Garagem do Clube

Autor Tópico: 1.6 TDCI 109cv  (Lida 39490 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #25 em: 23 de Abril, 2006, 13:08:52 »
n estou interessado...axo q sao perfeitamente aceitaveis  :wink:

Offline fiesta_94

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 2875
  • Feedback: +2/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #26 em: 23 de Abril, 2006, 14:51:52 »
Citação de: "ILL3GAL"
n estou interessado...axo q sao perfeitamente aceitaveis  :wink:

axu k fazes bem! consumos d 5 litros e um espetaculo!!!! e alem do mais esse look fica fdd!!!! looollool abraço man!

Offline ERST
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 49
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #27 em: 11 de Maio, 2006, 02:52:24 »
Cuidado com os motores 1.6, eu trabalho na peugeot, e temos muitos problemas de fugas de oleo, turbos e volantes de motor, que partem mesmo em carros de origem, logo ao reprogramar e consequentemente aumentar o binário vai forcar ainda mais uma peca que ja de origem nao é boa! No entanto, não sei se o motor que vem nos ford's vem equipado com o mesmo turbo e volante de motor que os Peugeot!!

Offline fiesta_94

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 2875
  • Feedback: +2/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #28 em: 11 de Maio, 2006, 09:19:25 »
nos ford's penso eu k e uma vnt15... mas n tenho a certeza absoluta.. ou 15 ou 17...  qt ao volante do motor nem sonho... looollool

Offline H_VioLa

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4602
  • Feedback: +6/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #29 em: 11 de Maio, 2006, 18:08:07 »
não tou a ver eles mudarem o turbo ou volante motor no motor TDCI... :roll: visto, saírem da mesma linha de montagem...

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
1.6 TDCI 109cv
« Responder #30 em: 11 de Maio, 2006, 19:35:47 »
Olhem que não é sempre assim, ora vejam por exmplo o 1.4 TDCi que no Fiesta tem 68 e no Peugeot e Citroen tem 70 cv.

Eles fazem sempre a adaptação aos carros e conforme o que querem, mais potência, mais suavidade, etc

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #31 em: 11 de Maio, 2006, 20:37:17 »
Nop...uns arredondam e os outros nao! Os ford teem 68cv e 108cv...nos psa teem 70 e 110. Puro marketing...ja agora, os ford teem mais binario real.

Os turbos usados pelos ford em alguns modelos sao diferentes dos psa, mas o volante de motor é obviamente diferente ja que o sistema de embraiagem o é assim cm a caixa.

Offline ruitome

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9083
  • Feedback: +5/-0
  • 1.25 Techno Plus
1.6 TDCI 109cv
« Responder #32 em: 11 de Maio, 2006, 20:50:54 »
Citação de: "ILL3GAL"
Nop...uns arredondam e os outros nao! Os ford teem 68cv e 108cv...nos psa teem 70 e 110. Puro marketing...ja agora, os ford teem mais binario real.

Os turbos usados pelos ford em alguns modelos sao diferentes dos psa, mas o volante de motor é obviamente diferente ja que o sistema de embraiagem o é assim cm a caixa.


Afinal como é que ficamos, são ou não são? Inicialmente dizes "nop..." depois, "são diferentes".

Eu continuo a achar que é diferente, pelo que já li na imprensa da especialidade, todos os motores da Ford são diferentes dos restantes, mm com a base igual. Podem ser só pormenores, mas teem algumas diferenças.

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #33 em: 11 de Maio, 2006, 21:03:14 »
se leres c atençao esta aí tudo(nop, nao teem cavalagens diferentes necessariamente nem tao pouco c vantagem para os psa)...os motores em si sao exactamente iguais, aquelas pequenas diferenças de que falas n fazem parte do motor propriamente dito...sao perifericos que ate entre diferentes series e evoluçoes do mm modelo vao mudando. Electronicas diferentes sao o suf para as dif de binario entre os varios modelos. Os 1.4 teem o mm turbo, apenas se distingue pelas centralinas, embraiagens e caixa de vel.

NunoMPires
  • Visitante
1.6 TDCI 109cv
« Responder #34 em: 22 de Agosto, 2006, 09:36:14 »
Citação de: "putoeskesito"
se comprares um ford com esse motor nunca mais keres outro, um amigo meu tem um focus mas com o 1.9 tdci, akilo come o cu aos ibizas à vontade em termos d força e aceleração pah, subidas inclinadissimas k com o meu se naõ entrar lançado em segunda tenho de lhe meter a primeira, com akele em segunda brinca a subir, reduz a velocidade volta a aumentar, e tudo so com um tokezinho no pedal da direita, ja m colou mtas vezes ao assento. uma altura vinha eu a conduzi-la e um amigo meu atras num polo de 94 vinha em segunda pa não fugir mt ele xegou-s, carreguei um pouco mais entrou logo o turbo, colou-me k tava a ver k ia sair pela porta d tras! acredita k não te arrependes, e nem vais precisar d xipar, testa um k não vais kerer outra coisa! fica bem


Não deixes a ganza não!!! :idea:
1.6 é 1.6 e comer cús a ibizas, é só pegares no popo ires a ibiza e comes quantos cu's quizeres.

 :lol:  :lol:  :D  :D

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #35 em: 22 de Agosto, 2006, 20:04:04 »
se for 1.6tdci vs 1.9tdi 100cv é verdade...agora se for um 130cv, é obvio que nao ate pk o ibiza n pesa...é um motor numa carroça, mas para isso existe o focus 2.0tdci  :P

NunoMPires
  • Visitante
1.6 TDCI 109cv
« Responder #36 em: 23 de Agosto, 2006, 10:00:47 »
não é de 100CV é de 105 cv o 1.9 do ibiza e se fou a versaõ 130 ou mesmo a de 110 cv ou de 115 cv o 1.6 do ford não o papa, como não papa o meu 1.8 td, peço aqui desculpa ao dono do ford focus, quwe me tentou papar na i.c 16 no sabado passado. Deve ter ficado abalado.
Afinal 1.8 é sempre 1.8 e a subir notam-se as diferenças.
 :roll:

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #37 em: 23 de Agosto, 2006, 11:38:19 »
1.9 TDCI nunca ouvi falar.....

NunoMPires
  • Visitante
1.6 TDCI 109cv
« Responder #38 em: 23 de Agosto, 2006, 11:53:26 »
Ele queria dizer 1.6 de certeza. :roll:

Offline Lyp
  • 45cv
  • Mensagens: 17
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #39 em: 23 de Agosto, 2006, 20:56:19 »
Ele queria era dizer 1.6 tdci vs 1.9 TDI 100 cv, penso eu de que... :)

Offline AceleraDemais

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 43
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #40 em: 23 de Agosto, 2006, 22:39:31 »
O 1.9TDI de 105cvs é um motor superior ao 1.6TDCi de 110cvs...mas também é mais barulhento e mais gastador!

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #41 em: 24 de Agosto, 2006, 00:29:52 »
LOL...o 1.6tdci 110cv n papa o 1.8td? deves tar a gozar...mm q fosse o 90cv (que é impossivel distinguir por fora) tenho serias duvidas(nem tenho seker)! N deves ter noçao do andamento do 1.6 110cv...Agora comparando com o tdi, os ibiza sao 100cv caixa de 5, os 105cv sairam no golfV e neste carro sao umas lesmas que ate de fiesta passo a ferro! Os 105cv caixa de 6 do golf sao um 130 cortado na electronica enquanto os 100cv do ibiza teem um turbo mais pequeno(vnt15 e caixa de 5)...sao mt inferiores os 105cv no golfV comparativamente ao 1.6tdci 110cv e isto sim sera um comparativo justo visto o ibiza ser duma classe e peso inferior ao focus! Nc existiu ibiza 115cv e 110cv ja n ha ha mt tempo...mas tb continuas a comparar classes e pesos diferentes, compara com um golf e as coisas deixam sequer de dar para duvidas!
Quanto ao 1.9tdi 100cv ser superior ao 1.6tdci 110cv...nao é, é um motor antiquado 8v e PD c mt evoluçao possivel mas que vem cortado de origem.
Basta comparar o binario mm c 300cm3 de diferença para ver a superioridade tecnologica do fabuloso motor 1.6!
Em carros de peso igual o 1.6 demonstra a superioridade que os numeros demonstram e contra factos n ha argumentos, se persistirem duvidas tenho 2 amigos c 1.6tdci 110(sao mm 110 n sao 90) c jante 18" que podem relatar os factos... :wink:


Dados:

Ibiza 1.9 tdi 100cv

Potência máxima   74 kw - 100 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   24.49 kgm - 240 Nm
Regime binário máximo   1800 rpm
Performance
Velocidade máxima   190 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   10.8 seg



Focus 1.6 TDCI 110cv


Potência máxima   80 kw - 109 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   24.49 kgm - 240 Nm(260NM em overboost)
Regime binário máximo   1750 rpm
Performance
Velocidade máxima   188 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   10.9 seg


Peso:


Ibiza:Tara   1110
Focus:Tara   1333


Ja agora...comparativamente ao GolfV 1.9tdi 105cv

Potência máxima   77 kw - 105 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   25.51 kgm - 250 Nm
Regime binário máximo   1900 rpm
Performance
Velocidade máxima   187 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   11.1 seg

Peso:Tara   1301...ups ainda pesa menos 30kls que o focus!

Ja agora...para que n haja confusoes e ja que exteriormente é impossivel de distinguir...

Focus 1.6TDCI 90cv

Potência máxima   66 kw - 90 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   21.94 kgm - 215 Nm
Regime binário máximo   1750 rpm
Performance
Velocidade máxima   177 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   12.6 seg



e ainda...se for um tdi130cv

ibiza fr 130cv 6v


Potência máxima   96 kw - 130 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   31.63 kgm - 310 Nm
Regime binário máximo   1900 rpm
Performance
Velocidade máxima   208 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   9.3 seg

Focus 2.0TDCI 130cv

Potência máxima   100 kw - 136 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   32.65 kgm - 320 Nm
Regime binário máximo   2000 rpm
Performance
Velocidade máxima   203 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   9.3 seg

Onde é que esta a superioridade? Com diferenças de 200kls a mais para o focus? E continuando a comparar um carro c uma carroça...

NunoMPires
  • Visitante
1.6 TDCI 109cv
« Responder #42 em: 24 de Agosto, 2006, 09:25:53 »
Citação de: "ILL3GAL"
LOL...o 1.6tdci 110cv n papa o 1.8td? deves tar a gozar...mm q fosse o 90cv (que é impossivel distinguir por fora) tenho serias duvidas(nem tenho seker)! N deves ter noçao do andamento do 1.6 110cv...Agora comparando com o tdi, os ibiza sao 100cv caixa de 5, os 105cv sairam no golfV e neste carro sao umas lesmas que ate de fiesta passo a ferro! Os 105cv caixa de 6 do golf sao um 130 cortado na electronica enquanto os 100cv do ibiza teem um turbo mais pequeno(vnt15 e caixa de 5)...sao mt inferiores os 105cv no golfV comparativamente ao 1.6tdci 110cv e isto sim sera um comparativo justo visto o ibiza ser duma classe e peso inferior ao focus! Nc existiu ibiza 115cv e 110cv ja n ha ha mt tempo...mas tb continuas a comparar classes e pesos diferentes, compara com um golf e as coisas deixam sequer de dar para duvidas!
Quanto ao 1.9tdi 100cv ser superior ao 1.6tdci 110cv...nao é, é um motor antiquado 8v e PD c mt evoluçao possivel mas que vem cortado de origem.
Basta comparar o binario mm c 300cm3 de diferença para ver a superioridade tecnologica do fabuloso motor 1.6!
Em carros de peso igual o 1.6 demonstra a superioridade que os numeros demonstram e contra factos n ha argumentos, se persistirem duvidas tenho 2 amigos c 1.6tdci 110(sao mm 110 n sao 90) c jante 18" que podem relatar os factos... :wink:


Dados:

Ibiza 1.9 tdi 100cv

Potência máxima   74 kw - 100 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   24.49 kgm - 240 Nm
Regime binário máximo   1800 rpm
Performance
Velocidade máxima   190 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   10.8 seg



Focus 1.6 TDCI 110cv


Potência máxima   80 kw - 109 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   24.49 kgm - 240 Nm(260NM em overboost)
Regime binário máximo   1750 rpm
Performance
Velocidade máxima   188 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   10.9 seg


Peso:


Ibiza:Tara   1110
Focus:Tara   1333


Ja agora...comparativamente ao GolfV 1.9tdi 105cv

Potência máxima   77 kw - 105 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   25.51 kgm - 250 Nm
Regime binário máximo   1900 rpm
Performance
Velocidade máxima   187 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   11.1 seg

Peso:Tara   1301...ups ainda pesa menos 30kls que o focus!

Ja agora...para que n haja confusoes e ja que exteriormente é impossivel de distinguir...

Focus 1.6TDCI 90cv

Potência máxima   66 kw - 90 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   21.94 kgm - 215 Nm
Regime binário máximo   1750 rpm
Performance
Velocidade máxima   177 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   12.6 seg



e ainda...se for um tdi130cv

ibiza fr 130cv 6v


Potência máxima   96 kw - 130 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   31.63 kgm - 310 Nm
Regime binário máximo   1900 rpm
Performance
Velocidade máxima   208 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   9.3 seg

Focus 2.0TDCI 130cv

Potência máxima   100 kw - 136 cv
Regime potência máxima   4000 rpm
Binário máximo   32.65 kgm - 320 Nm
Regime binário máximo   2000 rpm
Performance
Velocidade máxima   203 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h   9.3 seg

Onde é que esta a superioridade? Com diferenças de 200kls a mais para o focus? E continuando a comparar um carro c uma carroça...


Nop não papa o meu 1.8 Td, ja te disse e confirmo novamente :D  :D , cuidado senão acontece o que aconteceu ao menino com a namorada que me quiz papar com o seu ford c max de 110 cv e depois ficou parvo com cara de idiota quando não me papou. :lol:
Se alguma vez vires um  Mondeo 1.8 Td verde papar um 1.6 110 Cv olha lá para dentro deves ver um gajo feio como a breca, sou eu,, ahhahaha.
Não estou a dizer bazofias é verdade.
Como também o C4 leva na bilha, mesmo sendo pouco fica atrás principalmente em subidas.
Cuidado com os fanatismos em relação ao motor do Ibiza este 1.9 TDi tem muito que se lhe diga e apesar de ser um bloco com mais de 10 anos as vezes  deixam o pessoal  de boca aberta.
Conduz um e depois vais ver que o motor simplesmente é melhor que o 1.6 e serio da uma voltinha nos dois se poderes vais ver que os numeros que apresentas não podem ser assim tão reais, eu ja fiz o teste por isso aconselho-te.
Qunato ao meu 1.8 td posso dizer-te que esta com o andamento de um A3 1.9 de 110 cv, só não o acompanha em velocidade maxima porque  tem corte as 4.200 rpm mas em subidas deixa o A3 para trás como também dos 120 a 180 o A3 perde masmo sendo pouco só vai vendo a trazeira do meu Mondeo a desaparecer,  que alterações tem??? bom tens que perguntar ao gajo da B:T que o comprei, mas começa por estar chipado, sem catalizador, mais pressão no turbo, mais debito na bomba(coisa que entretanto tirei para poupar na gasosa e como vou muitas vezes a castelo branco., EGR desligada, filtro K&N de caixa e melhor arrefecimento do I:C.)
Um abraço

Nuno Pires :wink:

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #43 em: 24 de Agosto, 2006, 10:43:23 »
Eu pensava que tavamos a falar de motores D'orige.....!!!!!!!!!

Falando de motores mexidos tenho um amigo com um FR c/ 270 e 600e qq coisa de binário...

E o TDCI do Ilegal limpa mtos TDI por ai.

Até eu já limpei um Ibiza de 100 até meter 4ª....

NunoMPires
  • Visitante
1.6 TDCI 109cv
« Responder #44 em: 24 de Agosto, 2006, 10:49:47 »
Por acaso o 1.8 Td é muito lento de origem.
Se não tivesse mexido estava tramado ate o 1.4 me papava.
 :?
Já agora alguém me sabe dizer a razão porque o meu carro só bebe oleo em cidade e bem, cerca de 205 ml por 1000 e em estrada mesmo sempre sempre a 140 a 160 em 16000 quilomtros não me bebeu nada?
Em contacto com a Ford lusitana foi-me respondido que o consumo deste motor pode ir até aos 0.8 l por mil quilometros.
mas eu acho esta porra estranha que se farta. :roll:  já levou dois retentores, uma tampa de oleo, uma limpeza da tampa das valvulas e desceu o consumo, mas mantem-se em cidade. :idea:

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #45 em: 24 de Agosto, 2006, 12:50:55 »
Se estamos a falar de carros mexidos aí a conversa muda de figura...pk o 1.8td de origem é uma arrastadeira. Os 1.6tdci 110cv mexidos sao ela por ela com os 130 de origem, ja vi 1.6tdci c 170cv portanto n vas por aí comparando original c mexido...Quanto ao andamento dos tdi, ja xipei carros tou por dentro disso e de toda a concorrencia e quando digo o que disse e apresento os factos e numeros anteriores n resta grande margem para duvidas...agora entre carros mexidos, a coisa ja muda de figura...ganha quem quiser gastar mais $ para mexer, mas obvio que o 1.9tdi tem mais por onde evoluir a baixo custo!
Origem para origem...o 1.6tdci é o melhor motor diesel do seu segmento sem concorrencia ate ao momento.

A C-max pesa 1500kls, o mm que uma passat...so para ficar aqui apontado tb!  :wink:

Ford Power
  • Visitante
1.6 TDCI 109cv
« Responder #46 em: 24 de Agosto, 2006, 13:45:20 »
O C-max, vai ser xipado aos 3 mil km,140 cv c/ jantes 18", já é  muito fixe  :!: :o  :o  :o c/ Garantia de Fabrica :D  :D

NunoMPires
  • Visitante
1.6 TDCI 109cv
« Responder #47 em: 24 de Agosto, 2006, 14:37:03 »
Sinceramente e em relação a tua resposta, o 1.9 pareceu-me melhor que o 1.6, (o de 105 cv do Golf. :roll:)
Mas isso é uma questão de quem anda sentado neles.
1500 isso não é nada o Mondeo manda-se para os 1400, sim e é um carro com 10aninhos. Ou seja não tem uma data de tretas que só pesam, qualquer dia temos carros de segmento medio a pesar 2 toneladas.
mas não vale a pena discutir este assunto, antes dos xispares ou reprogramares, xispanço é para o meu motor velhinho, convido-te a dar uma voltinha num 1.9 TDi de 105 cv com a rodagem já feita depois diz-me as tuas conclusões, nada melhor que usar para sentir.
era o que fazia a minha vizinha do lado, mas a gaja não me deixa fazer o test drive. :x

Offline Ford_Power

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 953
  • Feedback: +4/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #48 em: 24 de Agosto, 2006, 14:59:35 »
Citação de: "NunoMPires"

era o que fazia a minha vizinha do lado, mas a gaja não me deixa fazer o test drive. :x


Querias fazer o test-drive mas era de outra maneira!! :D  :D  :D
Just kidding :nana:  :nana:

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
1.6 TDCI 109cv
« Responder #49 em: 24 de Agosto, 2006, 15:38:55 »
N sei em que é que ves que o golf 105cv é superior, se o golf é mais leve que o focus e tem piores prestaçoes n deves tar a ver o mm q eu!...o meu fiesta abana-os de uma maneira...o ibiza 100cv n é abanado c tanta facilidade garanto-te eu, neste caso o factor peso ajuda e a caixa de 6 no golf so esta la pros consumos q a 6ª n puxa...!

Quanto ao teu 1.8td, se quiseres comparar a serio c um tdci 110cv é na boa...eu sei bem ate onde pode ir um 1.8td pk ja os vi mexidos ate ao pescoço e se quiseres ate te mostro alguns mas é altamente limitado e sabendo aquilo que anda um 1.6tdci 110cv se realmente for a puxar, deves ter picado c algum cota so pode, é que nem num fiesta o 1.8td da luta em estrada aberta :P

Quanto ao fazer test drive...n tas a falar c um tone kk, so p acaso o grupo do meu pai representa 14 marcas de automoveis, n dou preferencia ao ford por doença mas sim pk neste caso estas completamente errado nas comparaçoes! Tdi 100cv ou 105 ja andei em varios xipados e de origem, tu ja andaste em quantos 1.6tdci 110cv c rodagem bem feita?! ja fizeste algum comparativo combinado ou axas q te picas c eles na estrada?!

Resumindo e concluindo para que percebe bom portugues, nem o ibiza nem o golf com um motor com mais 300cm3 e sendo o primeiro mais leve 300kls e o segundo uns 60 conseguem-se superiorizar ao pequeno 1.6 overboost...ja para n falar nos consumos e suavidade de utilização...isto é que é um facto! Na classe 1.9/2.0, tens o 2.0tdci que tb com mt mais peso chega e sobra pra concorrencia...onde é que esta a duvida? Ja agora...o 1.6 torna o carro mt mais barato que a concorrencia, se quiseres comparar carros do mm preço e segmento tens que ir para o focus 2.0tdci e ainda assim é mais barato que um golf...

Para mim maquinas sao os hondas...e tenho 2, ford tenho o meu cm gosto pk senao nem sequer o queria... :wink: