Garagem do Clube

Autor Tópico: MK3 1.8 TDDI??  (Lida 8829 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jaroslav
  • 45cv
  • Mensagens: 25
  • Feedback: +0/-0
MK3 1.8 TDDI??
« em: 10 de Outubro, 2012, 01:14:40 »
Boas,
Gostava de saber se é possível ou até se já alguém o fez, aplicar um 1.8 TDDI (ou TDCI) num ford mais antigo tipo fiesta MK3, MK4, escort ou mondeo.
Já procurei bastante mas nunca encontrei nada. Acredito que seja possível e até que já alguém o tenha feito. A caixa de velocidade de um MK3, MK4, escort ou mondeo é compatível com um motor 1.8 TDDI (ou TDCI)??

Cumprimentos

Offline jaroslav
  • 45cv
  • Mensagens: 25
  • Feedback: +0/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #1 em: 12 de Outubro, 2012, 23:34:07 »
Então? Ninguém se quer descozer?? :P

Offline Carlitus
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 624
  • Feedback: +1/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #2 em: 15 de Outubro, 2012, 09:19:28 »
ninguém se quer descoser porque esse assunto já tem vários topicos aqui a discutir o mesmo, é uma questão de pesquisares um pouco  O0

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #3 em: 17 de Outubro, 2012, 00:04:09 »
se  dá para meteres a caixa do mk4/5 no mk3 , não , não dá ou pelo menos não será plug&play.

se metes o motor do mk4/5 no mk3 sim consegues fazer isso e é mais ou menos fácil , no caso dos tddi será mais difícil a parte das  eletrónicas .

Offline jaroslav
  • 45cv
  • Mensagens: 25
  • Feedback: +0/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #4 em: 17 de Outubro, 2012, 01:41:49 »
Pois, a minha questão era mesmo mais para saber se já alguém por aqui o tinha feito. Noutras marcas (por exemplo VW) acho que já foi feito, até mesmo cá em Portugal, montarem motores com electrónica em carros mais antigos. Nos Ford acho nunca vi nada em relação a isso, nem mesmo fora do país. Se calhar ando mesmo distraído :)

Cumprimentos

Offline Carlitus
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 624
  • Feedback: +1/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #5 em: 17 de Outubro, 2012, 09:13:03 »
em fords ainda não tive conhecimento dessas brincadeiras, agora VW é ao chuto disso, uns mais perfeitos que outros mas isso são outras conversas... :)

Offline jaroslav
  • 45cv
  • Mensagens: 25
  • Feedback: +0/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #6 em: 17 de Outubro, 2012, 19:58:46 »
Sim, bem ou mal eles andam aí :D
Mas por acaso confesso que gostava de ver um mondeo com um tddi ou tdci... Devia ficar porreiraço ;)

Offline tddif2000
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2364
  • Feedback: +0/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #7 em: 17 de Outubro, 2012, 23:00:26 »
haver há mas estão escondidos...

Fiesta mk2 com motor 1.8td de escort.
Fiesta mk3 com aplicação de turbo tddi
Mondeo td com turbo 1.8 tdci

Offline jaroslav
  • 45cv
  • Mensagens: 25
  • Feedback: +0/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #8 em: 18 de Outubro, 2012, 00:03:05 »
Mas isso são tudo alterações relativamente simples...Um mondeo ou escort TD com turbo TDDI ou CI não é uma alteração muito complexa (pra mim já era bastante porque nunca o fiz e o meu carro nem muito nem pouco, não tá nada alterado...). Continua a ser o mesmo motor de injecção indirecta, sem centralina...
Gostava de ver mondeos, fiestas, escorts TDDI ou TDCI :)
Até quem sabe um dia não faria isso no meu... Ser pioneiro é que não é muito fácil, infelizmente
« Última modificação: 18 de Outubro, 2012, 00:03:55 por jaroslav »

Offline Carlitus
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 624
  • Feedback: +1/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #9 em: 18 de Outubro, 2012, 09:44:33 »
haver há mas estão escondidos...

Fiesta mk2 com motor 1.8td de escort.
Fiesta mk3 com aplicação de turbo tddi
Mondeo td com turbo 1.8 tdci

isso é relativamente simples, o que se questiona é fazer um swap de motor para um com gestão electronica feita por centralina, não tá fora de planos para mim mas um dia mais tarde  ::)

Offline Magueta

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1369
  • Feedback: +9/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #10 em: 18 de Outubro, 2012, 14:30:05 »
deixem os motores velhinhos durarem o mais máximo de tempo possivel é o que vos digo
vem agora com electrónicas só dão dores de cabeça :knuppel2:
OLD RULEZ POWER  >:D

Offline Carlitus
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 624
  • Feedback: +1/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #11 em: 18 de Outubro, 2012, 14:34:41 »
deixem os motores velhinhos durarem o mais máximo de tempo possivel é o que vos digo
vem agora com electrónicas só dão dores de cabeça :knuppel2:
OLD RULEZ POWER  >:D

não discordo de ti Magueta e estou super contente com o meu motor, o que me dá vontade de meter um motor com gestão electronica é apenas pela melhoria de consumos que é possivel e ao mesmo tempo melhorar o andamento. Ou faço isso ou arranjo uma caixa de velocidades mais longa aa rolar em auto estrada em velocidades altas em baixa rotação e sem esforçar o motor.

Se meter um TDCI ou TDDI não irei publicitar isso no forum, ficará só para os curiosos dos encontros mas isso ainda está longe na minha lista de prioridades  O0

Offline ysantos
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 290
  • Feedback: +0/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #12 em: 18 de Outubro, 2012, 19:43:26 »
exitem fiesta tddi .... com a gestao electronica
valerá a pena? nao sei...

cumps

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #13 em: 18 de Outubro, 2012, 20:18:47 »
carlitus , já viste as a gasolina com o raport final diesel como ficam, deve ficar muito mais longo .

Offline tddif2000
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2364
  • Feedback: +0/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #14 em: 19 de Outubro, 2012, 00:53:46 »
Fácil, arranjas um dador e transferes tudo...

Offline Carlitus
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 624
  • Feedback: +1/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #15 em: 19 de Outubro, 2012, 10:15:28 »
carlitus , já viste as a gasolina com o raport final diesel como ficam, deve ficar muito mais longo .

vou ter que arranjar uma caixa para abrir e alterar a belo prazer ou encontrar uma compativel que seja só apertar no carro, mas vou estudar a tua sugestão obrigado :)

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #16 em: 06 de Novembro, 2012, 10:36:05 »
carlitus , já viste as a gasolina com o raport final diesel como ficam, deve ficar muito mais longo .

E depois tens que ir ao redline para arrancar num semáforo.. Ia ficar completamente imóvel e sem força.

Se nos diesel isso até se come, pois acaba por lhes ser indiferente (salvo seja, ganham imensa força mas perdem velocidade de ponta; caixa de rapport curto/baixo não fazem milagres), mas os motores a gasolina, naturalmente mais rotativos como sabes, iam ficar sem força, simplesmente porque só começam a ganhar vida lá mais acima..

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #17 em: 09 de Novembro, 2012, 00:11:05 »
mas ele quer ter mais velocidades de ponta , o binário dos diesel é muito superior aos a gasolina  logo ele não deverá ficar tão amorfo quanto isso.

Offline maneh
  • 45cv
  • Mensagens: 4
  • Feedback: +0/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #18 em: 09 de Novembro, 2012, 20:03:24 »
E um turbo do boss turbo num boss normal será preciso o que? Tem um gajo que ta a vender coletor de escape mais turbo ...

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re: MK3 1.8 TDDI??
« Responder #19 em: 10 de Novembro, 2012, 10:33:00 »
mas ele quer ter mais velocidades de ponta , o binário dos diesel é muito superior aos a gasolina  logo ele não deverá ficar tão amorfo quanto isso.

Aqui a questão é (e assumo que não sei neste caso) é se o motor consegue "imprimir" o binário numa caixa tão mais longa.

Esta situação que referem nunca vi. Caixa de gasolina para gasóleo já vi, agora o inverso.. Não sei.