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Autor Tópico: Limpeza maf tdci  (Lida 13675 vezes)

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Offline pauloalex
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Limpeza maf tdci
« em: 12 de Outubro, 2011, 17:23:27 »
Já houve por ai alguma alma que tenha limpo a maf nos tdci?



Aqui está uma foto da dita, o meu problema é que queria fazer-lhe uma limpeza, tirei-a mas não consigo tirar a put* da braçadeira para limpar aquilo tudo com alcool. esta braçadeira não tem nenhum parafuso como as braçadeiras normais, parece ser de "encaixe à força" e se me puser a inventar, estou mesmo a ver que não consigo voltar a por aquilo.

sugestões?
« Última modificação: 12 de Outubro, 2011, 17:24:18 por pauloalex »

Offline Dremelman

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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #1 em: 12 de Outubro, 2011, 20:27:36 »
cortas essa braçadeira e depois poes uma de parafuso que tenha a largura do tubo

Offline pauloalex
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #2 em: 13 de Outubro, 2011, 10:57:20 »
pois, era isso que queria evitar mas estou a ver que não tenho outra solução...

Offline billnext
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #3 em: 13 de Outubro, 2011, 11:41:42 »
A maf não tem necessidade de ser limpa porque geralmente elas tem uma auto limpeza quando estas estão sujas é porque o funcionamento desta já não esta funcional.
Corrigem-me se estiver errado.
E podes evitar de estragar essa abraçadeira porque podes simplesmente desapertar esses parafusos e desapertar a abraçadeira que liga ao turbo para poderes visualizar a maf.

Offline pauloalex
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #4 em: 13 de Outubro, 2011, 12:35:18 »
billnext, se reparares bem na braçadeira, ela NÃO tem parafuso de aperto! se a tirar sei que não a vou conseguir pôr novamente! sobre a auto-limpeza, poderá ter algo do género mas com o passar dos anos mesmo com esse sistema acumula sempre alguma sujidade, e ontem que a tirei, deu para ver "mais ou menos" que estava com sujidade, portanto, limpeza para a frente!!

Offline billnext
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #5 em: 13 de Outubro, 2011, 14:09:46 »
sim mas é a abraçadeira que está ao lado da maf ,se desapertares os parafusos que estão a segurar a maf e desapertares o tubo junto ao turbo já consegues remover a maf e  o tubo, isto é se a abradeira no turbo não for do mesmo tipo.
No que tenho lido não é necessário limpar a maf porque esta tem auto limpeza, tem uma resistência que a leva a uma alta temperatura evitando a sujidade, é claro que deves também ter o teu filtro de ar em bom estado porque este sim pode também influenciar para o bom funcionamento desta.

Offline billnext
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #6 em: 13 de Outubro, 2011, 14:14:31 »
Retirado de outro fórum

"Caudalímetro, Medidor de massa de ar, Debitómetro, AFM, MAF; são todas designações que se utilizam para identificar um dos componentes mais importantes e intervenientes na gestão dos motores modernos de injecção a gasolina ou diesel.

As MAFs funcionam, informando em tempo real a centralina de comando da gestão do motor, da massa de ar que passa no canal da admissão, intervindo por isso, no cálculo do avanço da abertura dos injectores, volume injectado, pressão da bomba de injecção (exceptocommon-rail) e pressão do turbo.

As MAF utilizadas pelas principais marcas de automóveis europeias, utilizam praticamente todas o mesmo princípio de funcionamento:

A MAF é composta de um corpo, onde para além de um segmento de conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar, respectiva placa de circuito electrónico de controlo e normalmente uma grelha de protecção ao sensor.

O sensor é composto de um filamento de liga de platina-tungsténio com uma espessura de 0.07 mm e com um comprimento de alguns centímetros, e varia a sua resistividade com a temperatura do ar.

As diferenças de resistividade é medidas atreves do cálculo em tempo real da tensão nos seus extremos.

Quando o motor está em funcionamento, o filamento é mantido a uma temperatura constantemente superior em 150 ºC em relação à temperatura do ar que passa por ele.

Este valor pode diferir ligeiramente consoante a marca e o país onde o carro é comercializado.

Quando o ar passa pelo filamento, a cada incremento de velocidade, corresponde uma diminuição de temperatura no filamento, e a cada decréscimo de velocidade do ar, corresponde um aumento de temperatura do filamento (dado que ele está constantemente a ser aquecido pela resistência auxiliar).

Essas diferenças de temperatura são registadas em tempo real por medição de tensão nos extremos do filamento, e depois de processada, essa informação é transmitida à centralina a qual em seguida cumpre a sua função de gerir o motor de acordo com os mapas que estejam a ser utilizados naquele instante.

O filamento é sensível a diferenças de temperatura da ordem de 0.05 a 0.1 ºC, portanto permite efectuar uma leitura fina da temperatura do ar que o atravessa.

Mas o que é que a temperatura tem a ver com massa e velocidade do ar?

Bom, quem anda de mota sabe perfeitamente, que a temperatura do ar, quando estamos parados é muito diferente de quando vamos a ripar!

Em movimento, o ar arrefece e quanto mais rápido mais frio se torna, sendo que fica menos frio quando decresce a velocidade.

Este fenómeno é válido para velocidades do ar até cerca da velocidade do som (340m/s), a partir daí, surge um outro fenómeno paralelo, que é a fricção a qual por atrito, começa fazer aquecer a superfície de contacto com os corpos que se desloquem no ar a essas velocidades. E de igual forma o mesmo princípio se aplica ao teor de humidade do ar. De facto, quanto mais húmido estiver o ar, para uma dada temperatura ambiente e em estado de repouso, maior o arrefecimento que provoca quando em movimento.

Com a pressão atmosférica, o filamento arrefece mais com maior densidade do ar (Altitudes baixas) e arrefece menos com menor densidade do ar (Altitudes altas).

Como todos estes parâmetros fazem variar a temperatura no filamento com diferentes ponderações, o que interessa é que este acaba por efectuar uma leitura conjugada dos três factores, permitindo, com muita precisão, determinar a massa de ar real que entra no motor.

Assim, a injecção está sempre a funcionar de acordo com todos os factores atmosféricos, sendo auto-ajustável.

Desta forma, para cada acréscimo ou diminuição de temperatura do filamento, provocado pelo ar entrando na admissão, o filamento arrefece mais ou menos, depois comunica essa diferença à resistência auxiliar que o aquece mais ou menos para o manter sempre à temperatura desejada (150ºC acima da temperatura ambiente).

Por fim, dado que para cada valor de variação de tensão da resistência auxiliar, corresponde um dado valor de velocidade que multiplicado pela secção da conduta, fornece o caudal, e dado que a massa é igual ao caudal a multiplicar pela densidade específica do ar, então neste momento a Dª Centralina possui todos os ingredientes para fazer a sua mistura de Injecção à Moda do Diesel, ou do Otto.

Tenho visto muitos posts dizendo como se limpa a MAF, que a MAF está suja, etc.

Ora bem, vamos lá desmistificar isto.

O filamento sensor da MAF já possui um dispositivo de auto-limpeza!

Esse dispositivo actua da seguinte forma:

Quando o motor está em funcionamento, o filamento encontra-se constantemente a 150ºC acima da temperatura ambiente. Quando desligamos o motor, a MAF procede a uma limpeza Pirolítica, sendo que a resistência auxiliar aquece instantaneamente (tal como uma vela de incandescência, mas muito mais pequena) o filamento até cerca de 1.000 ºC durante cerca de 10 segundos.

Com isso, todos os resíduos de carvão, óleo ou fuligem de qualquer espécie são literalmente vaporizados. Por isso, quando a MAF se avaria, das duas uma:

Ou é o filamento que se fundiu ( tal como uma lâmpada de incandescência se funde regularmente), ou é a resistência auxiliar que deu o berro (dado que já não lhe faz a limpeza Pirolítica).

Assim, nada de andarem a esfregar e a escovar o filamento ou a dar-lhe com sprays, etc.

Isso, não lhe faz nada, dado que se o sistema estiver a funcionar em condições, o filamento já está limpo, sendo que assim, mais cedo o deterioram, por ataque químico e agressão mecânica (estamos a falar de um filamento com 0.07 mm de espessura).

O que se pode e deve limpar com frequência, é a grelha de protecção do sensor (MAF screen), a qual tem alguma tendência para ganhar resíduos no seu reticulado e assim criar condições de turbulência indesejada, ao qual o filamento, em virtude da sua pequeníssima secção, é muito sensível, enviando sinais ligeiramente alterados e intermitentes à centralina (provoca soluçar durante a aceleração em algumas rotações onde surge a turbulência).

Dado que o filamento efectua a sua auto-limpeza aquecendo até aos 1.000ºC durante 10 segundos após cada desligar do motor, e que necessita de cerca de 30 segundos para arrefecer abaixo dos 150ºC, o que é que acontece quando desligamos o motor e o voltamos a ligar antes de decorridos cerca de 40 segundos?

Isso mesmo!

Provocamos uma sobrecarga térmica momentânea no filamento, que lhe vai provocando deterioração prematura, dado que se ligarmos o motor antes do filamento ter tempo de arrefecer, a primeira coisa que o sistema faz é aquecê-lo logo para mais 150 ºC, mas como ele ainda vinha para aí nos 400 ou 500º C, calor + calor igual a um calor dos diabos! e vai daí PPPUUUFFF!!, MAF pó lixo, passa para cá mais 350 euros!!

Por isso, não liguem o motor novamente antes de terem decorrido cerca de 40 segundos a 1 minuto depois de o terem desligado. Acontece mais vezes do que se pensa.

Também não liguem várias vezes a chave até à posição 2 ou como se costuma dizer "ignição ligada, injecção ligada, check up, luzes do tablier acessas, etc."

Cada vez que o fizerem, estão a ligar as velas de incandescência de pré-aquecimento do motor, no caso dos diesel, gastando energia desnecessária e no caso geral estão também a aquecer o filamento da MAF repetidamente até mais ou menos aos 170 ºC (Temperatura ambiente+150ºC) e depois quando desligam estão a aquecê-lo até aos 1.000 ºC, provocando acumulação de carga térmica no filamento que o deteriora prematuramente.

Agora já começam a compreender porque é que as MAF, de vez em quando, fazem ppuufff ? Pois é!...

É lógico que às vezes a falha pode ser por causa da tal resistência auxiliar do filamento, mas que pode ser substituída muito economicamente. O filamento é que não dá hipótese. É logo, "vai comprar outra" ! "[/color]
« Última modificação: 13 de Outubro, 2011, 14:17:30 por billnext »

Offline pauloalex
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #7 em: 13 de Outubro, 2011, 17:18:08 »
Calculava que o sistema de limpeza fosse algo desse tipo como descreveste, mas com o tempo a própria resistência deve já não estar nas melhores condições e a limpeza não é tão eficaz... isto porque em baixas por vezes lá se sente um soluçar. assim que limpar aquilo coloco aqui os resultados, ate faço um DIY se me lembrar :P

Offline pauloalex
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #8 em: 14 de Outubro, 2011, 11:15:19 »
bem, limpeza feita!! agora está a secar, à tarde já fica montada e depois logo vejo os resultados...

Offline pauloalex
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #9 em: 14 de Outubro, 2011, 17:14:25 »
Já tudo no sitio e a rolar perfeitamente!! saiu ainda uma quantidade razoavel de m*rdum. montei tudo ainda antes de almoço e deu uma pequena voltinha com ele. os soluços desapareceram por completo, numa aceleração suave em baixas ficava um pouco aos soluços e agora está novo!!!

o carro tem neste momento 162mil kms, portanto, esta limpeza só lhe fez foi bem!

Offline Energize
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #10 em: 15 de Outubro, 2011, 01:30:41 »
DIY!

Offline wviegas
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #11 em: 15 de Outubro, 2011, 14:10:19 »
Já tudo no sitio e a rolar perfeitamente!! saiu ainda uma quantidade razoavel de m*rdum. montei tudo ainda antes de almoço e deu uma pequena voltinha com ele. os soluços desapareceram por completo, numa aceleração suave em baixas ficava um pouco aos soluços e agora está novo!!!

o carro tem neste momento 162mil kms, portanto, esta limpeza só lhe fez foi bem!
o meu esta com 180mil por isso imagina...

Offline pauloalex
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #12 em: 17 de Outubro, 2011, 11:15:53 »
Sim, um DIY será feito! Não tirei fotos mas vou detalhar tudo o que foi feito para futuras ocasioes ;)

Offline tiag0xaves
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #13 em: 02 de Novembro, 2011, 21:07:28 »
Limpei a minha no fim de semana passado e digo-vos uma coisa o carro parece outro, a uma subida aqi na madeira que é a via expresso que da acesso a camacha e antes de ser limpa subia em 4ª e depois a meio tinha que reduzir para 3ª e nao passava de 80 km/h e depois de limpa subo em 4ª com mais uma pessoa e acima dos 80 km/h e se vier mais 3 pessoas tenho que reduzir para 3ª e passa bem os 80 km/h. Alguma coisa a limpeza vez e se vez foi bem. :)

Offline jplleal
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #14 em: 03 de Novembro, 2011, 15:34:47 »
E quem é que dá umas dicas do material que usaram? Era uma coisa que gostava de fazer. O meu conta com 135000km e penso que só teria benefícios. Será que podia resultar em menos fumo nas acelerações? O meu carro (não está reprogramado) faz uma quantidade de fumo ainda grande...  :idiot2:

Offline jplleal
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #15 em: 04 de Novembro, 2011, 00:11:32 »
Alguém?

Offline freitas27
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #16 em: 04 de Novembro, 2011, 07:55:03 »
Liquido de limpeza de contactos elétricos ou liquidos dos travões....

WD40 não...... ;)

Umas sprayadas ao de longe e deixas escorrer, repetes umas 3 a 4 vezes, deixas secar e montas... ;)

Offline jplleal
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #17 em: 04 de Novembro, 2011, 10:30:44 »
Ok...obrigado pela ajuda! Há sempre o receio de partir o filamento, mas neste caso, não vejo como! Tenho uma lata de limpeza de circuitos que vai servir  O0

Offline tiag0xaves
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #18 em: 04 de Novembro, 2011, 10:44:53 »
Eu limpei com liquido de limpeza de travões, evapora rapido e nao deixa residos. :)

Offline pauloalex
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #19 em: 04 de Novembro, 2011, 11:48:35 »
Liquido de limpeza de contactos elétricos ou liquidos dos travões....

WD40 não...... ;)

Umas sprayadas ao de longe e deixas escorrer, repetes umas 3 a 4 vezes, deixas secar e montas... ;)
e está tudo dito!  O0

Offline Paulo_89
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #20 em: 05 de Novembro, 2011, 10:08:16 »
Vou experimentar  :)

Offline Silva_fiesta

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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #21 em: 28 de Novembro, 2011, 20:48:53 »
pessoal gostava de fazer a limpeza tambem, ninguem se candidata a fazer um diy?

Offline pauloalex
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #22 em: 30 de Novembro, 2011, 11:33:34 »
Era para ter feito um DIY mas quando fiz a limpeza esqueci-me de tirar fotos :\ Com uma pequena explicação faz-se bem, mas se tiver fotos ajuda sempre a malta a perceber melhor... Quando mudar o óleo a ver se tiro umas fotos. Ou então, se entretanto alguem fizer a limpeza à maf, "faxabôr" de fazer um DIY

Offline Padrinho

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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #23 em: 08 de Setembro, 2013, 20:15:11 »
Como se remove aquele "bracket" que o paulo não conseguia desapertar?

Offline pauloalex
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Re: Limpeza maf tdci
« Responder #24 em: 09 de Setembro, 2013, 23:39:54 »
É simples, basta com uma chave fazeres força na ponta que ele "desprende-se". Para voltar a colocar é só unires as pontas com um alicate que aquilo prende ;)