Garagem do Clube

Autor Tópico: Ajuda com problemas no arranque  (Lida 5677 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rombuz
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Ajuda com problemas no arranque
« em: 12 de Junho, 2015, 17:59:27 »
Boa tarde, antes de mais, tenho um fiesta mk3 1.8D. O problema no arranque do carro é que ele não pega, o motor de arranque (que até tem um conjunto de escovas novo metido ontem) roda com o motor sem problema. a bateria do carro é nova e tem menos de uma semana, o alternador está a carregar nas condições devidas. Agora o carro não pega se rodar a chave, mas se o empurrar ou deixar numa descida e engatar o carro quando está com alguma velocidade ele pega, e nem necessita de muita velocidade para pegar. Alguém tem alguma ideia do que possa ser o problema? Obrigado.

Offline Rombuz
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #1 em: 13 de Junho, 2015, 22:10:12 »
Hoje estive a testar as velas incandescentes do carro, tinha uma que não ficava incandescente dentro do temporizador. Fiz a substituição da mesma, mas o carro continua sem pegar =\ alguma dica?

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #2 em: 15 de Junho, 2015, 09:37:53 »
e o bendix vai á frente quando roda .... porque se só rodar ele nunca fica a puxar o motor do carro

fizeste um teste antes de o montar ???

Offline Rombuz
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #3 em: 15 de Junho, 2015, 10:16:25 »
Sim, o Bendix vai a frente e roda, fiz o teste antes de montar. o motor roda, até que se o carro estiver engatado e ligar o arranque, o carro anda (o que nunca se deve fazer, mas numa distracção aconteceu). Obrigado pela observação Pedro

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #4 em: 15 de Junho, 2015, 16:39:18 »
Faz fumo branco quando pega?

Offline Rombuz
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #5 em: 15 de Junho, 2015, 17:55:38 »
Sim, faz fumo branco. Também enquanto estou a dar arranque, por vezes faz fumo branco também.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #6 em: 16 de Junho, 2015, 08:28:01 »
esta a queimar agua .....

Offline Rombuz
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #7 em: 16 de Junho, 2015, 10:10:15 »
O que é estranho, pois levou uma junta nova a menos de um ano. Mas o carro só faz fumo branco quando pega se o forçar com o arranque, de resto anda sem fazer fumos nenhuns, até passou no ipo sem problemas de fumos sem cortar a admissão de combustível nem nada

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #8 em: 16 de Junho, 2015, 12:51:28 »
mas a junta pode nao estar a vedar corretamente
levou parafusos novos ?

Offline Rombuz
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #9 em: 16 de Junho, 2015, 14:28:34 »
Não levou parafusos novos porque os que la estão estavam em condições. O carro ainda a aproximadamente 4 meses atrás estava a pegar bem, sem dar complicações tanto a frio como quente. Também não aparece óleo no liquido de refrigeração e o carro não esta a perder nem óleo nem liquido de refrigeração

Offline Rombuz
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #10 em: 16 de Junho, 2015, 23:21:50 »
Nova actualização.
O carro pegou hoje, já por três vezes. Ele pegou da seguinte forma, rodei a chave sem dar arranque para o temporizador das velas aquecerem, fiz esse processo por três vezes e na terceira quando o temporizador disparou dei o arranque, o motor foi ganhando rotação lentamente e acabou por pegar, assim meio arrastado e levando algum tempo até pegar. Deixo a nota de que o carro tem uma bomba que puxa o combustível do deposito eléctrica. As velas estão a ficar incandescentes dentro do temporizador (por volta de 1 segundo antes de ele cortar a corrente), ou seja, as velas estão boas, sobra-me então a questão de ter água no sistema ou outra hipótese que é a bomba desferrar (que não tenho nenhuma válvula para impedir que isso aconteça). Acham que pode ser daí o problema? Ou algum tubo que esteja em mau estado?

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #11 em: 17 de Junho, 2015, 16:31:52 »
pois podes estar a criar ar dentro dos tubos da gota ...

quanto aos parafusos ... sempre que se abre o motor ... tem que levar parafusos novos
esses parafusos ao apertar se forem apertados como devem ser com chave dinamometrica ... eles esticam
por isso depois de sairem eles estao deformados ...

Offline Rombuz
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #12 em: 17 de Junho, 2015, 22:03:08 »
Por acaso até foram apertados com chave dinamometrica e não só, até que o aperto final tem que ser feito com um medidor de ângulos para que fique com o aperto correcto segundo os parâmetros da Ford. A cabeça quando foi ao torneiro para planar, foram com os parafusos e foi-me garantido que não havia deformação, tanto que os parafusos entraram sem problema, tanto que só foi necessário a chave para os apertos de acordo com a sequência dada.

A opção do ar dentro dos tubos vai ser o próximo passo a analisar, até porque infelizmente nos Açores as peças auto tem o infeliz habito de custarem 3 vezes mais tanto como os serviços prestados em comparação ao continente :-\

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #13 em: 18 de Junho, 2015, 09:58:06 »
começo por dizer que nao é para levares a mal... mas ...

engenharia e fisica  estao ligadas !!

nao é só a ford sao todas as marcas que apertam o motor em varios passos e com angulos !!! porque ???

o motor esta dividido em dois e tem que  ser fundido numa peça !!!  só se consegue com apertos uniformes de todos os parafusos e sses parafusos tem que aguentar grandes forças !!!
para aguentar essas foirças sao feitos de liga de aço mole !!!  porque ???'
por ao serem moles esticam ( deforman-se )  mas nao partem ( um milimetro é uma enormidade !!  trabalham em micros )

porque se aperta em angulos !!

porque a partir de uma determinada força os parafusos nao apertam uniforme-mente devido ao atrito estamos a exercer a mesma força mas o percurso dos parafusos nao é igual
ao apertar em angulos eles andam todos o mesmo mas estamos a ter forças diferentes ... mas o que queremos é igualdade do percurso percorrido !!!!

resumindo : o torneiro pode ter feito um bom trabalho a junta de boa qualidade nao levou parafusos novos ...
borraram a pintura !!!

uma questao quando tiraste as velas nao repareste se estavam oxidadas ( ferrugem )
mas o ideal é ver depois de o carro estar bastante tempo parado ... 1 dia .... 

mais uma vez nao é para levares a mal ... nao poço com sucateiros


Offline Rombuz
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #14 em: 18 de Junho, 2015, 10:18:44 »
As velas não tinham oxidação, simplesmente tinham um pouco de carvão na parte frontal que aquece, para todos os efeitos, está na câmara de combustão, o que é normal. Tenho encomendado uma junta nova e parafusos, fico um mês a espera que cheguem as peças (se for só um mês, visto que por vezes esperamos demasiado tempo pelas encomendas =\). Até la vou ver o que posso fazer, trocar a tubagem ou até só colocar uma válvula e ver o efeito

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #15 em: 18 de Junho, 2015, 10:22:10 »
é problema de morar nas ilhas ... eu gostava de ir prai... paisagem do melhor
mas depois tem se esse inconveniente

mas quem fez borrada devia assumir !!!!

Offline Rombuz
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda com problemas no arranque
« Responder #16 em: 19 de Junho, 2015, 10:26:50 »
Pois, como fui eu a fazer a troca das juntas e a montar o motor não posso exigir muito. Agora o torneiro que me disse que não havia problema já é outra história...
Este carro teve um infeliz acidente, rebentou a correia de comando do carro, ainda faltavam 15 mil km e ela só tinha 2 anos. Ao menos o stand que me vendeu a correia assumiu a responsabilidade e "ofereceu-me" a correia nova, tensores, o veio descendrico, as válvulas, etc (que já não me posso queixar que era uma despesa grande considerando), o resto foi as minhas custas, mas o carro, depois de montar tudo, ele ficou a pegar bem, e sempre andou sem causar problemas, isto só apareceu a cerca de 2 meses, e tenho estado a reparar peça a peça (que tinham de ser reparadas) de onde pensei que poderia ser o problema do carro, até que fiquem sem ter mais peças para substituir =\