Não propriamente. É assim, claro que acabam sempre por haver ganhos uma vez que a potência se vai manter durante mais tempo a mesma. Sem o IC, a temperatura na admissão é maior, como o ar quente é mais denso, isso dificulta o trabalho do turbo pois não consegue mandar tanto ar "lá para dentro".
Ao manter o ar fresco, logo menos denso, vai permitir ao turbo mandar mais ar lá para dentro, fazendo com que a mistura se mantenha sempre ideal.
Por exemplo num motor turbo diesel com intercooler de origem, se existir uma fuga nas tubagens do IC, nas acelerações vai sair muito mais fumo negro pelo escape, isto é devido à mistura na câmara de combustão ser muito rica (em gasóleo) e pouco ar (como há fuga, não entra ar fresco).
Ter montado um IC significa dispôr da mesma potência e disponibilidade do motor durante largos períodos de tempo e mesmo em condições adversas, pois vai permitir que haja sempre ar fresco (menos denso) disponível, e isso acaba por dar a sensação que anda mais, mas não, apenas anda bem durante o tempo todo, não perdendo tanto rendimento (perde sempre um bocado como é normal).