Garagem do Clube

Autor Tópico: Fuga de oleo 1.4 TDCI  (Lida 7413 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Fuga de oleo 1.4 TDCI
« em: 17 de Novembro, 2014, 22:23:20 »
Boas pessoal.
Tenho uma fuga de oleo, não sei bem onde, mas costuma ficar babado por baixo do corpo de borboleta (throttle body), andei a pesquisar e pareçe que existe mais pessoal com este problema.

Esta foto não é minha, mas é de um "bife" com o mesmo problema.


Até a ficha do corpo de borboleta fica com oleo.
A quantidade é pequena, mas após limpar ao fim de um mês já está aquela zona suja de oleo novamente.

Já alguém teve algum problema semelhante?

Fico com a ideia que o óleo vem do próprio corpo de borboleta, mas supostamente aquilo não era para ter oleo, será que vem do turbo ou de algum tubo de retorno? Ou respiradouro?


Offline Padrinho

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 2276
  • Feedback: +9/-0
  • O acumulador do fórum!
Re: Fuga de oleo 1.4 TDCI
« Responder #1 em: 17 de Novembro, 2014, 23:53:56 »
Vê a junta da cabeça!


Offline roskoph
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 127
  • Feedback: +0/-0
  • "Y'All Want A Single "
Re: Fuga de oleo 1.4 TDCI
« Responder #2 em: 18 de Novembro, 2014, 06:07:50 »
posta uma foto do corpo borbuleta :)

Offline Pedro-MK5

  • 130CV
  • *****
  • Mensagens: 1292
  • Feedback: +0/-0
Re: Fuga de oleo 1.4 TDCI
« Responder #3 em: 18 de Novembro, 2014, 12:59:36 »
tampa das valvulas ??

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Re: Fuga de oleo 1.4 TDCI
« Responder #4 em: 08 de Dezembro, 2014, 17:12:55 »
  Bem finalmente tive algum tempo e meti mãos á obra e acho que descobri a origem do problema:
Óleo do respirador do motor, os senhores da FIAAL têm a mania de meter oleo no motor até ao limite e depois dá nisto.

Zona do problema, neste caso já limpa, mas estava a zona por baixo do corpo de borboleta com oleo.



Ao tirar o tubo pingou logo oleo:



O sensor de massa de ar também estava com algum oleo, limpei assim só por alto com um cotonete e o carro ficou logo bem diferente, não faz o poço que fazia, nem soluça.



Também limpei por alto a borboleta



Depois fiquei com duas causas prováveis, turbo nas lonas a deixar passar oleo, embora não notasse perda de potência podia ser a origem do problema, a outra seria o respirador do motor, para isso teria que existir oleo na tubagem que fica antes do turbo, o que se veio  a confirmar:



As próprias paredes do turbo tinham oleo.



Portanto se tiverem sintomas de poço entre as mudanças, soluços a frio, não custa verificar se têm oleo a impedir o correcto funcionamento da MAF.
« Última modificação: 08 de Dezembro, 2014, 17:24:34 por Spam »

Offline leigo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 49
  • Feedback: +0/-0
Re: Fuga de oleo 1.4 TDCI
« Responder #5 em: 30 de Dezembro, 2014, 20:14:23 »
  Bem finalmente tive algum tempo e meti mãos á obra e acho que descobri a origem do problema:
Óleo do respirador do motor, os senhores da FIAAL têm a mania de meter oleo no motor até ao limite e depois dá nisto.
[...]
Portanto se tiverem sintomas de poço entre as mudanças, soluços a frio, não custa verificar se têm oleo a impedir o correcto funcionamento da MAF.

Boas,

O oleo que falas é normal, nessa zona é para onde vão os vapores de oleo que saiem da tampa de valvulas. o pior é quando esse oleo(ou os seus vapores) se misturam com os gases de escape que vêm da egr provocando uma pasta na admissao. Essa situaçao é que muitas vezes provocam perdas de potençia.

Em relaçao ao acabar de vez com esse problema de oleo nas tubagens, existe um deposito chamado de oil catch tank (procurem no google) que serve para reter o oleo e assim este ficar num recipiente e nao ir para as tubagens.

Seu funcionamento:


já nao tenho a certesa mas penso que o fiesta mk3 rsturbo traz de origem um oil catch tank.

Abraço

« Última modificação: 30 de Dezembro, 2014, 20:33:11 por leigo »

Offline Spam

  • 75CV
  • **
  • Mensagens: 384
  • Feedback: +0/-0
Re: Fuga de oleo 1.4 TDCI
« Responder #6 em: 31 de Dezembro, 2014, 01:13:37 »
  Certo, mas se tivermos o nivel do oleo no MAX ou acima vai originar que a quantidade que é libertada pelo respirador seja maior, deixando tudo "lambuzado" de oleo, incluindo a MAF, que depois não lê o fluxo do ar a 100%, pelo menos depois da limpeza notei uma boa diferença na resposta do acelerador e não se engaga como antes.

 Uma quantidade pequena é normal e passa na admissão sem grande problema, mas muito já deve fazer alguma diferença, digo eu.

 E por alguma razão me apareçe oleo junto ao corpo de borboleta, talvez também tenha falta de algum aperto ou coisa de genero.

Offline leigo
  • 50CV
  • *
  • Mensagens: 49
  • Feedback: +0/-0
Re: Fuga de oleo 1.4 TDCI
« Responder #7 em: 31 de Dezembro, 2014, 15:23:05 »
..., talvez também tenha falta de algum aperto ou coisa de genero.

nao, acho que é mesmo isso normal acontecer, á quem diga que esses vapores de oleo sao bons para lubrificar neste caso peças como a boroboleta e outros, mas se é verdade ou nao, nao sei.
Em relaçao ao nivel do oleo, tens razao, se este estiver muito acima do max origina isso.

Cumps