Garagem do Clube

Autor Tópico: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci  (Lida 11007 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« em: 02 de Outubro, 2013, 14:16:58 »
Boas!
Eu nao sei bem onde colocar este topico. :/
Se estiver no sitio errado peco desculpa.
Bem ha cerca de 2 semanas mudei de trabalho e agora trabalho a entregar pizzas no meu mk7. E reparei que quando o carro eata parado se eu pressionar ligeiramente o travao ouco dois estalos vindos dos travoes.
Barulhos tipo: tok tok e ate aprece que vem dos travoes de tras.
Alguem sabe o que possa ser?
Isso e tambem quando passo num buraco ou isso a suspensao da frente daz tipo tok tok tambem e eu nao sei que raio e aquilo. O carro faz amanha 5 anos. Sera que pode ser amortecedores na hora da morte?

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #1 em: 02 de Outubro, 2013, 15:29:05 »
O barulho atrás é falta de lubrificação nas maxilas dos tambores, tens que tirar o prato e lubrificar. 5m e está feito.

A suspensão pode estar na hora da morte, verifica a eficiência dela na máquina para andares descansado ou se conseguires ver. Vê se baba óleo. Qq oficina de MOT deve ter máquina para ver a eficiência da suspensão.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #2 em: 02 de Outubro, 2013, 16:58:06 »
O barulho atrás é falta de lubrificação nas maxilas dos tambores, tens que tirar o prato e lubrificar. 5m e está feito.

A suspensão pode estar na hora da morte, verifica a eficiência dela na máquina para andares descansado ou se conseguires ver. Vê se baba óleo. Qq oficina de MOT deve ter máquina para ver a eficiência da suspensão.

Sim. Eu dou ali um salto ao halfords que e tipo norauto a ver se eles metem o carro na maquina.
Quanto aos tambores eu tiro aquilo e depois lubrifico que parte? E com que oleo? Desculpa mas eu de travoes nao percebo nada.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #3 em: 02 de Outubro, 2013, 17:57:00 »
isso de lubrificar    só as partes metalicas que se movem    com oleo do motor serve
mas primeiro  uma supradela   
 mas com cuidado para nao ir para as pastilhas se nao ardeu nao trava

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #4 em: 02 de Outubro, 2013, 18:28:56 »
Hhmmm... Tipo as molas e onde tem os bombitos?

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #5 em: 02 de Outubro, 2013, 19:21:10 »
Como ele disse tudo o que mexe, quando desmontares percebes logo. Evita é ir para as maxilas.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #6 em: 02 de Outubro, 2013, 19:35:22 »
Ok entao. Vou ver se arranjo so uma chave de torque pata depois apertar as rodas no sitio outra vez.

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #7 em: 05 de Outubro, 2013, 19:36:25 »
Atenção a dois pormenores, não podes ter o travão de mão accionado, senão o tambor não sai (óbvio) e mais importante, não testes se faz barulho ou não, carregando no pedal de travão, sem teres o tambor montado, senão os bombitos abrem, jogam o óleo fora, lixas as maxilas, entra ar no sistema de travagem e lixas tudo :)

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #8 em: 05 de Outubro, 2013, 23:50:43 »
Atenção a dois pormenores, não podes ter o travão de mão accionado, senão o tambor não sai (óbvio) e mais importante, não testes se faz barulho ou não, carregando no pedal de travão, sem teres o tambor montado, senão os bombitos abrem, jogam o óleo fora, lixas as maxilas, entra ar no sistema de travagem e lixas tudo :)

Ok. Entao destravo o carro. Tiro o tambor e nao toco em mais nada a nao ser por oleo naquilo?

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #9 em: 11 de Outubro, 2013, 22:11:37 »
Sim, mas engata o carro e se a superfície não fora 100% plana, convém bloquear as rodas por razões óbvias :)

Cuidado com a lubrificação se vai óleo para as maxilas ou tambor, o carro fica sem travar nada atrás.

Eu aposto mais em verificares as molas e encaixes, se não está nada a roçar ou algo de género, de qualquer forma podes lubrificar mas com muito cuidado.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #10 em: 14 de Outubro, 2013, 01:57:23 »
Sim, mas engata o carro e se a superfície não fora 100% plana, convém bloquear as rodas por razões óbvias :)

Cuidado com a lubrificação se vai óleo para as maxilas ou tambor, o carro fica sem travar nada atrás.

Eu aposto mais em verificares as molas e encaixes, se não está nada a roçar ou algo de género, de qualquer forma podes lubrificar mas com muito cuidado.

O mais estranho e tipo aquilo da estalos atras quando travo e se tiver numa subida e soltar pouco mas muito pouco mesmo o pedal do travao aquilo comeca a ranger tudo.

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #11 em: 15 de Outubro, 2013, 14:07:08 »
quantos km tem o carro ?
fazes muita cidade  para e arranca na entrega ?

as respostas a estas perguntas podem indicar   altura para trocar maxilas ............



Offline ricardo1130

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 498
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #12 em: 15 de Outubro, 2013, 21:01:30 »
epah n sei se tem alguma coisa haver ou nao.
a semana passada o meu fiesta fazia uma barulho vindo de umas das rodas traseiras, barulho que aumentava com a velocidade, fui a oficina onde costumo mudar os pneus e pedi para me levantarem o carro pra descobrir a causa do problema.
Com este no elevador, ao girar a roda traseira do lado direito, ouvi-se um barulho que não era normal, após abrir o tambor, caiu uma peça que pareceu me estar partida, não consegui perceber....o mecanico diz que não fazia mal pois era uma peça do sistema automatico n sei do que!?!?!? para não me preocupar....LLLOOOL....até agora o carro comporta-se com normalidade e o barulho sumiu...

cumpz

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #13 em: 16 de Outubro, 2013, 00:36:46 »
quantos km tem o carro ?
fazes muita cidade  para e arranca na entrega ?

as respostas a estas perguntas podem indicar   altura para trocar maxilas ............

O carro conta com 120mil. E tem 5 anos.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #14 em: 16 de Outubro, 2013, 00:38:04 »
epah n sei se tem alguma coisa haver ou nao.
a semana passada o meu fiesta fazia uma barulho vindo de umas das rodas traseiras, barulho que aumentava com a velocidade, fui a oficina onde costumo mudar os pneus e pedi para me levantarem o carro pra descobrir a causa do problema.
Com este no elevador, ao girar a roda traseira do lado direito, ouvi-se um barulho que não era normal, após abrir o tambor, caiu uma peça que pareceu me estar partida, não consegui perceber....o mecanico diz que não fazia mal pois era uma peça do sistema automatico n sei do que!?!?!? para não me preocupar....LLLOOOL....até agora o carro comporta-se com normalidade e o barulho sumiu...

cumpz

Mas os meus foram abertos e nao tinha caido nada e andamos a ver e parecia estar tudo bom. :/

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #15 em: 16 de Outubro, 2013, 00:50:25 »
epah n sei se tem alguma coisa haver ou nao.
a semana passada o meu fiesta fazia uma barulho vindo de umas das rodas traseiras, barulho que aumentava com a velocidade, fui a oficina onde costumo mudar os pneus e pedi para me levantarem o carro pra descobrir a causa do problema.
Com este no elevador, ao girar a roda traseira do lado direito, ouvi-se um barulho que não era normal, após abrir o tambor, caiu uma peça que pareceu me estar partida, não consegui perceber....o mecanico diz que não fazia mal pois era uma peça do sistema automatico n sei do que!?!?!? para não me preocupar....LLLOOOL....até agora o carro comporta-se com normalidade e o barulho sumiu...

cumpz

Esse mecânico é dos bons!  :D :D :D Se a peça lá está não achas que é necessário para alguma coisa?
« Última modificação: 16 de Outubro, 2013, 00:51:05 por Padrinho »

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #16 em: 16 de Outubro, 2013, 14:08:45 »
120 mil ................talvez esteja na altura de maxilas novas .............

essa da peça   que cai     e nao é necessária  .............. :D :D :D
vai mas é ver esses travoes  a alguem que saiba ....

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #17 em: 23 de Outubro, 2013, 00:10:25 »
120 mil ................talvez esteja na altura de maxilas novas .............

essa da peça   que cai     e nao é necessária  .............. :D :D :D
vai mas é ver esses travoes  a alguem que saiba ....

Sao muito caras umas maxilas?

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #18 em: 23 de Outubro, 2013, 01:55:42 »
O meu mk7 quanto ao barulho na subida ao largar o travão enquanto se faz uma manobra sempre foi normal como quando tinha o mk6.5 também rangia. Não é por as maxilas estarem gastas, mas isso também confirmas olhando para elas. ;)

Já me aconteceu aparecer um barulho metálico nos travões de metal a roçar e era uma tal peça que estava também partida e ficou entre a maxila e o prato que quando travava por vezes roçava no tambor. Se não estou em erro era uma das molas da maxila, não sei bem porque a ford arranjou-me aquilo quando me montaram os pneus e deram pela falta de travagem naquela roda. O0

Offline ricardo1130

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 498
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #19 em: 23 de Outubro, 2013, 19:37:22 »
Encontrei agora uma imagem onde aparece a peça que no meu estava solta e neste momento em falta.
alguem sabe nome da mesma ? qual a sua função.



cumpz

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #20 em: 23 de Outubro, 2013, 20:25:49 »
Isso é o sistema de afinação automático da maxila, que no teu caso já não tem  :D!

Essa peça não se vende em separado, só o conjunto do afinador.

Offline ricardo1130

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 498
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #21 em: 23 de Outubro, 2013, 20:36:56 »
alguem sabe em que valores andar isso ?

essa peça faz muita diferença ?

cumpz

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #22 em: 24 de Outubro, 2013, 15:12:05 »
  Não faço ideia do preço, mas isso serve para ir ajustando a maxila conforme vai-se desgastando, há quem ande com os afinadores sem trabalhar e nem dá por isso.

  Por isso presumo que urgente não seja, com o passar do tempo o carro pode é ir travando menos atrás porque a maxila não faz pressão suficiente , mas que dá jeito dá e com a travagem não convém arriscar.

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #23 em: 24 de Outubro, 2013, 15:41:15 »
Pela Ford é caro, nenhuma fortuna mas não é oferecido. Marcas brancas consegues arranjar baratinho. Mas tens que procurar bem pelas casas de peças porque não é uma coisa comum de se vender em separado do kit todo.

Offline ricardo1130

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 498
  • Feedback: +0/-0
Re: Barulho ao travar fiesta mk7 1.4tdci
« Responder #24 em: 24 de Outubro, 2013, 18:35:30 »
ainda tou a espera da resposta da ford, mas consegui encontrar na net a 3€