Bem finalmente tive algum tempo e meti mãos á obra e acho que descobri a origem do problema:
Óleo do respirador do motor, os senhores da FIAAL têm a mania de meter oleo no motor até ao limite e depois dá nisto.
Zona do problema, neste caso já limpa, mas estava a zona por baixo do corpo de borboleta com oleo.
Ao tirar o tubo pingou logo oleo:
O sensor de massa de ar também estava com algum oleo, limpei assim só por alto com um cotonete e o carro ficou logo bem diferente, não faz o poço que fazia, nem soluça.
Também limpei por alto a borboleta
Depois fiquei com duas causas prováveis, turbo nas lonas a deixar passar oleo, embora não notasse perda de potência podia ser a origem do problema, a outra seria o respirador do motor, para isso teria que existir oleo na tubagem que fica antes do turbo, o que se veio a confirmar:
As próprias paredes do turbo tinham oleo.
Portanto se tiverem sintomas de poço entre as mudanças, soluços a frio, não custa verificar se têm oleo a impedir o correcto funcionamento da MAF.