Garagem do Clube

Autor Tópico: Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)  (Lida 16507 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

isgouveia
  • Visitante
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« em: 08 de Julho, 2004, 15:05:39 »
Boas, fico contente com o facto de existir pelos vistos à já algum tempo um fórum dedicado a um modelo de carro que aprecio muito embora que á pouco tempo porque sempre gostei muito do Focus mas a falta de €€€€. E decidi ficar com um Fiesta TDCI e não tenciono mudar durante uns bons tempos. Vamos ao que interessa, fui a um stand vi um Fiesta TDCI de 11/2002 em bom estado cinzento "rato" como eu gosto, dei uma volta com o carro e quis ficar logo com ele, durante o test-drive durante os arranques notei que precisava de muito acelerador para arrancar (1800/2000 rpm), mas pensei que fosse apenas precisa uma certa habituação. Fiquei com o carro já o tenho à duas semanas e qual não é o meu espanto não consigo arrancar mesmo em recta sem ser a partir das 1500 rpm?!?!. Para mim isto não está bom, embora sabendo que é um 1.4 a gasóleo turbo e sabendo também que não nenhum Ferrari não gostei do que passava e para além disso a minha namorada que tem carta nem quer conduzí-lo porque não consegue simplesmente e eu que já tenho carta de condução há alguns anos e já conduzi vários diesel com e sem turbo incluindo chaços vejo-me á rasca para arrancar com o carro. Posto isto fui ao stand onde comprei e indicaram-me para ir à oficina da marca (isto passa-se na Madeira), quando lá cheguei trataram logo de arranjar um mecânico para ver o carro e fomos dar uma volta com o carro e expliquei o que passava foi então que ele me disse "Voçê já não é o 1º a vir reclamar por isso não sei o que podemos fazer" foi aí que eu disse "O quê? Um carro a gasóleo que basta apenas uma ligeira subida tenho que arrancar com o travão de mão porque senão ou desliga-se ou corre muito para trás porque não tem força, isto num carro a gasóleo não pode ser!!!" Disse-me então que era devido a não ter instalado o diferencial de montanha?!?! e que se eu já reclamava com isto havia de ver os clientes dos Fiestas 1250 a gasolina que era uma completa tristeza. O mecânico sempre que arrancava fosse em recta ou a subir deixava o pé ficar muito tempo na embraiagem e então quando era em subidas tinha que puxar o travão de mão mesmo sendo com pouca inclinação e perguntei-lhe o porquê ao que ele disse que eu tinha de entender que era um carro a gasóleo 1.4 """fraquinho?!?!?!""". Só podia estar a gozar comigo então eu ainda tenho um Punto ELX de 94 com quase metade dos cavalos estoirados que já não faz revisões em condições há mais de 2 anos com a embraiagem quase a fanar-se e consigo arrancar a subir com 5 pessoas sem travão de mão e um carro a gasóleo que teoricamente teria mais binário nem com apenas o condutor a bordo consegue fazer um arranque decente sem que ele se desligue ou deixe um bom pedaço de borracha no chão. No final após eu insistir lá começou a dizer que poderia ser da embraiagem?! O carro já tem 28 mil KM e quando tento arrancar ele não tem força e é claro que quando acelero mais para arrancar deixo pneu oporque se tento arrancar com menos rpm's ele não aguenta e desliga-se. Amanhã vai para substituir a embraiagem mas eu acho que não será disso o problema. PRECISO DE AJUDA, eu tenho o carro á duas semanas  e ADORO o carro e não quero vir-me livre dele mas algo se passa podem ajudar-me??

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #1 em: 08 de Julho, 2004, 18:17:00 »
Antes de mais...parabéns pela aquisição!
Tenho um fiesta tdci, comprado novo e ja andei com varios outros de serviço e nunca tive qualquer tipo de problema relacionado com arranque em subida...nem mm quando fikei sem embraiagem! (fiquei sem embraiagem devido ao excesso de binario do chip que coloquei...esta foi substituida em garantia sem qualquer custo por uma com molas reforçadas). É notório que o carro n tem força até as 2mil rpm visto que é apenas nessa rotação que o turbo dispara...algo que deixou de ser tão evidente depois de o ter chipado! (antecipei a entrada do turbo para as 1600rpm sensivelmente). É perfeitamente possivel que o carro sendo usado, tenha a embraiagem desgastada e é mais evidente ainda que sendo utilizado na Madeira, este devesse ter de facto um diferencial diferente...(o mazda2 1.4crd tem de origem visto ser vocacionado a outro tipo de utilização - monovolume). Axo que a unica solução é mm ganhar habituação a embraiagem (que é estranha de origem) ou então...chipar o carro!

Abraço

Offline Boss Turbo

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 403
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #2 em: 09 de Julho, 2004, 00:57:06 »
Boas e parabens pela compra :D  :D  :D .
Quanto ao que te queixas tambem sei bem o que isso é pois ando diariamente com um peugeot 1.4 HDI (que tem o mesmo motor) e se tiveres o ar condicionado ligado, então aí ainda a coisa piora mais :x  :x .
Eu no meu pug (do trabalho) fiz uma pequena aldrabisse na MAF  :twisted:  :twisted:  :twisted: e ficou nitidamente muito melhor, mas mesmo assim em subidas (tipo as da madeira) quando quero arrancar mal tiro o pé do travão tenho de colocar o acelarador a fundo (de modo a subir de rotação) antes de largar a embreiagem.
De qualquer das formas o carro tem uma caixa muito longa o que aí na madeira não é nada bom... vais ver que agora vais passar por um periodo de adaptação e depois até te esqueces disso.


Boas Gazadas

P.S: o meu pug anda sempre bem carregado "suspensão traseira rebaixada" LOL.
Posso dizer-te tambem que o motor aguenta bem as esfregas diarias das auto-estradas do "CONTINENTE".

Offline Boss Turbo

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 403
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #3 em: 09 de Julho, 2004, 00:58:43 »
Já agora, ILL3GAL ainda não arranjaste o esquema de instalação da box?

Fica bem

isgouveia
  • Visitante
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #4 em: 09 de Julho, 2004, 10:30:33 »
Citação de: "Boss Turbo"
Boas e parabens pela compra :D  :D  :D .
Quanto ao que te queixas tambem sei bem o que isso é pois ando diariamente com um peugeot 1.4 HDI (que tem o mesmo motor) e se tiveres o ar condicionado ligado, então aí ainda a coisa piora mais :x  :x .
Eu no meu pug (do trabalho) fiz uma pequena aldrabisse na MAF  :twisted:  :twisted:  :twisted: e ficou nitidamente muito melhor, mas mesmo assim em subidas (tipo as da madeira) quando quero arrancar mal tiro o pé do travão tenho de colocar o acelarador a fundo (de modo a subir de rotação) antes de largar a embreiagem.
De qualquer das formas o carro tem uma caixa muito longa o que aí na madeira não é nada bom... vais ver que agora vais passar por um periodo de adaptação e depois até te esqueces disso.


Boas Gazadas

P.S: o meu pug anda sempre bem carregado "suspensão traseira rebaixada" LOL.
Posso dizer-te tambem que o motor aguenta bem as esfregas diarias das auto-estradas do "CONTINENTE".


Obrigado pela sugestão sei que aqui na Madeira é muito mais difícilde arrancar com o carro do que aí no Continente agora o que eu queria saber é o qué isso da MAF e já agora se tu ou alguém me poder responder era quanto custaria uma reprogramação da centralina(acho que é assim que se diz) e também quanto custaria um diferencial reduzido.

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #5 em: 09 de Julho, 2004, 13:26:43 »
O esquema da box n cheguei a arranjar poix despaxei akilo e foi instalado numa casa que trabalha para o importador...foi montado sem esquema   :(  Se queres preço de chip (n repro visto q n é reprogramavel...da uma espreita em www.digitalmodifications.com...pra teres uma ideia). A caixa do pug é muito mais longa que do ford...e tem cerca de menos 10 NM de binário. Quanto ao diferencial de montanha, nao vindo de origem...axo melhor nem sequer pensares nisso...
Abraço

Offline Boss Turbo

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 403
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #6 em: 09 de Julho, 2004, 22:00:29 »
Citação de: "ILL3GAL"
O esquema da box n cheguei a arranjar poix despaxei akilo e foi instalado numa casa que trabalha para o importador...foi montado sem esquema   :(  


Obrigado, mas já sabes se te aparecer nas mãos tira uma copia pra mim, pois em janeiro o PUG vai-se embora mas deve vir outro igual :D  :D  :D
Eu só pretendo saber qual o fio que se corta (com certezas) para poder analisar o sinal e estudar o que posso alterar :twisted:  :twisted:  :twisted:

Boas Gazadas

Offline Boss Turbo

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 403
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #7 em: 09 de Julho, 2004, 23:10:19 »
Citação de: "ILL3GAL"
A caixa do pug é muito mais longa que do ford...e tem cerca de menos 10 NM de binário. Abraço

O teu fiesta as 4000rpm de 5ª faz + ou - que velocidade?

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #8 em: 10 de Julho, 2004, 00:51:37 »
4100+- 180kmh...Pode ser q te saiba kual é o fio, é uma kestao de espreitar da prox x q sacar fora a centralina  :wink:

PS: a caixa pode em kinta ser +- a mesma coisa...mas de resto, acredita q é totalmente diferente...ja experimentei os psa  8)

Offline G_Buster

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 791
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #9 em: 10 de Julho, 2004, 10:20:59 »
Boas,

A pequena cilindrada dos TD de nova geração associada às preocupações ambientais faz com q estes sejam terrivelmente turbodependentes... por mto estanho q t possa parecer, o teu Punto 75 deve ter tanto ou mais binário em baixos regimes (entenda-se praí entre as 1000 e as 1400, intervalo no qual tipicamente fazes os pontos de embraiagem), o q associado à caixa mais curta faz com q seja mais "agradável" de usar nessas situações.

Quanto à resolução do teu problema, não sei até q ponto será economicamente viável ponderares a instalação de um diferencial de montanha... até pq pra n perderes a garantia terias d o fazer na Ford, o q torna o processo aínda mais dispendioso. Uma boa reprogramação ajudar-te-ia a minorar o problema, mas não te vai dar o binário extra q procuras em regimes verdadeiramente baixos. Pessoal/, penso q isso terá mesmo de passar pelo menos em parte por uma kestão de hábito. Terás de aprender a viver com o carro q tens... e fazeres uma reprogramação tb não era má ideia  :wink:

1 abraço, fikem bem.

Gonçalo D.

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #10 em: 10 de Julho, 2004, 13:37:24 »
A repro resolve de facto o problema...note-se que o carro com um simples levantar da embraiagem sai disparado em arranque...mexendo no avanço e antecipando o enximento do turbo e dando maior débito em baixa rotação torna a aceleração em baixas mt mais fácil  :wink:

Brioso
  • Visitante
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #11 em: 10 de Julho, 2004, 17:25:06 »
No meu caso que tenho uma Van(penso k seja mais pesada que o carro), épa o turbo entra as 2000rmp e anda na boa.De vez em knd passo por umas subidas um bocado chatas ms não há nada que uma 2º não resolva..
Já andei numa ibiza tdi 75cv 3CILINDROS(tem mts mais hp's :evil:  :evil:  :evil: ) e apesar do turbo entrar um bocado antes das 2000 é "parecida" com a fiesta tdci.
Não sei se uma repro te daria as baixas que desejas...abraço

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #12 em: 10 de Julho, 2004, 17:59:52 »
A van mais pesada que o carro? Não...claro que é mais leve  :lol: (embora a dif seja minima...o mito dos comerciais serem mt mais leves n tem fundamento nenhum...) É evidente que uma repro resolve o problema...c acelerador mais directo, mais gasoleo em baixas, avanço mexido e antecipação de entrada do turbo...cm é q n fica melhor?! Fica...da agua pro vinho  :wink:
Claro que para ficar perfeito...tería que levar um turbo de geom variavel...

PS: n se falou em fazer subidas mas sim de arranque parado em subida (a pike).

Brioso
  • Visitante
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #13 em: 10 de Julho, 2004, 18:35:42 »
Fonte 1: http://www.ford.pt/ie/fiestavan/-/Fiesvan_pesos/
Fonte 2: http://www.ford.pt/ie/fiesta/fie_Especi/fie_specs_intro#
___________________________________________________
Isto para a TDCI SporVan
Pesos e capacidades
Tara em vazio (kg)** 1136
Peso bruto (kg) 1560
Capacidade de carga útil (kg) 424
Volume de carga (l) 940
Capacidade de reboque (kg) (com travões / sem travões) 750/500
Depósito de combustível (l) 45
** Em vazio (sem condutor, sem combustível)


Para o carro tanto de 5 como de 3 portas(Ghia)
                    Motor/                                           Tara (kg)#
 1.4i Duratorq TDCi (68 CV) diesel(3p)/                1175
1.25i Duratec 16V (75 CV) gasolina(3p)/               1133
1.25i Duratec 16V (75 CV) gasolina(5p)/               1141
1.4i Duratorq TDCi (68 CV) diesel(5p)/                 1180
#Representa a tara mais leve presumindo-se níveis de fluidos a 100% e de combustível a 90%, incluindo 75 kg do condutor, em conformidade com as tolerâncias de fabrico e acessórios, etc., montados.


>>>Ou seja, a fiesta tdci SportVan sem liquidos,combustivel pesa 1136kg(com 75 kg do condutor irá pesar 1211kg FORA LIQUIDOS)
>>>A TDCI 5 portas com condutor, liquidos pesa 1180!!

Sportvan+++++++ pesada do que tdci 5portas

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #14 em: 11 de Julho, 2004, 01:43:42 »
Já agora...pensa um bocado se isso tem logica...  :wink:
Só para te dar a perceber de onde veem os dados incorrectos...os comerciais sao pesados em portugal e legalizados ca, logo...os valores não estão correctos em relação aos apresentados pela marca...eu sei pk tenho acesso aos valores internos. Se tiveres duvidas mete dois carros na balança :P Já agora...da uma volta num 5p e num van e diz-me o que axas... Ker dizer...um ghia base tem mais equipamento que um sportvan base e tem 70kls a menos?! Deve ter chumbo na xapeleira...ou então os bancos são de papel  :D  Kd comprei a minha sportvan kestionei isso e foi-me garantido que o peso n estaría correcto...é uma legalização á portuguesa :P Tipo...tanto tem jante 16 em livrete cm nao...e se n vier la, ng passa a autorização...enfim...sem comentários :P

PS: isso dos pesos incorrectos acontece em mts veículos comerciais...

Brioso
  • Visitante
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #15 em: 11 de Julho, 2004, 02:18:10 »
Ok... se tens a certeza acredito :o  :o Para além de seres "o"  ILL3GAL :P  :P
Não é verdade que a Van e estas novas carrinhas no geral têm tipo um placa de não sei ké n mala para ter mais estabilidade?
Uma coisa é certa, a carrinha nunca me fugiu de trazeira mm a xiar por tds os lados!!!
Então algo tá mal...imagina um futuro comprador de um carro a ver akeles dados na net!!Isenç

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #16 em: 11 de Julho, 2004, 02:44:22 »
Não n tem nada para ter mais estabilidade nem precisa...tem é uma taragem dif da susp traseira em alguns casos. Claro que não foge, tem o melhor chassi do segmento, tem a base do focus. Não sei em quê pode o peso afectar na compra...é um factor muito pouco relevante...toda gente sabe que os comerciais sao configurados ca, quando aki chegam são veículos de 5 lugares...no caso do sporvan, de nivel trend c mais pack menos pack.  :wink:

PS: se o 5lugares fosse pesado tb ca...ía dar valores diferentes dos anunciados e tudo estaría esplicado  :wink:

Offline Boss Turbo

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 403
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #17 em: 12 de Julho, 2004, 19:51:24 »
Olha isgouveia a MAF serve para fazer o "ajuste" ar/combustivel, eu no meu caso forcei-a ao valor máximo :twisted:  :twisted:  :twisted: (ou seja a centralina "pensa" que está muito ar a entrar no motor e incrementa a quantidade de combustivel), no caso do PUG se desligar a MAF por completo, este entra em "SAFE MODE" e a partir das 2500 RPM não há motor pra ninguem, mas até ás 2500 RPM ui ui isso sim é que é puxar.
No caso do FIESTA uma vez com o FREDIX desligamos a MAF do TDCI dele e para meu espanto o FIESTA não entra em safe mode, sempre a puxar :twisted:  :twisted:  :twisted:
Agora se quizeres tentar desligar a MAF para testares tens de levar em conta que pelo menos aos fins de semana convem andares com ela ligada, isto porque a MAF tem um ciclo de limpeza que é feito sempre que desligas a ignição e se andares sempre com ela desligada não há ciclo de limpeza logo a mesma vai acabar por berrar.
Se pretenderes mais detalhes dá um toque...

ILL3GAL 180 ás 4250rpm é a mesma coisa que o PUG, logo as caixas não devem ser assim tão diferentes...

Boas Gazadas

Offline Fredyx
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2622
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #18 em: 12 de Julho, 2004, 20:37:24 »
Há qq coisa na caixa do pug que nao bate bem... não perguntes o que é.. mas não é a mesma coisa. Agora o carreto da 5 do 307 é que devia render, é mais longo.
Em relação a MAF é vdd no Fiesta nao entra em safemode, mas passado uns 20m acende a luz de diagnostico, que tb se apaga passado uns 10m depois de a votlares a ligar.

Offline Boss Turbo

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 403
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #19 em: 12 de Julho, 2004, 20:45:00 »
LOL essa da luz do diagnostico não tinhas dito nada, mas no que diz respeito ao motor é sempre a bombar e em ponta notas diferença?
Eu no PUG fiquei exactamente com a mesma ponta, mas em arranque parado é da noite para o dia.

Boas Gazadas


P.S: O PUG tem a MAF "aldrabada" há + ou - 50000Kms

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #20 em: 13 de Julho, 2004, 02:12:27 »
A 5ª eu sei que é identica mas a propria desmultiplicação da caixa ou transmissão...é totalmente diferente...  :wink:

PS: o fiesta da 180 antes das 1250...penso que as 1100...a desmultiplicação é q penso q seja diferente! N é p aí q tiras conclusoes :)

DarkFenix
  • Visitante
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #21 em: 13 de Julho, 2004, 16:59:43 »
Citação de: "ILL3GAL"

PS: o fiesta da 180 antes das 1250...penso que as 1100...


180???Kms???As 1250Rpm´s???  :?

isgouveia
  • Visitante
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #22 em: 13 de Julho, 2004, 17:27:31 »
Que posso fazer para atenuar o "problema" dos arranques? :(

Offline ILL3GAL

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2407
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #23 em: 13 de Julho, 2004, 20:09:01 »
Enganei-me...4150...claro  :D  :wink:

Pra ja axo que antes de mais...devia mandar reforçar a embraiagem de origem pra n voltar a ter probs tao cedo...e para ter um arranque mais vigoroso. Abraço

Offline Boss Turbo

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 403
  • Feedback: +0/-0
Comprei FIESTA TDCI usado (PRECISO DE AJUDA)
« Responder #24 em: 13 de Julho, 2004, 21:32:02 »
Citação de: "ILL3GAL"
A 5ª eu sei que é identica mas a propria desmultiplicação da caixa ou transmissão...é totalmente diferente...  :wink:

PS: o fiesta da 180 antes das 1250...penso que as 1100...a desmultiplicação é q penso q seja diferente! N é p aí q tiras conclusoes :)


O que eu queria dizer é que para ter uma 5ª practicamente igual o escalonamento da restante caixa não deve ser muito diferente.
Por exemplo o Fiesta (o meu) faz 150 ás 4000Rpm, que para o peugout na mesma rotação são "só"  20Km de diferença e garanto-te que todas as outras mudanças são bem diferentes tambem. Agora isto tem pros e contras:-o Fiesta recupera muito melhor e anda melhor, mas tenho de pagar um preço bem elevado, pois o fiesta em auto estrada faz rotações muito acima daquilo que o PUG faz e isso implica consumos muito mais elevados e um desgaste de motor muito superior.
Mas que se lixe ADORO O MEU FIESTA :D  :D  :D

Mas deixa estar que vou ver os valores de velocidade em todas as mudanças ás 4000 e depois coloco aqui os resultados.

Fiquem Bem e Boas Gazadas