Cuidados a ter (principais) com motores a gasóleo (e todos no geral):
- deixar apagar a luz das velas de incandescência antes de por o motor a trabalhar;
- evitar grandes rotações e esforços com o motor frio;
- não andar sempre colado ao redline;
- depois de viagens/esforços prolongados (alta rotação etc), deixar o motor "repousar" um pouco antes de desligar (principalmente para arrefecimento do turbo visto que ao desligares o carro, o turbo deixa de ser lubrificado, continuando a girar até parar mas em 'seco', o que não vai abonar muito a seu favor como deves perceber);
de resto... se andas sempre na escáfia, é natural que vás ter desgaste em vários componentes com mais rapidez, esses motores não foram feitos para grandes apertos (não quer dizer que não possam levar um aquecimento, ou andamentos mais acelerados, mas como em todos, o que é demasiado brusco trás sempre consequências)... isso aliado a manutenções de qualidade duvidosa (óleos, etc), e é natural que não dure o mesmo tempo que outros que são mais 'estimados'... Tens aqui no fórum um bom exemplo de longevidade, o carro do Samy, que já ia nos 300 e tal mil, tinha carga, e não fossem azares ainda aí estava para as curvas...
Ou seja... quanto menos cuidado tiveres, menos tempo vais conseguir estar sem problemas, seja com esse ou com outro carro qualquer...
