Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta MK4 1.8 D - Marcha atras não entra (sistema de segurança da caixa)  (Lida 7395 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KLUCA
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 186
  • Feedback: +0/-0
  • pedalando por aí...
(o titulo do tópico foi alterado em 22/02/2012 já depois de algumas respostas de users, por forma a se tornar mais claro o problema em alguma pesquisa pelo forum. Parece ser raro mas pode acontecer.....a mim aconteceu :( )

Boas,

Hoje e sem nunca ter avisado nada , a marcha atrás do fiesta 1.8 D simplesmente deixou de entrar...

Todas as outras mudanças entram na perfeição.

Neste carro a marcha atrás é puxando a alavanca toda para a direita e depois puxar para trás. Ora depois de puxar para a direita, vou tentar puxar para tras e nem tão pouco parece que está lá o sitio para a alavanca ir.

Já tentei puxar ao maximo para a direita e depois para trás e nada...

já tentei com o motos desligado e nada....

sempre o mesmo


Alguem sabe o que poderá ser?

Obrigado
« Última modificação: 23 de Fevereiro, 2012, 02:44:38 por KLUCA »

Offline Dfmgnclvs
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 944
  • Feedback: +7/-0
Re: Fiesta MK4 1.8 D - Marcha atras não entra
« Responder #1 em: 11 de Fevereiro, 2012, 02:27:02 »
Experimenta com o motor desligado e com a embraiagem no fundo, metes um pé de fora, e dás um empurraozinho ao carro, e vê se entra, senão algo deve ter saído do sítio...!

Offline titau
  • 45cv
  • Mensagens: 4
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK4 1.8 D - Marcha atras não entra
« Responder #2 em: 11 de Fevereiro, 2012, 04:47:43 »
O meu às vezes acontece o mesmo mas quando o comprei já vinha assim lol a solução é fazer o que disseram no tópico acima, ou então como eu faço meto a 5ª e marcha a trás, ou 1ª e marcha atrás até dar.

Maraki
  • Visitante
Re: Fiesta MK4 1.8 D - Marcha atras não entra
« Responder #3 em: 11 de Fevereiro, 2012, 13:18:30 »
Faz assim, metes a 1ª e de seguida vais directo para marcha atrás.

Se mesmo assim não entrar, carregas na embraiagem, largas a embraiagem (em ponto morto claro) e tentas outra vez o que disse em cima (método da dupla embraiagem).

Caso na disto funcione aconselho-te a afinares a embraiagem nos dentes do pedal da embraiagem. é dar umas voltas para ela pegar mais em cima que assim já deve entrar bem.

Offline leonardo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 88
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta MK4 1.8 D - Marcha atras não entra
« Responder #4 em: 15 de Fevereiro, 2012, 12:13:26 »
 meu 1.8 tddi tambem faz o mesmo, por vezes a marcha atrás não entra. Mas não te preocupes. Faz como o pessoal aqui diz.

Nunca forces demasiado. Se ela não entra é porque, pra já não deve estar a desembraiar bem e depois supostamente os carretos não estão sincronizados.



no meu caso pelo menos, o disco parece estar bom mas não desembreia bem. De qualquer maneira não é grave, e o que eu costumo fazer para a marcha atrás entrar é:

meto a 1ª e ando só um "pintelho" para a frente e depois a marcha atrás já entra;

destravo e deixo descair o carro para a frente/pra trás e depois a m. atrás já entra;

carrego na embraiagem umas vezes, meto a 1ª e 3ª e 5ª e, por vezes, já dá pra me ter a m. atrás.

Offline KLUCA
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 186
  • Feedback: +0/-0
  • pedalando por aí...
Re: Fiesta MK4 1.8 D - Marcha atras não entra
« Responder #5 em: 18 de Fevereiro, 2012, 02:41:05 »

nepia...nada do que já foi dito no tópico até agora

ao que parece partiu uma mola dentro da caixa.....  :(

depois trago mais noticias....

Offline KLUCA
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 186
  • Feedback: +0/-0
  • pedalando por aí...
Re: Fiesta MK4 1.8 D - Marcha atras não entra (sistema de segurança da caixa)
« Responder #6 em: 08 de Março, 2012, 01:09:12 »
bom, o Fiesta tá de volta a casa

A avaria foi mesmo no tal sistema de segurança da caixa que tem como função evitar que ao tirar a quinta, não se meta a marcha atrás por engano. Quem tiver um destes 1.8D MK4 pode reparar que ao tirar a quinta, não consegue levar a manete das mudanças directamente para a marcha atrás.

Ora ao que aprece partiu uma mola do tal sistema e o mecânico resolveu meter outro pois na Ford só vendem o sistema completo, cerca de 40 éros

Não sei se dava para mudar só a mola, o que ficaria mais em conta.

deve ser uma avaria rara , mas cá fica o registo....espero que não ajude ninguém eheheeheh....pois para reparar teve de sair a caixa fora  :knuppel2:

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Fiesta MK4 1.8 D - Marcha atras não entra (sistema de segurança da caixa)
« Responder #7 em: 08 de Março, 2012, 01:24:28 »
pois dá um bocado de trabalho , e pelo menos eu nunca vi nada disso acontecer numa caixa ford , e por cá nas oficinas da ford nunca tinha visto isso acontecer , há dias em conversa com eles sobre serviço lembrei me deste caso insólito e ainda era novidade para eles.

Offline KLUCA
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 186
  • Feedback: +0/-0
  • pedalando por aí...
Re: Fiesta MK4 1.8 D - Marcha atras não entra (sistema de segurança da caixa)
« Responder #8 em: 08 de Março, 2012, 01:39:07 »
deve ser mesmo algo raro, pois a peça teve se ser encomendada e levou perto de 5 dias a chegar.

a unica coisa que sei é que a ultima marcha atrás que meteu foi depois de sair na estrada que dá para sair de casa que tem cerca de 100 metros , devia ir em 3ª  e parei e quase em simultâneo meti a marcha atrás e fiz cerca de 80 metros para trás.

depois nunca mais meteu :)

e realmente quando estava ao telefone a explicar o que tinha acontecido lembro-me bem da frase do mecanico:

"lucas....eu não conheço essa avaria...."

:)

Offline Mrboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 5103
  • Feedback: +9/-0
  • Não t rias do meu carro,a tua namorada pode lá tar
Re: Fiesta MK4 1.8 D - Marcha atras não entra (sistema de segurança da caixa)
« Responder #9 em: 08 de Março, 2012, 08:22:00 »
A caixa oscila. Uma vez com a bubadeira, encostei-me para o lado do pendura e quando meti marcha atras, ela não entrava. Não liguei e achava que estava teimosa. De manha, é que vi, a 1ª estava no sitio da 3ª, a 3ª no sitio da 5ª, e por consequente, a 5ª e marca atras entravam muito mal mesmo...

Sei que não é exemplo dizer que tava com uma bubadeira, mas foram tempo antigos, e a 500 mts de casa...  >:D