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Autor Tópico: Formas de conducao.  (Lida 6308 vezes)

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Offline david_cabral
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Formas de conducao.
« em: 28 de Setembro, 2013, 02:43:36 »
Boas!
Venho aqui com uma duvida.
Eu tenho a mania de cada vez que pago no meu fiesta o conduzir como se o tivesse roubado. Ou seja. Sempre na desportiva. Por exemplo o semaforo fica verde e arranco como se estivesse numa corrida.
A minha duvida e: se se conduzir um carro especialmente como o meu que e a gasoleo e com um motor pequeno visto que e so 1.4tdci quais os efeitos adversos que se veem com o tempo. E se danifica o motor por exemplo junta cabeca outras pecas especialmente nestes motores pequenos a diesel. Se afecta o turbo. Nao sei se me estou a explicar bem. Se tiverem duvidas sobre a explicacao que dei nao hesitem. E se puderem elucidem-me um pouco neste caso.
Obrigado. ;)

Offline koiratu

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Re: Formas de conducao.
« Responder #1 em: 28 de Setembro, 2013, 05:09:15 »
Cuidados a ter (principais) com motores a gasóleo (e todos no geral):

- deixar apagar a luz das velas de incandescência antes de por o motor a trabalhar;
- evitar grandes rotações e esforços com o motor frio;
- não andar sempre colado ao redline;
- depois de viagens/esforços prolongados (alta rotação etc), deixar o motor "repousar" um pouco antes de desligar (principalmente para arrefecimento do turbo visto que ao desligares o carro, o turbo deixa de ser lubrificado, continuando a girar até parar mas em 'seco', o que não vai abonar muito a seu favor como deves perceber);

de resto... se andas sempre na escáfia, é natural que vás ter desgaste em vários componentes com mais rapidez, esses motores não foram feitos para grandes apertos (não quer dizer que não possam levar um aquecimento, ou andamentos mais acelerados, mas como em todos, o que é demasiado brusco trás sempre consequências)... isso aliado a manutenções de qualidade duvidosa (óleos, etc), e é natural que não dure o mesmo tempo que outros que são mais 'estimados'... Tens aqui no fórum um bom exemplo de longevidade, o carro do Samy, que já ia nos 300 e tal mil, tinha carga, e não fossem azares ainda aí estava para as curvas...

Ou seja... quanto menos cuidado tiveres, menos tempo vais conseguir estar sem problemas, seja com esse ou com outro carro qualquer...  O0

Offline Padrinho

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Re: Formas de conducao.
« Responder #2 em: 28 de Setembro, 2013, 10:48:46 »
Embraiagem e transmissão são logo as primeiras a irem a vida! Principalmente a embraiagem...

Offline koiratu

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Re: Formas de conducao.
« Responder #3 em: 28 de Setembro, 2013, 12:55:41 »
Embraiagem e transmissão são logo as primeiras a irem a vida! Principalmente a embraiagem...

yaaaaaap, tudo dito  O0

Offline Nitroglicerina
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Re: Formas de conducao.
« Responder #4 em: 28 de Setembro, 2013, 13:12:11 »
Não, o primeiro mesmo a ir à vida é a Gasolina e o Gasóleo! :D :D :D

Como costumo dizer, só não à solução para a morte mas ela está marcada, portanto à que se aproveitar em quanto se pode que material para o carro à muito. O0

Offline david_cabral
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Re: Formas de conducao.
« Responder #5 em: 28 de Setembro, 2013, 13:41:17 »
Cuidados a ter (principais) com motores a gasóleo (e todos no geral):

- deixar apagar a luz das velas de incandescência antes de por o motor a trabalhar;
- evitar grandes rotações e esforços com o motor frio;
- não andar sempre colado ao redline;
- depois de viagens/esforços prolongados (alta rotação etc), deixar o motor "repousar" um pouco antes de desligar (principalmente para arrefecimento do turbo visto que ao desligares o carro, o turbo deixa de ser lubrificado, continuando a girar até parar mas em 'seco', o que não vai abonar muito a seu favor como deves perceber);

de resto... se andas sempre na escáfia, é natural que vás ter desgaste em vários componentes com mais rapidez, esses motores não foram feitos para grandes apertos (não quer dizer que não possam levar um aquecimento, ou andamentos mais acelerados, mas como em todos, o que é demasiado brusco trás sempre consequências)... isso aliado a manutenções de qualidade duvidosa (óleos, etc), e é natural que não dure o mesmo tempo que outros que são mais 'estimados'... Tens aqui no fórum um bom exemplo de longevidade, o carro do Samy, que já ia nos 300 e tal mil, tinha carga, e não fossem azares ainda aí estava para as curvas...

Ou seja... quanto menos cuidado tiveres, menos tempo vais conseguir estar sem problemas, seja com esse ou com outro carro qualquer...  O0

Sim. Quanto ao gasoleo nao e problema.
Quem conhece o 1.4 tdci mk7 sabe que tem aquela luzinha verde que acende quando e pa subir uma mudanca.
Eu apanhei a mania de mudar de mudanca sempre as 3000rotacoes. E tirando de primeira pa segunda ela acende sempre quando eu mudo.
A embriagem eu sei mais ou menos que quanto mais se aperta com ela mais depressa acaba e a esta ja vai com 111000km. Outra das coisas que eu queria saber. Nestes mk7 1.4 a embraiagem e bimassa? Iu e embraiagem normal? E que eu entrego pizzas e normalmente entrego a volta de 10a11 pizzas por noite pelo que o carro faz cerca de 20viagens por noite mas nenhuma delas e mais do que 5km. E nunca posso deixar o carro aquele bocadinho ligado a espera que lubrifique o turbo. Mas tambem naono desligo assim que paro. E todas as manhas quando vou pegar no carro deixo a trabalhar normal pa aquecer cerca de 10a 15m. E nunca o ponho a trabalhar antes da luz das velas apagar.
O meu carro so leva aquecimentos na auto-estrada de vez em quando. Quando vou a portugal nunca passo dos 130ou140.
As mudas de oleo faco de 12em12mil km com o oleo recomendado pela ford. Que ca e ford formula 5w30.
Mudo sempre tudo a horas. Tipo filtros de ar, filtro de gasoleo vou mudar po mes que vem mais velas mais um monte de tretas. E a cada mudanca de oleo mudo sempre o filtro.
A minha duvida e mesmo porque acelero a fundo e depois mudo as mudancas sempre as 3mil rotacoes mas tambem nunca deixo ir ao redline claro. Nem faco arranques nem nada do genero. As vezes la travo mais bruscamente mas nunca mesmo a fundo.

Offline david_cabral
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Re: Formas de conducao.
« Responder #6 em: 28 de Setembro, 2013, 13:42:40 »
Embraiagem e transmissão são logo as primeiras a irem a vida! Principalmente a embraiagem...

Pois eu essa da embraiagem sei bem porque no meu carro anterior um punto mk1 1.1 55sx a embraiagem ja patinava e quando a fui mudar a que la estava ja estava quase desfeita...
Por acaso nao me sabes dizer se neste fiesta a embraiagem e bimassa ou normal?

Offline david_cabral
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Re: Formas de conducao.
« Responder #7 em: 28 de Setembro, 2013, 13:43:43 »
Não, o primeiro mesmo a ir à vida é a Gasolina e o Gasóleo! :D :D :D

Como costumo dizer, só não à solução para a morte mas ela está marcada, portanto à que se aproveitar em quanto se pode que material para o carro à muito. O0

Haha!
Bem dito sim senhor. :p
O material ha os euros e que nao. :p
Ha que aproveitar. :p

Offline david_cabral
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Re: Formas de conducao.
« Responder #8 em: 28 de Setembro, 2013, 13:46:01 »
E ja agora que falam em turbos.
Eu ando a querer por um intercooler talvez o do focus 1.6tdci.
Alguem me sabe dizer se e preciso modificar alguma coisa?
Ou se aquilo entra directo tipo os tubos e isso assim. E se e preciso cortar alguma coisa no carro pa fazer caber la o intercooler.
E se souberem ja agora onde se comprar um ja completo com tubos... :p

Offline koiratu

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Re: Formas de conducao.
« Responder #9 em: 28 de Setembro, 2013, 14:18:17 »
E ja agora que falam em turbos.
Eu ando a querer por um intercooler talvez o do focus 1.6tdci.
Alguem me sabe dizer se e preciso modificar alguma coisa?
Ou se aquilo entra directo tipo os tubos e isso assim. E se e preciso cortar alguma coisa no carro pa fazer caber la o intercooler.
E se souberem ja agora onde se comprar um ja completo com tubos... :p

Não te metas nisso, não me parece que a litragem do IC do focus 1.6 seja muito diferente do teu fiesta 1.6... tu aí tens montes de projectos de 1.6tdci, vai a fiestaownersclub.com, a malta é porreira e vês logo como fazem  O0

Offline david_cabral
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Re: Formas de conducao.
« Responder #10 em: 28 de Setembro, 2013, 14:29:48 »
E ja agora que falam em turbos.
Eu ando a querer por um intercooler talvez o do focus 1.6tdci.
Alguem me sabe dizer se e preciso modificar alguma coisa?
Ou se aquilo entra directo tipo os tubos e isso assim. E se e preciso cortar alguma coisa no carro pa fazer caber la o intercooler.
E se souberem ja agora onde se comprar um ja completo com tubos... :p

Não te metas nisso, não me parece que a litragem do IC do focus 1.6 seja muito diferente do teu fiesta 1.6... tu aí tens montes de projectos de 1.6tdci, vai a fiestaownersclub.com, a malta é porreira e vês logo como fazem  O0

O meu fiesta e 1.4 koiratu. :)

Offline Nitroglicerina
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Re: Formas de conducao.
« Responder #11 em: 28 de Setembro, 2013, 14:37:54 »
Não, o primeiro mesmo a ir à vida é a Gasolina e o Gasóleo! :D :D :D

Como costumo dizer, só não à solução para a morte mas ela está marcada, portanto à que se aproveitar em quanto se pode que material para o carro à muito. O0

Haha!
Bem dito sim senhor. :p
O material ha os euros e que nao. :p
Ha que aproveitar. :p

A questão é que se queres fazer uma coisa tens de poder acartar com as consequências. O0
É verdade que de €€€ isto não anda muito famoso, mas como diria alguém que conheço: "Quem pode, pode! Quem não pode, sai de baixo!".

É tudo uma questão de determinação e persistência! ;)

Offline david_cabral
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Re: Formas de conducao.
« Responder #12 em: 28 de Setembro, 2013, 15:38:57 »
Não, o primeiro mesmo a ir à vida é a Gasolina e o Gasóleo! :D :D :D

Como costumo dizer, só não à solução para a morte mas ela está marcada, portanto à que se aproveitar em quanto se pode que material para o carro à muito. O0

Haha!
Bem dito sim senhor. :p
O material ha os euros e que nao. :p
Ha que aproveitar. :p

A questão é que se queres fazer uma coisa tens de poder acartar com as consequências. O0
É verdade que de €€€ isto não anda muito famoso, mas como diria alguém que conheço: "Quem pode, pode! Quem não pode, sai de baixo!".

É tudo uma questão de determinação e persistência! ;)

Exactamente. :p
Mas e a tal coisa se nao fosse a prestacao do carro eu tinha os euros. Neste caso libras. :p

Offline Padrinho

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Re: Formas de conducao.
« Responder #13 em: 28 de Setembro, 2013, 18:58:27 »
Vê os projectos do mk6 1.4 tdci aqui do fórum a mecânica é a mesma do teu. Neste caso só muda mesmo o intercooler. Mas no teu podes colocar o do Fiesta 1.6 tdci. Aposto que aquilo é quase p&p.

Em relação a embraiagem não sei. Mas geralmente costuma ser monomassa. Com o teu vin pede aí na Ford um orçamento para mudar de embraiagem. Geralmente eles vêm com o código das peças. Com esse código vais a um site online, por exemplo, o catálogo da sachs e vês com a referência da peça original a que corresponde. Mas em principio deve ser monomassa.

Em relação a peças, por aí é o que não falta! Aí é do mais simples que existe arranjar peças para esse carro.

Só tenho pena de não estar aí agora que preciso de uma peça e o sacana do vendedor não envia para fora do uk.

Offline david_cabral
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Re: Formas de conducao.
« Responder #14 em: 29 de Setembro, 2013, 00:15:07 »
Vê os projectos do mk6 1.4 tdci aqui do fórum a mecânica é a mesma do teu. Neste caso só muda mesmo o intercooler. Mas no teu podes colocar o do Fiesta 1.6 tdci. Aposto que aquilo é quase p&p.

Em relação a embraiagem não sei. Mas geralmente costuma ser monomassa. Com o teu vin pede aí na Ford um orçamento para mudar de embraiagem. Geralmente eles vêm com o código das peças. Com esse código vais a um site online, por exemplo, o catálogo da sachs e vês com a referência da peça original a que corresponde. Mas em principio deve ser monomassa.

Em relação a peças, por aí é o que não falta! Aí é do mais simples que existe arranjar peças para esse carro.

Só tenho pena de não estar aí agora que preciso de uma peça e o sacana do vendedor não envia para fora do uk.

De que precisas? Pode ser que te consiga ajudar.
Eu penso que seja monomassa tambem. Andei a ver embraiagens reforcadas e tal e as fotos que aparecem sao todas de monomassa. Nenhuma delaa traz o prato no volante do motor. :/
Quanto ao inter estas a falar do 1.6tdci mk6 ou mk7?

Offline Padrinho

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Re: Formas de conducao.
« Responder #15 em: 29 de Setembro, 2013, 17:48:58 »
Vou te enviar uma foto para ver o que preciso. Infelizmente o vendedor deve ser daqueles ingleses velhotes rabugentos! Vou-te enviar uma mp com o link!

Se tiveres o teu VIN eu possivelmente consigo-te dar os códigos da embraiagem mas sem promessas que não tenho o ecat mt actualizado, está com as bases de a 6 meses mas a partida deve dar para o teu. Vai ao meu projecto que tens lá uma foto do volante, disco e prensa em monomassa para o 1.4 tdci.

O que eu fiz foi tirar a referência das peças pelo código VIN do carro, depois com os códigos OEM da embraiagem, fui aos catálogos aftermarket (Luk, Valeo, Sachs) e lá diz a referência a que corresponde se mono ou bi. Mas geralmente é bi.

Do Fiesta mk7 Só. O do mk6 é horizontal e o do mk7 é vertical. Aí só mesmo o do 1.6 mk7 e arranjas baratinho por aí.

MK6,5 (05 a 08): http://www.ebay.co.uk/itm/FORD-FIESTA-MK6-MK7-55-08-YEARS-1-6-TDCI-RADIATOR-PACK-FRONT-PANEL-INTERCOOLER-/400546197411?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item5d4269efa3

Mk7 (08 a 12): http://www.ebay.co.uk/itm/FORD-FIESTA-1-6-TDCI-INTERCOOLER-2009-2010-2011-NEW-MODEL-/121180250860?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c36e7e2ec

Esse último é que é o mais indicado para o mk7 e vai com as tubagens OEM.

Procura pela net montagens dele, que de certeza que existem para ver se é preciso adaptar alguma coisa.

Atenção que tem que ser o mk7 de 08 a 12 porque por vezes eles chamam mk7 ao mk6,5 que foi até 2007
« Última modificação: 29 de Setembro, 2013, 18:13:39 por Padrinho »

Offline david_cabral
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Re: Formas de conducao.
« Responder #16 em: 29 de Setembro, 2013, 22:22:35 »
Vou te enviar uma foto para ver o que preciso. Infelizmente o vendedor deve ser daqueles ingleses velhotes rabugentos! Vou-te enviar uma mp com o link!

Se tiveres o teu VIN eu possivelmente consigo-te dar os códigos da embraiagem mas sem promessas que não tenho o ecat mt actualizado, está com as bases de a 6 meses mas a partida deve dar para o teu. Vai ao meu projecto que tens lá uma foto do volante, disco e prensa em monomassa para o 1.4 tdci.

O que eu fiz foi tirar a referência das peças pelo código VIN do carro, depois com os códigos OEM da embraiagem, fui aos catálogos aftermarket (Luk, Valeo, Sachs) e lá diz a referência a que corresponde se mono ou bi. Mas geralmente é bi.

Do Fiesta mk7 Só. O do mk6 é horizontal e o do mk7 é vertical. Aí só mesmo o do 1.6 mk7 e arranjas baratinho por aí.

MK6,5 (05 a 08): http://www.ebay.co.uk/itm/FORD-FIESTA-MK6-MK7-55-08-YEARS-1-6-TDCI-RADIATOR-PACK-FRONT-PANEL-INTERCOOLER-/400546197411?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item5d4269efa3

Mk7 (08 a 12): http://www.ebay.co.uk/itm/FORD-FIESTA-1-6-TDCI-INTERCOOLER-2009-2010-2011-NEW-MODEL-/121180250860?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c36e7e2ec

Esse último é que é o mais indicado para o mk7 e vai com as tubagens OEM.

Procura pela net montagens dele, que de certeza que existem para ver se é preciso adaptar alguma coisa.

Atenção que tem que ser o mk7 de 08 a 12 porque por vezes eles chamam mk7 ao mk6,5 que foi até 2007

O intercooler ate ta barato.
Eu e que nao sei quem e que me poe isso no carro.
O mk7 aqui e o meu.
O mk6 e o mk6.5 ai. E aqui ja temos o novo mk7.5 que o tal com a grelha que parece um aston martin.