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Autor Tópico: Mudar Correia Distribuicao 1.8td  (Lida 15770 vezes)

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Offline akafelixxe
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Mudar Correia Distribuicao 1.8td
« em: 26 de Dezembro, 2010, 00:30:11 »
Boas a todos.
Este e o meu segundo post no qual pela primeira vez venho pedir a vossa ajuda.

E o seguinte, eu preciso de mudar a correia de distribuição da minha fiesta pois comprei-a com a correia partida(dito pelo antigo dono). O que ele me diz que e so mesmo a correia, que nao tem mais nada empenado nem o motor esta "lixado".

Ninguem e capaz de me enviar links ou algum manual sobre a montagem e desmontagem da mesma?

Sei que tem que ser um trabalho preciso pois se falhar um ponto pode mesmo gripar o motor todo.

So quero que me enviem essa informação para estar mais informado sobre o processo todo para tal. Visto que irei pedir a um mecânico para me fazer o trabalho.


Custuma--se dizer que a curiosidade matou o gato, wentão eu vou me considerar um gato .... >:D :D :cool: ;
um abraço a todos e muito obrigado desde já

Offline Ivo Silva

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Re:Mudar Correia Distribuicao 1.8td
« Responder #1 em: 26 de Dezembro, 2010, 14:37:04 »
No minimo corajoso és........ ???

Offline Dfmgnclvs
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Re:Mudar Correia Distribuicao 1.8td
« Responder #2 em: 26 de Dezembro, 2010, 15:27:01 »
Boas

Na minha opinião ainda gastava qualquer coisa, e abria o motor, pra ver se realmente está como diz estar.

A montagem da correia de distribuição não é complicada, mas requer muita atenção e cuidado.
Diz-me qual é o modelo do carro, codigo de motor, cilindrada, que assim eu mando.te as imagens do autodata, pode ser que te entendas.


Offline akafelixxe
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Re:Mudar Correia Distribuicao 1.8td
« Responder #3 em: 27 de Dezembro, 2010, 14:57:32 »
eu tenho o autodata e estive a ver as imagens.
nao e preciso codigo de motor mas sim saber como e que e regulado.

eu queria era tutoriais ou assim parecido.
Os espanhois e que custumam ter muito disso mas nao encontrei nada.

Offline Dfmgnclvs
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Re:Mudar Correia Distribuicao 1.8td
« Responder #4 em: 27 de Dezembro, 2010, 19:28:27 »
eu tenho o autodata e estive a ver as imagens.
nao e preciso codigo de motor mas sim saber como e que e regulado.

eu queria era tutoriais ou assim parecido.
Os espanhois e que custumam ter muito disso mas nao encontrei nada.

Em termos de por o motor a ponto, não é dificil, é alinhar os pontos na cam e na cambota com os do bloco e da cabeça do motor, agora afinar a bomba injectora, é que já não sei como se faz. Não sei se tem alguma marca.

Abraços

Offline Papi

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Re:Mudar Correia Distribuicao 1.8td
« Responder #5 em: 27 de Dezembro, 2010, 23:09:25 »
boa sorte com isso e faz um DIY!!

mas primeiro toma bem atenção ao que estás a fazer e as suas consequências  ;)

ainda no outro dia um mecânico me disse que nos ford é lixado mudar a distribuição  ;)

Offline fiestaboss
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Re:Mudar Correia Distribuicao 1.8td
« Responder #6 em: 28 de Dezembro, 2010, 00:18:08 »
amigo lamento te informar mas foste enganado , motor ford 1.8 d ou td , quando parte a correia , parte também válvulas e as vezes a própria árvore de cames também sofre .


para tentares fazer isso em casa precisas de ter a chave de comando pois sem ela não é fácil de se fazer, mas podes desmontar a protecções da correia e ver se tens só a correia da cames partida ou se tens também a da bomba injectora partida .

se a da bomba estiver ok é mais fácil de descobrires o ponto , para isso teras que desmontar o parafuso 10mm que está mais acima do alternador num espaço circular que metes a chave e retiras o dito bujão fora , com o carro no ar vai rodar a roda direita com o carro engatado em 5ª ate veres o ponto de comando da bomba , que poderá ser um orifício de 6mm ou de 9 mm, depende da bomba que tenha instalada no teu motor , pode ser bosch ou lucas , ao rodares iras ver que na polie tens vários furos grandes mas tens lá um que ainda é maior que os restantes e que ao centro tens lá o tal orificio , se reparares também tens no corpo da bomba um furo idêntico ao da poliea (está mais ou menos nas 12 horas), terás que alinhar os 2 pontos , quando estiverem perto de alinhado se tiveres a chave é só introduzir lhe e enroscar e rodar até ele fazer contacto entre a cambota e a chave e sem forçar para rodar mais , se não tiveres a chave introduz uma chave de cruseta mas comprida e com perto dos 6mm de diametro e vais rodar ate sentires a cambota tocar nela e se os pontos da bomba estão alinhados , para isso  podes meter uma broca de 6 ou 9 mm conforme for o teu caso.

se conseguires fazer isso terás o motor no ponto , remove a correia velha juntamente com o tensores e o passador  , metes o passador e o tensor novo no sitio e vais lhe apertar com a mola que o estica toda recolhida e vais rodar a árvore de cames ate ficar com o furo de 6mm da polie alinhado com o furos na cabeça( mais ou menos as 7 horas )
metes mais uma broca lá a alinhar a polie e metes a correia nova no sitio , depois de montada , remove a broca e solta o tensor e volta a aperta-lo .

roda o motor varias vezes e volta a fazer o 1º procedimento para verificares se estão todos devidamente alinhados , se sim mete o bujão 10mm e dá arranque , mas com atenção ao barulhos estranhos que possa ter , mas não acredito muito que tivesses essa sorte , o meu já partiu a correia por 2 vezes e foi sempre para autopsia .

Offline akafelixxe
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Re:Mudar Correia Distribuicao 1.8td
« Responder #7 em: 28 de Dezembro, 2010, 01:36:48 »
Pois.

Eu a ferramenta vou busca la emprestada ainda esta semana.

Vamos la ver o resultado.

Eu tenho outro motor , a quem comprei a carrinha deu me outro motor, para poder mudar tudo o que precisasse ou até mudar o mesmo por completo, so que e atmosferico.

Vams la ver como esta aquilo.

Obrigado pelas explicações estao bem dadas, era bom era encontrar algum tutorial com imagens, que era o que precisava mesmo para ver tudo certinho.

Abraço e um muito obrigado

*Caso encontrem algo, digam

Offline fiestaboss
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  • Énio Santos
Re:Mudar Correia Distribuicao 1.8td
« Responder #8 em: 28 de Dezembro, 2010, 01:54:28 »
posso dar uma sugestão ?

troca o material do turbo para o atmosférico é simples de se fazer , fiz isso há dias no meu fiesta .

tenho alguma fotos aqui do que fiz no meu ,tens que mudar os colectores , mudar a bomba de óleo e retirar uma vigia do bloco e meter o tubo do esgoto do turbo , mas mete um kit de comando novo nele de vês .