é uma cagada em 3 actos. :D :D :D Os injectores foram muito mal colocados. Não se trocam velas todos os meses, mas quando tiveres que o fazer, é complicado. Podiam ter colocado para a frente, por cima dos colectores de admissão.

A mala até que nem ficou muito mal, ainda sobra um bom espaço. Precisas é fazer uma caixa a tapar o deposito e depois meter o amplificador em cima da caixa e viras as colunas ao contrário, para os fios irem para a parte da frente. Podes fazer uma continuação da caixa para colocares coisas por cima, para retirares essa caixa laranja que tens aí. Assim ficavas com a parte de trás, toda livre e tudo o que andas sempre, ficava guardado em cima do cilindro.

É verdade, o botão do GPL está muito fixe. Quase nem parece um botão. Muito melhor que os habituais. Tá fixe onde o tens, mas eu metia por baixo da saída de ventilação, à esquerda do volante.
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 15 de Setembro, 2008, 20:43:26
Rui, isso do sitio onde os injectores foram instalados... hás de reparar melhor e diz me, onde é q poderiam ter instalado, sem ser ali... ::)
Ele até me explicou como fazer quando é para mudar as velas: para eu cortar as braçadeiras plásticas q fixam os tubos no sitio, e assim já há espaço para tirar a tampa do motor. Depois volto a colocar braçadeiras, e tá feito. E tb é só cada 50mil kms, portanto não me incomoda mto a ideia  :P

Epá, a tua ideia qto á mala até é boa, mas tem dois inconvenientes:
1. dá mto trabalho  :D
2. fica com dificil acesso ao indicador de nivel e valvula de segurança do deposito.

Eu vou pelo caminho mais fácil:
vou montar uma caixa pro sub, forrá-la, e fica instalada á frente do depósito, ligeiramente á esquerda. Assim sempre tenho o espaço pras coisas naquela caixa laranja, e de resto, pronto, não há mala para ning  :D
A não ser, por exemplo, para coisas leves, q sempre se pode meter por cima, não faz mal nenhum  :)

Ora bem, e hoje voltei então a encher o depósito, e portanto fiz a primeira média.
Foram os primeiros 400kms, e pelas contas deu 8 litros aos 100. É um pouco mais do q pensava  ???, embora esteja dentro dos limites.
Talvez tenha sido devido a ter feito uns 40 kms em AE sempre a 140? Mas tb não devia fazer tanta diferença... Será q a centralina de gpl ainda dá para afinar melhor, para gastar um pouco menos?
Mas vou esperar pela próxima média para sequer pensar mais nisso.
Outra coisa q notei: o indicador dos LEDs, no tal botão, não tá indicar mto corectamente, pois tenho comparado com o indicador no próprio depósito (esse sim, bastante preciso). Mas tb ele tinha me dito logo: se aquilo indicasse algo mal, para aparecer lá, q ele ajustava isso melhor. Portanto, é o q vou fazer um dia destes.
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: ruitome em 15 de Setembro, 2008, 23:38:39
É normal que ele te dê esse valor de média. É a primeira vez que andas com ele a gaz e ainda não estás habituado. Podes estar a pisar de mais sem necessidade ou a deixares morrer e não aproveitares a faixa de utilização mais vantajosa, que pode ser um pouco diferente de quando anda a gota. Só podes afirmar isso daqui a meia duzia de depositos.

Mas é normal haver afinações depois de se instalar os kit's de GPL. Eles não ficam logo afinadinhos quando vais buscar o carro.

A ideia é mais ou menos isto:

http://img176.imageshack.us/img176/1159/1002501xh2.jpg (http://img176.imageshack.us/img176/1159/1002501xh2.jpg)
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: Dalamar em 16 de Setembro, 2008, 10:55:00
É normal o carro ao inicio beber um pouco mais, o motor ainda se está a habituar ao gpl, é como os carros novos quando os vais buscar ao stand, no inicio bebe sempre um pouco mais.

Os 40km em AE a 140km/h não é por aí, eu nas férias fiz castelo-branco/lisboa (A23 e A1) nunca abaixo dos 150/160km/h (isto de manhã), á tarde no regresso, fui calmo, na ordem dos 110/120 e a minha média apenas subiu 0.5 litros, em vez dos habituais 7.5 com condução descontraida fez 8 litros certos, e metade do percurso foi sempre a pisar bem.

O indicador dos leds é algo instavel, o que é normal, hás de experimentar quando ele apaga o primeiro led meteres o carro numa subida, nasce-te gpl no deposito de novo eh eh :P fora de brincadeiras, o meu bate sempre certo, tirando as subidas e descidas que como é obvio influenciam os leds do gpl e o ponteiro da gota  O0 O0
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 17 de Setembro, 2008, 20:45:53
OK, fico mais "descansado" por ouvir q o motor ainda se tem de "habituar" ao GPL  ;)
Vamos ver nos próximos depósitos então.

Dalamar, acho q o meu indicar de LED's realmente não indica mto bem... mas isso é só ir lá, e ele ajustar isso melhor. Tem de ser é uma vez com o depósito cheio, e noutro dia com o depósito praticamente vazio. Ai é q fica a indicar msm bem. Mas por agora não há crise, smp tenho o indicador no depósito na mala, q parece indicar bem.

Hj então tive tempo para fazer o tal arranque 0-100. Fiquei mto contente, porque portou-se lindamente!  ^-^ ^-^ fez tal e qual os 11 segundos de sempre!! GPL POWA!!!!  >:D

Falta agora só medir as reprises. Mas agora q confirmei o arranque, penso q tb irão dar os mesmos valores de sempre.
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: H_VioLa em 18 de Setembro, 2008, 00:10:18
Pelo que vi da instalação provável do sistema da Tartarini no meu Mk6, acho bem melhor o aspecto da instalação sou sincero! ::) não estou com isto a dizer que esteja mal feito, atenção, até porque de carro para carro e instalador para instalador as coisas variam ;) mas em relação, sobretudo ao pormenor da régua dos injectores que o Rui referiu, acho que poderia ser feito de uma forma diferente! Depois posta aí então resultados dos consumos O0
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: Dalamar em 18 de Setembro, 2008, 10:54:39
O indicador de LED's é muito sujeito ao quanto puxas e ás inclinações, mas por norma se estiver bem afinado é fiavel O0

O meu começou a não acender o LED vermelho da reserva, está no instalador á dois dias para afinar, e tratar tambem de outro promenor :P

Normalmente controlo mais a quantidade de GPL pelos km, normalmente 20€(30 litros) dão para 400km e é por essa média que me controlo, mas o indicador de LED's normalmente acompanha a média O0
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 25 de Setembro, 2008, 23:08:18
ora, então é assim, a segunda média, deu 8.6 litros...  ???
Acho q isso tá a precisar daquela afinaçãozita q dizem ser mtas vezes comum dps dos primeiros 1000 e tal kms... é q não apertei praticamente nada com o carro desta vez (tirando um arranque 0-100, como já contei... mas isso não pode gastar tanto...)... logo era para ter descido...
vamos ver, já falei com o sr. joaquim hj e ele tb achou melhor passar lá... em principio pra semana então... dps dou noticias...
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: H_VioLa em 26 de Setembro, 2008, 09:51:59
Sim, Elias é melhor ires lá com o carro, pois essa média é bastante elevada! isso é média de um motor 1.6i quase!! ::) :P
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: Dalamar em 26 de Setembro, 2008, 10:42:28
De facto isso está a beber muito, essa média só se andasses sempre a esticar o bixo e a andar a fundo, tá a precisar de uma afinação no mapa O0
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 02 de Outubro, 2008, 22:07:10
Ora, o meu "menino" foi ontem ao "doutor" :D

Ligou a ferramenta de diagnóstico da BRC, q mostrou logo:
registava o erro: "Mistura troppo rica"  :P bem me parecia  ;)
Lá foi ele então buscar o portatil, e ligou aquilo td, sentou-se no lado do pendura e disse me: "drive!"... pronto, não foi assim, mas não interessa  :D
E depois dessa voltinha, lá ficou td afinado, pelos vistos. Agora vamos ver a próxima média.
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: fiesta_94 em 04 de Outubro, 2008, 22:10:29
e normal. no meu puma tb andei uns bons tempos a ver o k podia fazer d consumos...
entretanto, arranjei o cabo e o programa e fazia eu os meus mapas... tornei-me programador de GPL e akilo ate é bastante facil. e sim teste d estrada é fundamental.
qt a consumos isso e uma estica pk nem no meu puma fazia esses consumos.. fui e vima porto covo c 20 euros e fiz kuase 600km.. deu media d 6 litros.. nem tanto. dia-a-dia fazia 7.5.. e era 1.7 c pe descuidado.

qt a instalaçao parece-me tudo bem, o meu tb tinha a injecçao colocada ai na tampa das valvulas e a razao para quem nao sabe e simples. as pressoes d injecçao a GPL sao inferiores pois o facto d se elevarem pressoes ia causar explosao do gas demasiado cedo. como tal opta-se por colocar os injectores o mais proximo possivel do colector d admissao.
se pensarem ans consequencias d ter uma mangueira longa ate ao colector as respostas sao obvias... pressoes de admissao ainda mais baixas e se aumentarem a pressao nos injectors o mais provavel e k o gas entre em cobustao espontanea devido a pressao logo dentro da mangueira e rebente com isso tudo.

ja o indicador, mostrador... isso podia ser mais bonito, mais pekeno e colocado junto dos botoes de desembaciador ou de farois de nevoeiro...

de resto 5 estrelas! esperemos k dure!
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 31 de Outubro, 2008, 20:53:44
ora bem, depois de duas afinações, que não deram resultados optimizados, lembrei-me finalmente dum pormenor importante (pois reparei que durante a afinação, ele vai mtas vezes comutando entre gasolina e gpl): a FSE q eu tinha instalada... fiquei convencido q devia ser disso...
Fui lá hoje então, já com a FSE desmontada (vai pa venda, pois como quase nunca mais ando a gasosa, não tá lá a fazer nada), e ele fez a afinação automática.
Pelo que parece tá td bem, pelo menos de andamento tá fixe (bem melhor do q depois da segunda afinação q pelos vistos não correu mto bem lol).
Agora só falta fazer kms suficientes para poder ver a média.
Fiz algumas medições, com resultados interessantes:

Reprises
60-100km/h em 4ª:
a gás 10.2 seg
a gasolina 8.4 seg

80-100km/h em 4ª:
a gás 5.5 seg
a gasolina 5.5 seg

Parece que o gás tem piores caracteristicas em baixas rotações... q é estranho, pq uma vez disseram me exactamente o contrário?  ???

Arranque 0-100km/h
a gás 11.5 seg
a gasolina 11 seg

Há q acrescentar q o arranque a gasolina foi o melhor valor q fiz até hoje (já há algum tempo) e o a gás foi feito hoje, com apenas uma tentativa (pa não estragar a média  :D) e sou bem capaz de não tê-lo feito 100% perfeito, ou seja, até é capaz de dar melhor resultado.
Conclusão: quem ainda não acredita que os sistemas sequenciais de GPL não incluem perda de potência significativa, tem aqui a prova  ^-^
Dps posto novidades quando tiver a média... espero q seja desta  ::)
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: sabnuno em 29 de Dezembro, 2008, 12:22:48
Boas pessoal.

Ainda não fiz a minha apresentação devida, mas oportunamente o farei.

Devo dizer que não está nada má essa instalação e acredito q devas tar mt satisfeito, tb tenho o meu a GPL, mas com um sistema ligeiramente diferente. Depois coloco fotos.

O sistema do deposito não podia ficar no sitio da roda suplente?? Isso é q foi pena. Eu sei q á cerca de 4 anos não era autorizado mas agora ja era. Isso com um kit de reparação rapida era 5 Estrelas. Eu tb tenho o deposito na mala e se arrependimento matasse....

Abraço
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 29 de Dezembro, 2008, 19:18:52
Boas pessoal.

Ainda não fiz a minha apresentação devida, mas oportunamente o farei.

Devo dizer que não está nada má essa instalação e acredito q devas tar mt satisfeito, tb tenho o meu a GPL, mas com um sistema ligeiramente diferente. Depois coloco fotos.

O sistema do deposito não podia ficar no sitio da roda suplente?? Isso é q foi pena. Eu sei q á cerca de 4 anos não era autorizado mas agora ja era. Isso com um kit de reparação rapida era 5 Estrelas. Eu tb tenho o deposito na mala e se arrependimento matasse....

Abraço

Boas!

Deram me a escolha entre o tórico (no lugar do pneu suplente) e do normal, e preferi o último por causa da autonomia (48 litros contra menos de 35)... e como não me importei de ficar quase sem mala (até porque depois montei um subwoofer, e agora não tenho mala nenhuma lol) foi a melhor opção...

Depois faz então a tua apresentação, e o melhor é abrires logo um tópico teu na secção dos projectos, para postares as fotos e os detalhes acerca do teu carro  :)
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: Ruben_MK4 em 30 de Dezembro, 2008, 10:00:04
Epah...  :P Gostos são gostos, mas por 1800€ eu punha mta gasolina no carro... O meu MK$ faz médias de 7,5L, tá bem k a gasolina é mais cara k o GPL, mas mm assim, acho k não abdicava do espaço da mala, para pôr o depósito de GPL... Mas são gostos...

Tb já vi um Civic a GPL a dar rato a mtos a gasolina... Mas eu acho (my opinion) k o Fiesta MK4 não justifique um investimento desta dimensão... Até não bebe nada de especial comparando co outros carros com o motor semelhante...
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 30 de Dezembro, 2008, 17:19:31
Sim, gostos são gostos... mas no meu caso é mais mesmo por causa dos kilometros que faço (mais de 2500 por mês), assim vale a pena (o GPL tá quase a metade do preço da gasolina...).
Para mim o valor do carro é irrelevante, desde que esteja em boas condições e a pessoa pense ficar com ele até o sistema se ter rentabilizado... no meu caso, fiz as contas e será daqui a um ano e poucos meses... mais tarde, se a pessoa quiser trocar de carro, pode sempre desinstalar o sistema e montar no novo carro desde q a gasolina, pois os sistemas são universais (há que ter em conta é a cavalagem... o meu sistema dá até 130cv acho eu...).
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: Ruben_MK4 em 31 de Dezembro, 2008, 13:23:41
Sim, gostos são gostos... mas no meu caso é mais mesmo por causa dos kilometros que faço (mais de 2500 por mês), assim vale a pena (o GPL tá quase a metade do preço da gasolina...).
Para mim o valor do carro é irrelevante, desde que esteja em boas condições e a pessoa pense ficar com ele até o sistema se ter rentabilizado... no meu caso, fiz as contas e será daqui a um ano e poucos meses... mais tarde, se a pessoa quiser trocar de carro, pode sempre desinstalar o sistema e montar no novo carro desde q a gasolina, pois os sistemas são universais (há que ter em conta é a cavalagem... o meu sistema dá até 130cv acho eu...).

2500km's ao mês??? Granda maluke... :o :o Assim, sem dúvida k daki a algum tempo te vai compensar.... Eu faço cerca de 5000 km's mês, mas ando com um Yaris II D4D... Última média de consumo - 6.8L, a uma média de 128 km's/h, isto são dados mesmo do CB do carro. hehe Yaris rula muito! O0
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: PeterCross em 01 de Janeiro, 2009, 23:12:00
Eu faço cerca de 5000 km's mês, mas ando com um Yaris II D4D... Última média de consumo - 6.8L, a uma média de 128 km's/h, isto são dados mesmo do CB do carro. hehe Yaris rula muito! O0
Está uma média bastante aceitável!  O0
Sempre ouvi boas referências em relação aos consumos desse bloco.
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: Ruben_MK4 em 02 de Janeiro, 2009, 09:46:39
Eu faço cerca de 5000 km's mês, mas ando com um Yaris II D4D... Última média de consumo - 6.8L, a uma média de 128 km's/h, isto são dados mesmo do CB do carro. hehe Yaris rula muito! O0
Está uma média bastante aceitável!  O0
Sempre ouvi boas referências em relação aos consumos desse bloco.

E acredita k é bem fixe... Anda bem, bebe pouco, espaçoso Q.B.... E o melhor de tudo, é ter 90CV, k dá para fazer umas brincadeiras jeitosas... lol
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: PeterCross em 02 de Janeiro, 2009, 13:00:24
E acredita k é bem fixe... Anda bem, bebe pouco, espaçoso Q.B.... E o melhor de tudo, é ter 90CV, k dá para fazer umas brincadeiras jeitosas... lol
Parece que yambém é bastante elástico e solícito, mesmo a baixo regimes...
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 29 de Janeiro, 2009, 00:38:30
Já há uns tempos q não actualizei este tópico.
Então é assim: recentemente voltei ao instalador para fazer nova programação da centralina do GPL.
Desta vez foi bastante extensivo, teste de estrada demorado etc...
E pelos vistos conseguiu atingir o objectivo principal:
faz o melhor consumo até agora. Já podes brindar cmg, Peter!  :D ;)
Ficou a fazer uns 8 lts/100 no minimo, e 8.5 no máximo. Parece me bem.

Mas agora a noticia menos boa: tb ficou a andar menos.
Parece-me que só um profissional em programação de centralinas é q conseguia dar conta do recado... o meu instalador, dps da 5ª vez, apesar de ter conseguido reduzir o consumo, msm assim não acertou na melhor programação... enfim, vou deixar assim. Porque o q me interessa, quando vou a gás, é gastar o menos possível, em dinheiro, ou seja, melhor economia. Até aceito sacrificar algum power á custa disso. Até pq o q perdi não é mt (passou de 10.2 a 12.2 s numa reprise em 4ª dos 60 a 100km/h, e 5.5 a 6.5s numa reprise em 4ª de 80 a 100km/h), em andamento normal mal se nota.

E quando preciso a ZETEC POWER toda  >:D, é só carregar no botão e em um segundo fica a andar a gasolina...
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: PeterCross em 29 de Janeiro, 2009, 00:45:55
Mas isso são boas notícias!!! Bons consumos!  O0

Temos que brindar a isso, quando for o nosso encontro em Fevereiro! Paga o Sand!  :D
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 29 de Janeiro, 2009, 22:35:30
Mas isso são boas notícias!!! Bons consumos!  O0

Temos que brindar a isso, quando for o nosso encontro em Fevereiro! Paga o Sand!  :D

 :D :D :D
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 03 de Fevereiro, 2009, 00:11:22
Agora sim, é oficial: essa repro funcionou... a última média foi histórica até agora: 7.8 lt!!  ^-^ ^-^ :)
E não andei assim tão devagar...
Parece que já descobri o q faz a maior diferença, pelo menos no caso do GPL, pq a gasolina não notas muito:
andar acima dos 110, e tb, claro está, ultrapassagens e qq aceleração total em geral... parece q lhe abre mesmo muito a "guela" quando pisamos a fundo...  :D
Para ter uma noção:
até apagar o 1º led (eles não indicam bem em termos de percentagem, mas são bem precisos em relação ao quando apagam, mt mais q o ponteiro da gasosa):
depósito acabado de encher, a fazer 100km/h, com prai 2 ultrapassagens, faz prai 105 kms.
Se andar o msm percurso a 110/120 e fizer prai 10 ultrapassagens, baixa logo pros 85 kms até apagar o led!!!
A gasolina não noto diferenças tão grandes...
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: SandStorm em 09 de Fevereiro, 2009, 01:47:00
Mas isso são boas notícias!!! Bons consumos!  O0

Temos que brindar a isso, quando for o nosso encontro em Fevereiro! Paga o Sand!  :D

 :D :D :D


 :knuppel2: :knuppel2: :knuppel2: :knuppel2: :knuppel2:

Elias, no meu caso não sei se compensava, só mesmo testando...  ???
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 09 de Fevereiro, 2009, 20:58:11
Se compensa o que?  ???
Não percebi...
Se te tiveres a referir ao GPL, é claro que não, com os poucos kms q fazes... levavas prai mais de 3 anos só para ficar rentabilizado...  ;)
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: ruitome em 09 de Fevereiro, 2009, 22:03:23
A mim compensava. Em 8 meses 15k km...
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: sabnuno em 17 de Fevereiro, 2009, 17:35:53
quote author=electricpenguin link=topic=13784.msg171127#msg171127 date=1230578332]
Boas pessoal.

Ainda não fiz a minha apresentação devida, mas oportunamente o farei.

Devo dizer que não está nada má essa instalação e acredito q devas tar mt satisfeito, tb tenho o meu a GPL, mas com um sistema ligeiramente diferente. Depois coloco fotos.

O sistema do deposito não podia ficar no sitio da roda suplente?? Isso é q foi pena. Eu sei q á cerca de 4 anos não era autorizado mas agora ja era. Isso com um kit de reparação rapida era 5 Estrelas. Eu tb tenho o deposito na mala e se arrependimento matasse....

Abraço

Boas!

Deram me a escolha entre o tórico (no lugar do pneu suplente) e do normal, e preferi o último por causa da autonomia (48 litros contra menos de 35)... e como não me importei de ficar quase sem mala (até porque depois montei um subwoofer, e agora não tenho mala nenhuma lol) foi a melhor opção...

Depois faz então a tua apresentação, e o melhor é abrires logo um tópico teu na secção dos projectos, para postares as fotos e os detalhes acerca do teu carro  :)
[/quote]

Boas pessoal.

Já ouviste falar daquelas coisas FUELSAVER??? Isso não é mais que um daqueles imans de limpeza de aquarios loollololol, mas a verdade é q se colocares isso no tubo do combustivel, ves o GPL durar mais cerca de 25%.

Pois é, eu tambem não acreditava até ver os resultados na carteira.

Abraço.
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 19 de Fevereiro, 2009, 22:23:13
Sabnuno,
tens a certeza absoluta de que o que dizes não é apenas psicológico?  ;)
Fizeste, digamos, 3 médias, uma vez sem o íman, e outra vez com ele, e comparaste, e deu esse valor?

É que é o seguinte: a internet tá cheia de ppl que afirma que aquilo é um SCAM, ou seja, não funciona, e pessoalmente até tive um íman desses (pois na altura não sabia, e consegui comprar mt barato) colocado no tubo da gasolina e não notei NADA.

Agora, se realmente tás convencido de q isso funciona, e fizeste a comparação entre as médias, então só se com o gás o efeito do íman for mais pronunciado, será possível?  ???
Eu sei que na teoria, aquilo até é suposto funcionar, só que o efeito normalmente é tão reduzido (nunca atingindo os valores prometidos na publicidade), que foi considerado publicidade enganosa, agora, como estamos a falar de um combustível com caracteristicas um pouco diferentes...

Hmm... a ver se ainda tenho esse íman nalgum lado, ai hei de fazer a experiencia hehe  :)
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: deathsoul em 22 de Março, 2009, 18:03:03
boas eletricpenguin, fico feliz de já teres colocado GPL. Posso dizer que foi a melhor coisa que fiz. neste momento GPL a .52€ ;).
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: ruitome em 22 de Março, 2009, 19:19:02
Elias, isso dos imans não me convence nada. Ora vê se percebes o meu ponto de vista... O iman o que faz é "organizar" os atomos da gasolina, agora mais que isso não faz, porque eles "organizados" ou "desorganizados vão direitinhos para os injectores, logo o consumo terá que ser exactamente o mesmo. Se disserem que dá mais rendimento por litro de combustível, aí eu até já posso concordar, porque a explosão deve ser mais homogenea. Pronto, por aqui tudo bem e até aceito.

Para mim o que eles querem dizer não é "reduz o consumo", mas sim, comparando rendimento com rendimento, o consumo é menor. Não sei se me fiz entender, em especial este último paragrafo. Se não percebera, já sabem, resmunguém. >:D
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: SandStorm em 22 de Março, 2009, 19:26:00
não é resmunguém, simplesmente escreve-se resmunguem.  :knuppel2:


 :D :D :D
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 22 de Março, 2009, 20:31:58
Elias, isso dos imans não me convence nada. Ora vê se percebes o meu ponto de vista... O iman o que faz é "organizar" os atomos da gasolina, agora mais que isso não faz, porque eles "organizados" ou "desorganizados vão direitinhos para os injectores, logo o consumo terá que ser exactamente o mesmo. Se disserem que dá mais rendimento por litro de combustível, aí eu até já posso concordar, porque a explosão deve ser mais homogenea. Pronto, por aqui tudo bem e até aceito.

Para mim o que eles querem dizer não é "reduz o consumo", mas sim, comparando rendimento com rendimento, o consumo é menor. Não sei se me fiz entender, em especial este último paragrafo. Se não percebera, já sabem, resmunguém. >:D

Exactamente como eu vejo a coisa também.
E claro que isso, dentro de certas condições, até pode baixar ligeiramente o consumo.
Mas não é isso que tá em dúvida.
A grande dúvida que já vi a ser colocada, naqueles sites na net, é esta:
será que só por ter os átomos "alinhados" realmente melhora o rendimento, ou isso não passa dum conto de fadas?  ???

Eu ainda tenho esse íman lá colocado, nunca me dei ao trabalho de tirá-lo.
Mas hei de fazê-lo, para ver se o consumo aumenta  ;)

não é resmunguém, simplesmente escreve-se resmunguem.  :knuppel2:


 :D :D :D

Alguém, ninguém, resmunguém?  :D :D :D (não consegui resistir)
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: SandStorm em 22 de Março, 2009, 21:47:45
como estou sempre a gota, poderias emprestar o íman, hímen, imã, etc  :D
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: ruitome em 22 de Março, 2009, 23:40:24
...
não é resmunguém, simplesmente escreve-se resmunguem.  :knuppel2:


 :D :D :D

Alguém, ninguém, resmunguém?  :D :D :D (não consegui resistir)


Vocés não resistém. :D :D

Isso é o que dá escrever sem olhar para o teclado nem para o ecrando pc. Depois dá nisto. Passo mais tempo a olhar pá tv que a olhar po monitor e depois nem vejo os sublinhados dos erros que o Google Crome indica...
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: SandStorm em 23 de Março, 2009, 00:25:34
desculpas, desculpas. :D
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: ruitome em 23 de Março, 2009, 00:39:22
desculpas, desculpas. :D

Nunca reparaste que eu tenho montes de mensagens editadas? É por causa disso...
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: SandStorm em 23 de Março, 2009, 01:18:54
desculpas, desculpas. :D

x2

:D
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: Mrboss em 23 de Março, 2009, 08:18:37
vou acabar com o offtopic dizendo isto:

vejo pior todos os dias neste forum, e tb em outros, atentados à ortografia, e maneira como se escreve..... até fico a pensar se andaram na escola (e não, nao é escrita à net)

sao mesmo calinadas enormes :knuppel2:
Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: SandStorm em 23 de Março, 2009, 08:53:28
Tens razão, é que é um pior a seguir ao outro.
A continuar assim, até fico com vergonha de ter nascido neste País, onde um próprio português não consegue escrever na sua própria língua.

Título: Re: Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: Tomasso em 02 de Novembro, 2009, 00:56:48
Parece fixe, mas tem aí um pormenor que é uma cagada em 3 actos. :D :D :D Os injectores foram muito mal colocados. Não se trocam velas todos os meses, mas quando tiveres que o fazer, é complicado. Podiam ter colocado para a frente, por cima dos colectores de admissão.

A mala até que nem ficou muito mal, ainda sobra um bom espaço. Precisas é fazer uma caixa a tapar o deposito e depois meter o amplificador em cima da caixa e viras as colunas ao contrário, para os fios irem para a parte da frente. Podes fazer uma continuação da caixa para colocares coisas por cima, para retirares essa caixa laranja que tens aí. Assim ficavas com a parte de trás, toda livre e tudo o que andas sempre, ficava guardado em cima do cilindro.

É verdade, o botão do GPL está muito fixe. Quase nem parece um botão. Muito melhor que os habituais. Tá fixe onde o tens, mas eu metia por baixo da saída de ventilação, à esquerda do volante.

Os injectores de gas foram instalados na admissão, parece-me que nem retiramram, a admissão, pelo menos ela estácheia de pó, e assim foi já estou mesmo a ver como é que foi feito. :tickedoff:
Título: Re:Fotos do meu MK4 com GPL
Enviado por: eletricpenguin em 04 de Novembro, 2009, 22:56:19

Os injectores de gas foram instalados na admissão, parece-me que nem retiramram, a admissão, pelo menos ela estácheia de pó, e assim foi já estou mesmo a ver como é que foi feito. :tickedoff:

 ??? ??? ???

Sinceramente não percebi o teu comentário...  ::)

Acredita que estou mt contente com a instalação, já lá vão mais de 30 mil kms, sem problemas de maior (a unica cena foi que recentemente teve de ser trocada a valvula de pressão ou que é, mas foi na garantia, porque estava a fazer pressão a mais, e ficou a andar melhor e gastar menos do que nunca).
E esses injectores são sempre instalados assim na admissão, nesses motores... tenho a certeza que ele terá limpo os locais onde furou os tubos... aquilo tá bem montado...
E só não tenho o motor mais limpo porque evito fazer lavagens ao motor, só faço mt raramente porque ensinaram-me q pode fazer mais mal do que deixar o pó e td o mais...