Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!  (Lida 24382 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« em: 01 de Fevereiro, 2011, 22:14:28 »
Ora boas... então é o seguinte:

Adquiri em Outubro um Fiesta MK6 1.4tdci, 68cv... o normal... Não sou propriamente um expert em mecânica, por isso não se admirem se disser alguma barbaridade  ::)

A minha ideia é, assim que possív€l, fazer uma ligeira alteração ao nível de motor.

O que pretendo é ganhar um pouco mais de vivacidade, principalmente na disponibilização do binário, sem que afecte a fiabilidade do motor, e se for possível reduzir um bocadinho o consumo (sonhaaaaaaaa  >:D) melhor!

Bem, não sei quais as hipóteses mas, que me dizem das seguintes possibilidades? Obviamente são tiros para o ar, não tenciono, obviamente, fazer tudo isto... e se me puderem dizer o que posso ganhar, perder, e o que preciso de alterar com cada uma das hipoteses...  ;)

1 - intercoler?

2 - turbo de geometria variável? (talvez em conjunto com o intercoler?)

3 - reprogramação?

4 - outra? se sim qual?

Que se note que não me importa com que cavalagem o carro fica, apenas me interessa a vivacidade com que o motor responde, principalmente em baixas rotações, daí pensar no turbo de geometria variável, mas não sei que vale a p€na...lol.

Bem, já chega de conversa fiada, estou receptivo a opções.

Resumindo: + binário, bom pr€ço, fiabilidade (que isto não é um motor de corrida, e não me interessa andar sempre no mecânico...), e ainda, se possível, baixar um pouco o consumo (ou pelo menos não aumentar, ou se tiver que aumentar, que seja pouco...hehe)

Abraço a todos,

Valter

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #1 em: 01 de Fevereiro, 2011, 23:22:46 »
Como ja tinha dito noutro topico que por ai ha, fiabilidade fica um pouco sofrivel com tudo que deste em lista mas pronto se houver moderação consegues manter bem o carro, claro com mais atenção a tudo.

Começando, um repro à maneira ajuda-te ai a ganhar uns bons 20cv e uns 30-40NM de binário. Mas para ganhares o binário vais ter que ter cuidados redobrados com a embraiagem que aguentam no máximo 210-220NM.

Turbo metes um 15 igual aos dos 1.6TDCI para aproveitares os tubos de admissão e de escape, apenas tens de colocar o actuador do KKK de origem que os nossos bichos trazem.

Intercooler, é sempre bem vindo, mesmo estando stock porque vai fornecer umas altas muito melhores apesar de haver decrescimo em baixas (nao muito)..

Depois se partires para voos maiores é passar de volante bimassa para monomassa. Os das transit connect ACHO que dão nos nossos.

E depois carrega ao maximo LOL

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #2 em: 01 de Fevereiro, 2011, 23:26:43 »
ora aí estão as ideias a começar a fluir...

o meu objectivo principal é mesmo ganhar um pouco mais 'força' em baixas, pelo que li algures, uma das primeiras mods do illegal subiu-lhe a potência para 88cv e o binário para cerca de 200nm, e lembro-me que ele dizia que já se notava a genica do 'animal'... para atingir esses valores penso que seja relativamente simples, e provavelmente já não precisava reforçar a embraiagem certo?

Offline nelson_duarte85
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 834
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #3 em: 01 de Fevereiro, 2011, 23:27:37 »
Um filtro k&n nisso?

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #4 em: 01 de Fevereiro, 2011, 23:29:30 »
por acaso em relação ao filtro se calhar não é má ideia, já que estou a cerca de 2000km de mudar os filtros do ar, óleo e gasóleo... já, agora se me puderem indicar algum porreiro com uma boa relação preço/qualidade/performance, aproveito :p

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #5 em: 01 de Fevereiro, 2011, 23:30:48 »
ora aí estão as ideias a começar a fluir...

o meu objectivo principal é mesmo ganhar um pouco mais 'força' em baixas, pelo que li algures, uma das primeiras mods do illegal subiu-lhe a potência para 88cv e o binário para cerca de 200nm, e lembro-me que ele dizia que já se notava a genica do 'animal'... para atingir esses valores penso que seja relativamente simples, e provavelmente já não precisava reforçar a embraiagem certo?

Sim, provavelmente nao. Mas lá ta depende do carinho que lhe dás  ;)..

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #6 em: 01 de Fevereiro, 2011, 23:36:29 »
nesse aspecto eu dou o carinho todo que posso.. (estudante, os custos com o carro são suportados por mim, já que trabalho em part-time, por isso não me convém gastar mais que o necessário mesmo :p) o carro actualmente faz cerca de 50% cidade/estrada e 50% auto-estrada, e em cidade noto-lhe pouco fôlego abaixo das 1700rpm mais coisa menos coisa... já agora um esclarecimento... relativamente ao turbo de geometria variável... traz vantagens, considerando as alterações que se tem de fazer? digo isto porque presumo que não seja de aplicação directa

Offline Diogix
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 350
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #7 em: 01 de Fevereiro, 2011, 23:59:00 »
nesse aspecto eu dou o carinho todo que posso.. (estudante, os custos com o carro são suportados por mim, já que trabalho em part-time, por isso não me convém gastar mais que o necessário mesmo :p) o carro actualmente faz cerca de 50% cidade/estrada e 50% auto-estrada, e em cidade noto-lhe pouco fôlego abaixo das 1700rpm mais coisa menos coisa... já agora um esclarecimento... relativamente ao turbo de geometria variável... traz vantagens, considerando as alterações que se tem de fazer? digo isto porque presumo que não seja de aplicação directa

Boas eu não sou expert na materia mas o teu carro é de geomtria fixa e os dos 1.6 é variavel por isso não estou a ver como vais colocar lá o turbo a trabalhar pois precisas que algo controle a geometria  ;) , agora podes tentar ver se existe diferença entre os teus injectores e os dos 1.6, e arranjar um turbo maior mas não muito, escape directo ou quase, um ic e tubagens, uma repro para ajustar tudo, e quando a embraiagem morrer metes uma nova, e já ouvi umas coisas sobre soldar o bimassa  ;)

Já ficavas com um carrinho de meter inveja e uns provaveis 100 a 150 cv aqui pelo meio devia ficar  >:D

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #8 em: 02 de Fevereiro, 2011, 00:13:29 »
nesse aspecto eu dou o carinho todo que posso.. (estudante, os custos com o carro são suportados por mim, já que trabalho em part-time, por isso não me convém gastar mais que o necessário mesmo :p) o carro actualmente faz cerca de 50% cidade/estrada e 50% auto-estrada, e em cidade noto-lhe pouco fôlego abaixo das 1700rpm mais coisa menos coisa... já agora um esclarecimento... relativamente ao turbo de geometria variável... traz vantagens, considerando as alterações que se tem de fazer? digo isto porque presumo que não seja de aplicação directa

Boas eu não sou expert na materia mas o teu carro é de geomtria fixa e os dos 1.6 é variavel por isso não estou a ver como vais colocar lá o turbo a trabalhar pois precisas que algo controle a geometria  ;) , agora podes tentar ver se existe diferença entre os teus injectores e os dos 1.6, e arranjar um turbo maior mas não muito, escape directo ou quase, um ic e tubagens, uma repro para ajustar tudo, e quando a embraiagem morrer metes uma nova, e já ouvi umas coisas sobre soldar o bimassa  ;)

Já ficavas com um carrinho de meter inveja e uns provaveis 100 a 150 cv aqui pelo meio devia ficar  >:D

isso se calhar já são cavalitos a mais aqui pó meu 'Joli'... isto é só 1.4, é melhor não esticar muito a corda  >:D lol. até porque me ia diminuir bastante a fiabilidade do motor... como já disse só quero um bocado mais de genica, sem grandes alterações de consumo, e por um preço razoável, até porque por agora a carteira não me deixa espaço para grandes aventuras :)

Offline lcfmendes
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta MK6,5 1.4TDCI
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #9 em: 02 de Fevereiro, 2011, 03:28:41 »
Boas, tenho um mk6,5 1.4 TDCI e com uma reprogramação ficou com aprox. 95cv.... notou-se logo outro. na cidade consome mto menos faz uma media 5,5... isto por 190€...
« Última modificação: 02 de Fevereiro, 2011, 13:37:59 por lcfmendes »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #10 em: 02 de Fevereiro, 2011, 09:44:14 »
Boas, tenho um mk6,5 1.4 TDCI e com uma reprogramação ficou com aprox. 95cv.... notou-se logo outro. na cidade consome mto menos faz uma media 5,5 ou 6... isto por 190€...

consome muito menos e ainda assim faz 5.5/6lts em cidade? Hmm... então vou desistir da ideia de tentar baixar o consumo, porque estou com médias de 5/5.1 quando faço cidade... obviamente feitos nas calmas :cool:

Offline lcfmendes
  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Feedback: +0/-0
  • Fiesta MK6,5 1.4TDCI
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #11 em: 02 de Fevereiro, 2011, 13:40:26 »
a tua cidade deve ter menos semáforos, transito e cruzamentos que a minha então ;)

Offline jplleal
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 343
  • Feedback: +1/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #12 em: 02 de Fevereiro, 2011, 14:54:07 »
Sem repro faço os mesmos 5.5 a 6 em cidade...Quanto ao projecto, aposto que seja dos motores mais falados na net sobre as mods a seguir!

Se queres algo para 120cvs, é meter intercooler, linha, 1544v com actuador do kkk de origem e repro.

Tens montes de exemplos desses valores em c2 no tuning online e no próprio forum dos citroen c2.  O0

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #13 em: 02 de Fevereiro, 2011, 19:04:16 »
não preciso de 120cv... apenas penso subir talvez até aos 90/100 no máx...

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #14 em: 02 de Fevereiro, 2011, 19:58:37 »
nesse aspecto eu dou o carinho todo que posso.. (estudante, os custos com o carro são suportados por mim, já que trabalho em part-time, por isso não me convém gastar mais que o necessário mesmo :p) o carro actualmente faz cerca de 50% cidade/estrada e 50% auto-estrada, e em cidade noto-lhe pouco fôlego abaixo das 1700rpm mais coisa menos coisa... já agora um esclarecimento... relativamente ao turbo de geometria variável... traz vantagens, considerando as alterações que se tem de fazer? digo isto porque presumo que não seja de aplicação directa

Boas eu não sou expert na materia mas o teu carro é de geomtria fixa e os dos 1.6 é variavel por isso não estou a ver como vais colocar lá o turbo a trabalhar pois precisas que algo controle a geometria  ;) , agora podes tentar ver se existe diferença entre os teus injectores e os dos 1.6, e arranjar um turbo maior mas não muito, escape directo ou quase, um ic e tubagens, uma repro para ajustar tudo, e quando a embraiagem morrer metes uma nova, e já ouvi umas coisas sobre soldar o bimassa  ;)

Já ficavas com um carrinho de meter inveja e uns provaveis 100 a 150 cv aqui pelo meio devia ficar  >:D

Mal informado. Mas pronto para por uma geometria variavel enste caso é so mudar o actuador como eu disse mais acima e disse o Jplleal.

Os injectores nem precisas de te preocupares pois sao iguais, só muda os bicos mais nada. Embraiagem é monomssa e fica feito. Tenho de me informar se o volante de motor das Connect dão nos nossos.

Offline jplleal
  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 343
  • Feedback: +1/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #15 em: 02 de Fevereiro, 2011, 20:15:48 »
Se pretendes apenas esses valores, aponta para o turbo de origem com mais pressão, intercooler e repro.

Offline fiestaboss
  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 9116
  • Feedback: +0/-0
  • Énio Santos
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #16 em: 02 de Fevereiro, 2011, 23:40:33 »
as connect são bi-massa mudei um a dias .

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #17 em: 03 de Fevereiro, 2011, 00:16:56 »
as connect são bi-massa mudei um a dias .

Não sao mono, boss?.. Um rapaz que tem uma focus meteu monomassa na dele e utilizou o volante das connect por ser mono.

Offline brayzito

  • 90CV
  • ***
  • Mensagens: 516
  • Feedback: +0/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #18 em: 04 de Fevereiro, 2011, 16:16:21 »
Reprograma e Ic nisso, nao te chateias mais. Ficas com uma cena fixe sem ter muitas preocupaçoes mais do que isso torna-se complicado. Desde que faças reviçoes de 10 em 10 atenção a tudo o carro fica-te baril

Offline Energize
  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1683
  • Feedback: +4/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #19 em: 04 de Fevereiro, 2011, 18:14:44 »
Reprograma e Ic nisso, nao te chateias mais. Ficas com uma cena fixe sem ter muitas preocupaçoes mais do que isso torna-se complicado. Desde que faças reviçoes de 10 em 10 atenção a tudo o carro fica-te baril

AÇO!

PS: Domingo a noite já tens isso pronto?

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #20 em: 07 de Fevereiro, 2011, 18:50:38 »
Queres barato e eficiente?

EGR OFF
REPRO
DESMIOLAR CATALISADOR
TIRAR ULTIMA PANELA
FILTRO KN


e pimbas, aproximadamente 95cv

Fazes viagens mt tempo em altas? Puxas mt pelo carro?

NÃO: IC não é preciso
SIM: É uma boa ideia ter IC

Quantos cavalos pretendes ter no carro? 110 a 130cv?

NÃO: Turbo de geometria variável não é preciso, com repro chega bem o que tu tens
SIM: Então precisas de IC, turbo de geometria variável, actuador diferente do KP35, catalisador OUT, embraiagem mono-massa ou a que tens reforçada, entre outra coisitas...
« Última modificação: 07 de Fevereiro, 2011, 19:06:12 por frederico.silva2 »

Offline Gizbo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 166
  • Feedback: +0/-0
  • Arrepanha-me os entrefolhos... xD
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #21 em: 07 de Fevereiro, 2011, 20:06:02 »
Queres barato e eficiente?

EGR OFF
REPRO
DESMIOLAR CATALISADOR
TIRAR ULTIMA PANELA
FILTRO KN


e pimbas, aproximadamente 95cv

Fazes viagens mt tempo em altas? Puxas mt pelo carro?

NÃO: IC não é preciso
SIM: É uma boa ideia ter IC

Quantos cavalos pretendes ter no carro? 110 a 130cv?

NÃO: Turbo de geometria variável não é preciso, com repro chega bem o que tu tens
SIM: Então precisas de IC, turbo de geometria variável, actuador diferente do KP35, catalisador OUT, embraiagem mono-massa ou a que tens reforçada, entre outra coisitas...
Desculpem a ignorância, mas o que é o egr?
E sem ultima panela nao chumba na inspecçao?

Offline Frederico Silva

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 3335
  • Feedback: +5/-0
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #22 em: 07 de Fevereiro, 2011, 21:03:24 »
EGR é o sistema que controla o reaproveitamento de gases, por causa do ambiente. Se não desligares a EGR com a repro, estás a sujar os injectores, e são demasiado caros para um gajo se dar ao luxo de manter a EGR ligada.

Enquanto à IPO, sim, chumba-se se não se tiver panela final. Mas podes sempre fazer passar um tubo por dentro dela e soldar ao resto da linha para fingir que está la uma. Fica um tubo só que com a panela inutilizada à volta.

Offline Gizbo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 166
  • Feedback: +0/-0
  • Arrepanha-me os entrefolhos... xD
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #23 em: 07 de Fevereiro, 2011, 21:30:47 »
EGR é o sistema que controla o reaproveitamento de gases, por causa do ambiente. Se não desligares a EGR com a repro, estás a sujar os injectores, e são demasiado caros para um gajo se dar ao luxo de manter a EGR ligada.

Enquanto à IPO, sim, chumba-se se não se tiver panela final. Mas podes sempre fazer passar um tubo por dentro dela e soldar ao resto da linha para fingir que está la uma. Fica um tubo só que com a panela inutilizada à volta.


Como se desliga?
Mas sem a panela, nao acusa no detector de gases?
« Última modificação: 07 de Fevereiro, 2011, 21:33:13 por Gizbo »

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re:Fiesta MK6 - procuram-se ideias para projecto!
« Responder #24 em: 08 de Fevereiro, 2011, 00:34:31 »
bem, quanto à cavalagem não é o mais importante nem tenho sequer meta nenhuma definida, só pretendo mesmo ganhar um bocadinho mais de genica em baixas rotações para ultrapassagens e assim, de resto nada por aí além...

Uma mod que talvez venha ainda antes do resto será trocar os leds interiores (conta-quilometros, rotações e tudo o resto que é verde) por leds mas de cor branca... é simples e barato ou dá complicação? Já agora, é fácil de mudar? é que não percebo grande coisa de sacar tablier, porque nunca o fiz, e assim se souberem onde posso fazer isso barato e bem feito para não ficar com folgas, digam-me sff :) O0