Garagem do Clube

Autor Tópico: Duvidas proximas mods motor  (Lida 11858 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Duvidas proximas mods motor
« em: 14 de Outubro, 2014, 17:57:55 »
Boas
Tenho pensado nisto e nao me consigo decidir.
No meu fiesta 1.4 tdci ja tenho repro. Mas de resto esta completamente stock.
Eu queria uns conselhos da malta mais experiente sobre que mods a nivel de performance fazer a seguir.
E indo tambem pelos custos do mais barato para o mais caro.
E ja agora com umas poucas mods que por aqui tem fiestas com 1.4 tdci quantos cavalitoa e binario conseguem tirar com as vossas mods?

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #1 em: 14 de Outubro, 2014, 19:25:58 »
Do mais barato para o mais caro (já não sei se tens isto tudo ou não):

- anular EGR;
- De-cat;
- Filtro KN ou similar (de caixa);

A partir daqui, começam a subir os custos:

- IC + tubagens (existem várias opções, depois depende de ti...) - deverá ficar-te em pelo menos 200/300€ tudo - recorrendo a material usado claro;
- turbo (novamente tens várias opções, é só pesquisares um pouco por aqui e encontras) - entre turbo novo, ou usado (ao qual convém saber de onde vem e mandar revisionar pelo menos), podes fazer a coisa por 200/300€;
- depois destas duas coisas, tens de fazer nova repro custom para o setup que montes (rondará os 300€/350€ numa casa de confiança).

- injectores, é coisa que não me parece necessária alterar (pelo que já li algures, os de origem conseguem fazer na casa dos 150cv, e mais que isso também já é começar a abusar do motor todo - a não ser que vás partir para alterar internos, etc, o que creio que não se justifica devido ao custo)

Não esquecer que, partindo para IC + Turbo, é inevitável reforçar transmissões (cerca de 80€ cada penso eu), embraiagem (também na casa dos 80€, mas penso que apenas tratam do disco, a prensa não tenho a certeza - investir numa prensa da Sachs racing pode ajudar, por mais uns 350€)...

Depois há muita coisa que pode ser feita, mas lá, está, o custo/benefício creio que não justifica... a meu ver, um bom patamar de potência para estes 1.4 é o dos 120/130cv, mais que suficientes, e ainda deixam margem de "segurança" para os internos, ainda que não se possa, obviamente, abusar muito deles, e é preciso bastante atenção à qualidade dos óleos, e dos materiais utilizados na manutenção do carro, mas pronto, isso acontece com qualquer carro...

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #2 em: 14 de Outubro, 2014, 19:54:14 »
Não esquecer:

- Radiador de óleo: Bem feito na casa dos 150€
- Radiador de combustível: 30€ mais tubagens
- Evans Waterless 180€
- Uns manómetros

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #3 em: 14 de Outubro, 2014, 19:58:15 »
Eu manómetros apostava no da pressão de turbo apenas, e o resto, via OBD consegues a maioria das coisas indispensáveis, e escusa de andar a dar nas 'vistas' :)

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #4 em: 14 de Outubro, 2014, 20:05:15 »
Eu manómetros apostava no da pressão de turbo apenas, e o resto, via OBD consegues a maioria das coisas indispensáveis, e escusa de andar a dar nas 'vistas' :)

Nem tudo existe por OBD e o essencial é a pressão de óleo e temperatura! A pressão do turbo é coisas de homens  :D...

Eu uso este: https://www.youtube.com/watch?v=_Nm5k6BiX9s

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #5 em: 14 de Outubro, 2014, 20:14:05 »
esse é porreirinho sim senhor  O0

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #6 em: 14 de Outubro, 2014, 20:18:14 »
Do mais barato para o mais caro (já não sei se tens isto tudo ou não):

- anular EGR;
- De-cat;
- Filtro KN ou similar (de caixa);

A partir daqui, começam a subir os custos:

- IC + tubagens (existem várias opções, depois depende de ti...) - deverá ficar-te em pelo menos 200/300€ tudo - recorrendo a material usado claro;
- turbo (novamente tens várias opções, é só pesquisares um pouco por aqui e encontras) - entre turbo novo, ou usado (ao qual convém saber de onde vem e mandar revisionar pelo menos), podes fazer a coisa por 200/300€;
- depois destas duas coisas, tens de fazer nova repro custom para o setup que montes (rondará os 300€/350€ numa casa de confiança).

- injectores, é coisa que não me parece necessária alterar (pelo que já li algures, os de origem conseguem fazer na casa dos 150cv, e mais que isso também já é começar a abusar do motor todo - a não ser que vás partir para alterar internos, etc, o que creio que não se justifica devido ao custo)

Não esquecer que, partindo para IC + Turbo, é inevitável reforçar transmissões (cerca de 80€ cada penso eu), embraiagem (também na casa dos 80€, mas penso que apenas tratam do disco, a prensa não tenho a certeza - investir numa prensa da Sachs racing pode ajudar, por mais uns 350€)...

Depois há muita coisa que pode ser feita, mas lá, está, o custo/benefício creio que não justifica... a meu ver, um bom patamar de potência para estes 1.4 é o dos 120/130cv, mais que suficientes, e ainda deixam margem de "segurança" para os internos, ainda que não se possa, obviamente, abusar muito deles, e é preciso bastante atenção à qualidade dos óleos, e dos materiais utilizados na manutenção do carro, mas pronto, isso acontece com qualquer carro...
Ja estava a adivinhar que o primeiro a responder era logo o koiratu. :D
Anular a egr ainda nao anulei. Ando pra fazer isso ha muito tempo ja mas la esta no mes que vem vou ter que por mais dois pneus no fiesta atras sao mais 150euros. Mas a comecar pela egr ja tenho preco pra isso. Deram-me 80euros em orcamento mas so para anular electronicamente. A chapinha eu nao consigo por. Ja desmontei aquilo tudo e nao acho o sitio daquilo. Quanto ao decat. Vou ter problemas na ipo? O meu medo em relacao ao decat e esse. E ao fazer decat com que ganhos fico eu no fiesta? Ao fazer estas duas coisas tenho que mandar reforcar alguma coisa?

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #7 em: 14 de Outubro, 2014, 20:20:56 »
Do mais barato para o mais caro (já não sei se tens isto tudo ou não):

- anular EGR;
- De-cat;
- Filtro KN ou similar (de caixa);

A partir daqui, começam a subir os custos:

- IC + tubagens (existem várias opções, depois depende de ti...) - deverá ficar-te em pelo menos 200/300€ tudo - recorrendo a material usado claro;
- turbo (novamente tens várias opções, é só pesquisares um pouco por aqui e encontras) - entre turbo novo, ou usado (ao qual convém saber de onde vem e mandar revisionar pelo menos), podes fazer a coisa por 200/300€;
- depois destas duas coisas, tens de fazer nova repro custom para o setup que montes (rondará os 300€/350€ numa casa de confiança).

- injectores, é coisa que não me parece necessária alterar (pelo que já li algures, os de origem conseguem fazer na casa dos 150cv, e mais que isso também já é começar a abusar do motor todo - a não ser que vás partir para alterar internos, etc, o que creio que não se justifica devido ao custo)

Não esquecer que, partindo para IC + Turbo, é inevitável reforçar transmissões (cerca de 80€ cada penso eu), embraiagem (também na casa dos 80€, mas penso que apenas tratam do disco, a prensa não tenho a certeza - investir numa prensa da Sachs racing pode ajudar, por mais uns 350€)...

Depois há muita coisa que pode ser feita, mas lá, está, o custo/benefício creio que não justifica... a meu ver, um bom patamar de potência para estes 1.4 é o dos 120/130cv, mais que suficientes, e ainda deixam margem de "segurança" para os internos, ainda que não se possa, obviamente, abusar muito deles, e é preciso bastante atenção à qualidade dos óleos, e dos materiais utilizados na manutenção do carro, mas pronto, isso acontece com qualquer carro...
Ainda o k&n tem que ser de caixa. Conicos pra mim e muito azeite a escorrer por aquele motor. Mais vale uma boa puxada e um de caixa.
Isso vem de inglaterra. Sempre e mais baratito.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #8 em: 14 de Outubro, 2014, 20:24:25 »
Não esquecer:

- Radiador de óleo: Bem feito na casa dos 150€
- Radiador de combustível: 30€ mais tubagens
- Evans Waterless 180€
- Uns manómetros
O radiador de oleo ate e barato. Mas penso que nao seja necessario para ja.
Isso do evans waterless e o que exactamente?
O radiador de gasoleo faz diferenca?
E os manometros nao faco ideia de como os instalar num mk7. E por dentro nao queria furar nada para por manometros. Queria que ficasse xpto.
Ja vi umas capas com sitio para os manometros que se poe no braco que sustenta o tejadilho mas nao acho disso para fiestas mk7 com guiador ha direita. :/ :,(

rcgadjet
  • Visitante
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #9 em: 14 de Outubro, 2014, 22:39:16 »
é um anti congelante sem água
mais info: http://www.evanscoolants.co.uk/

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #10 em: 15 de Outubro, 2014, 00:08:11 »
Decat pode dar problemas na inspecção sim, principalmente se fores sem panelas e a parecer um trator... Por via das dúvidas, procura um catalisador igual barato, e desmiolas ou mandas meter um tubo dentro, de forma a que quem olhe veja lá o catalisador mas esse esteja anulado (se tiver lá apenas o downpipe é chumbo na certa)  O que isso faz é que, assim por alto, tens menos restrição dos gases, com os ganhos naturais, vais 'libertar' um pouco o fôlego ao carro.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #11 em: 15 de Outubro, 2014, 00:22:22 »
é um anti congelante sem água
mais info: http://www.evanscoolants.co.uk/
Isso mete-se em vez de se por anti-congelante normal?

rcgadjet
  • Visitante
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #12 em: 15 de Outubro, 2014, 07:30:13 »
Pelo que percebi no site, sim.
Tem lá a explicar, primeiro tira se o anti congelante normal,  depois usa se um outro produto deles para absorver os restos de água que ficam no sistema (parece que se esse produto é reutilizável) e depois põe se o waterless coolant como se fosse um anti congelante normal.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #13 em: 15 de Outubro, 2014, 08:28:04 »
Pelo que percebi no site, sim.
Tem lá a explicar, primeiro tira se o anti congelante normal,  depois usa se um outro produto deles para absorver os restos de água que ficam no sistema (parece que se esse produto é reutilizável) e depois põe se o waterless coolant como se fosse um anti congelante normal.
E isso nao esforca bomba de agua nem come o circuito por dentro?
E que se o anti congelante do continente abriu as fugas todas no meu punto mk1 nem quero pensar o que e que isso pode fazer. :)

rcgadjet
  • Visitante
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #14 em: 15 de Outubro, 2014, 08:31:17 »
Os gajos no site dizem que não,  que reduz/elimina a corrosão no circuito, agora se esforça a bomba não sei

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #15 em: 15 de Outubro, 2014, 10:18:18 »
Os gajos no site dizem que não,  que reduz/elimina a corrosão no circuito, agora se esforça a bomba não sei
Se for um liquido espesso tipo oleo de motor esforca penso eu. Se for liquido normal e na boa.

rcgadjet
  • Visitante
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #16 em: 15 de Outubro, 2014, 10:26:02 »
Não sei qual é a viscosidade do líquido,  se tipo água se tipo óleo de motor,  mas procura por vídeos no YouTube, pode ser hajam alguns vídeos que mostrem a viscosidad.
Mas se existem carros a usar o waterless em competição a viscosidade deve ser muito próxima da viscosidade da água,  senão a mesma. E também existe waterless específico para clássicos....
« Última modificação: 15 de Outubro, 2014, 10:27:12 por rcgadjet »

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #17 em: 15 de Outubro, 2014, 13:02:35 »
Não sei qual é a viscosidade do líquido,  se tipo água se tipo óleo de motor,  mas procura por vídeos no YouTube, pode ser hajam alguns vídeos que mostrem a viscosidad.
Mas se existem carros a usar o waterless em competição a viscosidade deve ser muito próxima da viscosidade da água,  senão a mesma. E também existe waterless específico para clássicos....
Realmente essa ideia de um anticongelante sem agua e muito boa. Visto que as principais avarias acontecem por conta da agua ou calor.

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #18 em: 15 de Outubro, 2014, 13:26:14 »
Para o 1.4 TDCi:

"
O trabalho normalmente leva até 2 horas. O preço do Power cool é 3 x 2 litros de Power Cool 180. 3x42,54 = 127,62€. O respectivo Prep Fluid 2 x 2 litros ou seja 2x22,71 = 45,42€ Total = 173,04€  Mais a mão de obra = 25€"

Orçamento do importador em Lisboa!

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #19 em: 15 de Outubro, 2014, 17:38:31 »
Para o 1.4 TDCi:

"
O trabalho normalmente leva até 2 horas. O preço do Power cool é 3 x 2 litros de Power Cool 180. 3x42,54 = 127,62€. O respectivo Prep Fluid 2 x 2 litros ou seja 2x22,71 = 45,42€ Total = 173,04€  Mais a mão de obra = 25€"

Orçamento do importador em Lisboa!
Eu vou a inglaterra no fiesta em janeiro. Sera que la e mais barato?

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #20 em: 15 de Outubro, 2014, 17:48:44 »
Ja agora alguem me sabe dizer se isto e normal?
E o motor do meu 1.4 tdci mk7.

http://youtu.be/YaPsyAKlrRA

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #21 em: 15 de Outubro, 2014, 20:13:48 »
Alem disso vi um post a falar sobre wastegate no 1.4 tdci e la tinham estas duas fotos:


E falaram em ajustar aquilo que faz nao sei o que ao turbo. Alguem explica?

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #22 em: 15 de Outubro, 2014, 20:16:58 »
sim, essa "porquinha" é responsável, assim por alto, pelo controlo mecânico do aumento/diminuição da pressão do turbo (controlando a quantidade de gases que passam na turbina ou não)... mexer sem saber, é pedir problemas  O0
« Última modificação: 15 de Outubro, 2014, 20:19:41 por koiratu »

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #23 em: 15 de Outubro, 2014, 20:27:29 »
sim, essa "porquinha" é responsável, assim por alto, pelo controlo mecânico do aumento/diminuição da pressão do turbo (controlando a quantidade de gases que passam na turbina ou não)... mexer sem saber, é pedir problemas  O0
Onde e que encontro alguem que saiba?
Faz mal mexer?
Isso faz alguma coisa em termos de cavalagem e binario?
« Última modificação: 15 de Outubro, 2014, 20:27:59 por david_cabral »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Duvidas proximas mods motor
« Responder #24 em: 16 de Outubro, 2014, 00:38:53 »
Claro, se mexes com o turbo mexe s com a potência... Arriscas é a dar pressão a mais e estoirar isso (e mais pressão pode não te trazer mais cavalagem). Vais a um preparador que sabem mexer... Convém teres manómetro da pressão para veres o que está a fazer... Alem de que, se não houver um ajuste do mapa e dos parâmetros, em vez de ganhos podes mesmo ter perda de rendimento e estoirar material... Lol
« Última modificação: 16 de Outubro, 2014, 00:39:47 por koiratu »