amigo lamento te informar mas foste enganado , motor ford 1.8 d ou td , quando parte a correia , parte também válvulas e as vezes a própria árvore de cames também sofre .
para tentares fazer isso em casa precisas de ter a chave de comando pois sem ela não é fácil de se fazer, mas podes desmontar a protecções da correia e ver se tens só a correia da cames partida ou se tens também a da bomba injectora partida .
se a da bomba estiver ok é mais fácil de descobrires o ponto , para isso teras que desmontar o parafuso 10mm que está mais acima do alternador num espaço circular que metes a chave e retiras o dito bujão fora , com o carro no ar vai rodar a roda direita com o carro engatado em 5ª ate veres o ponto de comando da bomba , que poderá ser um orifício de 6mm ou de 9 mm, depende da bomba que tenha instalada no teu motor , pode ser bosch ou lucas , ao rodares iras ver que na polie tens vários furos grandes mas tens lá um que ainda é maior que os restantes e que ao centro tens lá o tal orificio , se reparares também tens no corpo da bomba um furo idêntico ao da poliea (está mais ou menos nas 12 horas), terás que alinhar os 2 pontos , quando estiverem perto de alinhado se tiveres a chave é só introduzir lhe e enroscar e rodar até ele fazer contacto entre a cambota e a chave e sem forçar para rodar mais , se não tiveres a chave introduz uma chave de cruseta mas comprida e com perto dos 6mm de diametro e vais rodar ate sentires a cambota tocar nela e se os pontos da bomba estão alinhados , para isso podes meter uma broca de 6 ou 9 mm conforme for o teu caso.
se conseguires fazer isso terás o motor no ponto , remove a correia velha juntamente com o tensores e o passador , metes o passador e o tensor novo no sitio e vais lhe apertar com a mola que o estica toda recolhida e vais rodar a árvore de cames ate ficar com o furo de 6mm da polie alinhado com o furos na cabeça( mais ou menos as 7 horas )
metes mais uma broca lá a alinhar a polie e metes a correia nova no sitio , depois de montada , remove a broca e solta o tensor e volta a aperta-lo .
roda o motor varias vezes e volta a fazer o 1º procedimento para verificares se estão todos devidamente alinhados , se sim mete o bujão 10mm e dá arranque , mas com atenção ao barulhos estranhos que possa ter , mas não acredito muito que tivesses essa sorte , o meu já partiu a correia por 2 vezes e foi sempre para autopsia .