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Autor Tópico: Ganhos IC?  (Lida 8540 vezes)

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Offline koiratu

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Ganhos IC?
« em: 07 de Novembro, 2011, 18:25:44 »
Bem, é o seguinte... Como alguns já sabem tenciono por um IC no meu mk6 (1.4tdci) no entanto tenho uma dúvida (levando em conta que tenciono por o IC do 1.6tdci):

- Que ganhos devo esperar em termos de potência/binário? Digo isto porque também não me apetece derreter material, e já tenho repro...

Assim, provavelmente enquanto não houver t€€€mpo para reforçar alguns componentes se calhar vou pedir para limitar os valores de binário para não estoirar aquilo tudo :p pelo menos até meter uma embraiagem monomassa...

Já agora, alguém me sabe dizer se o volante de motor das transit connect dá para os nossos meninos? E por último, existe alguma caixa de velocidades que seja plug&play ou deverei mandar reforçar a minha (embora pelo que sei a mesma aguente até 260nm e eu ainda só tenho 200nm)?

No que me possam esclarecer, agradeço  O0

Maraki
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Re: Ganhos IC?
« Responder #1 em: 07 de Novembro, 2011, 19:19:00 »
Quanto ao IC, basicamente vai dar mais saúde ao turbo

O IC permite ao turbo ter sempre ar fresquinho, o que melhora o rendimento e permite ter menores temperaturas na admissão.

Ora isto dá mais saúde ao turbo, pois vai ter sempre condições boas para fazer o seu trabalho. Por isso o pessoal coloca IC´s frontais, para refrigerarem melhor pois apanham mais ar, permitindo ao turbo puxar sempre ar fresco, melhorando a mistura na câmara de combustão.

Em termos de ganhos cv/binário eu não esperaria ganhos, o IC não tem o objectivo de dar mais potência, mas sim de permitir ao turbo manter a potência durante largos períodos de tempo a ser puxado. Se não existir IC, a temperatura na admissão vai sendo cada vez maior e o turbo perde rendimento.
 

Mas pode dar sempre uns cavalitos psicologicos  >:D
« Última modificação: 07 de Novembro, 2011, 19:22:11 por Maraki »

Offline koiratu

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Re: Ganhos IC?
« Responder #2 em: 07 de Novembro, 2011, 19:35:30 »
percebo... mas...

se o ar fresco vai  melhorar a mistura que entra na câmara de combustão, isso vai trazer ganhos certo?

Maraki
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Re: Ganhos IC?
« Responder #3 em: 07 de Novembro, 2011, 20:39:33 »
Não propriamente. É assim, claro que acabam sempre por haver ganhos uma vez que a potência se vai manter durante mais tempo a mesma. Sem o IC, a temperatura na admissão é maior, como o ar quente é mais denso, isso dificulta o trabalho do turbo pois não consegue mandar tanto ar "lá para dentro".

Ao manter o ar fresco, logo menos denso, vai permitir ao turbo mandar mais ar lá para dentro, fazendo com que a mistura se mantenha sempre ideal.

Por exemplo num motor turbo diesel com intercooler de origem, se existir uma fuga nas tubagens do IC, nas acelerações vai sair muito mais fumo negro pelo escape, isto é devido à mistura na câmara de combustão ser muito rica (em gasóleo) e pouco ar (como há fuga, não entra ar fresco).

Ter montado um IC significa dispôr da mesma potência e disponibilidade do motor durante largos períodos de tempo e mesmo em condições adversas, pois vai permitir que haja sempre ar fresco (menos denso) disponível, e isso acaba por dar a sensação que anda mais, mas não, apenas anda bem durante o tempo todo, não perdendo tanto rendimento (perde sempre um bocado como é normal).
« Última modificação: 07 de Novembro, 2011, 20:41:02 por Maraki »

Offline koiratu

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Re: Ganhos IC?
« Responder #4 em: 07 de Novembro, 2011, 20:45:17 »
assim já estou esclarecido... é que tinha ideia pelo que tenho lido, que traria ganhos ao nível de potência, mas assim sendo já fico mais descansado com o resto dos componentes...

Por acaso não sabes onde posso mandar fazer um IC? Quero com o tamanho dos 1.6tdci, mas com entrada e saída pelo mesmo lado para evitar grandes voltas com as tubagens...

Maraki
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Re: Ganhos IC?
« Responder #5 em: 07 de Novembro, 2011, 21:16:19 »
Vai ao OLX ou Tuning online, o que não falta é oferta. exemplo:

http://pernelhas.olx.pt/en/vendo-intercoolers-varios-tamanhos-iid-51948475

Offline koiratu

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Re: Ganhos IC?
« Responder #6 em: 08 de Novembro, 2011, 01:32:34 »
boa :) leiria até é perto :p

Offline lcfmendes
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Re: Ganhos IC?
« Responder #7 em: 08 de Novembro, 2011, 02:24:09 »

Offline Johnyfiesta
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Re: Ganhos IC?
« Responder #8 em: 08 de Novembro, 2011, 13:18:05 »
Oh Maraki acho que estás a confundir tudo. Estás a dizer para o turbo ter um melhor trabalho, apanhar ar fresco e etc. Epá o turbo recolhe ar directo da caixa de ar e por sua vez vai refrigera lo ao intercooler e que entao vai á admissao e entra nas cameras. Maior potencia pois ar mais fresco tem mais explosao..

Offline koiratu

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Re: Ganhos IC?
« Responder #9 em: 08 de Novembro, 2011, 14:18:43 »

Maraki
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Re: Ganhos IC?
« Responder #10 em: 08 de Novembro, 2011, 18:35:44 »
Oh Maraki acho que estás a confundir tudo. Estás a dizer para o turbo ter um melhor trabalho, apanhar ar fresco e etc. Epá o turbo recolhe ar directo da caixa de ar e por sua vez vai refrigera lo ao intercooler e que entao vai á admissao e entra nas cameras. Maior potencia pois ar mais fresco tem mais explosao..

Exactamente, eu expliquei-me mal porque confundi a puxada de ar para o filtro de ar com a admissão. É isso mesmo, ao permitir ar mais fresco na admissão permite melhores combustões.

Obrigado pela correcção!  O0

Offline koiratu

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Re: Ganhos IC?
« Responder #11 em: 08 de Novembro, 2011, 18:39:10 »
então que ganhos posso esperar? valor médio estimado em N/m... é que estou com 200nm por agora e ao que sei o material começa a ressentir-se aos 210nm...

Offline fabiofg7
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Re: Ganhos IC?
« Responder #12 em: 08 de Novembro, 2011, 19:33:49 »
montar um ic podes sempres contar com alguns cv, sei que alguns ja tem ganhos de 20 ou menos cv so a montar um ic universal, agora um ic de um 1.6 do ford ja nao sei, tenta ver tambem dos meganes que ate sao grandinhos e e o que se mais se aplica nos carro que se quer ter mais ganhos com os turbo maiores.

Maraki
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Re: Ganhos IC?
« Responder #13 em: 08 de Novembro, 2011, 19:35:43 »
montar um ic podes sempres contar com alguns cv, sei que alguns ja tem ganhos de 20 ou menos cv so a montar um ic universal, agora um ic de um 1.6 do ford ja nao sei, tenta ver tambem dos meganes que ate sao grandinhos e e o que se mais se aplica nos carro que se quer ter mais ganhos com os turbo maiores.

Ganhos de cv com colocação de IC não concordo. Só se forem psicológicos. Claro que dá para meter mais cavalos se levar repro, dá para uma repro mais fiável e consequentemente com mais cv.

Offline VMarks
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Re: Ganhos IC?
« Responder #14 em: 11 de Novembro, 2011, 13:07:57 »
Boas!

Também ando com ideias de meter um IC do 1.6tdci no meu, mas após a aplicação é recomendável fazer uma repro não? Senão criasse ali uma 'lag' do turbo, correcto? o meu motor é o 1.4 tdci, o teu também é certo koiratu?

Offline jplleal
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Re: Ganhos IC?
« Responder #15 em: 11 de Novembro, 2011, 13:09:38 »
Idealmente deve-se dar um pouco de pressão no turbo (nada de considerável) para compensar. Mas sim, idealmente deve-se fazer reprogramação.

Offline koiratu

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Re: Ganhos IC?
« Responder #16 em: 11 de Novembro, 2011, 14:37:57 »
Boas!

Também ando com ideias de meter um IC do 1.6tdci no meu, mas após a aplicação é recomendável fazer uma repro não? Senão criasse ali uma 'lag' do turbo, correcto? o meu motor é o 1.4 tdci, o teu também é certo koiratu?

Ya, é o 1.4tdci... os gajos na turbotec disseram-me que talvez nem precisasse reprogramar depois de novo... no entanto, se sentir algum lag a mais vou lá e eles resolvem :) foram eles que me aconselharam a meter um turbo de geo variável no caso de trocar... a trabalhar a partir da pressão

Offline trevas
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Re: Ganhos IC?
« Responder #17 em: 15 de Novembro, 2011, 22:08:22 »
Disseram por ar que o ar quente é mais denso que o frio, mas pelo que aprendi até hoje penso que seja ao contrário, por ser ao contrário, a mesma quantidade de ar vai conter mais oxigénio, o comburente.

Vai porem aumentar o tempo de resposta, porque haverá mais espaço para o turbo preencher antes de criar a pressão pretendida, tudo isto varia conforme o tamanho das tubagens e ic.

Acho que mais essencial que aumentar a pressão de corte do turbo é aumentar a taxa de débito, para o turbo conseguir criar presssão mais cedo.

Em relação ao tamanho do ic...convem ser com um tamanho apropriado ao turbo e ao material que se tem...numa boa preparação os componentes devem estar em sintonia uns com os outros, não vale a pena por um ic enorme com uma turbassa pequena, no tempo que vai levar a encher, já o motor tá quase no corte. É como colocar uma linha de escape de um diametro enorme para um motor com poucos centimetros cubicos.