Garagem do Clube

Autor Tópico: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca  (Lida 11348 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« em: 07 de Outubro, 2014, 20:33:33 »
Boas
As vezes quando ando por ai no meu mk7 parece que o mesmo perde forca. Outras vezes especialemente quando esta frio na rua parece que o carro tem mais forca. Ate pode ser impressao minha mas ate mesmo com a repro parece que o carro nao tem os 90cavalos nem o binario que tinha. O carro tem 151mil km e nao me parece a ter problema nenhum de motor tirando as vibracoes estranhas que metade do forum ja conhece. Por exemplo as vezes quando arranco em primeira a frente do carro levanta-se toda e quando da o kick do turbo dispara logo. E ha outras vezes que parece que nao existe turbo. :/ mas o turbo trabalha.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #1 em: 07 de Outubro, 2014, 20:46:44 »
isso não será da tua cabeça? digo isto porque eu, no mk6, quando o reprogramei também sentia bem a diferença... hoje em dia, às vezes parece que não puxa, mas creio que é também da habituação que um gajo ganha ao carro :p

como estão os filtros de ar e gasóleo?

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #2 em: 07 de Outubro, 2014, 21:24:23 »
isso não será da tua cabeça? digo isto porque eu, no mk6, quando o reprogramei também sentia bem a diferença... hoje em dia, às vezes parece que não puxa, mas creio que é também da habituação que um gajo ganha ao carro :p

como estão os filtros de ar e gasóleo?
Sim. Tipo de manha e a noite parece que pucha muito bem. E de dia se for andar nele ao fim de um bocado parece que morre. :/
O filtro de gasoleo foi mudado ha 30mil km atras e o de ar ha 5mil.

Offline colopes

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 257
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #3 em: 07 de Outubro, 2014, 21:37:04 »
habituaste te ao puxar do carro. eu antes da repro meti filtro da k&N  . e ele puxa bem a frio e a quente

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #4 em: 07 de Outubro, 2014, 21:51:29 »
habituaste te ao puxar do carro. eu antes da repro meti filtro da k&N  . e ele puxa bem a frio e a quente
Epa eu tou pa meter k&n ja era pa ter posto este mes mas um dos meus toyo resolveu finar e levou-me o carro pela vereda e tive que por dois yokohama parada novos e mais arranjar as minhas antigas jantes porque tavam todas empenadas mais alinhar a direcao. So ai foi quase o ordenado todo. E depois ja nao deu. Agora para o mes que vem vou ter que por mais dois parada novos atras por isso nao sei se vai dar para o k&n.
Eu quero pelo menos ate ao fim do ano eliminar egr e por o k&n e para o ano quero fazer nova repro e por linha directa mas com catalisador. So por causa das ipo. Ja agora nao ha por ai nenhum turbo que entre direto sem ser preciso modificar nada no 1.4 tdci mk7? Um turbo maior e de preferebcia a diaparar mais cedo que este?

Offline colopes

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 257
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #5 em: 07 de Outubro, 2014, 22:22:51 »
o turbo dos motores 110cv  hdi o gt1544v entra nos coletores mas depois o downpipe já tem de ser o do 1.6tdci e um é de geometria fixa e outro de geometria variavel. ha diferenças o teu é como o meu kp35 de geometria fixa. para meter o gt1544v tinha de ligar um tubo de vácuo a wastegate e regular a geometria manualmente e é aconselhável manómetro da pressão do turbo

Offline colopes

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 257
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #6 em: 07 de Outubro, 2014, 22:25:11 »
ja experimentas te a aumentar a pressão do turbo? isso de origem faz só 0.5bar , o meu está a fazer 1.3bar de pico e dispara bem. mas meti o manómetro para vigiar a pressão do turbo

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #7 em: 08 de Outubro, 2014, 00:59:05 »
De origem só faz 0.5bar? Ia jurar que era 0.9...

Offline colopes

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 257
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #8 em: 08 de Outubro, 2014, 14:18:18 »
Quando meti o manometro da pressão vi que so fazia 0,5bar e como é geometria fixa e não da para regular na centralina é por ação mecânica para aumentares a pressão tem de ser no turbo . Com um chave de 10" aquilo  tem um veio que vai do turbo ao atuador e tem uma porca e contra porca desapertas uma e apertas a outra. Mas para fazeres isso convem ter o manometro para te assegurares que pressão tem.

Sent from my GT-S6500D using Tapatalk 2


Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #9 em: 09 de Outubro, 2014, 00:38:01 »
ja experimentas te a aumentar a pressão do turbo? isso de origem faz só 0.5bar , o meu está a fazer 1.3bar de pico e dispara bem. mas meti o manómetro para vigiar a pressão do turbo
O meu de origem fazia 0.9 no as vezes 1. Agora faz 1.1 e as vezes 1.2.

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #10 em: 09 de Outubro, 2014, 00:38:32 »
De origem só faz 0.5bar? Ia jurar que era 0.9...
0.5 mais valia nem trazer turbo. :/

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #11 em: 09 de Outubro, 2014, 00:39:52 »
Quando meti o manometro da pressão vi que so fazia 0,5bar e como é geometria fixa e não da para regular na centralina é por ação mecânica para aumentares a pressão tem de ser no turbo . Com um chave de 10" aquilo  tem um veio que vai do turbo ao atuador e tem uma porca e contra porca desapertas uma e apertas a outra. Mas para fazeres isso convem ter o manometro para te assegurares que pressão tem.

Sent from my GT-S6500D using Tapatalk 2
Sim esse veio esta por baixo da chapa que protege os colectores de escape e o catalisador. Qual a pressao maxima aconselhada para o turbo de origem dos mk7 1.4 tdci?

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #12 em: 09 de Outubro, 2014, 00:45:00 »
o turbo dos motores 110cv  hdi o gt1544v entra nos coletores mas depois o downpipe já tem de ser o do 1.6tdci e um é de geometria fixa e outro de geometria variavel. ha diferenças o teu é como o meu kp35 de geometria fixa. para meter o gt1544v tinha de ligar um tubo de vácuo a wastegate e regular a geometria manualmente e é aconselhável manómetro da pressão do turbo
E esse turbo dos 110cv faz mais pressao?
Nao ha nenhuma oficina de confianca onde me facam isso se eu levar o turbo?

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #13 em: 09 de Outubro, 2014, 01:19:16 »
Estas a meter-te num caminho complicado. Se queres mais potencia mandas reprogramar, não te ponhas com invenções no turbo feitas por alguém... Estes turbos são pequenos mas aguentam bem. Vais mexer na pressão do turbo, depois não tem gota para acompanhar e entretanto começam as chatices... Reprogramas isso e já vais notar a diferença, de preferência numa casa de confiança (ha tópicos sobre isso, pesquisa um pouco no fórum). A pressão do turbo não é tudo num carro... Muito menos nas mecânicas recentes, há mais coisas a considerar

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #14 em: 09 de Outubro, 2014, 06:45:11 »
Estas a meter-te num caminho complicado. Se queres mais potencia mandas reprogramar, não te ponhas com invenções no turbo feitas por alguém... Estes turbos são pequenos mas aguentam bem. Vais mexer na pressão do turbo, depois não tem gota para acompanhar e entretanto começam as chatices... Reprogramas isso e já vais notar a diferença, de preferência numa casa de confiança (ha tópicos sobre isso, pesquisa um pouco no fórum). A pressão do turbo não é tudo num carro... Muito menos nas mecânicas recentes, há mais coisas a considerar
Sim mas o meu fiesta ja tem repro. Veio com 68cv supostamente e agora ronda os 90cv supostamente. Na altura no banco de ensaio dava 88 a 90 por isso penso que ainda os deve ter. Eu queria um bocadito mais mas quando fiz a repro disseram que nao era acobselhavel com o carro full stock porque causava muito stress nas transmissoes caixa de velocidades e embraiagem. Nao sei se ha por aqui alguem com um 1.4 tdci que tenha feito repro e que me desse umas luzes nisto. Liguei para outra casa na altura e eles disseram que ate aos 100cv nao havia problema e depois onde fiz a repro so aconselharam ir ate aos 90. :/

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #15 em: 09 de Outubro, 2014, 18:46:07 »
Eu falo no caso dos mk6 como o meu, não sei como é nos mk7... O problema não é a cavalagem mas sim o binário... Os 88/90cv deixam-te com cerca de 200N.m, e o limite das embraiagens de origem anda na casa dos 210... No que trata às transmissões creio que não ha problema com mais um pouco desde que não se ande aos arranques e recuperações "à bruta"... No caso da embraiagem é normal que não aguente tanto o desgaste, mais até o caso da prensa (a minha dobrou aos 105.000km, aguentou reprogramada cerca de 35.000km e no entanto o disco ainda estava em condições). A opção passa por meteres a prensa da sachs racing (o preço julgo que anda na casa dos 300€), ou ver se podem fazer algo na de origem (o reforço do disco fica na casa dos 80€). Quanto às transmissões, são cerca de 80€ cada para reforçar...

Offline colopes

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 257
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #16 em: 09 de Outubro, 2014, 19:24:00 »
O mk7 1.4tdci na repro  não aumenta a pessao do turbo.  So da pa aumentar manualmente. Para ficar equilibrado convem ter uma mistura ar/combustivel adequada e pressão do turbo.  Enquanto o 1.6tdci da para alterar a pressão na repro por ser de geometria variavel e estar ligado a centralina O meu ronda os 100cv a fazer 1,3bar . Tem filtro de caixa k&N e o catalizador direto . 

Sent from my GT-S6500D using Tapatalk 2


Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #17 em: 09 de Outubro, 2014, 19:28:16 »
Eu falo no caso dos mk6 como o meu, não sei como é nos mk7... O problema não é a cavalagem mas sim o binário... Os 88/90cv deixam-te com cerca de 200N.m, e o limite das embraiagens de origem anda na casa dos 210... No que trata às transmissões creio que não ha problema com mais um pouco desde que não se ande aos arranques e recuperações "à bruta"... No caso da embraiagem é normal que não aguente tanto o desgaste, mais até o caso da prensa (a minha dobrou aos 105.000km, aguentou reprogramada cerca de 35.000km e no entanto o disco ainda estava em condições). A opção passa por meteres a prensa da sachs racing (o preço julgo que anda na casa dos 300€), ou ver se podem fazer algo na de origem (o reforço do disco fica na casa dos 80€). Quanto às transmissões, são cerca de 80€ cada para reforçar...
Entao se eu puser o carro no banco e ler o binario e se der para por mais. Imaginemos no caso de ter os 80 a 90 cavalos mas ficar com pouco binario. Como e que faco para por mais binario?

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #18 em: 09 de Outubro, 2014, 19:30:02 »
O mk7 1.4tdci na repro  não aumenta a pessao do turbo.  So da pa aumentar manualmente. Para ficar equilibrado convem ter uma mistura ar/combustivel adequada e pressão do turbo.  Enquanto o 1.6tdci da para alterar a pressão na repro por ser de geometria variavel e estar ligado a centralina O meu ronda os 100cv a fazer 1,3bar . Tem filtro de caixa k&N e o catalizador direto . 

Sent from my GT-S6500D using Tapatalk 2
Mas oh colopes. Alguma coisa a repro tem que fazer ao turbo. Porque ele de origem disparava muito tarde. E agora dispara muito mais cedo.
Mas eu ao mexer so no turbo aquilo depois nao vai bater certo a mistura devido a repro.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #19 em: 09 de Outubro, 2014, 20:16:15 »
Colopes, estas a esquecer-te que as centralinas dos 1.4 não controlam a geometria de qualquer turbo que seja... Nem do original nem de outros (li isto em vários sítios). Além de que a geometria dos 1.6 funciona por vácuo, e quando se adapta esse turbo aos 1.4 a mesma tem de funcionar com um actuador de pressão, logo o turbo 'transforma-se' num geometria fixa, e só se controla a pressão através das famosas 'torneirinhas' :)

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #20 em: 09 de Outubro, 2014, 22:30:21 »
Colopes, estas a esquecer-te que as centralinas dos 1.4 não controlam a geometria de qualquer turbo que seja... Nem do original nem de outros (li isto em vários sítios). Além de que a geometria dos 1.6 funciona por vácuo, e quando se adapta esse turbo aos 1.4 a mesma tem de funcionar com um actuador de pressão, logo o turbo 'transforma-se' num geometria fixa, e só se controla a pressão através das famosas 'torneirinhas' :)
Koiratu.
Escuta-me isto.
Estava eu ha bocado aqui deitado na minha caminha e a pensar no fiesta nao ter forca.
Entao fui meter 10eurod de gasoil normal na repsol e fui buscar a minha senhora ali ha universidade. Aproveitei e estiquei umas quantas ao fiesta.
Ja hoje de tarde tinha pregado o acelerador a fundo e vi que ate ficou uma mancha pouco visivel no chao de carvao preto e estava a sair mais fumo do que o normal do escape. Entao agora arreei umas valebtes no 1.4 e ha volta pra ca o carro puxa melhor. Nao pode ser impressao minha porque no mesmo bocado de estrada onde costuma levar digamos 10segundos a percorrer esse mesmo bocado de estrada e agora ha volta pra casa percorreu esse mesmo espaco de em digamos menos segundo e meio. Entao parei outra vez aqui ha porta de casa e dei a fundo no direito outra vez e saio prai o dobro do fumo preto do escape e ficou uma mancha mais visivel no chao do tal carvao preto. Sabes o que possa ser?
Ou alguem sabe o que possa ser?

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #21 em: 09 de Outubro, 2014, 23:45:45 »
Sei, é de não puxares muito por ele... Exemplo, agora todos os dias o meu faz um percurso de 80km, noto o carro completamente diferente de quando só ando aqui nas voltinhas... Isso uns km razoáveis  em AE ou similar entre as 3000/4000rpm (não precisa serem 5a nem andares aos esticões que também não dá grande saude) e começas a notar :) ou uma viagem longa a 120km/h estáveis em 5a também serve :)

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #22 em: 10 de Outubro, 2014, 00:42:48 »
Sei, é de não puxares muito por ele... Exemplo, agora todos os dias o meu faz um percurso de 80km, noto o carro completamente diferente de quando só ando aqui nas voltinhas... Isso uns km razoáveis  em AE ou similar entre as 3000/4000rpm (não precisa serem 5a nem andares aos esticões que também não dá grande saude) e começas a notar :) ou uma viagem longa a 120km/h estáveis em 5a também serve :)
Eu como aquilo sao so 10km de estrada fiz assim. Pois realmente eu costumo ir a casa dos meus avos todas as folgas mas agora ja ha duas semanas que nao vou la e tenho andado so aqui pela cidade. Amanha vou fazer como disses-te a 120 pra la e pra ca a ver se melhora mais um pouco. Aconselhas desligar a egr ao mk7? Fisica e electronicamente claro.

Offline koiratu

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 7003
  • Feedback: +5/-0
  • A ti não te custava nada e a mim sabia-me tão bem
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #23 em: 10 de Outubro, 2014, 07:24:18 »
Devias ter feito isso antes/na repro.. Mas sim, notas qualquer coisa... No mk6 como é só meter junta cega é mais simples :)

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Fiesta mk7 1.4 tdci sem forca
« Responder #24 em: 10 de Outubro, 2014, 08:01:24 »
Devias ter feito isso antes/na repro.. Mas sim, notas qualquer coisa... No mk6 como é só meter junta cega é mais simples :)
Eu tentei mas das poucas coisas que o sitio onde fiz repro nao fazia era por a chapinha. Eu tenho a chapa em casa. So nao a consigo por.
Eles desligavamna centralina mas nao punham a chapinha. Entao ficou assim. Mas ja andei a ver para ir pelo menos a rpm que os gajos tiram-me isso do mapa. Mas tenho que por a chapa primeiro e nao consigo.