Garagem do Clube

Autor Tópico: Duvida em turbos  (Lida 4013 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luismota

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 302
  • Feedback: +0/-0
Duvida em turbos
« em: 21 de Dezembro, 2016, 11:04:35 »
Boas malta, há uma dúvida que me surgiu e que ainda não consigo perceber, eu ando à procura de um turbo maior para mim mas não sei quando estou a ver um turbo de geometria fixa ou variável, o meu fiesta não tendo centralina já li que não compensa o trabalho de um turbo variável. Portanto, imaginando que eu procuro um turbo 1749 ou um 20, como sei se é geometria fixa ou variável? Obrigado

Offline tddif2000
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2364
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #1 em: 21 de Dezembro, 2016, 22:59:57 »
Tem a sigla v a seguir à referência. 1544 e 1544v

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk


Offline luismota

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 302
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #2 em: 22 de Dezembro, 2016, 00:16:10 »
Tem a sigla v a seguir à referência. 1544 e 1544v

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk
Então tudo que seja va,v,MV ,VB, tudo variável é isso? :)

Enviado do meu Nokia 3310 através de tapatalk
« Última modificação: 22 de Dezembro, 2016, 00:16:26 por luismota »

Offline tddif2000
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2364
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #3 em: 22 de Dezembro, 2016, 00:19:44 »
Yep

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk


Offline luismota

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 302
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #4 em: 22 de Dezembro, 2016, 17:34:25 »
Yep

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk
Já estive a ver e os 1749 que encontro são tudo v ou va, mas que é possível meter a trabalhar com pressão na mesma precisando de uma wastegate e uma afinação bem feita, compensa o trabalho? Que modelos ha de turbos em 17 de geometria fixa? É que não encontro nada. Desde já obrigado :)

Offline tddif2000
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2364
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #5 em: 22 de Dezembro, 2016, 17:52:54 »
Possivel é, trocam o actuador por um de vácuo ou pressão, conforme o carro, mas a parte mais complicada no teu depois é afinar porque tem de levar débito na bomba e tal. Compensa? Depende, se for bem feito compensa sempre mas gastas algum dinheiro.

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk


Offline luismota

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 302
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #6 em: 30 de Dezembro, 2016, 15:18:52 »
Possivel é, trocam o actuador por um de vácuo ou pressão, conforme o carro, mas a parte mais complicada no teu depois é afinar porque tem de levar débito na bomba e tal. Compensa? Depende, se for bem feito compensa sempre mas gastas algum dinheiro.

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk
Okapa, muito obrigado pelo esclarecimento :)

Enviado do meu Nokia 3310 através de tapatalk


Offline marco_sa_lrs

  • 45cv
  • Mensagens: 8
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #7 em: 12 de Janeiro, 2017, 16:05:28 »
boas pessoal, eu nao percebi, o atuador do geo fixa nao da para o de geo variavel?? por exemplo eu tenho um 1.4 tdci 2003, queria colocar o um 1544v, o atuador do meu nao da neste??

abraços

Offline luismota

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 302
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #8 em: 21 de Janeiro, 2017, 09:00:02 »
boas pessoal, eu nao percebi, o atuador do geo fixa nao da para o de geo variavel?? por exemplo eu tenho um 1.4 tdci 2003, queria colocar o um 1544v, o atuador do meu nao da neste??

abraços
Isso eu também não sei, o meu é muito diferente do teu, nem sequer tenho centralina. Já agora, se vais mudar, porque não um maior? 😇

Enviado do meu Nokia 3310 através de tapatalk


Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #9 em: 22 de Janeiro, 2017, 02:01:17 »
LuisMota
Isso ficava bruto com um 1749VB com o atuador por pressão dos motores 2.4JTD dos Alfa Romeos.

marco_sa_lrs
O "actuador de geometria fixa" chama-se wastegate, que tem como função abrir ou fechar um bypass na parte de escape do turbo, para que se tiver a fazer a pressão de admissão máxima que foi "afinada" para o motor, esse bypass abre e o movimento dos gases de escape em vez de fazerem rodar o turbo, passam logo para o escape.
O actuador de geometria variável faz actuar um sistema de alhetas na parte de escape do turbo, que faz aumentar e diminuir a área à volta da compressora consoante o sistema assim o requer. Quando precisa de fazer pressão, a geometria fecha, fica com menos área à volta da compressora. Quando o motor está em vazio (ralenti, desacelerações) ou a atingir a pressão maxima, a geometria abre, para não fazer mais pressão. Normalmente e o mais comum é o actuador da geometria ser por vácuo, mas também se arranja a trabalhar por pressão.

Ja vi pessoal a por o actuador da wategate a servir como actuador de geometria, mas tem de soldar, e o controlo não fica grande coisa, tem uma afinação mais complexa, por causa da adaptação.

Offline marco_sa_lrs

  • 45cv
  • Mensagens: 8
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #10 em: 06 de Fevereiro, 2017, 14:28:22 »
boas, entao qual e´ a sugestao? eu tb nao quero meter nada exagerado, se houvesse algu que fosse so instalar sem grande alteraçoes, seria perfeito!! andei a ler sobre o K03! mas acho que nao e´ plug&play, sabem se existe alguma coisa?

Offline Mendez_21
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 88
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvida em turbos
« Responder #11 em: 06 de Fevereiro, 2017, 23:55:06 »
Eu por acaso também ando com essa questão.
Quero meter um turbo maior um  bocado do que sai de origem e fazer electrónica.
Mas não sei que turbo eide optar.
Se alguém poder ajudar nessa questão.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk