Garagem do Clube

Autor Tópico: Correia de....??  (Lida 12519 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline VMarks
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 319
  • Feedback: +0/-0
Correia de....??
« em: 06 de Maio, 2012, 01:24:26 »
boas! À coisa de umas horitas atras rebentou uma correia no motor no meu fiesta enquanto ia eu em plena A1, a minha questão é em saber s é a de distribuição ou uma outra q o rebocador me disse, que é a do alternador! O q aconteceu é q a correia ao desfazer-se o carro parou de trabalhar, e n fez mais nenhum ruido anormal... Abri o capot e a correia em questão é a q ta visivel do lado esquerdo (motor 1.4tdci). Que me dizem voçes?

Offline Jonyjony

  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 776
  • Feedback: +2/-0
  • Fotógrafo do clube
Re: Correia de....??
« Responder #1 em: 06 de Maio, 2012, 01:55:12 »
se consegues ver a correia do alternador então foi a de distribuição a vida, prepara uma boa nota
« Última modificação: 06 de Maio, 2012, 01:56:26 por Jonyjony »

Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re: Correia de....??
« Responder #2 em: 06 de Maio, 2012, 04:33:25 »
Mas nesses motores a correia de distribuição não está tapada? Normalmente a que está à vista é a do alternador, bomba de agua, etc...

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Correia de....??
« Responder #3 em: 06 de Maio, 2012, 05:52:43 »
pelo que percebo, estes motores tdci são corrente de distribuição, e não correia. por isso, a rebentar deve ter sido a do alternador aquela que se vê do lado esquerdo.
Se no local que seria para estar a do alternador, não está, foi ela.

Offline ianchika
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 604
  • Feedback: +0/-0
  • Ex-Dono de um portentoso MK4 de mil nove e 98
Re: Correia de....??
« Responder #4 em: 06 de Maio, 2012, 09:52:30 »
Pela explicação que dás a mim parece-me que é a do alternador.

Offline Miguel_VF

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 654
  • Feedback: +0/-0
  • Seat Ibiza Cupra 192
Re: Correia de....??
« Responder #5 em: 06 de Maio, 2012, 10:53:28 »
O carro desligou-se mal a correia rebentou? posso estar enganado mas quando é a correia do alternador que rebenta o motor não continua a trabalhar?

Eu substitui ambas a pouco tempo, pois apesar da Ford dizer que é de 240 em 240mil o meu mecânico disse que era arriscar demasiado aguentar até la, o teu Fiesta ainda tava muito longe dessa quilometragem?

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Correia de....??
« Responder #6 em: 06 de Maio, 2012, 11:41:53 »
Não os motores são correia...

Mas parou e fez algum barulho? Tipo um monte de latas dentro do motor?

Se rebentou a distrib é possível que ela tenha passado a ficar visível... Deste a chave? roda?

Offline VMarks
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 319
  • Feedback: +0/-0
Re: Correia de....??
« Responder #7 em: 06 de Maio, 2012, 12:12:25 »
a correia q rebentou é a q fica visivel do lado esquerdo, e qdo rebentou não fez mais nenhum barulho do que aquele q a correia fez qdo andou a solta la dentro, e foi coisa de 2segs... É possivel entao q seja a do alternador.. Ta com 127k kms!
« Última modificação: 06 de Maio, 2012, 12:13:20 por VMarks »

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re: Correia de....??
« Responder #8 em: 06 de Maio, 2012, 13:12:22 »
Pela explicação que dás a mim parece-me que é a do alternador.
x2

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re: Correia de....??
« Responder #9 em: 06 de Maio, 2012, 14:00:17 »
Num carro a gasóleo o motor nunca deveria ter parado. Os motores de ciclo diesel não precisam de tensão para funcionar, ao contrário dos motores de ciclo otto, por isso algo estará a falhar nesse aspecto.

Em motores diesel e sem correia do alternador, e a menos que ela não comande também a bomba de água, pode-se andar até ao destino, partindo do princípio que não é necessário utilizar nada eléctrico por demasiado tempo.

Mas nesse caso, não sei.

Maraki
  • Visitante
Re: Correia de....??
« Responder #10 em: 06 de Maio, 2012, 14:36:53 »
A mim que já me rebentaram as duas (alternador e distribuição) sei bem a diferença.

Da 1ª vez rebentou a do alternador, fez um barulho, acendeu a luz da bateria no painel, mas o motor continuou a andar, fui até casa assim e no dia seguinte foi só montar uma correia do alternador nova.

Da 2ª vez ia descansado a chegar a uma rotunda e o motor parou, rebentou a correia da distribuição. Que vale é que não empenou válvulas, mas lá foi uma valente nota em tensores e correia nova. Além disso ficou a fazer uma matraquear mais barulhento.

Neste caso parece-me que foi a de distribuição.

Offline sunk
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 35
  • Feedback: +0/-0
Re: Correia de....??
« Responder #11 em: 06 de Maio, 2012, 15:09:37 »
No Mk6 1.4 tdci a única visível é a do alternador.... estão as 2 do lado esquerdo mas a de distribuição esta tapada

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Correia de....??
« Responder #12 em: 06 de Maio, 2012, 17:52:21 »
Pois num motor diesel da velha guarda não precisa de corrente para func, mas por exemplo o do meu pai (focus 1.6 tdci) o carro não pega de empurrão...

Offline VMarks
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 319
  • Feedback: +0/-0
Re: Correia de....??
« Responder #13 em: 06 de Maio, 2012, 18:32:41 »
Num carro a gasóleo o motor nunca deveria ter parado. Os motores de ciclo diesel não precisam de tensão para funcionar, ao contrário dos motores de ciclo otto, por isso algo estará a falhar nesse aspecto.

Em motores diesel e sem correia do alternador, e a menos que ela não comande também a bomba de água, pode-se andar até ao destino, partindo do princípio que não é necessário utilizar nada eléctrico por demasiado tempo.

Mas nesse caso, não sei.

como agora aquilo é tudo electronico, deve ter parado por segurança.. quando aconteceu acendeu a luz amarela com o desenho do motor e a da bateria e oleo!

Amanhã já vai pra ford, depois logo se vê!

Offline BanhocaPT
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 383
  • Feedback: +0/-0
Re: Correia de....??
« Responder #14 em: 06 de Maio, 2012, 20:56:52 »
Perfeitamente de acordo, mas a bateria tem sempre tensão até para pôr o motor a rodar mais um par de vezes, quanto mais para o manter a trabalhar logo após partir, daí estar a achar estranho. Mas leva-o lá e eles saberão o que foi  O0

Offline freitas27
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 923
  • Feedback: +2/-0
Re: Correia de....??
« Responder #15 em: 07 de Maio, 2012, 09:34:57 »
Com 90% de certeza que foi a do alternador... se foi a que está visivel, é a do alternador ;)

distribuição está tapadinha com uma tampa. ;)

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re: Correia de....??
« Responder #16 em: 07 de Maio, 2012, 11:51:13 »
foi a do alternador de certeza, mas assim que tiveres mais info diz qualquer coisa! a correia, se te cobrarem o preço de tabela, na ford é de 26€+iva. Eu sei porque mudei a minha há 2 semanas e era a de origem ainda. Só espero é que ao rebentar não te tenha danificado mais nada... caso seja só a mudança da corrente prepara aí uns 50€.
Nestes motores a correia de distribuição não está visivel e é de correia, não de corrente ;)

Offline Nitroglicerina
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4732
  • Feedback: +0/-0
Re: Correia de....??
« Responder #17 em: 07 de Maio, 2012, 17:25:17 »
Pois num motor diesel da velha guarda não precisa de corrente para func, mas por exemplo o do meu pai (focus 1.6 tdci) o carro não pega de empurrão...
Acelerador electrónico é normal. O0

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Correia de....??
« Responder #18 em: 07 de Maio, 2012, 20:09:16 »
pode ter sido a do alternador a rebentar e ao rebentar ter se enrolado na cambota entrado na distribuição e ter feito a da distribuição ceder e dai fazer o tal barulho que ouviste .

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re: Correia de....??
« Responder #19 em: 07 de Maio, 2012, 20:51:11 »
Ja deste cabo disso a 300 anos ainda não sabes de nada?!?!

Offline Papi

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 685
  • Feedback: +1/-0
  • Fiesta MK V Turbo Boss
Re: Correia de....??
« Responder #20 em: 08 de Maio, 2012, 21:09:47 »
ainda não saiu o veredicto?  >:D

Offline VMarks
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 319
  • Feedback: +0/-0
Re: Correia de....??
« Responder #21 em: 09 de Maio, 2012, 00:15:34 »
Ja deste cabo disso a 300 anos ainda não sabes de nada?!?!

ainda não saiu o veredicto?  >:D

Só hoje é que chegou à Ford de Viseu, ficaram de fazer o diagnóstico e me contactarem! Em principio amanhã já devo saber que estragos é que lá tem!

pode ter sido a do alternador a rebentar e ao rebentar ter se enrolado na cambota entrado na distribuição e ter feito a da distribuição ceder e dai fazer o tal barulho que ouviste .

Parece-me que o barulho que fez não é compatível com esse trajecto todo! Mas vamos lá ver!
« Última modificação: 09 de Maio, 2012, 00:16:54 por VMarks »

Offline Ivo Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 8308
  • Feedback: +1/-0
  • Escort Xr3iMk3 1983
Re: Correia de....??
« Responder #22 em: 09 de Maio, 2012, 00:18:18 »
Avarias-te longe de casa então.....

Offline VMarks
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 319
  • Feedback: +0/-0
Re: Correia de....??
« Responder #23 em: 09 de Maio, 2012, 00:19:19 »
Avarias-te longe de casa então.....

Foi na A1 perto de Cantanhede!

Offline VMarks
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 319
  • Feedback: +0/-0
Re: Correia de....??
« Responder #24 em: 09 de Maio, 2012, 19:26:06 »
O Fiesta já regressou a casa! Foi só mesmo a tal correia de acessórios e um sensor, aproveitei e mudei o óleo também, ficou-me nos €131!