Back pressure, normalmente vai-se buscar nas curvas da linha de escape. No entanto, o que se quer num carro turbinado é que a saída seja livre, pelo que não precisa de back pressure.
O Back pressure é bom num carro atmosférico, pois como não tem turbo, isso é que lhe vai dar pressão e ao mesmo tempo aumenta-lhe o binário, por conseguinte os cavalos.
Num carro turbinado, quanto mais livre melhor, pois como sabemos ao libertar a pressão do turbo, este arrefecerá e obterá um melhor desempenho. Ao fazer isso, temos de ter em conta que a pressão vai ser gerada praticamente toda pelo turbo, o que lhe dará menos anos de vida.
Esta conversa aplica-se porque estamos a falar de carros turbinados mas apenas de geometria fixa, pois se for geometria variável a conversa é diferente. Nesse caso há muita coisa a depender uma da outra, pelo que cada caso é um caso.
Se metermos uma linha directa num carro com um turbo de geometria variável teremos em alguns casos de reprogramar o que controla os picos de pressão pois excederá a pressão ideal com muita facilidade.