LOL...o 1.6tdci 110cv n papa o 1.8td? deves tar a gozar...mm q fosse o 90cv (que é impossivel distinguir por fora) tenho serias duvidas(nem tenho seker)! N deves ter noçao do andamento do 1.6 110cv...Agora comparando com o tdi, os ibiza sao 100cv caixa de 5, os 105cv sairam no golfV e neste carro sao umas lesmas que ate de fiesta passo a ferro! Os 105cv caixa de 6 do golf sao um 130 cortado na electronica enquanto os 100cv do ibiza teem um turbo mais pequeno(vnt15 e caixa de 5)...sao mt inferiores os 105cv no golfV comparativamente ao 1.6tdci 110cv e isto sim sera um comparativo justo visto o ibiza ser duma classe e peso inferior ao focus! Nc existiu ibiza 115cv e 110cv ja n ha ha mt tempo...mas tb continuas a comparar classes e pesos diferentes, compara com um golf e as coisas deixam sequer de dar para duvidas!
Quanto ao 1.9tdi 100cv ser superior ao 1.6tdci 110cv...nao é, é um motor antiquado 8v e PD c mt evoluçao possivel mas que vem cortado de origem.
Basta comparar o binario mm c 300cm3 de diferença para ver a superioridade tecnologica do fabuloso motor 1.6!
Em carros de peso igual o 1.6 demonstra a superioridade que os numeros demonstram e contra factos n ha argumentos, se persistirem duvidas tenho 2 amigos c 1.6tdci 110(sao mm 110 n sao 90) c jante 18" que podem relatar os factos... :wink:
Dados:
Ibiza 1.9 tdi 100cv
Potência máxima 74 kw - 100 cv
Regime potência máxima 4000 rpm
Binário máximo 24.49 kgm - 240 Nm
Regime binário máximo 1800 rpm
Performance
Velocidade máxima 190 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 10.8 seg
Focus 1.6 TDCI 110cv
Potência máxima 80 kw - 109 cv
Regime potência máxima 4000 rpm
Binário máximo 24.49 kgm - 240 Nm(260NM em overboost)
Regime binário máximo 1750 rpm
Performance
Velocidade máxima 188 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 10.9 seg
Peso:
Ibiza:Tara 1110
Focus:Tara 1333
Ja agora...comparativamente ao GolfV 1.9tdi 105cv
Potência máxima 77 kw - 105 cv
Regime potência máxima 4000 rpm
Binário máximo 25.51 kgm - 250 Nm
Regime binário máximo 1900 rpm
Performance
Velocidade máxima 187 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 11.1 seg
Peso:Tara 1301...ups ainda pesa menos 30kls que o focus!
Ja agora...para que n haja confusoes e ja que exteriormente é impossivel de distinguir...
Focus 1.6TDCI 90cv
Potência máxima 66 kw - 90 cv
Regime potência máxima 4000 rpm
Binário máximo 21.94 kgm - 215 Nm
Regime binário máximo 1750 rpm
Performance
Velocidade máxima 177 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 12.6 seg
e ainda...se for um tdi130cv
ibiza fr 130cv 6v
Potência máxima 96 kw - 130 cv
Regime potência máxima 4000 rpm
Binário máximo 31.63 kgm - 310 Nm
Regime binário máximo 1900 rpm
Performance
Velocidade máxima 208 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 9.3 seg
Focus 2.0TDCI 130cv
Potência máxima 100 kw - 136 cv
Regime potência máxima 4000 rpm
Binário máximo 32.65 kgm - 320 Nm
Regime binário máximo 2000 rpm
Performance
Velocidade máxima 203 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h 9.3 seg
Onde é que esta a superioridade? Com diferenças de 200kls a mais para o focus? E continuando a comparar um carro c uma carroça...
Nop não papa o meu 1.8 Td, ja te disse e confirmo novamente
, cuidado senão acontece o que aconteceu ao menino com a namorada que me quiz papar com o seu ford c max de 110 cv e depois ficou parvo com cara de idiota quando não me papou. :lol:
Se alguma vez vires um Mondeo 1.8 Td verde papar um 1.6 110 Cv olha lá para dentro deves ver um gajo feio como a breca, sou eu,, ahhahaha.
Não estou a dizer bazofias é verdade.
Como também o C4 leva na bilha, mesmo sendo pouco fica atrás principalmente em subidas.
Cuidado com os fanatismos em relação ao motor do Ibiza este 1.9 TDi tem muito que se lhe diga e apesar de ser um bloco com mais de 10 anos as vezes deixam o pessoal de boca aberta.
Conduz um e depois vais ver que o motor simplesmente é melhor que o 1.6 e serio da uma voltinha nos dois se poderes vais ver que os numeros que apresentas não podem ser assim tão reais, eu ja fiz o teste por isso aconselho-te.
Qunato ao meu 1.8 td posso dizer-te que esta com o andamento de um A3 1.9 de 110 cv, só não o acompanha em velocidade maxima porque tem corte as 4.200 rpm mas em subidas deixa o A3 para trás como também dos 120 a 180 o A3 perde masmo sendo pouco só vai vendo a trazeira do meu Mondeo a desaparecer, que alterações tem??? bom tens que perguntar ao gajo da B:T que o comprei, mas começa por estar chipado, sem catalizador, mais pressão no turbo, mais debito na bomba(coisa que entretanto tirei para poupar na gasosa e como vou muitas vezes a castelo branco., EGR desligada, filtro K&N de caixa e melhor arrefecimento do I:C.)
Um abraço
Nuno Pires :wink: