Garagem do Clube

Autor Tópico: Filtro cónico ou de caixa?  (Lida 3298 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricardo69

  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 108
  • Feedback: +0/-0
Filtro cónico ou de caixa?
« em: 22 de Fevereiro, 2004, 22:52:13 »
Ois ppl!!

Preciso de uns conselhos vossos. Eu tenho um Fiesta Mk3 1.8D BOSS. A primeira coisa que fiz, foi colocar um escape REMUS. Ao início aquilo não fazia muito barulho, mas agora dentro do carro, o barulho do escape sobrepõe-se ao do motor. Já parece um motor de corrida... (ou não!) Entretanto coloquei um filtro de caixa K&N. A nível sonoro, a diferença é nenhuma e falando em performances, já não sei, visto que puz as duas coisas praticamente ao mesmo tempo. Mas sei que agora o carro já faz mais 10 Km/h de ponta. Eu passo a explicar: há uma descida na A8 que era difícil fazer 180 Km/h e agora tento fazer 190 Km/h. Penso que isto tem a ver com o escape visto que os gases saem mais rapidamente. Em relação ao filtro acho que apenas notei uma diferença. Há uma subida na CRIL que antes fazia 100 Km/h em 4ª. Agora já faz 110 Km/h. Penso que isto já tem a ver com o filtro. Mas em arranque, não fez nada.
Agora tenho uma duvida. Um colega meu colocou um filtro cónico no seu Seat Ibiza 1.4 e agora akilo faz um ronco admirável!!! E diz que arranca mais rápido. A minha pergunta é a seguinte: ao colocar um filtro cónico, irei melhorar as performances do meu carro? Ou piorá-las, visto que é um Diesel?

Desculpem o meu testamento mas gostava de aumentar os meus conhecimentos na mecânica automóvel...


Brigadão

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Filtro cónico ou de caixa?
« Responder #1 em: 07 de Julho, 2014, 14:59:18 »
Ois ppl!!

Preciso de uns conselhos vossos. Eu tenho um Fiesta Mk3 1.8D BOSS. A primeira coisa que fiz, foi colocar um escape REMUS. Ao início aquilo não fazia muito barulho, mas agora dentro do carro, o barulho do escape sobrepõe-se ao do motor. Já parece um motor de corrida... (ou não!) Entretanto coloquei um filtro de caixa K&N. A nível sonoro, a diferença é nenhuma e falando em performances, já não sei, visto que puz as duas coisas praticamente ao mesmo tempo. Mas sei que agora o carro já faz mais 10 Km/h de ponta. Eu passo a explicar: há uma descida na A8 que era difícil fazer 180 Km/h e agora tento fazer 190 Km/h. Penso que isto tem a ver com o escape visto que os gases saem mais rapidamente. Em relação ao filtro acho que apenas notei uma diferença. Há uma subida na CRIL que antes fazia 100 Km/h em 4ª. Agora já faz 110 Km/h. Penso que isto já tem a ver com o filtro. Mas em arranque, não fez nada.
Agora tenho uma duvida. Um colega meu colocou um filtro cónico no seu Seat Ibiza 1.4 e agora akilo faz um ronco admirável!!! E diz que arranca mais rápido. A minha pergunta é a seguinte: ao colocar um filtro cónico, irei melhorar as performances do meu carro? Ou piorá-las, visto que é um Diesel?

Desculpem o meu testamento mas gostava de aumentar os meus conhecimentos na mecânica automóvel...


Brigadão
O mal do teu amigo esta no ibiza dele.
Segundo um artigo que alguem aqui do forum me mandou la diz que ao pores um filtro de caixa (bom) tipo k&n ou semelhante podes ganhar entre 5 a 10cavalos. Logo a velocidade de ponta aumenta. Mas se puseres um conico vais ter que tirar o de caixa o que eu nao faria porque normalmente os conicos quando sao mal colocados apanham ar quente do motor e em portugal o tempo nao e propriamente frio. Logo vais tirar vida a esse motor e provavelmente ate vais perder potencia. Porque o ar quente nos motores a gasoleo e o mesmo que te darem porrada logo pela manha.
Quanto ao escape foi escape completo ou so panela final?
Se for so panela provavelmente nao esta a fazer nada ao carro alem de barulho.
Normalmente nos carros a diesel podes e por uma linha directa com um tubo de maior diametro. Por exemplo uma linha de 60 ou 70mm. Nao sei qual e a de origem nesse carro. O melhor para isso e um escape feito ha medida e um filtro k&n de caixa com uma puchada de ar direta ao exterior. Isso dos filtros conicos tem que ser postos num sitio onde o comportimento do carro apanhe ar o mais frio possivel. E assim porque o ar quente expande. Logo se o carro estiver a admitir ar quente vai estar a admitir menos ar e mais gasoleo. Logo ate gasta mais e anda menos. Logo o melhor e mesmo a puchada de ar ao exterior mais o filtro de caixa dos bons mais um escape completo ha medida. Ai ja acredito que se ganhem uns cavalitos bons. Mas nao e nada do outro mundo.

Offline Ruben_MK4

  • 150CV
  • ******
  • Mensagens: 4279
  • Feedback: +4/-0
  • Powered by Fiesta Techno with RS Bodykit
Re: Filtro cónico ou de caixa?
« Responder #2 em: 07 de Julho, 2014, 17:40:54 »


10 anos é OBRA!  :D
« Última modificação: 07 de Julho, 2014, 17:43:44 por Ruben_MK4 »

Offline david_cabral
  • 115CV
  • ****
  • Mensagens: 844
  • Feedback: +0/-0
Re: Filtro cónico ou de caixa?
« Responder #3 em: 08 de Julho, 2014, 01:12:02 »


10 anos é OBRA!  :D
Ei!
Nao e centenario!
E decadario!
Haha! :D