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Autor Tópico: Erro E136...  (Lida 11872 vezes)

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Offline kablamis
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Erro E136...
« em: 30 de Maio, 2012, 14:57:28 »
Boas! Tenho um ford fiesta 1.4 tdci van a gasoleo, que desferrou o combustivel, pois estou no estrangeiro e o carro nao pode andar aki por ter matricula Portuguesa...Logo o que fazia era de semana a semana colocava-o a funcionar ao ralenti, so que o gasoleo acabou...Voltei a colocar mais, mas agora acende as duas luzes de avaria de motor, e fazendo o test a centralina atravez do botão do odometro sai-me o er 136..Alguem me pode ajudar nestes pontos pf...

O que quer dizer este erro - ER136?

Como ferrar novamente o sistema?

Como fazer reset à ecu para apagar este erro, visto que desligar os cabos da bateria não o resolvem?

Abraços

kablamis
« Última modificação: 30 de Maio, 2012, 14:58:20 por kablamis »

Offline koiratu

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Re: Erro E136...
« Responder #1 em: 30 de Maio, 2012, 15:20:16 »
ferrar é simples... gasóleo no depósito, e depois vais ao motor e em cima tens uma cena que podes apertar e assim 'chupar' o gasóleo até sentires aquilo cheio (não me lembro o nome disso...hehehe)... depois é dar normalmente à chave...  basicamente é onde está marcado nessa foto que tirei da net...é um mk6.5 mas é a mesma coisa tal e qual...



Não podes andar com o carro por ter matrícula portuguesa? Não será porque o teu seguro não abrange o país onde estás?

Offline Ivo Silva

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Re: Erro E136...
« Responder #2 em: 30 de Maio, 2012, 15:44:38 »
Epa o ex de uma colega minha trabalha em Inglaterra tem um Fiat Punto com matricula tuga e desde o dia em que foi trabalhar para la sempre o usou para ir e vir de la e andar por lá o ano passado em Setembro foi mandado parar numa operação stop e foi condenado a pagar 3.500 libras de multa e o carro foi-lhe apreendido durante 3 meses e ao fim desses 3 meses teve que o retirar de Inglaterra....Agora não sei se lhe deram a oportunidade de o legalizar ou se comprou outro lá porque os carros ate que sao baratuxos lá.....Quanto ao erro epah se calhar eh melhor levares a ford mais perto ou um mecanico que faça testes de diagnostico o que não deve ser coisa rara ai por fora....

Offline pauloalex
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Re: Erro E136...
« Responder #3 em: 30 de Maio, 2012, 16:18:16 »
Relativamente ao significado do erro e136, é isto que significa: "Oxygen sensor not switching/system lean Left or Front HO2S - Fuel control"

Tal como o koiratu disse, apertas essa bomba com uns bons litros de gasóleo no deposito durante uns 2 ou 3 minutos( à medida que vais apertando, vais ouvindo o gasóleo a puxar e a bomba a ficar mais rija). Depois é só dares à chave que isso deve pegar à primeira. Depois de o motor estar a trabalhar, o erro deve desaparecer ao fim de algum tempo. Caso não desapareça, tira os cabos da bateria durante uma ou dias horas e está novo...

Offline kablamis
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Re: Erro E136...
« Responder #4 em: 30 de Maio, 2012, 16:27:11 »
Boas! Estou nas ilhas canárias, espanha, e como sou residente, carros estrangeiros podem circular apenas 1 mes até trocar a matricula.ja comi 500euros à conta disto e por isso encostei-o..

Ora bem...Este carro não tem bomba...O tubo metalizado vem debaixo do carro e entra num especie de filtro de combustivel, uma peça redonda, tipo bola, toda de plastico , onde entra esse tubo que vem debaixo do carro, e outro que sai para baixo da caixa do filtro de ar...

Logo a caixa do filtro de ar não me quer sair, e já dei com uma porca debaixo desta bola rigida de plastico...Ao despertar a porca, sai o gasoleo que estava dentro do filtro...Nem com a ignição ligada, nem chupando sai algum tipo de liquido por algum dos tubos...Tb ja tentei encher o filtro mas sem sucesso..

Como resolver o problema de ferrar sem a dita bomba de pressionar?
Como resolver o problema do erro e136 visto que o meu carro por ser mais novo que esse na foto não têm essa bomba, com o o ferro?

Abraços

kablamis

Offline koiratu

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Re: Erro E136...
« Responder #5 em: 30 de Maio, 2012, 16:34:33 »
Por ser mais novo? Ou porque já foi alterado? É o que os 1.4tdci a nível de motor são todos iguais penso eu... o teu carro é de que ano?

Até 2008 pelo menos é igual a isso... nos mk7 é capaz de haver alguma diferença, mas só se for no posicionamento dessa 'bomba' porque de resto não acredito que o motor seja diferente...

Seja como for, procura no manual do carro porque isso vem lá de certeza, tal como vem nos mk6/6.5 etc...

Offline pauloalex
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Re: Erro E136...
« Responder #6 em: 30 de Maio, 2012, 16:57:43 »
EDIT:

mesmo num mk7 a configuração do motor não muda muito...


Se junto ao filtro de ar não tiveres a tal bomba, é porque essa parte foi alterada por alguém. Tira uma foto ao motor para te melhor podermos ajudar!
« Última modificação: 30 de Maio, 2012, 17:10:00 por pauloalex »

Offline kablamis
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Re: Erro E136...
« Responder #7 em: 30 de Maio, 2012, 17:29:44 »
Boas! O carro eu comprei-o km0 mesmo novo no stand..Logo esteve sempre comigo, e ninguem alterou nada pois por ter apenas 25 mil kms, e aparte de uma mudança de óleo que ffez aos 15 mil, feita por mim, nunca este carro conheçeu mecanicos...

Tirei algumas fotos ao meu carro, e bombas de apertar não está lá nenhuma..:Com base nas fotos que coloco por favor ajudem-me em identificar como resolvo o problem a da purga do combustivel pf...

Ja agora nessa foto que colocas.te importas-te de sublinhar a volta em vermelho por exemplo onde esta a bomba para purgar?

mt obrigado...
Edit, cá vão as fotos...Em relação ao serviço técnico ford, existe um apenas nesta ilha e esta a 150km daki...Calculo que não fike mt barato uma deslocação do mecanico, e/ou ter de levar o carro até a oficina, e como será só ( entre aspas ) lol, purgar o sistema, eu creio que com a vossa ajuda serei capaz de o fazer :)...



http://imageshack.us/g/6/cam1624.jpg/

« Última modificação: 30 de Maio, 2012, 17:45:58 por kablamis »

Offline pauloalex
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Re: Erro E136...
« Responder #8 em: 30 de Maio, 2012, 17:36:25 »
Tens que fazer o upload da foto para um servidor tipo imageshack e depois colocas aqui o link...

dá uma olhadela neste link: http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php/topic,3646.0.html

Offline kablamis
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Re: Erro E136...
« Responder #9 em: 30 de Maio, 2012, 17:49:58 »
Boas! No manual ja vi e não vem...Infelizmente...O mais tecnico que la vem é a falar do filtro do oleo...Sobre o combustivel têm apenas a info de um filtro de particulas e pouco mais diz...
O carro é um ford fiesta 1.4 tdci de 2010...Comprei novo e nunca ninguem mexeu no carro...


Abraços

kablamis


Por ser mais novo? Ou porque já foi alterado? É o que os 1.4tdci a nível de motor são todos iguais penso eu... o teu carro é de que ano?

Até 2008 pelo menos é igual a isso... nos mk7 é capaz de haver alguma diferença, mas só se for no posicionamento dessa 'bomba' porque de resto não acredito que o motor seja diferente...

Seja como for, procura no manual do carro porque isso vem lá de certeza, tal como vem nos mk6/6.5 etc...
« Última modificação: 30 de Maio, 2012, 17:56:20 por kablamis »

Offline Papi

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Re: Erro E136...
« Responder #10 em: 30 de Maio, 2012, 18:35:15 »
Alguns não trazem, tal como os 1.6

Offline koiratu

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Re: Erro E136...
« Responder #11 em: 30 de Maio, 2012, 18:45:14 »
então mas na teoria, os 1.4tdci sendo todos a mesma coisa deveriam trazer, até mesmo por uma questão de facilidade na sua construção...

Mais alguém que não tenha isto num 1.4tdci?

Mas também te digo, se tiraram isso nos mk7, é como andar de cavalo para burro... aquilo dá jeito, não ocupa grande espaço e é o suficiente para um gajo não ficar empanado quando fica sem gasóleo por um motivo qualquer...

Offline kablamis
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Re: Erro E136...
« Responder #12 em: 30 de Maio, 2012, 18:50:16 »
O meu é rigorasamente igual a essa foto desse carro azul que está em cima....Contudo nem nesse nem no meu vejo a dita bomba...Realmente eu na berlingo ke tive tinha la essa bomba, ,mas neste carro a não ser que tenha uuma forma diferente ou estar escondida eu não a vejo...

Alguem com conheçimento de como purgo o carro?

Abraços

kablamis


então mas na teoria, os 1.4tdci sendo todos a mesma coisa deveriam trazer, até mesmo por uma questão de facilidade na sua construção...

Mais alguém que não tenha isto num 1.4tdci?

Mas também te digo, se tiraram isso nos mk7, é como andar de cavalo para burro... aquilo dá jeito, não ocupa grande espaço e é o suficiente para um gajo não ficar empanado quando fica sem gasóleo por um motivo qualquer...

Offline kablamis
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Re: Erro E136...
« Responder #13 em: 30 de Maio, 2012, 20:11:40 »
Boas! Ja ganhei coragem e ja desviei a caixa do filtro de ar...Abaixo so estão os injectores e uma pekena bomba electrica do tamanho de um tremoço, que apenas faz de  T  , ou seja, o sistema é este...

O gasoleo vem do deposito directo ao filtro,que depois de limpo, sai e vai a esta pekenissima bomba, que por sua vez reparte para os injectores...

Lembro-me de ver alguem uma vez a ferrar injectores...So não me lembra se abria os 4 ao mesmo tempo e ia fechando à medida que estavam ferrados ou se abria um até sair sem ar, fechava esse e passava a outro...

podem ajudar-me?Para ferrar os injectores é abrir os 4 ao mesmo tempo e ir fechando um a um, ou abrir um a um, e só passar ao proximo quando ja tiver o anterior ferrado?

Abraços

kablamis

Offline koiratu

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Re: Erro E136...
« Responder #14 em: 30 de Maio, 2012, 20:45:01 »
olha, se estás com a mão na massa e visto que não traz a outra 'bomba manual', podes aproveitar e meter uma... existem umas até que é um género de botão, que fazem exactamente a mesma coisa (ainda à pouco tempo metemos um numa 505)...

Offline kablamis
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Re: Erro E136...
« Responder #15 em: 30 de Maio, 2012, 21:05:16 »
Boas! Diz-me onde a ligo...Assim evito de estar a ferrar isto em 2 partes...Ao ke percebi tenho de ferrar desde o deposito ao filtro, depois desde o filtro aos injectores...Diz-me tin tin por tin tin onde e como conectoadita bomba que na sexta passo pela sucata e trago uma...De kk motor ou marca serve?

Abraços

kablamis


olha, se estás com a mão na massa e visto que não traz a outra 'bomba manual', podes aproveitar e meter uma... existem umas até que é um género de botão, que fazem exactamente a mesma coisa (ainda à pouco tempo metemos um numa 505)...

Offline billnext
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Re: Erro E136...
« Responder #16 em: 01 de Junho, 2012, 16:08:33 »
Boas
Se nesse modelo de 2010 não tem bomba é porque isso pouco serve.
E por experiência própria comprava uma seringa dessas de oleo e injectava gasóleo no filtro e no circuito de tubagem desligava os tubos a nivel do filtro para poder injectar.

Fiz a uns tempos se não em erro a 6 meses atrás uma substituição de tubos e filtro e posso te dizer que podes bombear na pêra que não te vai servir a nada não tendo lá gasóleo nos tubos não vais poder amortecer o circuito de combustível, até tive a bateria nas lonas passado uma hora de tanto insistir, no dia a seguir fui as bombas buscar 3 litros +- de gasóleo e com mais calma enchi os tubos e o filtro liguei a bateria a outro carro e foi logo a primeira.... até fiquei com medo de ter danificado os injectores de tanto insistir mas até hoje.

Para o erro do auto nada sei mas se fosse a ti depois de ferrares o circuito de combustível não insistes muito tempo porque os injectores são bastante sensíveis.

Offline koiratu

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Re: Erro E136...
« Responder #17 em: 01 de Junho, 2012, 19:27:05 »
pois... mas se tiveres 10/15lts no depósito consegues ferrar o sistema com a pêra!.. agora se meteres 5lts se calhar não chega...

Offline billnext
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Re: Erro E136...
« Responder #18 em: 01 de Junho, 2012, 21:42:30 »
Se o circuito esta vazio não acredito que consigas puxar pelo gasóleo tens de dar muito a bomba eu não consegui.
E como uma bomba de agua se estiver fora de um poço tens de encher a bomba de agua para poder esta funcionar tendo ar não consegues.  :tickedoff:

Não é a questão de teres 1 litro de gasóleo e 10 ou 20 o gasóleo tem de estar preenchido nos tubos até a tua bomba injectora.
E ai sim quando apertas a pêra já sentes o gasóleo a criar pressão no circuito e lembra -te os carros de hoje fazem a purga automática do ar do circuito antes é que era necessário fazer a purga a nível de injectores.
Podes tentar da maneira que entenderes mas se poderes preencher o circuito com gasóleo já terás a possibilidade de bombear na pêra se a tiveres.
A pêra só serve para quando mudas o filtro porque nela tens gasóleo ainda e ai consegues amortecer o circuito.
Mais não posso ajudar.
« Última modificação: 01 de Junho, 2012, 21:52:56 por billnext »

Offline kablamis
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Re: Erro E136...
« Responder #19 em: 03 de Junho, 2012, 20:55:47 »
Obrigado pelas ajudas...Ja tentei com uma seringa, mas o tubo que vem do deposito parece que nunca fica cheio...Pk será?

Será que darà para ligar 12 volts directos à pekena bomba electrica que esta na saida do filtro de gasoleo e esperar que esta puxe o gasoleo de todo o circuito até à sua saida?

Ou seja, a pekena bomba, tem vários tubos, um deles vem do filtro de gasoleo, outro deles segue para os injectores...Depois tem mais dois ke nao sei para onde vão...Estava a pensar em desconectar todos os tubos, e deixar apenas o tubo de entrada, ou seja o que vem do filtro de gasoleo...Depois ligar a bomba a 12v da bateria, e esperar que como tem as saidas sem tubos, que saia todo o ar, até que saia só gasoleo...Depois de sair so gasoleo, coloco então gasoleo nos restantes tubos, até que fiquem cheios, e assim já teria o circuito ferrado...Ou será que não?

Abraços

kablamis

Offline Papi

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Re: Erro E136...
« Responder #20 em: 03 de Junho, 2012, 21:34:23 »
o procedimento para ferrar o 1.6 (que no fim é quase o mesmo) implica ligar uma bomba de vácuo ao tubo de saída do filtro, por isso não é assim tão simples.

Offline kablamis
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Re: Erro E136...
« Responder #21 em: 03 de Junho, 2012, 21:59:51 »
Boas! E a pekena bomba que esta ligado do lado esquerdo, onde esta conectado o tubo de saida do filtro de gasoleo não consegue puxar o gasoleo desde o deposito até à saida da dita pekena bomba?Ou akilo nem bomba é e a sua função é outra?

Abraços

kablamis