Garagem do Clube

Autor Tópico: Turbos Maiores - Dúvida  (Lida 7131 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Turbos Maiores - Dúvida
« em: 25 de Fevereiro, 2013, 01:52:12 »
Pessoal uma vez mais aqui estou eu a chatear a malta com as minhas dúvidas, mas tem de ser  >:D

É o seguinte, é possível mudar o turbo do meu carro para um que não seja da Ford ??

Exemplo: Vi um turbo de um BMW que supostamente iria debitar mais ar ao motor, logo ia ganhar mais potencia, é possível fazer isso? que aspectos se tem de ter em conta??

Os encaixes é tudo igual, não é?   Expliquem-me please...

Cumps O0

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #1 em: 25 de Fevereiro, 2013, 02:15:18 »
sim, é possível, até porque não há turbos 'ford', existem várias marcas... consoante o que tens é conveniente ponderar antes de fazer a mudança de turbo, visto que deves levar em conta o que pretendes do carro...

aconselho-te a procurares projectos com o mesmo motor do teu carro e veres o que há feito nesse campo, não vale a pena inventar...

objectivamente os encaixes como lhes chamas são diferentes de turbo para turbo, tens turbos onde podes 'trocar' a parte fria ou quente por outra (não sou expert, sei que é possível fazer), outros são completos com o colector, tens de geometria fixa, geometria variável, etc etc, só para dar alguns exemplos...

Na essência, com mais ou menos 'corte e costura' tudo se faz, mas para evitar problemas de adaptações é  como te digo, pesquisa projectos com base no mesmo motor que tens, vais ter aí as respostas que procuras...

lembra-te que essa coisa do trocar de turbo para ficar mais potente não é tão linear assim... se trocas de turbo convém ajustar a electrónica para tudo funcionar correctamente, se o mesmo for demasiado grande, ficas com muito lag e não tiras rentabilidade, se dás muita potência depois a mecânica de origem não aguenta, são muitas variáveis... trocar um por outro até se faz, mas depois começam os problemas se as coisas não são bem feitas...

Ou seja, para ser mais simples: que motor tens, e o que pretendes dele? torna-se mais fácil a malta comentar assim do que estar a falar para o 'ar' sem saber em concreto... alguém te vai ajudar de certeza :)
« Última modificação: 25 de Fevereiro, 2013, 02:17:17 por koiratu »

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #2 em: 25 de Fevereiro, 2013, 02:31:09 »
Obrigado pela ajuda...

Fiesta mk7 / 1.6 TDCI / 90 cavalos

Gostava de ter um bocadinho mais de potencia no carro mas nada demais, nem que fosse mudando alguma coisa no meu turbo actual (se isso for possível) senão é como tu dizes o resto não aguenta...ainda por cima nem sei se posso fazer isso por causa da garantia.


A malta da turbotec diz q a repro que eles fazem não é detectável, mas também o máximo que colocam no meu carro é 120 cavalos, também para não haver problemas.

Secalha fico-me pela Repro não?


Cumps  O0

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #3 em: 25 de Fevereiro, 2013, 09:48:50 »
era isso que te ia aconselhar... chega bem, vais notar a diferença :)

De resto, quanto muito podes ver se os focus 1.6tdci de 115cv têm o mesmo motor e quais as diferenças entre ambos... e partir daí... mas para ser simples e eficaz, bota repro nisso e siga  O0

Offline Ribeiro_mk4_JH

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 896
  • Feedback: +0/-0
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #4 em: 25 de Fevereiro, 2013, 12:55:08 »
Fazes repro  e arranjas um turbinho maior, de um c220 por exemplo e passas de 0.4 para 1.0 sem problemas ou se tiveres mais dinheiro arranjas um mesmo mesmo mesmo em condições e mete-lo a mais de 2 bars xD

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #5 em: 25 de Fevereiro, 2013, 15:11:53 »
Fazes repro  e arranjas um turbinho maior, de um c220 por exemplo e passas de 0.4 para 1.0 sem problemas ou se tiveres mais dinheiro arranjas um mesmo mesmo mesmo em condições e mete-lo a mais de 2 bars xD

isso é fácil de fazer... mas voltamos à mesma questão: e a mecânica do carro? quanto tempo vai aguentar com essa pressão toda sem estoirar? Ou gastas uma nota preta e reforças tudo o que é preciso, ou então daqui a uns tempos vens dizer que afinal estás com problemas porque alguma coisa não aguentou... eu sou adepto de mexer sim, mas com calma, pensar as coisas antes... não sei que turbo é o dele, mas deve ser um 1544v ou 1549v algo nessa onda... se ele lá conseguir por um 17 de uma focus 1.8tdci, chega e sobra... aliás, continuo a achar que uma repro já lhe dá uma nova alma e sem por a mecânica de origem em causa... mas isto são opiniões claro  ;)

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #6 em: 25 de Fevereiro, 2013, 17:27:15 »
Pessoal obrigadíssimo pela ajuda  O0

Então e se eu fizer umas repro soft para os 120CV e tentar arranjar um turbo de uma focus 1.8 tdci, acham q ia ter problemas??

Já ficaria um carrinho a bombar ou nao?

Cumps

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro, 2013, 19:20:39 »
Pessoal obrigadíssimo pela ajuda  O0

Então e se eu fizer umas repro soft para os 120CV e tentar arranjar um turbo de uma focus 1.8 tdci, acham q ia ter problemas??

Já ficaria um carrinho a bombar ou nao?

Cumps

Faz a repro e já vais sentir a diferença... vê que turbo tens... se for um 1544v, os 1.6hdi de 110cv fazem repros para cerca de 140cv e andam com eles sem problemas (tenho aqui um ao lado portanto não estou a falar de cor...)...

Aliás, tens aqui um 1.4tdci com mais de 120cv e o turbo é o pequeno kp35, portanto, para quê aumentar o turbo se o que tens se aguenta? a não ser que o €€€ não te faça falta... e se assim for, podes pagar umas coisas que tenho em mente para o meu também...  :D :D :D :D

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro, 2013, 19:40:31 »
Hum desculpem a minha ignorância, como descubro qual o turbo que tenho?

Koiratu se me sair o euromilhoes kito-te o carro todo xD

cumps O0

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #9 em: 25 de Fevereiro, 2013, 20:19:12 »
Hum desculpem a minha ignorância, como descubro qual o turbo que tenho?

Koiratu se me sair o euromilhoes kito-te o carro todo xD

cumps O0

combinado :p agora não faças como eu que não jogo  :D :D :D

Epá, deve estar escrito no turbo, mas uma pesquisa no google deve resolver isso, eu é que sou preguiçoso e não me apeteceu procurar  :D :D :D

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #10 em: 25 de Fevereiro, 2013, 23:43:50 »
- Alterar o turbo e não perder a garantia só se for por um igual;

- 0,4 para 2 bar?!?! O carro não vem com 0,4 de origem nem ele o consegue colocar a 2 bar;

- Não sei qual é o turbo da C220 mas se for maior que um 17 ele vai encher aquilo com que? É um bloco 1.6 no final da brincadeira;

- Val se esse 1.4 é o que estou a pensar, não é o kp35 que ele tem;

- A repro é reversível mas os mecânicos não comem gelados com a testa. Contudo, andar sempre a reescrever o mapa não costuma ser boa política;

- Se queres mudar o turbo, a turbotec não é a melhor casa para isso;

- Mudar um turbo não é montar um lego, mas também não é nada que não se faça por quem sabe, vai a um bom preparador e pede orçamento para isso. Dependendo do que lá metes, vais precisar de um turbo novo ou usado e visionar nem que seja o veio, adaptar aquilo tudo, testes, ajustes de eletrónica e bla bla bla bla, vai rondar um belo número bem redondinho.

« Última modificação: 25 de Fevereiro, 2013, 23:49:07 por Padrinho »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #11 em: 26 de Fevereiro, 2013, 11:21:39 »
- Alterar o turbo e não perder a garantia só se for por um igual;

- 0,4 para 2 bar?!?! O carro não vem com 0,4 de origem nem ele o consegue colocar a 2 bar;

- Não sei qual é o turbo da C220 mas se for maior que um 17 ele vai encher aquilo com que? É um bloco 1.6 no final da brincadeira;

- Val se esse 1.4 é o que estou a pensar, não é o kp35 que ele tem;

- A repro é reversível mas os mecânicos não comem gelados com a testa. Contudo, andar sempre a reescrever o mapa não costuma ser boa política;

- Se queres mudar o turbo, a turbotec não é a melhor casa para isso;

- Mudar um turbo não é montar um lego, mas também não é nada que não se faça por quem sabe, vai a um bom preparador e pede orçamento para isso. Dependendo do que lá metes, vais precisar de um turbo novo ou usado e visionar nem que seja o veio, adaptar aquilo tudo, testes, ajustes de eletrónica e bla bla bla bla, vai rondar um belo número bem redondinho.


- passar de 0.4 para 2bar é possível... rebenta é com ele  :D e como disseste e bem, de certeza que o carro não vem a fazer s
só 0.4, deve vir a fazer pelo menos 0.9/1.1 penso eu...

- o turbo da c220 não tenho a certeza mas penso que é um 18 ou 20, demais para os 1.6tdci a meu ver, por isso, não sei se concordas mas penso que se for para mudar, um 1749 de uma 1.8tdci chega bem para carregar o 1.6... e continuo na minha, conheço um C4 amigo que tem repro (cerca de 140cv) e o turbo dele, que é de origem (o 1544v) aguenta-se sem problemas...

- o 1.4 que tás a pensar? só se estou a fazer confusão... tinha ideia que andava aí um com o turbo de origem... talvez esteja a confundir então  O0

- claro que os mecânicos não comem gelados com a testa, pelo menos alguns xD hehehe. E concordo, andar sempre a mexer nisso não é boa política, e convém ter sempre o mapa de origem intacto guardado (as casas de repros geralmente guardam os mapas de origem para o 'caso de'...)

- para mudar turbo não sei quais as melhores casas, mas aparentemente e tenho visto alguns projectos, a TRW parece trabalhar bem, no entanto também não te vai sair barato (e não sei até que ponto estares a meter um turbo sem aumentares um pouco o IC, não sei se precisas de reforços de embraiagem e afins, compensa... e tudo já é uma nota preta...)

- nem mais, concordo... um trabalho bem feito, por quem saiba realmente o que faz é o ideal, e sim, vais gastar uma bela duma nota... entre turbo, afinações, repro, mais alguma coisa que precises, se calhar podes contar com valores a rondar 1000€ (contando que algumas casas não gostam de meter turbos usados, e mesmo metendo eles têm de ser verificados, calibrados, etc etc...)... e atenção, estou a mandar valores para o ar, até pode ser menos, e facilmente se pode tornar mais com mais alguma coisita (se por exemplo precisar de levar outro IC e novas tubagens para o mesmo... mas isso já estamos a falar doutra coisa)

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #12 em: 26 de Fevereiro, 2013, 12:06:44 »
- Neste caso nem sei se chega mesmo a ser possível carregar, se fica logo dobrado no banco;  :D

- Sim até esses andamentos que referiste o de origem chega e sobra, mais só o 17, mas tenho a ideia que o 17 é menos fiável;

- Estavas a referir-te a do Samy ou a outra?

« Última modificação: 26 de Fevereiro, 2013, 12:26:23 por Padrinho »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #13 em: 26 de Fevereiro, 2013, 12:51:17 »
- Neste caso nem sei se chega mesmo a ser possível carregar, se fica logo dobrado no banco;  :D

- Sim até esses andamentos que referiste o de origem chega e sobra, mais só o 17, mas tenho a ideia que o 17 é menos fiável;

- Estavas a referir-te a do Samy ou a outra?

Tinha a ideia que a do Samy tinha o de origem... fiz confusão concerteza :p Já agora, qual meteu ele? 15? Para os 1.4 o 1749v já é o máximo, o ideal penso que seja um 1544v/1549v hibridado a 17, até mesmo porque no caso do 17 já tem de se andar a ver como o por para fechar o capot...  :D :D

Para o 1.6 penso que o 1749v ficasse porreiro... quanto à fiabilidade... não faço a mínima ideia... mas anda aqui uma focus que andou a fazer mais de 2bar com ele durante mais de 1 ano, e ele está lá a bombar, embora agora esteja a fazer picos de 'apenas' 1.7/1.8bar...

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #14 em: 26 de Fevereiro, 2013, 14:09:34 »
Nop, pelo que vi o Samy tem a receita tradicional dos Hdi. O 1544 aguenta bem até aos 150cv em stock.

Neste caso acho que por agora se isso não tiver geometria, fazia a mod para colocar geometria em vez de um turbo novo.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #15 em: 26 de Fevereiro, 2013, 16:24:45 »
Nop, pelo que vi o Samy tem a receita tradicional dos Hdi. O 1544 aguenta bem até aos 150cv em stock.

Neste caso acho que por agora se isso não tiver geometria, fazia a mod para colocar geometria em vez de um turbo novo.

Mas para ele por geometria tem de ter um turbo de geometria variável, não sei se é o caso nos 1.6tdci 90cv, mas provavelmente até será... mesmo que seja de geometria fixa, pode aplicar o 1544v dos 1.6hdi 110cv, ou então, e isso já é mais díficil de arranjar (pelo menos só o turbo), um 1544 de geometria fixa (saiu nos focus 1.8tddi, com a diferença que o turbo faz peça única com o colector, mas nada que não se possa cortar e adaptar, desde que seja bem feito claro, evitando mexidas na geometria). No caso de meter o 1544v dos 1.6hdi, pode sempre utilizar um actuador de pressão (no caso dos 1.4tdci pode ser usado o actuador do kp35 sem problema) para activar a geometria, em vez desta ser activada por vácuo... mas provavelmente o 1.6tdci já será geometria variável, e se assim for é menos uma coisa a "chatear" :)

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #16 em: 26 de Fevereiro, 2013, 16:26:40 »
ia-me esquecendo... vê qual o turbo dos Focus 1.6tdci 115cv... podes ter aí a solução para ti :p

embora tenha a ideia que o bloco 1.6tdci dos focus não é o mesmo de origem PSA que os fiestas utilizam (acho, não tenho a certeza, às tantas até é, e até tem lógica, só estou a falar nisto porque alguém me tinha comentado isso aqui à tempos e acabei por não ir tirar as dúvidas...)

Offline tddif2000
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2364
  • Feedback: +0/-0
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #17 em: 26 de Fevereiro, 2013, 22:53:22 »
1.8 tdci 1749v, não deve dar lá por diversos motivos.

1.6 90cv já trás o 1544v, logo podes dar mais canha sem muita dificuldade, há focus 90 com 130 e o fiesta pesa menos, tudo o resto que leste esquece a não ser que os teus bolsos dêem a volta nos pés e tornem a subir...

Offline doSantos
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 190
  • Feedback: +0/-0
  • O mais lento de todos!
Re: Turbos Maiores - Dúvida
« Responder #18 em: 26 de Fevereiro, 2013, 23:14:33 »
Pessoal obrigado a todos pelo vosso tempo e pelos vossos esclarecimentos... O0

Infelizmente parece que até 04/2015 (tempo de garantia), não vou puder fazer nada no carro, nem repros, nem mudar turbos, nem sequer anular a válvula EGR, pois, pelo que me disseram hj, fica tudo registado na centralina do carro e a Ford ao ligá-lo á máquina ia descobrir tudo.

A única solução era ter um amigo na FORD que não se chibasse (desculpem o termo) sempre q o carro fosse lá, mas isso não consigo mesmo.

Cumprimentos malta, forte abraço  O0