Garagem do Clube

Autor Tópico: EAC e não liga  (Lida 9534 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline hakin
  • 45cv
  • Mensagens: 22
  • Feedback: +0/-0
EAC e não liga
« em: 25 de Novembro, 2011, 18:47:22 »
Boas, tenho um fiesta 1.4 tdci e na segunda ia muito em na segunda circular e o carro deu-me um erro no painel EAC e começou a perder força até se desligar. Após encostar tentei ligá-lo e nada o motor tenta ligar mas não dá.

Após rebocá-lo para o mecânico ele liga-o à máquina e tinha um erro que não era descodificado pela centralina e entretanto já teve a ver se se os injectores estavam bons e se chegava gasóleo ao motor e pelos vistos nessa área não há nada a apontar.

Alguma ideia de qual poderá ser o problema?

Cumprimentos,

Bruno

Offline gmcs
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2449
  • Feedback: +0/-0
  • aquela máquina...
Re: EAC e não liga
« Responder #1 em: 25 de Novembro, 2011, 19:42:55 »
Gostava de poder ajudar mas não estou mesmo a ver o que possa ser, talvez alguém aqui te consiga dar uma ideia.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: EAC e não liga
« Responder #2 em: 25 de Novembro, 2011, 19:43:11 »
ainda aqui à dias apareceu um problema idêntico aqui no fórum..

EAC pelos vistos é relacionado com o acelerador, o nosso é eléctrico (pensando em termos de mk6).
Tenta sacar o acelerador fora, limpa as fichas a que o mesmo está ligado e deve resolver o problema... senão logo se verá... limpa a MAF também...

Offline hakin
  • 45cv
  • Mensagens: 22
  • Feedback: +0/-0
Re: EAC e não liga
« Responder #3 em: 25 de Novembro, 2011, 19:55:31 »
Pois eu já disse isso ao mecânico, no entanto pelo que oiço comentar pelas outras pessoas, quando isso acontece o carro pega à mesma, coisa que não acontece no meu. No entanto vou insistir com ele nesse campo.

Já agora quem já teve um problema com este erro (EAC), gostaria de saber se algum carro não pegou após o erro.

Obrigado pela vossa ajuda,

Cumprimentos,

Bruno Adão

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: EAC e não liga
« Responder #4 em: 25 de Novembro, 2011, 20:21:03 »
seja como for não custa nada tirar o acelerador, limpar e tentar de novo...lol. aquilo são só 4 porcas e ele sai fora, desencaixar a ficha, soprar/limpar, e montar de novo, nem 5minutos levas a fazer isso...

Offline spyviana
  • 45cv
  • Mensagens: 11
  • Feedback: +0/-0
Re: EAC e não liga
« Responder #5 em: 25 de Novembro, 2011, 22:10:45 »
temos a tempos isso acontece no meu. Mas liga sempre e se o deixar ai umas horas ja rola sem aparecer o EAC. Como disseram no forum vou tirar o acelerador.
Tambem me disseram que isso acontece nos dias mais quentes com Ac ligado, de facto é que nestes ultimos tempos nao me tem aparecido.

espero ter ajudado

Offline hakin
  • 45cv
  • Mensagens: 22
  • Feedback: +0/-0
Re: EAC e não liga
« Responder #6 em: 25 de Novembro, 2011, 22:22:51 »
Ok eu vou ver disso, entretanto em várias buscas que tenho feito descobri que aconteceu uma coisa parecida a um fiesta 1.4 tdci e que depois de dois anos, o dono do carro descobriu que o problema dele era num rele das velas numa caixa junto da bateria.

Relativamente a este aspecto é possível que este relé provoque então esta avaria?

Grato pelas vossas opiniões,

Cumprimentos,

Bruno

Offline pauloalex
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2283
  • Feedback: +3/-0
  • Fiesta MK6 1.4 TDCi
Re: EAC e não liga
« Responder #7 em: 28 de Novembro, 2011, 12:33:55 »
Sim, pode não ser a origem do problema mas "ajuda" a que isso aconteça, principalmente no tentar por o motor a trabalhar...podem fazer logo esse despiste verificando se as velas têm corrente e se aquecem.
A unica vez que senti o meu carro a perder força foi quando fiquei sem gasóleo :P
Se está a chegar gasóleo ao motor verifica os contactos do acelerador e fazer um reset à centralina, desligando a bateria por uns bons minutos a ver se o erro se mantém

Offline NelMag
  • 45cv
  • Mensagens: 2
  • Feedback: +0/-0
Re: EAC e não liga
« Responder #8 em: 14 de Janeiro, 2014, 23:58:17 »
Caros

Há já mais de um ano que me sucede algo parecido, num Ford Fiesta 1.4 TdCi SportVan com 200k km.
Em circulação a velocidade superior nas ocasiões de mudança brusca de velocidade, quer na aceleração em subidas ou ultrapassagens, quer nas desacelerações para ramais de saída de auto-estrada, surge-me o aviso "EAC Fail" já aqui conversado.
Adicionalmente é suspendida a aceleração do motor pelo que as rotações descem bruscamente, até a uma velocidade que apenas permite a circulação nas engrenagens mais baixas.
O desligar o motor e religar do mesmo soluciona... algo que me habituei a fazer mesmo em movimento mas que totalmente desaconselho!
Irei, numa revisão em breve, explorar a causa para tentar eliminá-la.
Agradeço sugestões e comprometo-me a, uma vez avançar com trabalhos, expor aqui o resultado.

Já agora informo que esta situação é muito frequente nos Ford Fiesta.
De uma pesquisa na internet encontrei inúmeros sites e blogues, sobretudo do Reino Unido, a abordar o "EAC fail" pelo que se para os proprietários de veículos mais recentes esta matéria é novidade sugiro que estejam atentos e preparados para mais esta má surpresa.

Já agora:
Todo o sistema eléctrico do meu veículo é cheio de problemas!
Começou cedo a dar-me dores de cabeça pelo alarme "GT Alarm" que me informou o vendedor seria o sistema recomendado pela marca mas que, parece-me, terá sido instalado por um amigo que passado uns meses já não existia!!
Também experimentei por diversas ocasiões situações caricatas como o hábito de os vidros fecharem sem qualquer accionamento quando em movimento em dias de maior calor!  >:D
Alterei a bateria para 12V 70Ah por manifesta insuficiência da bateria de origem para o alarme.
Presentemente desliguei o alarme por o fecho automático dos vidros ter adormecido e suceder que por distracção poder ligar o alarme de vidros abertos!

Até breve.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: EAC e não liga
« Responder #9 em: 15 de Janeiro, 2014, 01:15:28 »
Isso da 'suspensão da aceleração'/falta de força/ 'whatever' deverá ser o carro a entrar em safe mode penso eu.

Faz as verificações referidas atrás e talvez te resolva, senão nada como ligar o carro à máquina e ver se há mais erros e quais...

Andares a ligar/desligar em andamento é pedir problemas...

A situação que dizes "frequente" terá a ver com o acelerador eléctrico e todos o têm (desde há uns anos) penso eu... Mas pode ser algo tão simples como um mau contacto/sujidade... desmonta o pedal que é fácil e vê se está tudo bem ligado :)


"Todo o sistema eléctrico do meu veículo é cheio de problemas!"

- és o primeiro caso que oiço a dizer isso...

"Começou cedo a dar-me dores de cabeça pelo alarme "GT Alarm" que me informou o vendedor seria o sistema recomendado pela marca mas que, parece-me, terá sido instalado por um amigo que passado uns meses já não existia!!"

- pode explicar muitos (ou até todos) dos problemas do sistema eléctrico... incluindo todos os que referes no seguimento do texto... ou seja, alguém andou para aí a mexer e fez asneira (por acidente ou falta de conhecimento) ao que me apercebo, e agora tanto pode ser simples de resolver como podes ter aí várias chatices... conselho... saca o alarme fora (num electricista de confiança), e tenta repor o carro como 'de origem'... ou muito me engano ou os problemas que referes vão-se resolver  O0

Boa sorte com isso  O0

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: EAC e não liga
« Responder #10 em: 15 de Janeiro, 2014, 02:32:02 »
Geralmente quando se monta um alarme no Manuel GT é o que acontece. É preciso muito cuidado a montar um alarme moderno. Leva o carro, a Ford para o electricista te refazer o que estragaram.

Garanto-te que EAC fail é tudo menos comum nestes modelos. O meu já viu o mundo e nunca teve sequer erros de centralina que não fossem causados por mim  :D, muito menos esse erro.