Pois mas eu ando em 5º é pouco passo das 2500 rpm seja em autoestrada ou não
isso não importa... interessa o estilo de condução (mais ou menos travagens, a forma como se arranca, etc etc etc), a propria manutenção (intervalos mais ou menos longos e qualidade do material utilizado - estou a pensar em óleos e gasóleos essencialmente)... faz como te foi dito, anula a EGR, se tiveres oportunidade ou se o teu namorado se ajeitar, dá uma limpeza nos colectores que podem estar cheios de trampa dentro, também não perdes nada com isso.
Para dares com a EGR tens aí o esquema que o Padrinho deixou, a chapa para anular também pode ser feita em casa, é uma questão de ter um bocado de chapa e cortar/furar à medida (a minha foi assim). É um trabalho simples, demora um bocadinho, mas não é muito complicado, com calma faz-se isso. Se se entenderem com espanhol posso enviar-te o manual de oficina do mk6 e tem lá passo por passo como montar/desmontar o que quer que seja do carro, e com calma vêm isso e desenrascam-se em coisas simples, desde que tenham o material necessário claro