Garagem do Clube

Autor Tópico: 1.4 TDCI e Turbos  (Lida 15770 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ivo19
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Feedback: +4/-0
1.4 TDCI e Turbos
« em: 06 de Abril, 2011, 10:48:20 »
Eh pa, 2 questões muito "básicas" e que já deveria saber há muito, mas é sempre uns a dizer que é outros que não :S

Então aqui vai:
-> O turbo do 1.4 TDCI é de geometria variável? E é permitido no carro em questão trocar de turbo por um Garret 1544vnt de geometria variavel se quiser?

-> Que pressão de turbo está o carro 1.4 TDCI a fazer quando sai de fabrica? E que pressão se lhe pode aumentar para não estragar?

Abraços
ivo19

Offline Silva_fiesta

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 305
  • Feedback: +0/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #1 em: 06 de Abril, 2011, 11:39:12 »
Na primeira posso ajudar!

O turbo do 1.4tdci é de geo fixa.
E pesnso que com alguma alteraões da para meter um variavel.

Offline jplleal
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 343
  • Feedback: +1/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #2 em: 06 de Abril, 2011, 12:10:07 »
Ora bem...o carro tem um kp35 e segundo sei anda de origem com 1 bar e o valor máximo referido pelo fabricante é de 1.5 bar. Costuma andar fiável pelos 1.2/1.3bar  O0

O turbo que é mais aconselhado para substituir o nosso é mesmo o 1544v, utilizando o actuador do kp35 para controlar a geometria.  O0

Offline ivo19
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Feedback: +4/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #3 em: 06 de Abril, 2011, 12:23:47 »
Ora bem, posso-vos dizer que o meu mecânico quase "jura a pés juntos" que o nosso turbo é um Geometria Variável   :-\ :-\ Em que ficamos?

Posso vos dizer que ele entende à fartazana do que se fala  O0

Quanto aos Bars, ele sai com 1? Pode-se meter com 1.3 facil? Sem problemas?

Abraços

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #4 em: 06 de Abril, 2011, 15:11:17 »
então muda de mecanico... lol

o nosso tem geo fixa. os que têm geo fixa e variavel são os 1.6 tdci dos focus que nos de geo fixa têm 90 cv e nos de geo variavel têm 109.
pelo que tenho visto 1.5bar é para partir... sem arriscar a fiabilidade seria mesmo os 1.2/1.3 como já referido

Offline jplleal
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 343
  • Feedback: +1/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #5 em: 06 de Abril, 2011, 16:34:27 »
Convém montar um manómetro para ir controlando o comportamento do turbo...a olho pode dar mau resultado.

Offline ivo19
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Feedback: +4/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #6 em: 06 de Abril, 2011, 18:18:48 »
Pois :S

E para montar isso é muito filme?

Abraços

Offline jplleal
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 343
  • Feedback: +1/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #7 em: 06 de Abril, 2011, 20:26:16 »
Nada de especial...normalmente até trazem instruções!

Offline PiresUR
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 240
  • Feedback: +2/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #8 em: 07 de Abril, 2011, 02:03:14 »
Na reprogramação que fizeste foram alterados os valores do turbo os carros mais recentes trabalha-se td com a centralina !

Offline ivo19
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Feedback: +4/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #9 em: 07 de Abril, 2011, 09:40:48 »
Eh pa, atenção, segundo mecânicos e reprogramadores o turbo do nosso carro tem de ser trabalhado mecânicamente  ??? ???

Toda a gente me diz isto por isso :S

Offline PiresUR
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 240
  • Feedback: +2/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #10 em: 07 de Abril, 2011, 16:11:31 »
Nao vou teimar, mas na reprogramação foi aumentado a presao, tanto que se ouve mais o turbo a trabalhar !

Offline ivo19
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Feedback: +4/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #11 em: 07 de Abril, 2011, 16:56:20 »
É estranho :S

Segundo o meu reprogramador, o nosso turbo é totalmente mecânico e o que ele fez foi aumentar um pouco a pressão do gásoleo para o Turbo "encher" mais cedo :)

Abraços

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #12 em: 08 de Abril, 2011, 01:16:28 »
o 1.4 é de geo fixa , muito dificilmente se mete ele a geo variável, pressão mede-se é com o manómetro para não dar raia ,na repro o que já me falaram é que alteram no mapa a pressão que ele ira entrar em safemode e dão lhe mais pressão de turbo para compensar o maior debito de diesel, mas isso já não posso garantir num fiz  uma repro.

Offline PiresUR
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 240
  • Feedback: +2/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #13 em: 08 de Abril, 2011, 02:41:27 »
Sim é isso mesmo fiestaboss, variavel nao da para por, mas a pressao é aumentada na centralina. Foi tambem o que me disseram onde fiz a repro !

Abraco

Offline Jonyjony

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 776
  • Feedback: +2/-0
  • Fotógrafo do clube
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #14 em: 26 de Abril, 2011, 21:47:07 »
já agora aproveito este tópico para perguntar o seguinte

eu desde que tirei a carta tive carros a gasolina agora passei para um a gasóleo, é normal quando acelero ouvir um género de um sopro supondo que seja o turbo, ou devia de estar em silêncio ?

desculpem estas perguntas de noob, pois nunca tive carros a gasóleo

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #15 em: 27 de Abril, 2011, 00:16:04 »
esse "sopro" que dizes ouvir em aceleração será proveniente do turbo não te preocupes... ^-^
« Última modificação: 27 de Abril, 2011, 00:16:48 por H_VioLa »

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #16 em: 27 de Abril, 2011, 00:30:36 »
esse "sopro" que dizes ouvir em aceleração será proveniente do turbo não te preocupes... ^-^

Preocupa um bocado até porque os KP nem se ouvem.. Ve se tens o tubo que liga ao turbo mal apertado...

Eles começam-se a deitar é quando ouves o sopro, no caso dos KP que equipam os 1.4TDCI/HDI porque trabalham em baixa pressão fazendo com que nao ouças o turbo..

Esse sopro ate pode ser outra coisa

Offline Jonyjony

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 776
  • Feedback: +2/-0
  • Fotógrafo do clube
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #17 em: 27 de Abril, 2011, 18:35:59 »
esse "sopro" que dizes ouvir em aceleração será proveniente do turbo não te preocupes... ^-^

Preocupa um bocado até porque os KP nem se ouvem.. Ve se tens o tubo que liga ao turbo mal apertado...

Eles começam-se a deitar é quando ouves o sopro, no caso dos KP que equipam os 1.4TDCI/HDI porque trabalham em baixa pressão fazendo com que nao ouças o turbo..

Esse sopro ate pode ser outra coisa

é um soprozito nada de grandes exageros mal se ouve, já ouvi um carro semelhante e faz o mesmo, portanto não deve ser assim nada de grave

o que oiço é igual a isto

http://www.youtube.com/watch?v=kLoJg9xBU5g

A strakar do meu pai assobia e já veio assim desde que nós a compramos nova no stand com 3 kms lol
« Última modificação: 27 de Abril, 2011, 18:41:23 por Jonyjony »

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #18 em: 27 de Abril, 2011, 22:29:55 »
esse "sopro" que dizes ouvir em aceleração será proveniente do turbo não te preocupes... ^-^

Preocupa um bocado até porque os KP nem se ouvem.. Ve se tens o tubo que liga ao turbo mal apertado...

Eles começam-se a deitar é quando ouves o sopro, no caso dos KP que equipam os 1.4TDCI/HDI porque trabalham em baixa pressão fazendo com que nao ouças o turbo..

Esse sopro ate pode ser outra coisa

é um soprozito nada de grandes exageros mal se ouve, já ouvi um carro semelhante e faz o mesmo, portanto não deve ser assim nada de grave

o que oiço é igual a isto

http://www.youtube.com/watch?v=kLoJg9xBU5g

A strakar do meu pai assobia e já veio assim desde que nós a compramos nova no stand com 3 kms lol

Uma coisa é teres um turbo de uma strakar a fazer 1.3 ou mais bar, outra coisa sao os KP que fazem uma pressão diminuta. Nem 0.9 bar deve ser.
 ???

Offline brayzito

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 516
  • Feedback: +0/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #19 em: 28 de Abril, 2011, 04:55:30 »
O meu carro de pico está a fazer 1.1 bar sem pressao de turbo. Esse barulho é normal fazer, o meu faz e continua a puxar e desde sempre faz.

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #20 em: 28 de Abril, 2011, 10:54:54 »
Mas o teu é caso a parte!

O teu queima lenha a mais  :D

Offline brayzito

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 516
  • Feedback: +0/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #21 em: 28 de Abril, 2011, 15:08:37 »
LOOOL, mas é normal esse barulho. O c4 da namorada do meu irmão faz exactamente o mesmo barulho e está bom de turbo.

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re:1.4 TDCI e Turbos
« Responder #22 em: 29 de Abril, 2011, 10:47:44 »
Offtopic: Qual é o nome do amarillo?  :D