Caros
Há já mais de um ano que me sucede algo parecido, num Ford Fiesta 1.4 TdCi SportVan com 200k km.
Em circulação a velocidade superior nas ocasiões de mudança brusca de velocidade, quer na aceleração em subidas ou ultrapassagens, quer nas desacelerações para ramais de saída de auto-estrada, surge-me o aviso "EAC Fail" já aqui conversado.
Adicionalmente é suspendida a aceleração do motor pelo que as rotações descem bruscamente, até a uma velocidade que apenas permite a circulação nas engrenagens mais baixas.
O desligar o motor e religar do mesmo soluciona... algo que me habituei a fazer mesmo em movimento mas que totalmente desaconselho!
Irei, numa revisão em breve, explorar a causa para tentar eliminá-la.
Agradeço sugestões e comprometo-me a, uma vez avançar com trabalhos, expor aqui o resultado.
Já agora informo que esta situação é muito frequente nos Ford Fiesta.
De uma pesquisa na internet encontrei inúmeros sites e blogues, sobretudo do Reino Unido, a abordar o "EAC fail" pelo que se para os proprietários de veículos mais recentes esta matéria é novidade sugiro que estejam atentos e preparados para mais esta má surpresa.
Já agora:
Todo o sistema eléctrico do meu veículo é cheio de problemas!
Começou cedo a dar-me dores de cabeça pelo alarme "GT Alarm" que me informou o vendedor seria o sistema recomendado pela marca mas que, parece-me, terá sido instalado por um amigo que passado uns meses já não existia!!
Também experimentei por diversas ocasiões situações caricatas como o hábito de os vidros fecharem sem qualquer accionamento quando em movimento em dias de maior calor!

Alterei a bateria para 12V 70Ah por manifesta insuficiência da bateria de origem para o alarme.
Presentemente desliguei o alarme por o fecho automático dos vidros ter adormecido e suceder que por distracção poder ligar o alarme de vidros abertos!
Até breve.