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Autor Tópico: A linha directa num diesel  (Lida 15776 vezes)

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Offline Black Dragon

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A linha directa num diesel
« em: 26 de Abril, 2010, 19:22:45 »
Boas pessoal,

Não tenho esta máquina, mas tenho andado a pensar nesta situação porque posso-a vir a adquirir.

Imaginemos um Fiesta 1.4 TDCi, a sua linha de escape tem que diâmetro?

Trocar a linha original por uma linha em 100% Inox com o mesmo diâmetro, sem catalisador, panela do meio, terá vantagem tanto a nivel de performance como fiabilidade?

E trocar a linha original por uma em Inox com um diâmetro superior (tipo 55mm), sem catalisador e panela do meio, mantendo a final com o diâmetro original?


Tenho andado a pesquisar sobre o assunto em forums de Ibizas e restante grupo VAG, visto serem os carros diesel que mais vejo com linhas directas, no entanto, não cheguei a uma conclusão.

Cumps,
Tiago Santos

Offline Energize
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Re:A linha directa num diesel
« Responder #1 em: 26 de Abril, 2010, 19:57:36 »
Sem Cat diminui as temperaturas no Turbo. Linha directa normalmente ganha arranque e reprises e perdes ponta.

Já ouvi falar que os F6JB trabalham melhor com cat e sem panelas e os F6JA trabalham melhor sem cat e sem panelas

Cada "entendido" diz sua coisa..
« Última modificação: 26 de Abril, 2010, 19:58:06 por Energize »

Offline Black Dragon

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Re:A linha directa num diesel
« Responder #2 em: 26 de Abril, 2010, 22:32:15 »
Então imaginemos que o tubo que passa por dentro da panela final tem 45mm, e metemos uma linha directa de 50mm e deixamos essa panela final, ou seja, do turbo até a panela final tem 50mm, chega a panela final e reduz para 45mm. Este promenor de "redução" melhora a performance devido à back pressure ali criada?

Offline Energize
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Re:A linha directa num diesel
« Responder #3 em: 26 de Abril, 2010, 22:43:06 »
Se vens com 50mm desde a saida do cat é para ires com 50mm ate ao final. O backpressure so é feito caso tenhas mesmo a panela e nao o tubo a passar por ela.

Alguns dizem pa deixar a panela final po backP outros dizem pa tirar tudo.

Isto é um pouco a escolha do fregues. Mas fazendo tudo era directo ou com a final po back.



Offline Fozkas
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Re:A linha directa num diesel
« Responder #4 em: 27 de Abril, 2010, 10:01:04 »
Linha directa num diesel tem assim algum ganho apreciável?

Offline Black Dragon

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Re:A linha directa num diesel
« Responder #5 em: 27 de Abril, 2010, 13:47:35 »
Também é a minha duvida. Sei que pode fazer bem ao turbo, principalmente se trocarmos por um superior, visto que deixa de haver restrinção e este "expira" melhor.


Offline Fozkas
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Re:A linha directa num diesel
« Responder #6 em: 27 de Abril, 2010, 16:32:26 »
um bom intercooler é bem capaz de fazer melhor que a linha directa... também deve ficar mais caro =/

Offline brayzito

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Re:A linha directa num diesel
« Responder #7 em: 27 de Abril, 2010, 21:09:26 »
O ideial é tirar catalizador, e desmiolar a panela de origem. Eu ja fiz linha directa e digo-te que ficou com um bafo fixe. Gostei de ouvir ,arranque ganhou mas depois ponta fazia menos. O que tenho falado se qeres linha directa e com uma panela pequena no fim. Tipo de jipe aqelas peqenas. Isso fica bom e nao perdes ponta

Offline Frederico Silva

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Re:A linha directa num diesel
« Responder #8 em: 29 de Abril, 2010, 00:21:37 »
Back pressure, normalmente vai-se buscar nas curvas da linha de escape. No entanto, o que se quer num carro turbinado é que a saída seja livre, pelo que não precisa de back pressure.

O Back pressure é bom num carro atmosférico, pois como não tem turbo, isso é que lhe vai dar pressão e ao mesmo tempo aumenta-lhe o binário, por conseguinte os cavalos.

Num carro turbinado, quanto mais livre melhor, pois como sabemos ao libertar a pressão do turbo, este arrefecerá e obterá um melhor desempenho. Ao fazer isso, temos de ter em conta que a pressão vai ser gerada praticamente toda pelo turbo, o que lhe dará menos anos de vida.

Esta conversa aplica-se porque estamos a falar de carros turbinados mas apenas de geometria fixa, pois se for geometria variável a conversa é diferente. Nesse caso há muita coisa a depender uma da outra, pelo que cada caso é um caso.

Se metermos uma linha directa num carro com um turbo de geometria variável teremos em alguns casos de reprogramar o que controla os picos de pressão pois excederá a pressão ideal com muita facilidade.

Offline CarpoPT

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Re:A linha directa num diesel
« Responder #9 em: 29 de Abril, 2010, 10:49:51 »
Oh Frederico, se calhar o melhor era reveres a tua noção de saida de gases de escape...  :P

Faz um teste: mete uma linha directa no teu e testa o carro a todos os niveis durante uma semana.

Passado essa semana mete a panela final de origem do carro e volta a testar.

Depois posta aqui os resultados ;)
« Última modificação: 29 de Abril, 2010, 10:51:02 por CarpoPT »

Offline freitas27
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Re:A linha directa num diesel
« Responder #10 em: 29 de Abril, 2010, 10:55:50 »
Sempre ouvi dizer que o melhor era mesmo tudo directo com a panela final....

tenho um colega num 1.4 tdci que fez isso e aquilo te um bajo jeitoso e diz ele que n perdeu ponta quase nenhuma..  ;)

Offline Frederico Silva

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Re:A linha directa num diesel
« Responder #11 em: 30 de Abril, 2010, 03:07:35 »
Oh Frederico, se calhar o melhor era reveres a tua noção de saida de gases de escape...  :P

Faz um teste: mete uma linha directa no teu e testa o carro a todos os niveis durante uma semana.

Passado essa semana mete a panela final de origem do carro e volta a testar.

Depois posta aqui os resultados ;)

Quando meter a panela, com ou sem catalizador?
Não sei onde está a gralha... O que disse é pura física e como tal, só tem de bater certo.
« Última modificação: 30 de Abril, 2010, 03:44:01 por frederico.silva2 »

Offline CarpoPT

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Re:A linha directa num diesel
« Responder #12 em: 30 de Abril, 2010, 16:01:10 »
Principalmente na velocidade de escoamento de gases que tem a ver principalmente com a temperatura a que os mesmos saem.

A malta mete linhas de inox com panela final é por alguma coisa, não é só porque ronca bem..  O0

P.S.- Sem Cat ;)

E ainda podes fazer outra, mete um manometro de pressao do turbo antes disso tudo. E depois regista a pressao que o turbo faz em varias rotaçoes diferentes ;)
« Última modificação: 30 de Abril, 2010, 16:02:59 por CarpoPT »