Garagem do Clube

Autor Tópico: Dificuldade mudar mudança  (Lida 17877 vezes)

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Offline BrunoM
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Dificuldade mudar mudança
« em: 01 de Março, 2014, 19:18:49 »
Boas.
Tenho um Fiesta 1.4 tdci e por vezes quando passo da 1a para a 2a mudança, sinto a caixa presa e só com esforço é que consigo meter a mudança.
Alguém com o mesmo problema?
Obrigado.

Offline Padrinho

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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #1 em: 02 de Março, 2014, 09:54:51 »
Nop, nunca ouvi falar desse problema.

Offline koiratu

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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #2 em: 02 de Março, 2014, 11:59:58 »
o que é presa para ti? tens de fazer muita força, arranha, como é? E as outras entram bem?

De que ano é o carro? Compraste novo? Se não, experimenta trocar o óleo da caixa de velocidades, ou então podes ter alguma coisa lixada na mesma...

Offline BrunoM
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #3 em: 02 de Março, 2014, 23:05:56 »
Custa a meter a mudança, mas felizmente é raro acontecer.
O carro é de 2009 e foi comprado como sendo carro de serviço com 2 meses. Foi na Carfor em Mem Martins.
A mudança não arranha, apenas custa. Também tenho uma Focus de 2008. Queixei-me na Ford, disse que isto não acontecia na Focus e responderam que a embraiagem da Focus não tem nada a ver com a do Fiesta, é muito superior e que a do Fiesta não tinha nada de errado.

Offline koiratu

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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #4 em: 03 de Março, 2014, 00:19:41 »
Ainda o tens na garantia? é que obviamente não é normal uma mudança não entrar bem (excepto a marcha atrás que tinha um pequeno jeito para entrar, pelo menos nos mk6, mas isso já nem era defeito, é feitio mesmo  :D)

Offline BrunoM
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #5 em: 03 de Março, 2014, 11:48:58 »
A garantia já acabou, mas já ha alguns meses que não faz.
Entretanto já foi à revisão e mudaram o óleo.
Vamos ver como se porta daqui para a frente.

Offline lusoWOLF
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #6 em: 22 de Abril, 2014, 22:52:13 »
O meu está igual, e comparado com a caixa de um outro giesta confirmei que não é típico deste carro, nota-se mais quando está frio ainda.

No teu caso a mudança de óleo resolveu? Isto chega a ser incómodo, às vezes está presa de tal forma que parece que não quer desengatar, mas depois de aquecer fica tudo ok.

Offline Mrboss
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #7 em: 23 de Abril, 2014, 11:21:50 »
o meu a frio, a primeira as vezes parece que está com medo de entrar, e parece uma pachacha virgem por lubrificar. tem de se insistir devagarinho, e depois la encaixa lol

mas depois, sem problemas. Isto na primeira.

Marcha atras, defeito de quase todos os ford's, mete primeira, que a marcha atras ja vai melhor

Offline Ivo Silva

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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #8 em: 23 de Abril, 2014, 12:22:54 »
o meu a frio, a primeira as vezes parece que está com medo de entrar, e parece uma pachacha virgem por lubrificar.
:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Offline Fiesta1.8D

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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #9 em: 29 de Maio, 2014, 15:01:56 »
Boas tardes caros amigos.
Bem, parece que o meu mk3 também está com uma alomania dessas. lol
Antes era a marcha atras, parecia que as vezes era a frio e outras a quante, lá esta tinha de ir a primeira e depois a marcha a tras e depois esta fixe.
Mas agora até tipo primeira e segunda estão a custar a entrar, e por vezes entram que parece manteiga, e depois ate parece que a quente ainda melhor. e a marcha a tras ainda custa mais. Agora até parece que mesmo indo a primeira num da com nada.
Será problemas de rolamento de encosto, ou primeiro tentar mudar a valvolina da caixa, não tenha ela apanhado humidade ou outra coisa qualquer. No espigão da caixa, será que se a gente avançar tipo um dente, o pedal não irá fazer mais curso e desembrear melhor?
Sugestões amigos

Offline SandStorm

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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #10 em: 29 de Maio, 2014, 16:52:40 »
Puxa o cabo da embraiagem da caixa, e mete duas anilhas de Ferro no cabo para o manter um pouco mais puxado.
Testa como fica.
Tive de fazer isso no meu orion, pk a quente, nenhuma entrava sem ser com duplas...

Offline david_cabral
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #11 em: 09 de Junho, 2014, 04:27:07 »
Boas.
Tenho um Fiesta 1.4 tdci e por vezes quando passo da 1a para a 2a mudança, sinto a caixa presa e só com esforço é que consigo meter a mudança.
Alguém com o mesmo problema?
Obrigado.
Eu! Mas o meu e de 2 pa 3 e que faz isso. :(

Offline Carlitus
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #12 em: 09 de Junho, 2014, 10:24:36 »
Eu quando tinha dificuldades em trocar mudanças era de 4 para 5, e a travar com o motor em descidas acentuadas as mudancas saltavam fora. No meu caso foi o veio primário da caixa de velocidades e tive de substituir a caixa.

Offline david_cabral
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #13 em: 09 de Junho, 2014, 18:01:13 »
Eu quando tinha dificuldades em trocar mudanças era de 4 para 5, e a travar com o motor em descidas acentuadas as mudancas saltavam fora. No meu caso foi o veio primário da caixa de velocidades e tive de substituir a caixa.

O meu ainda nao chegou a tanto mas ja agora se a caixa tiver um desses problemas pode causar vibracoes em aceleracao no carro?
Ou problemas com a embraiagem podem fazem com que o carro trema em aceleracao?

Offline Carlitus
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #14 em: 09 de Junho, 2014, 18:46:04 »
Eu não tinha vibrações nenhumas em aceleração quando tive esse problema.

Offline david_cabral
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #15 em: 09 de Junho, 2014, 23:26:46 »
Eu não tinha vibrações nenhumas em aceleração quando tive esse problema.

Raios... :/

Offline lusoWOLF
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #16 em: 03 de Julho, 2014, 12:08:06 »
Se estiver como o meu, mudanças por vezes rijas que parece que não está desembraiado, e que treme entre as 1800 e as 2100 é a embraiagem nas couves, e possivelmente a prensa também, solução é um kit de embraiagem. Pelo menos no meu é esse o problema mas como apesar de rijas ainda conseguir meter mudanças vou andando assim :/

Offline koiratu

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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #17 em: 03 de Julho, 2014, 12:28:08 »
isso é estranho... eu só troquei a minha porque ela já patinava em determinada rotação... e quando a mudei, o disco estava bom (e está, tenho-o guardado até), o que tinha ido à vida era a prensa, ainda assim ela era macia como sempre... isso de estar rija e pelo que dizes, parece-me que é mas é o rolamento de encosto que está nas couves e não o resto...

Offline Mrboss
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #18 em: 03 de Julho, 2014, 18:35:46 »
97.500 em cima e sem problemas de caixa, ou mesmo de patinagens. Só mesmo na garantia a bomba principal que fazia encravar as mudanças e tinha de desligar o carro. Nada de mais, embraiagem ainda original, pegam sempre bem as mudanças, e ponos de embraiagem sempre como novo.

No outro dia deixei a Maria andar no meu (ela é um desastre, sim, corri o risco!), e ela achou que a minha manete era demasiado certinha e segura. Perfeita a meter mudanças (ela tem um 206 Hdi de 2006 tambem e aquilo chocalha por todos os lados).


Offline david_cabral
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #19 em: 04 de Julho, 2014, 02:20:57 »
Se estiver como o meu, mudanças por vezes rijas que parece que não está desembraiado, e que treme entre as 1800 e as 2100 é a embraiagem nas couves, e possivelmente a prensa também, solução é um kit de embraiagem. Pelo menos no meu é esse o problema mas como apesar de rijas ainda conseguir meter mudanças vou andando assim :/
O meu treme mas e em velocidade.
Entre os 100 e os 130 salvo erro.
E as mudancas as vezes parece que a manete prende. Especialmente de 2a para 3a. :/
Tambem achonque a causa da vibracao podera vir dai. Ja tinha dito ao meu mecanico mas ele disse que nao devia ser. Mas ja sinto as pancaditas no pedal de embraiagem quando esta a fundo e o carro ja conta com 143mil. E na minha mao as embraiagens ficam um bocado abusadas. Eu conduzo ha bruta muitas vezes e gosto de esticar as mudancas todas para la das 2500rpm. Isto no meu fiesta mk7 1.4tdci que conta com 90cv. Ainda abusa mais da embraiagem por causa da repro.

Offline koiratu

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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #20 em: 04 de Julho, 2014, 03:17:58 »
esticar para lá das 2500? Epá... esticar é para lá das 4000...lol. e o meu faz essa rotação diáriamente, pelo menos 1 vez por dia...lol.

De resto, o regime 'ideal' para andar com eles ainda é entre as 1800-3000, faixa onde têm grande parte do binário por causa do turbo  O0

Offline david_cabral
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #21 em: 04 de Julho, 2014, 13:09:09 »
esticar para lá das 2500? Epá... esticar é para lá das 4000...lol. e o meu faz essa rotação diáriamente, pelo menos 1 vez por dia...lol.

De resto, o regime 'ideal' para andar com eles ainda é entre as 1800-3000, faixa onde têm grande parte do binário por causa do turbo  O0
Eu estava a referir-me por exemplo quando se acelera e o carro entende que se deve mudar de mudanca liga-se uma seta verde a apontar para cima. Mas o carro liga isso sempre as 2000 e poucas rotacoes. Pelo menos o meu e assim. Eu acelero sempre mais um bocado porque se nao quando se muda de mudanca assim que o carro liga a seta parece que depois nao tem forca. Visto que eu so sinto o turbo a ligar a serio a partir das 2000 rotacoes para a frente. Ja agora koiratu sabes quano esta o teu turbo a fazer?
O meu nunca passou dos 1.2bar.

Offline koiratu

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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #22 em: 04 de Julho, 2014, 13:11:33 »
Está a fazer mais que o meu... o meu creio estar a fazer 1bar ou 1.1 (ainda não montei o manómetro, e não me posso fiar muito no que diz o Torque Pro penso eu)...

Quando montar o manómetro ainda vou dar um jeitinho para fazer 1.2/1.3bar, mais que isso não...

Offline david_cabral
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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #23 em: 04 de Julho, 2014, 13:55:24 »
Está a fazer mais que o meu... o meu creio estar a fazer 1bar ou 1.1 (ainda não montei o manómetro, e não me posso fiar muito no que diz o Torque Pro penso eu)...

Quando montar o manómetro ainda vou dar um jeitinho para fazer 1.2/1.3bar, mais que isso não...
Eu acho o torque bastante exacto. Desde que seja bem configurado. Quando se faz um perfil para um determinado carro la desde que se ponham os dados certos funciona tudo bem. So o torque em si nao da para saber os dados exactos por isso se comprares o torque para android por exemplo vais ao google play e fazes download do torque scan. Esse plug-in e que te vai dar os dados exactos para criares um perfil em condicoes e ele te dar dados correctos e precisos.

Offline koiratu

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Re: Dificuldade mudar mudança
« Responder #24 em: 04 de Julho, 2014, 14:29:14 »
Está a fazer mais que o meu... o meu creio estar a fazer 1bar ou 1.1 (ainda não montei o manómetro, e não me posso fiar muito no que diz o Torque Pro penso eu)...

Quando montar o manómetro ainda vou dar um jeitinho para fazer 1.2/1.3bar, mais que isso não...
Eu acho o torque bastante exacto. Desde que seja bem configurado. Quando se faz um perfil para um determinado carro la desde que se ponham os dados certos funciona tudo bem. So o torque em si nao da para saber os dados exactos por isso se comprares o torque para android por exemplo vais ao google play e fazes download do torque scan. Esse plug-in e que te vai dar os dados exactos para criares um perfil em condicoes e ele te dar dados correctos e precisos.

Eu tenho o Torque Pro... não conhecia esse plug-in vou ver... a configuração está tão correcta quanto possível :)