Eu tive um boss turbo e eles na ford punham 15/40 alem do mais com essa kilometragem o motor ja tem algumas folgas e um oleo tao fino é capaz de passar um pouco por algum lado
Pedro, isso são mitos
Nessa lógica o óleo só é fino quando o motor está frio, o que é bom porque a maior desgaste de um motor é o arranque a frio após umas boas horas paradas, tu com um óleo mais grosso a frio, um 10w, 15w, e por ai fora só vais forçar a bomba a puxar o óleo, e isso nota-se quando se mete a trabalhar e a luz da pressão do óleo fica acesa e o motor fica a fazer aquele tac tac tac manhoso enquanto não ganha a pressão do óleo, as touches e as válvulas não gostam nada dessa brincadeira...
O "correcto" seria aumentar a graduação a quente, que é quando o motor anda na maior parte das vezes, que na minha opinião não é o mais correcto, só se está a adiar um problema que deveria ser resolvido logo de raiz. Por vezes seguir as recomendações dos fabricantes e ajustar a graduação dos óleos em função do clima, faz poupar uns bons cobres no futuro