Garagem do Clube

Autor Tópico: Ajuda/Duvida  (Lida 8246 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mmsc22
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Ajuda/Duvida
« em: 27 de Outubro, 2014, 18:11:59 »
Boa tarde pessoal,


 Alguem me pode dizer onde fica situado o filtro do combustivel do meu ford fiesta van 1.4 tdci de 2005?
 E já agora como proceder á troca do mesmo?

 Como sou novo aqui, caso ja exista algum topico com a mesma duvida peço desculpa e gostava que me dissessem onde esta se faz favor.

 Agradecia a vossa ajuda.

   Obrigado.



PJFA
  • Visitante
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #3 em: 27 de Outubro, 2014, 21:01:53 »
ora isso já n sei pah, espera por alguém mais entendido no assunto haver!!!

Desculpa-lá!! :(

cumps

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #4 em: 27 de Outubro, 2014, 21:23:54 »
Se não sabes onde fica o filtro de combustível é melhor levares a um mecânico para o trocar e vês como ele faz. Caso contrário vai dar raia...

Offline dpenedos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 42
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #5 em: 28 de Outubro, 2014, 03:12:13 »
Do lado direito do filtro de ar acho que dá para perceber

https://www.google.pt/search?q=filtro+gasoleo+fiesta+1.4+tdci&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=e7BOVL9Nw-9q8qqCoAw&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1920&bih=979#facrc=_&imgdii=_&imgrc=hRftZeyWk-YWAM%253A%3BiV4qAXosnlNGIM%3Bhttp%253A%252F%252Fimageshack.us%252Fa%252Fimg198%252F120%252Fc36020120814095755.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.fiestaclubportugal.pt%252Fforum%252Findex.php%253Ftopic%253D27389.0%3B1600%3B1200


cumps



Sim da obrigado, sabe me dizer se ao trocar o filtro e preciso substituir a peça de arrefecimento ou la como se chama ?

Epá, já troquei o meu e o do meu pai algumas vezes, que são iguais, e nunca troquei tal peça (nem nunca ouvi falar, mas pode ser lapso meu) o que acho que pretendes é uma peça de aquecimento, mas isso julgo que o próprio filtro já traz (corrijam-me se estiver enganado).
Tens de tirar a caixa do filtro de ar fora e ficas logo com o filtro de gasóleo à vista, está se não me engano preso por 3 parafusos. De resto, não sei se sabes ou não, tens de o encher manualmente com a "pera" caso contrário o carro fica desferrado e poderá ou não pegar. Espero ter ajudado

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #6 em: 28 de Outubro, 2014, 09:23:06 »
Epá, é uma coisa simples de mudar para quem souber o que está a fazer... quem não souber, mais vale ir a alguém que o faça e veja/aprenda, para mais tarde mudar por si... Em relação ao que é preciso mudar é só o filtro, nada mais.

Offline mmsc22
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #7 em: 28 de Outubro, 2014, 12:54:52 »
Epá, é uma coisa simples de mudar para quem souber o que está a fazer... quem não souber, mais vale ir a alguém que o faça e veja/aprenda, para mais tarde mudar por si... Em relação ao que é preciso mudar é só o filtro, nada mais.





Essa tal pera que falam já vem lá ou é algo que vocês fazem artesanalmente?  Existe outra forma?  Como passar o gasóleo do outro filtro para o novo?  Falaram me que é preciso um alicate própriopróprio para este filtro pelos tubos ser de plástico e verdade?  Peço desculpa pela minha ignorância e desde já um obrigado.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #8 em: 28 de Outubro, 2014, 13:04:18 »
Não precisas de ferramentas 'especiais'... a pêra vinha nos mk6 de origem, de resto não sei, penso que não... isso compra-se aftermarket (no caso de não teres), e deve custar uns 10/15€, depois é montar (existem também umas tipo botão, faz o mesmo efeito).

Novamente, pede a alguém que saiba fazer isso para fazer, ficas a ver e aprendes...

Offline dpenedos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 42
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #9 em: 29 de Outubro, 2014, 01:02:21 »
Se o teu tiver a pêra, ela encontra-se do lado esquerdo do motor (olhando de frente para o carro) Aquilo faz lembrar as bombas que os médicos têm para encher o saco e poder tirar a tensão, sabes a que me refiro?
quanto a ferramentas especiais, não precisas nada (pelo menos no mk6.5) as tubagens têm um "engate" rápido em que precisas apenas de pressionar um botão que lá se encontra e puxar. As vezes custa um pouco a sair mas é por não pressionarmos bem o botão.
para encheres o filtro novo precisas e deves de ligar apenas uma mangueira que aí não tenho a certeza, mas acho que é a que vem direta do depósito e não a do retorno, das algumas bombadas até te sair gasóleo sem ar do filtro, arranja um recipiente para não sujares o motor.

 É UM PROCEDIMENTO MUITO FÁCIL DE FAZER PARA QUEM PERCEBA, contudo, não te quero influenciar e se não perceberes minimamente do que vais fazer segue o conselho do koiratu, é o melhor que fazes.    ^-^

Offline mmsc22
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #10 em: 29 de Outubro, 2014, 07:26:33 »
Desde já um muito obrigado pela vossa ajuda, mas acho que vou seguiro conselho de ir ao mecânico e ver como ele faz.  Já agora sabem me dizer que preço ronda o filtro de combustível?

Offline dpenedos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 42
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #11 em: 29 de Outubro, 2014, 19:13:25 »
Desde já um muito obrigado pela vossa ajuda, mas acho que vou seguiro conselho de ir ao mecânico e ver como ele faz.  Já agora sabem me dizer que preço ronda o filtro de combustível?

Acho que andamos cá é para isso, ajudar-nos uns aos outros  O0 O0, o filtro rondará entre os 25€ e os 35€.
No Google vê o seguinte site: misterauto.com e deves ter umas ideias de preços.
Agora presta atenção como o mecânico faz, para a próxima fazes tu.

Alguma dúvida que te possa ajudar dispõe.
Cumprimentos

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #12 em: 29 de Outubro, 2014, 19:23:57 »
25/35€ é um preço por baixo... não compres filtros de marcas manhosas ou arriscas-te a ter problemas como já houve com alguma malta aqui do fórum, basta pesquisares um pouco...  O0

Offline mmsc22
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #13 em: 29 de Outubro, 2014, 19:37:22 »
25/35€ é um preço por baixo... não compres filtros de marcas manhosas ou arriscas-te a ter problemas como já houve com alguma malta aqui do fórum, basta pesquisares um pouco...  O0


Eu estava a pensar meter da marca mahle que dizem? Já andei a ver preços e ronda os 30-40 euros.  E também já vi esse site do misterauto :-).

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #14 em: 29 de Outubro, 2014, 19:55:14 »
Mahle tem material porreiro  O0

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #15 em: 29 de Outubro, 2014, 20:03:45 »
O da Ford ronda os 50€ vai lá.

Offline mmsc22
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #16 em: 29 de Outubro, 2014, 22:49:06 »
O da Ford ronda os 50€ vai lá.


A uns tempos mandei email para lá e pediram me quase 70 euros :-\

Offline mmsc22
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #17 em: 29 de Outubro, 2014, 22:50:50 »
Mahle tem material porreiro  O0


Mas aconselham outra?  Alguém de vocês tem algo a dizer sobre a marca de filtros wix?

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #18 em: 29 de Outubro, 2014, 23:24:55 »
O da Ford está em campanha até final do ano e fica em cerca de 50€! Este motor não se dá muito bem com todos os filtros de combustível aftermarket!

Offline kilermaster
  • 45cv
  • Mensagens: 19
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #19 em: 30 de Outubro, 2014, 09:49:39 »
Em primeiro de tudo é so mudar o filtro... para tal precisas de chave de filtros para desapertar e apertar...

Antes de colocares o filtro, enche de gasoleo para nao custar tanto a pegar...

Nao precisas de substituir mais nada...

Quanto a marcas, nao percebo grande coisa... eu no meu corsa mudo a cada 2 mudanças ou seja, a cada 10000km caso meta 5w40 ou a cada 20000km caso meta 10w40... se arranjares uma marca lowcost muda depois na mudança seguinte, uma boa marca aguenta bem... mas o segredo nao esta na marca mas sim se o filtro fica bem apertado...

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #20 em: 30 de Outubro, 2014, 10:05:24 »
Em primeiro de tudo é so mudar o filtro... para tal precisas de chave de filtros para desapertar e apertar...

Antes de colocares o filtro, enche de gasoleo para nao custar tanto a pegar...

Nao precisas de substituir mais nada...

Quanto a marcas, nao percebo grande coisa... eu no meu corsa mudo a cada 2 mudanças ou seja, a cada 10000km caso meta 5w40 ou a cada 20000km caso meta 10w40... se arranjares uma marca lowcost muda depois na mudança seguinte, uma boa marca aguenta bem... mas o segredo nao esta na marca mas sim se o filtro fica bem apertado...

Não há chave de filtros para estes filtros  O0

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #21 em: 30 de Outubro, 2014, 13:52:47 »
Em primeiro de tudo é so mudar o filtro... para tal precisas de chave de filtros para desapertar e apertar...

Antes de colocares o filtro, enche de gasoleo para nao custar tanto a pegar...

Nao precisas de substituir mais nada...

Quanto a marcas, nao percebo grande coisa... eu no meu corsa mudo a cada 2 mudanças ou seja, a cada 10000km caso meta 5w40 ou a cada 20000km caso meta 10w40... se arranjares uma marca lowcost muda depois na mudança seguinte, uma boa marca aguenta bem... mas o segredo nao esta na marca mas sim se o filtro fica bem apertado...

Os filtros de combustível da concorrência nos PSA não funcionam bem!

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #22 em: 30 de Outubro, 2014, 14:02:48 »
Boa tarde pessoal,


 Alguem me pode dizer onde fica situado o filtro do combustivel do meu ford fiesta van 1.4 tdci de 2005?
 E já agora como proceder á troca do mesmo?

 Como sou novo aqui, caso ja exista algum topico com a mesma duvida peço desculpa e gostava que me dissessem onde esta se faz favor.

 Agradecia a vossa ajuda.

   Obrigado.

O que uso nos meus é assim:

- Filtro de caixa (K&n) - Podes usar aftermarket mas não compensa;
- Habitáculo (Valeo ClimFilter Supreme) - Qualquer um dá;
- Filtro de Óleo (OEM) - Podes usar aftermarket mas não compensa;
- Filtro de Combustível (OEM) - OEM sempre que possível...

- Óleo (Fórmula F 5w30) - Fórmula F apesar de haver melhor tem um bom binário qualidade/preço. Caso contrário a BP, Castrol ou Total tem bons óleos específicos para este motor...

Offline mmsc22
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #23 em: 30 de Outubro, 2014, 19:00:45 »
Boa tarde pessoal,


 Alguem me pode dizer onde fica situado o filtro do combustivel do meu ford fiesta van 1.4 tdci de 2005?
 E já agora como proceder á troca do mesmo?

 Como sou novo aqui, caso ja exista algum topico com a mesma duvida peço desculpa e gostava que me dissessem onde esta se faz favor.

 Agradecia a vossa ajuda.

   Obrigado.

O que uso nos meus é assim:

- Filtro de caixa (K&n) - Podes usar aftermarket mas não compensa;
- Habitáculo (Valeo ClimFilter Supreme) - Qualquer um dá;
- Filtro de Óleo (OEM) - Podes usar aftermarket mas não compensa;
- Filtro de Combustível (OEM) - OEM sempre que possível...

- Óleo (Fórmula F 5w30) - Fórmula F apesar de haver melhor tem um bom binário qualidade/preço. Caso contrário a BP, Castrol ou Total tem bons óleos específicos para este motor...


Onde posso encontrar esses filtros da OEM?

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Ajuda/Duvida
« Responder #24 em: 30 de Outubro, 2014, 19:05:32 »
Boa tarde pessoal,


 Alguem me pode dizer onde fica situado o filtro do combustivel do meu ford fiesta van 1.4 tdci de 2005?
 E já agora como proceder á troca do mesmo?

 Como sou novo aqui, caso ja exista algum topico com a mesma duvida peço desculpa e gostava que me dissessem onde esta se faz favor.

 Agradecia a vossa ajuda.

   Obrigado.

O que uso nos meus é assim:

- Filtro de caixa (K&n) - Podes usar aftermarket mas não compensa;
- Habitáculo (Valeo ClimFilter Supreme) - Qualquer um dá;
- Filtro de Óleo (OEM) - Podes usar aftermarket mas não compensa;
- Filtro de Combustível (OEM) - OEM sempre que possível...

- Óleo (Fórmula F 5w30) - Fórmula F apesar de haver melhor tem um bom binário qualidade/preço. Caso contrário a BP, Castrol ou Total tem bons óleos específicos para este motor...


Onde posso encontrar esses filtros da OEM?

Vai à Ford  O0