Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta MK6.5 Gasoleo a pingar  (Lida 8508 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Luís Pereira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 87
  • Feedback: +0/-0
  • sou o melhor da minha rua :P
Fiesta MK6.5 Gasoleo a pingar
« em: 19 de Janeiro, 2013, 18:17:11 »
Boas
Tava eu dar um passeio com a maria, e como está bom tempo hj decidimos ir até ao monte escuro na RG.
Na subida de calçada, após uns 3km senti o carro a perder força numa 3ª, 2ª até que notei que estava a sair algum fumo do capô!  :tickedoff: Parei imediatamente o carro e olhei para a luz da temperatura e apontava 90, no meio. Abri o capô e tava calor pra karáças e a sair ainda um pouco de fumo que rapidamente se dissipou. O liquido de refrigeração está ok, e a entrar no motor. notei que a ventoinha não estava a funcionar. Deixei o carro a arrefecer uma beka e peguei direito para pdl devagarinho. Ainda assim ele vinha a subir a temperatura mt rapidamente até meio, fiz duas paragens de 15m para chegar ate casa com o carro inteiro. Entretanto ele ja baixou o ponteiro, mas nunca senti ou vi a ventoinha a funcionar. :tickedoff: Tou preocupado, pois comprei o carro à 2 semanas e ainda so fiz 800km com ele. Tem 88256km. Nao notei que ele esteja a derramar oleo do motor ou a perder liquido de refrigeração. Na compra eles colocaram oleo 10w40, filtro oleo e ar.

cumprimentos,
« Última modificação: 22 de Janeiro, 2013, 18:40:55 por Luís Pereira »

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #1 em: 19 de Janeiro, 2013, 18:20:37 »
opá tão estranho isso.
o meio é a cena normal, mas deitar fumo, não!
será que ele tem ar no circuito? pode ser isso... com ele já bem frio, abre a tampa do vaso de expansão e mete a trabalhar. controla o nível do líquido e a temperatura. se baixar, ao menos o termostato abre e está a deixar sair o ar das tubagens.

se não for nada disto, epá, não sei.

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #2 em: 19 de Janeiro, 2013, 18:32:21 »
Isso é mesmo muito estranho.. Também partilho a opinião de ar no circuito.. assim de repente não se me surge mais nada.. 
« Última modificação: 19 de Janeiro, 2013, 18:32:50 por Frederico Silva »

Offline Luís Pereira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 87
  • Feedback: +0/-0
  • sou o melhor da minha rua :P
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #3 em: 19 de Janeiro, 2013, 18:40:42 »
Bem pessoal, eu contatei o stand e eles disseram pra deixar lá o carro na segunda feira. Referiram que poderia ser o termoestato que não está fazer bom contacto e daí a ventoinha não estar a ligar se. Perecebo pouca coisa de mecânica, mas garanto que vi sair fumo com o carro ainda em andamento na subida, ai é que parei o carro. pensei que fosse dos pneus ou assim, mas quando abri o capô saiu logo uma malha de fumo branco, depois passou.

Offline SandStorm

  • Administrador
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 13375
  • Feedback: +6/-0
  • Powered by: Big Booty, shake that ass!
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #4 em: 19 de Janeiro, 2013, 18:45:13 »
se houver ar, o sensor de temperatura para o quadrante não consegue marcar correctamente.
se o sistema estiver bem pressurizado, sem ares e tal, neste caso a temperatura indicada no quadrante seria muito superior.
pessoalmente, o meu MK6 só me liga a ventoinha de verão se andar muito tempo a 20 à hora e depois o desligar. Nem com escáfias ela trabalha.
e a única vez que ví a sair fumo branco, foi quando eu ao montar uma FSE, apertei mal o tubo de retorno da gasolina e vasava-me para o motor.

no teu carro, vaço votos que eles resolvam-te bem o problema e que seja uma coisa fácil.

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #5 em: 19 de Janeiro, 2013, 18:45:43 »
Bem pessoal, eu contatei o stand e eles disseram pra deixar lá o carro na segunda feira. Referiram que poderia ser o termoestato que não está fazer bom contacto e daí a ventoinha não estar a ligar se. Perecebo pouca coisa de mecânica, mas garanto que vi sair fumo com o carro ainda em andamento na subida, ai é que parei o carro. pensei que fosse dos pneus ou assim, mas quando abri o capô saiu logo uma malha de fumo branco, depois passou.

Fizeste bem... E ver fumo em andamento já não é bom sinal.. O ideal é parar antes de ver fumo porque calor a mais não dá saude nenhuma ao motor.. Mas como disseste não tinhas maneira de te aperceber da temperatura porque te marcava os 90º por isso é rezar para não teres queimado a junta da cabeça

Offline Luís Pereira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 87
  • Feedback: +0/-0
  • sou o melhor da minha rua :P
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #6 em: 19 de Janeiro, 2013, 18:50:32 »
ai q me dá o pânico  :tickedoff: na pior das hipoteses o stand responsabiliza se?

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #7 em: 19 de Janeiro, 2013, 19:03:24 »
ai q me dá o pânico  :tickedoff: na pior das hipoteses o stand responsabiliza se?

Se o compraste com garantia, têm é mais do que se responzabilizar!
Se não.. Tens de pagar do teu bolso.. A junta da cabeça até nem é cara. O problema é a mão de obra.
Mas como tu paraste logo, talvez não tenhas surpresas..
« Última modificação: 19 de Janeiro, 2013, 19:05:05 por Frederico Silva »

Offline Luís Pereira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 87
  • Feedback: +0/-0
  • sou o melhor da minha rua :P
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #8 em: 19 de Janeiro, 2013, 19:14:08 »
O stand deu me 1 ano de garantia de caixa e motor  O0 espero que resolvam o problema senão  :knuppel2:

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #9 em: 19 de Janeiro, 2013, 20:59:12 »
ah então estás descansadissimo da vida :cool:

Se vires que eles se tentam esquivar bates o pé a dizer que nem 800km's fizeste no carro e contra factos não há argumentos.. Dizes mesmo, que compraste o carro ainda no outro dia e não é normal ao fim de uma ou duas semanas o carro andar a deitar fumo e a aquecer dessa maneira..
« Última modificação: 19 de Janeiro, 2013, 21:05:13 por Frederico Silva »

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #10 em: 19 de Janeiro, 2013, 22:59:20 »
se está na garantia está seguro , que stand foi isso?

com ele frio vais destapar o frasco ver o nível como está , depois pões-lhe a trabalhar e vais ver se notas a circulação do anticongelante no vaso de expansão.
 

Offline Luís Pereira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 87
  • Feedback: +0/-0
  • sou o melhor da minha rua :P
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #11 em: 19 de Janeiro, 2013, 23:02:58 »
Fred notei agora que ele ta minar oleo no chão  :'( coloquei um papelão por baixo e vou deixá lo até ir ao stand segunda feira. Já me tou roendo com essa cena, um gajo sabe sempre que comprar carros de segunda mão é sempre naquela, mas aquele era o que tava com menos km e era da gerência da empresa dona do stand em questão.. eles até tem mais 2 lá iguais com km dentros dos 90mil.  :-X
Énio ja fiz isso, e sim o anticongelante está a circular no vaso de expansão. Grupo Ilha Verde - Ford

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #12 em: 20 de Janeiro, 2013, 00:33:14 »
Se está na garantia nem te preocupes, é da maneira que vens com ele todo arranjadinho!

E fizeste bem, compraste-o porque tinha poucos km's e sim, comprar um carro em 2ª mão é sempre um tiro no escuro, mas seja como for, se for para dar problemas, que sejam todos agora enquanto tens garantia para eles arranjarem.

Assim garantes que fica prontinho para lhe fazeres km's à vontade. Antes agora que depois da garantia ;)

Offline Luis Araujo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 146
  • Feedback: +0/-0
  • 1.8td
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #13 em: 20 de Janeiro, 2013, 01:26:08 »
boas ja pensaste k pode ser da embraiagem? como disseste o carro nao passou dos 90º por isso nao aqueceu isso é a temp normal... nao te xeirava á embraiagem?

Offline Luís Pereira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 87
  • Feedback: +0/-0
  • sou o melhor da minha rua :P
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #14 em: 20 de Janeiro, 2013, 13:23:08 »
Boas

Sim cheguei a pensar que fosse da embraiagem, pois deu um pouco de cheiro no inicio. mas tal pensei que nao fosse possível.  :idiot2: entretanto ja hj vi que ele ta a minar oleo em quantidades consideráveis. como ja disse anteriormente ele ta na garantia, so nao sei se aqueles burros vao mesmo arranjá lo como deve ser lá na oficina deles. entretanto pensei se posso exigir outro carro mediante estes constrangimentos todos  :-\ th o carro à 14dias, fiz qualquer coisa como 800km é f***  :tickedoff:

Offline Xparty

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2202
  • Feedback: +4/-0
  • White Ford Puma
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu
« Responder #15 em: 20 de Janeiro, 2013, 13:37:53 »
É sempre chato, entretanto, tens garantia aperta com eles para que isso saia direitinho!!

Offline Luís Pereira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 87
  • Feedback: +0/-0
  • sou o melhor da minha rua :P
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu - Resolvido
« Responder #16 em: 21 de Janeiro, 2013, 20:59:02 »
Boas malta
O problema ficou resolvido hj na oficina da ford.
Pelo que me disseram a ventoinha só dispára quando o montor atinge altas temperaturas. Quanto ao fumo branco o mesmo aconteceu na oficina, pelo que percebi o tubo do gásoleo estava roto, daí a perda não ser oleo mas sim gásoleo, entretanto tal coisa tava a misturar se com o liquido de refrigeração o que despotelou o fumo branco aquando do motor aquecido. Eu como nabo nestas coisas, fui na cantiga pq lá disseram que o problema ficou resolvido. Bem acho mesmo bem que esteja pq senão  :knuppel2:  :knuppel2:  :knuppel2: de resto penso que agora já posso pregar a fundo  >:D >:D >:D

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Fiesta MK6.5 sobreaqueceu - Resolvido
« Responder #17 em: 22 de Janeiro, 2013, 00:05:58 »
Boas malta
O problema ficou resolvido hj na oficina da ford.
Pelo que me disseram a ventoinha só dispára quando o montor atinge altas temperaturas. Quanto ao fumo branco o mesmo aconteceu na oficina, pelo que percebi o tubo do gásoleo estava roto, daí a perda não ser oleo mas sim gásoleo, entretanto tal coisa tava a misturar se com o liquido de refrigeração o que despotelou o fumo branco aquando do motor aquecido. Eu como nabo nestas coisas, fui na cantiga pq lá disseram que o problema ficou resolvido. Bem acho mesmo bem que esteja pq senão  :knuppel2:  :knuppel2:  :knuppel2: de resto penso que agora já posso pregar a fundo  >:D >:D >:D

Enfia mas é o filtro de óleo no lixo, mete um novo e mete óleo 5w30 ou 5w40 e tira essa porcaria.

Offline Luís Pereira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 87
  • Feedback: +0/-0
  • sou o melhor da minha rua :P
Re: Fiesta MK6.5 Gasoleo a pingar
« Responder #18 em: 22 de Janeiro, 2013, 18:47:27 »
Padrinho não me parece que o problema seja do filtro de oleo ou até do oleo! :tickedoff:
Hj notei que ele continuava a pingar gasoleo por baixo do motor  :tickedoff: levei novamente ao stand e o comercial ficou com cara de  :idiot2: pois disseram lhe que tinham colocado tubos novos!! isto cheira me a M**** já! tou bué irritado já com isto. o carro foi para a oficina novamente e tou a aguardar um telefonema do comercial. Como já foi dito antes, th preferência que o carro seja arranjado agora na garantia do que apareça problemas depois desta terminar. Mas até que ponto este carro é fiável? Tm 6 anos, 88mil km, fiz quaise 800km e já demonstrou problemas!!  ??? tou mt desiludido e não sei o que pensar já! :(

Offline Xparty

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2202
  • Feedback: +4/-0
  • White Ford Puma
Re: Fiesta MK6.5 Gasoleo a pingar
« Responder #19 em: 22 de Janeiro, 2013, 20:10:00 »
Geralmente são fiáveis e bons carros, como disse aperta com eles... Sei bem como funcionam, se não apertares com eles, eles vão dar tangas.. Conheço várias situações semelhantes com esses Senhores  O0

Carros de fábrica dão chatisses na mesma, não fiques assim que tens bom carro ai se for bem tratado  O0

Só um aparte... não sei onde fica mas... já deste uma olhada no Filtro do gasóleo?!

 O0
« Última modificação: 22 de Janeiro, 2013, 20:13:21 por Xparty »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta MK6.5 Gasoleo a pingar
« Responder #20 em: 22 de Janeiro, 2013, 20:19:12 »
Epá, o meu é de 10/2005 (MK6), comprei com 54.000km em 10/2010... nestes dois anos e pouco que o tenho fez 56.000km, e ZERO problemas... vai muito do tratamento que levou de donos anteriores (o meu era carro de empresa até me admirou o bom estado dele)... A única coisa que levou foi material de desgaste e revisão a tempo e horas... e está agora a começar a pedir embraiagem mas nada que me admire já que elas são fracas de origem e tenho o carro reprogramado, mas para além disso é como te disse, zero problemas...

Offline Luís Pereira
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 87
  • Feedback: +0/-0
  • sou o melhor da minha rua :P
Re: Fiesta MK6.5 Gasoleo a pingar
« Responder #21 em: 23 de Janeiro, 2013, 00:02:29 »
Boas malta,

ja th o carro novamente, entregaram me o ao fim do dia. O comercial garantiu me que desta estaria ok,  :o
anyway ele disse que o vedante dos tubos que colocaram estava partido e daí o gasoleo estar a escorrer pelo motor abaixo, se foi isso não sei, pois  percebo pouco de mecânica!  ??? no entanto, certifiquei me e coloquei um papelão por baixo do motor. Se amanhã não houver derrames ok, se houver nem sei o que faço!!  :-\ xparty ainda não vi onde está o tubo, tive a procura do filtro de ar mas tbm não está à vista. Anyways. Outro assunto - Um amigo meu comprou no meskita um filtro de ar de competição para dar outro som ao seu carro, acho que foram 20€ e até q ficou fixe. Tava pensando colocar uma cena assim semelhante, mas percebo pouco do assunto  :tickedoff: obrigada pelo feedback pessoal  O0
« Última modificação: 23 de Janeiro, 2013, 00:26:52 por Luís Pereira »

Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Fiesta MK6.5 Gasoleo a pingar
« Responder #22 em: 23 de Janeiro, 2013, 03:07:23 »
Quanto te fiz referência para mudares o filtro de óleo e o óleo é porque o carro não leva um óleo tão espesso, o óleo do carro é 5w30 o número da esquerda nunca pode ser superior e o da direita nunca inferior. Geralmente esses cangalheiros colocam esse tipo de óleo pois é mais barato e como é mais espesso pode ocultar algum problema.

Tens cá um DIY de como fazer isso (é fácil), vais a texóleo ou mandas vir 4L de óleo em condições, compras o filtro numa casa de peças ou na Ford.

O único filtro de ar em condições para o nosso é de caixa da K&N, BMC ou Green.
« Última modificação: 23 de Janeiro, 2013, 03:10:14 por Padrinho »