LuisMota
Isso ficava bruto com um 1749VB com o atuador por pressão dos motores 2.4JTD dos Alfa Romeos.
marco_sa_lrs
O "actuador de geometria fixa" chama-se wastegate, que tem como função abrir ou fechar um bypass na parte de escape do turbo, para que se tiver a fazer a pressão de admissão máxima que foi "afinada" para o motor, esse bypass abre e o movimento dos gases de escape em vez de fazerem rodar o turbo, passam logo para o escape.
O actuador de geometria variável faz actuar um sistema de alhetas na parte de escape do turbo, que faz aumentar e diminuir a área à volta da compressora consoante o sistema assim o requer. Quando precisa de fazer pressão, a geometria fecha, fica com menos área à volta da compressora. Quando o motor está em vazio (ralenti, desacelerações) ou a atingir a pressão maxima, a geometria abre, para não fazer mais pressão. Normalmente e o mais comum é o actuador da geometria ser por vácuo, mas também se arranja a trabalhar por pressão.
Ja vi pessoal a por o actuador da wategate a servir como actuador de geometria, mas tem de soldar, e o controlo não fica grande coisa, tem uma afinação mais complexa, por causa da adaptação.